Estou a finalizar o meu doutoramento apesar da minha bolsa ter terminado em Agosto de 2013. Como ainda não tinha os resultados necessários resolvi prolongar mais um ano, pois tinha a promessa de uma bolsa existente no projeto para mais 9-10 meses. Esta bolsa veio 4 meses mais tarde do que o prometido, sem retroativos e por apenas 6 meses.
Durante este periodo decidi procurar uma colaboração com um laboratório no estrangeiro para agilizar o meu trabalho por iniciativa própria, ainda que não tivesse ajudas de custo para além da estadia. Estive lá a fazer os últimos ensaios antes de regressar e escrever a tese.
Acontece que o meu chefe não ficou totalmente contente com os resultados obtidos e tem-me pressionado de forma insistente para eu voltar para o laboratório e repetir os ensaios nos molde que ele entende serem válidos (embora o grupo onde estive discorde totalmente dessa avoradagem). Além do mais, a tese de doutoramento entregue em Julho foi apenas provisária, pois o meu chefe não a corrigiu na totalidade apesar de eu lhe ter entregue com mais de 1 mês e meio de antecedência.
Estou sem bolsa desde Junho, o meu marido está desempregado e muitas das minhas poupanças foram aplicadas neste último esforço de terminar o doutoramento no estrangeiro e prolongar o doutoramento mais um ano... Preciso de arranjar um trabalho, mas com as exigências do meu chefe será dificil conciliar ambos.
Escrevo este email numa atitude desesperada para pedir esclarecimentos sobre os meus direitos.
O chefe pode exigir que eu continue a trabalhar para ele mesmo depois de a minha bolsa ter terminado e eu ter feito o trabalho a que me propus? Há alguma entidade que me possa ajudar internamente no meu instituto de investigação?
Receio que o meu chefe não me permita entregar a fazer a defesa, embora eu tenha já muito mais do que os requisitos básicos necessários para a mesma e isso vai impedir-me de me candidatar agora a pos-doc.
Podem ajudar-me?
Obrigado
Abuso de poder - direitos do bolseiro - URGENTE
Re: Abuso de poder - direitos do bolseiro - URGENTE
Olá.
Creio que antes de mais o melhor seria, se ainda não o fizeste, que contactasses o Núcleo de Apoio ao Bolseiro da ABIC: apoio@abic-online.org
Nota que este fórum é sobretudo de inter-ajuda entre bolseiros. Apesar de ser moderado pela ABIC, não quer dizer que o Núcleo de Apoio ao Bolseiro veja necessariamente todos os posts, e os veja de imediato.
A entidade que devia tratar desses assuntos é, possivelmente, o Provedor do Bolseiro, http://www.provedordobolseiro.pt/ mas não sei até que ponto efectivamente funciona.
A meu ver, não há nada que te obrigue legalmente a fazer trabalho extra, mas também nada pode impedir o teu orientador de te fazer a vida negra na discussão se assim o desejar (claro, oficialmente não porque não quiseste trabalhar mais tempo, mas porque o teu trabalho não é suficientemente bom), e pelo que dizes, ele possivelmente ainda terá de aprovar oficialmente a tese. Assim, parece-me que o desejável seria que chegassem a algum género de acordo com ele, expondo-lhe a tua situação e que não podes estar a trabalhar sem receber um vez que nem tu nem o teu marido têm salário.
Boa sorte.
Creio que antes de mais o melhor seria, se ainda não o fizeste, que contactasses o Núcleo de Apoio ao Bolseiro da ABIC: apoio@abic-online.org
Nota que este fórum é sobretudo de inter-ajuda entre bolseiros. Apesar de ser moderado pela ABIC, não quer dizer que o Núcleo de Apoio ao Bolseiro veja necessariamente todos os posts, e os veja de imediato.
A entidade que devia tratar desses assuntos é, possivelmente, o Provedor do Bolseiro, http://www.provedordobolseiro.pt/ mas não sei até que ponto efectivamente funciona.
A meu ver, não há nada que te obrigue legalmente a fazer trabalho extra, mas também nada pode impedir o teu orientador de te fazer a vida negra na discussão se assim o desejar (claro, oficialmente não porque não quiseste trabalhar mais tempo, mas porque o teu trabalho não é suficientemente bom), e pelo que dizes, ele possivelmente ainda terá de aprovar oficialmente a tese. Assim, parece-me que o desejável seria que chegassem a algum género de acordo com ele, expondo-lhe a tua situação e que não podes estar a trabalhar sem receber um vez que nem tu nem o teu marido têm salário.
Boa sorte.
-
- investigador em formação
- Registado: quarta out 19, 2011 1:24 pm
- University/ Institute: Coimbra University
- Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
- Contacto:
Re: Abuso de poder - direitos do bolseiro - URGENTE
It might help to learn from how others before you (and at the same time) were (and are being) abused. Perhaps we could attempt to meet each other if you want. Unfortunately I have limited accesses to the Internet and telephone lines etc.
ABIC might or might not help. During January 2013 I was planning on becoming a member of ABIC or an associate of SNESup or something else (not a member) of SNESup during the next month. However, a few days after I commenced preparing becoming more involved with ABIC or SNESup, Dr. Rui Miguel Curado da Silva claimed to me on 29th January 2013 that he requested advice from ABIC on recommending cancellation and he said that ABIC recommended suspension instead. Therefore he made a deal with me (which he did not honour), claiming that there would be a suspension which would be lifted when I would provide documentation showing that I was healthy. I was healthy, but the supposed University of Coimbra solved this inconvenient obstacle by getting many employees of the supposed University of Coimbra to beat me up a few weeks later. The very unbalanced propaganda against me during 2014 does not seem to report that I was attacked by the supposed University of Coimbra.
As for the Provedor do Bolseiro, Rogério Augusto da Costa Pereira Leal (
HTTP://Forum.Bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5215
) claimed to me during 2013 that he contacted the Provedor do Bolseiro on my behalf (this was before the creation of the first website of the Provedor do Bolseiro) but I never heard from the Provedor do Bolseiro and no good seems to have been done about this.
Good luck!
With kind regards,
Colin Paul Gloster
ABIC might or might not help. During January 2013 I was planning on becoming a member of ABIC or an associate of SNESup or something else (not a member) of SNESup during the next month. However, a few days after I commenced preparing becoming more involved with ABIC or SNESup, Dr. Rui Miguel Curado da Silva claimed to me on 29th January 2013 that he requested advice from ABIC on recommending cancellation and he said that ABIC recommended suspension instead. Therefore he made a deal with me (which he did not honour), claiming that there would be a suspension which would be lifted when I would provide documentation showing that I was healthy. I was healthy, but the supposed University of Coimbra solved this inconvenient obstacle by getting many employees of the supposed University of Coimbra to beat me up a few weeks later. The very unbalanced propaganda against me during 2014 does not seem to report that I was attacked by the supposed University of Coimbra.
As for the Provedor do Bolseiro, Rogério Augusto da Costa Pereira Leal (
HTTP://Forum.Bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5215
) claimed to me during 2013 that he contacted the Provedor do Bolseiro on my behalf (this was before the creation of the first website of the Provedor do Bolseiro) but I never heard from the Provedor do Bolseiro and no good seems to have been done about this.
Good luck!
With kind regards,
Colin Paul Gloster