Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
smarce
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Resultados BD/BDE 2013

Post by smarce »

sergiodiassilva wrote:
sergiodiassilva wrote:Nesta lógica, presumo que até ao fim do dia Nuno Crato irá anunciar que os resultados saem até à próxima quarta-feira.
Não foi o Crato, mas não andei longe.
És um visionário Sérgio! Pelo sim pelo não... Domingo vou à missa. :P
Isantos
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Post by Isantos »

Era o que previa, a minha fonte afinal não estava enganada;)
Enfim, aonde é que isto acontece num concurso público? E para quem consiga a bolsa, não contem com o pagamento em Fevereiro como eles dizem...incompetência acima de tudo e ainda por cima a darem informações erradas, duas vezes consecutivas. Se não sabem cumprir prazos ao menos fiquem caladinhos. Quer dizer, eles cumprem os prazos pois ainda estão dentro dos 90 dias, mas é aborrecido deixar milhares de bolseiros na espectativa...
daniel__
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ISCTE

Post by daniel__ »

E uma vergonha o que se esta a assistir. Francamente começa a não haver adjectivos para qualificar este concurso.

Cambada de incompetentes e parasitas.
cmf1
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: ICS

Post by cmf1 »

Os bolseiros têm que por uma ideia na cabeça: para "eles" não valem nada, são mera mão-de-obra, tarefeiros que não merecem respeito nenhum. E isto vai continuar a ser assim, também porque os bolseiros protestam, mas nunca chegam a fazer nenhuma acção mais radical.

Parece que vai haver uma sessão solene para se celebrar a ciência em Portugal, entre a U de Lisboa e o Soares dos Santos. Ora aí está uma boa oportunidade para se fazer um protesto à altura, qualquer coisa do estilo cercar a reitoria e não deixar ninguém sair.
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

Por muitas razões de queixa que existam é preciso ter atenção a 2 coisas:

1) O prazo dos 90 dias úteis ainda não terminou.

2) Os pagamentos devem ser feitos com retroativos.

Enquanto estas 2 premissas não forem quebradas, as razões de manifestação são sempre limitadas. Quem se candidata deve lembrar-se que os prazos podem ser explorados até ao último minuto...

As questões que se podem levantar agora são: porque foi exigida a conclusão dos graus até 31 de Dezembro 2013 se os resultados não saem antes disso? Porque disseram que os trabalhos podiam começar a 1 Janeiro de 2014, se os 90 dias úteis só terminam no dia 31 de Janeiro de 2014?
jt__
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UTL / IST

Post by jt__ »

DC wrote:Por muitas razões de queixa que existam é preciso ter atenção a 2 coisas:

Enquanto estas 2 premissas não forem quebradas, as razões de manifestação são sempre limitadas. Quem se candidata deve lembrar-se que os prazos podem ser explorados até ao último minuto...

As questões que se podem levantar agora são: porque foi exigida a conclusão dos graus até 31 de Dezembro 2013 se os resultados não saem antes disso? Porque disseram que os trabalhos podiam começar a 1 Janeiro de 2014, se os 90 dias úteis só terminam no dia 31 de Janeiro de 2014?
As premissas não foram quebradas, mas potencialmente desrespeitadas:

1) Se o prazo é efectivamente 90 dias úteis, porquê mentira atrás de mentira?
(se a FCT o preferir, 'mentira' pode ser substituído por 'comunicação de informações menos precisas')

2) Qual o limite temporal para o pagamento de retroactivos? Início daqui a 2 meses, 6 meses, 8 meses? Como todos sabem, os investigadores não são vistos como pessoas com obrigações de renda e prescindem de alimentação...
(teremos obviamente que esperar para ver)
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

jt__ wrote:
DC wrote:Por muitas razões de queixa que existam é preciso ter atenção a 2 coisas:

As premissas não foram quebradas, mas potencialmente desrespeitadas:

1) Se o prazo é efectivamente 90 dias úteis, porquê mentira atrás de mentira?
(se a FCT o preferir, 'mentira' pode ser substituído por 'comunicação de informações menos precisas')

2) Qual o limite temporal para o pagamento de retroactivos? Início daqui a 2 meses, 6 meses, 8 meses? Como todos sabem, os investigadores não são vistos como pessoas com obrigações de renda e prescindem de alimentação...
(teremos obviamente que esperar para ver)
1) Depois deste tempo todo ainda acreditam nas "palavras" ditas por estas pessoas?!.... Eu já há muito que apreendi se existem 90 úteis, eles vão ser usados até ao último minutos... Independentemente do que "se diz"....

2) A partir do momento que se sabe que o prazo do 90 dias úteis ultrapassa o dia 1 Janeiro, tem que se contar com os "pagamentos retroativos"....

P.S.- Também o sr. PM disse que não ia aumentar impostos, não foi?
carlioadr
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Nenhuma

Post by carlioadr »

cmf1 wrote:
carlioadr wrote:
cmf1 wrote: Para terminar, há uns tempos li um artigo que analisava a desigualdade de rendimento entre a hierarquia de um gang de tráfico de droga e as Universidades. Pois bem, parece que são muito semelhantes, mas que mesmo assim um traficante de rua ganha em relação ao líder do gang, do que um bolseiro relativamente a um catedrático. E isto diz tudo.
Faz ideia de quanto ganha um catedrático, e de quanto ganham traficantes? A academia é uma profissão mal paga na Europa, e Portugal é provavelmente o país da Europa Ocidental onde os docentes são pior pagos (em salário real, tendo em conta o custo de vida). Informe-se antes de dizer barbaridades.
1 - Desigualdade de rendimento é um conceito que mede rendimentos relativos e não absolutos. O catedrático até podia ganhar 100€, que se o bolseiro ganhasse 1 €, a desigualdade seria enorme. Percebe? Ou não chega lá? Puxe pela cabeça antes de dizer barbaridades.
Caro cmf1, claro que é. E é a isso que me referia. O salário de um professor catedrático com exclusividade no escalão máximo (topo da carreira, a que muito poucos docentes universitários chegam) é cerca de 5400 euros brutos, o que é cerca de seis vezes o rendimento de um bolseiro de doutoramento. Descontando IRS (a que as bolsas não estão sujeitas), ficam cerca de 3200 euros, a que falta deduzir outras contribuições. Ou seja, 3.5 vezes o salário de um estudante de doutoramento. (E note-se, já agora, que a percentagem de professores catedráticos nos quadros docentes das universidades portuguesas é muito reduzida quando comparada com outros países desenvolvidos. A grande maioria dos docentes universitários ganham bastante menos do que isto, e em muitos casos consideravelmente menos do que poderiam ganhar se trabalhassem numa empresa privada).

Ora, se um traficante de rua ganha 2/7 (ou mesmo 1/6, já que nenhum deles paga impostos) do que ganha o chefe do seu gang, então o traficante deve fazer rios de dinheiro, o que deve saber que não é verdade.

Não quero com isto dizer que os bolseiros não devessem ganhar mais ou, ainda mais importante, ter mais direitos como trabalhadores etc etc. Agora a demonização dos professores universitários (que passam parte do seu tempo a concorrer a projectos para que possam empregar bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento) parece-me mal direccionada.
Last edited by carlioadr on Sun Jan 12, 2014 11:01 pm, edited 1 time in total.
carlioadr
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Nenhuma

Post by carlioadr »

DC wrote:Boa tarde,

Desculpem o offtopic mas não posso deixar passar isto...
carlioadr wrote:
Faz ideia de quanto ganha um catedrático, e de quanto ganham traficantes? A academia é uma profissão mal paga na Europa, e Portugal é provavelmente o país da Europa Ocidental onde os docentes são pior pagos (em salário real, tendo em conta o custo de vida). Informe-se antes de dizer barbaridades.
Faço... Está aqui: http://www.snesup.pt/htmls/_dlds/Vencim ... rativo.pdf

Dizer que um Prof. Catedrático ganha mal em Portugal não me parece muito correto. Dado que salário mínimo ronda os 485 euros e o salário médio nacional deve estar rondar os 700/800 euros, ganhar acima dos 4000 euros, não se pode dizer que se ganhe mal.

Pode ganhar menos do que em outros países (EUA ou Reino Unido), mas comparativamente com o custo de vida nacional, não se pode dizer que um Prof. Catedrático viva mal em Portugal.

Aliás, tendo em conta o custo de vida em Portugal não sei se a ideia "de que os docentes universitários são os mais mal pagos da Europa Ocidental" estará assim tão correta. Basta comparar o custo de arrendamento em cidades como Lisboa/Porto, Amesterdão, Londres ou Copenhaga; para vermos que as coisas podem não ser bem assim.

Comparar valor de ordenados é uma coisa, comparar custo de vida é outra.

Quanto à visão dos bolseiros por parte da academia, percebo perfeitamente o que foi dito aqui. Digamos que há uma certa "cumplicidade" da academia pela situação dos bolseiros. Por exemplo: quando foi a última vez que a CRUP ou os presidentes dos lab.'s de investigação manifestaram públicamente preocupações com a situação dos bolseiros? E os diversos ministros, secretários de estado ligados à investigação e ao ensino superior, presidentes da FCT (por regra, todos doutorados e dentro da carreira universitária) mostraram algum interesse em mudar a situação dos bolseiros? Não quero criar qualquer tipo conflito mas verdade (e factos são factos) é que a academia portuguesa não se tem preocupado muito em mudar a atual situação dos bolseiros.
Não disse que ganhavam mal. Disse que ganhavam menos (mesmo tendo em conta o custo de vida: as rendas em Lisboa são comparáveis às de muitas cidades europeias) comparativamente a outros países europeus. E disse que a relação de salários catedrático/bolseiro não é a mesma que "padrinho"/traficante de rua. Além disso, a maioria dos docentes universitários ganham bastante menos do que um catedrático.
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

carlioadr,

O que mais discordo das suas palavras é a "vitimização" que faz dos docentes universitários (catedráticos e não só), ora vejamos:

1) Se ganhariam mais em outros países, porque não emigram? Não é isso que tem sido recomendado ao "jovens investigadores" (até pelos próprios docentes)? (Ou se calhar ser docente universitário em Portugal ainda tem algumas vantagens ou não terá?)

2) Se ganhariam mais numa empresa, porque não vão para o privado? Estão a fazer algum favor/sacrifício à sociedade ou ao serviço público ou pretendem ser mártires pela ciência? (Ou se calhar estar na carreira docente em Portugal ainda apresenta alguma vantagem em relação a quem trabalha no privado ou não terá?)

3) Quanto à questão de trabalharem para ter fundos para PhD's e postdocs, isso também beneficia a carreira dos próprios docentes ou não? (mais projectos = mais PhD's e postdocs = mais cargos de gestão, mais orientações e mais publicações = mais pontos no CV)

Já agora, deixo aqui um site para comparar custo de vida em diferentes cidades:

http://www.numbeo.com/cost-of-living/

EDIT: Não pretendo demonizar ou estar contras os docentes (eu próprio espero ser 1 um dia), apenas acho que: 1) não devem ser visto como uns coitadinhos ou que lhes devemos estar todos muito gratos pelo trabalho para o qual são (razoavelmente) pagos; 2) que a academia (notar que um sindicato, não representa a academia, mas sim universidades, centros de investigação e demais entidades que responsáveis pelo ensino superior e investigação) não tem feito grande esforço para mudar a situação dos bolseiros.
Last edited by DC on Tue Jan 14, 2014 12:07 pm, edited 1 time in total.
TMCS
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: ATT

Post by TMCS »

Será que é hoje ?! :shock:
pedrom
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Barcelona

Post by pedrom »

Eu confesso que já não conto com nada que seja dito publicamente por qualquer representante da FCT (desde o telefonista ao presidente). Vou guardar a minha ansiedade para o 90º dia útil. Se vier antes, melhor, mas acordar todos os dias a pensar nisso não faz bem a ninguém, e efetivamente não vai mudar nada.

Tenho, no entanto, uma pergunta: Alguém sabe como ficou aquela história dos dados do DeGóis não importados? Eu, feito parvo, também optei pelo DeGóis quando me foi dada a escolha, e não só não aparecem os dados no meu formulário de candidatura (aparece o tal "erro"), como há uma secção chamada "Curricum Vitae", à esqueda, onde é mostrado o meu CV do sistema da FCT, que está desatualizado (afinal de contas, escolhi o DeGóis em detrimento deste; nem sei porque aparece na candidatura). Obrigado!
paulafc
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UNL

Post by paulafc »

pedrom wrote:Eu confesso que já não conto com nada que seja dito publicamente por qualquer representante da FCT (desde o telefonista ao presidente). Vou guardar a minha ansiedade para o 90º dia útil. Se vier antes, melhor, mas acordar todos os dias a pensar nisso não faz bem a ninguém, e efetivamente não vai mudar nada.

Tenho, no entanto, uma pergunta: Alguém sabe como ficou aquela história dos dados do DeGóis não importados? Eu, feito parvo, também optei pelo DeGóis quando me foi dada a escolha, e não só não aparecem os dados no meu formulário de candidatura (aparece o tal "erro"), como há uma secção chamada "Curricum Vitae", à esqueda, onde é mostrado o meu CV do sistema da FCT, que está desatualizado (afinal de contas, escolhi o DeGóis em detrimento deste; nem sei porque aparece na candidatura). Obrigado!
Eu tenho o mesmo erro. Isso quer dizer que os avaliadores não tiveram acesso ao meu CV do DeGóis? É que tenho lá tudo...:S
Isantos
recém-chegado
recém-chegado

Post by Isantos »

Mesmo problema.
Mandei sensivelmente 20 emails para o suporte já que ninguém me atendia o telefone, e no dia 23 de Novembro respondem-me o seguinte:

O seu pedido foi registado com sucesso e será respondido pelos nossos colaboradores o mais rapidamente possível.
Poderá actualizar o seu pedido respondendo a esta mensagem, deixando o assunto inalterado.
O número automaticamente atribuído ao seu pedido é 1073
Estado do pedido : new
Data registo : 2013-11-07 11:10:02

Pode consultar mais informações sobre o pedido em:https://tracker.fccn.pt/otrs/customer.p ... icketID=74

Com os melhores cumprimentos,
Equipa de Informática
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Até agora não tenho notícias, vou sempre atualizando o pedido e nada, vou ao site do concurso e aparece tudo na mesma. O que quer dizer que os avaliadores não conseguem ter acesso a nada sem culpa minha, só se eles automaticamente foram ao meu CV do FCTSIG que eu à mesma atualizei.
rjtgeo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ...

Post by rjtgeo »

Só para aumentar a tensão entre nós...

Na parte dos resultados da candidatura surge atualmente a seguinte mensagem:

Lista de resultados:
(List of results)
Aplicação em manutenção

(E antes que perguntem, eu tinha concorrido no ano passado. Logo, aqui costuma aparecer o resultado dos concursos anteriores).
Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
University/ Institute: FCUL

Post by Bitter Sweet Girl »

confirmo. aparece-me o mesmo :D
smarce
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by smarce »

rjtgeo wrote:Só para aumentar a tensão entre nós...

Lista de resultados:
(List of results)
Aplicação em manutenção

(E antes que perguntem, eu tinha concorrido no ano passado. Logo, aqui costuma aparecer o resultado dos concursos anteriores).
AIIIIII que nervos!!!!
Isantos
recém-chegado
recém-chegado

Post by Isantos »

Pois é!
Bitter Sweet Girl
University/ Institute: FCUL

Post by Bitter Sweet Girl »

smarce wrote: AIIIIII que nervos!!!!
inspira... expira... inspira... expira... :smt003
rjtgeo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ...

Post by rjtgeo »

smarce wrote:
rjtgeo wrote:Só para aumentar a tensão entre nós...

Lista de resultados:
(List of results)
Aplicação em manutenção

AIIIIII que nervos!!!!
Não vale a pena ter nervos. A tampa é mais do que certa (pelo menos no meu caso)!
Mais vale ir fazer Body Combat na hora de almoço e, no entretanto, alguém comece a preparar o Excel para vermos as linhas de corte suicidas, o número de bolsas atribuídas e o número de candidatos. Valha-nos a estatística para não ficarmos deprimidos!
Post Reply