Renovação Bolsa 4º ano (programa de trabalhos)
-
- recém-chegado
- Registado: segunda out 07, 2013 11:47 am
- University/ Institute: ucp
Renovação Bolsa 4º ano (programa de trabalhos)
Bom dia!
Tenho estado a "stressar" com uma questão!
Em 2010 quando me candidatei à bolsa de BD, coloquei no programa de trabalhos a duração de 36 meses, mas agora vejo que o doutoramento vai ainda durar mais um ano, ou seja, que precisava de 48 meses.
Acham que na mesma a FCT me dá bolsa mais um ano?
Estou com receio por só ter posto os 36 meses...Estou agora a juntar os papeis para enviar tudo para lá...e só penso nisto!
Terei que escrever alguma coisa em especial na carta de solicitação pessoal? Ou a minha orientadora terá que escrever alguma coisa?
Tenho que fazer um plano de trabalho?
Já alguém esteve nesta situação?
Por outro lado, no contracto que assinei da FCT diz que pode ser renovada até ao máximo de 4 anos...
Agradecia mesmo a vossa ajuda!
PS. Dou os meus parabéns pelo site e o forum aos organizadores... que é um grande grande apoio!
Tenho estado a "stressar" com uma questão!
Em 2010 quando me candidatei à bolsa de BD, coloquei no programa de trabalhos a duração de 36 meses, mas agora vejo que o doutoramento vai ainda durar mais um ano, ou seja, que precisava de 48 meses.
Acham que na mesma a FCT me dá bolsa mais um ano?
Estou com receio por só ter posto os 36 meses...Estou agora a juntar os papeis para enviar tudo para lá...e só penso nisto!
Terei que escrever alguma coisa em especial na carta de solicitação pessoal? Ou a minha orientadora terá que escrever alguma coisa?
Tenho que fazer um plano de trabalho?
Já alguém esteve nesta situação?
Por outro lado, no contracto que assinei da FCT diz que pode ser renovada até ao máximo de 4 anos...
Agradecia mesmo a vossa ajuda!
PS. Dou os meus parabéns pelo site e o forum aos organizadores... que é um grande grande apoio!
Re: Renovação Bolsa 4º ano (programa de trabalhos)
Olá.
Tanto quanto sei, a FCT reserva sempre 4 anos para as BD, independentemente do número de anos que colocam no projecto. Assim, a menos que algo tenha mudado de repente por causa da situação do país, não deves ter problemas de maior. Creio que desde que peças renovação e o/a orientador apoie o pedido, eventualmente escrevendo uma pequena justificação que os trabalhos estão um pouco mais demorados que o previsto no plano de trabalhos, não terás problemas. Na pior das hipóteses podes ter de fazer alguma alteração ao plano de trabalhos para durar 4 anos em vez de 3.
De qualquer modo, podes sempre enviar um email à FCT com esta questão para ficares descansado/a. id.bolsas@fct.pt, com a tua referência de bolsa (SFRH\BD\...) no assunto.
Boa sorte.
Tanto quanto sei, a FCT reserva sempre 4 anos para as BD, independentemente do número de anos que colocam no projecto. Assim, a menos que algo tenha mudado de repente por causa da situação do país, não deves ter problemas de maior. Creio que desde que peças renovação e o/a orientador apoie o pedido, eventualmente escrevendo uma pequena justificação que os trabalhos estão um pouco mais demorados que o previsto no plano de trabalhos, não terás problemas. Na pior das hipóteses podes ter de fazer alguma alteração ao plano de trabalhos para durar 4 anos em vez de 3.
De qualquer modo, podes sempre enviar um email à FCT com esta questão para ficares descansado/a. id.bolsas@fct.pt, com a tua referência de bolsa (SFRH\BD\...) no assunto.
Boa sorte.
-
- recém-chegado
Obrigada SPCA pela resposta tão rápida!
Mas conheces alguém ou já viste algum caso assim como o meu?
Inicialmente previa-se que acabasse mais cedo (até eu queria) mas depois com o desenrolar da investigação apercebemo-nos que se justificava ir mais além um pouco!
Espero mesmo não ter problema nenhum!
Obrigada pela ajuda.
Cumprimentos.
Inicialmente previa-se que acabasse mais cedo (até eu queria) mas depois com o desenrolar da investigação apercebemo-nos que se justificava ir mais além um pouco!
Obrigada pela ajuda.
Cumprimentos.
-
- recém-chegado
Só mais uma pergunta...
E eles são rápidos a responder se eu enviar para lá um email?
E digo concretamente o quê?
Seria melhor ligar para lá?
Cumprimentos.
Cumprimentos.
-
- investigador em formação
- Registado: segunda jan 07, 2013 12:26 pm
- University/ Institute: LIP
A minha experiência é que eles levam algum tempo a responder ao e-mails. É melhor ligar (embora, às vezes seja bastante complicado establecer a ligação). O melhor de tudo é ires mesmo até a Loja do Cientista na Av. Dom Carlos I.sousamar Escreveu:Só mais uma pergunta...
Cumprimentos.
Boa Sorte.
L.
Olásousamar Escreveu:Obrigada SPCA pela resposta tão rápida!
Obrigada pela ajuda.
Cumprimentos.
Têm aparecido vários casos parecidos ao teu pelo fórum ao longo dos anos, é uma questão de pesquisares. Por exemplo: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 75&p=30185
Quanto ao que perguntar, eu diria para perguntares um mesmo que escreveste no "post" inicial, eventualmente polindo algumas coisas atendendo a que vais perguntar à FCT.
A resposta demora possivelmente alguns dias ou semanas, como o/a lsilva disse. Se tens muita urgência nessa resposta, de facto como ele disse é melhor telefonares (podes ter de insistir MUITO) ou ir lá se estás próximo de Lisboa. Se podes esperar, parece-me que o melhor é mandares mail e ficas com as indicações do que tens de fazer por escrito.
Boa sorte.
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
- University/ Institute: FEUP
Eu também tinha posto 36 meses para a duração da minha bolsa.
Pedido em Junho a renovação para mais um ano, não disse nada sobre duração ou coisas que tais e renovaram-me a bolsa normalmente como nos outros anos.
Pedido em Junho a renovação para mais um ano, não disse nada sobre duração ou coisas que tais e renovaram-me a bolsa normalmente como nos outros anos.
-
- recém-chegado
Obrigada a todos pelas respostas!
Obrigada Mikex por teres partilhado o teu caso que me deixou muitoooo mais descansada!
Só mais uma pergunta?!
Na tua carta de renovação não escreveste nada mesmo nada sobre os 36 meses, nem referiste nada a dizer que era o ultimo ano?
Nem apresentaste um plano do programa de trabalhos?
Escreveste uma carta normalissima como costumas fazer todos os anos? E renovaram na mesma sem problemas?
Não sei porque é que estou a stressar tanto com isto... =S
Desculpa chatear!
Obrigada.. e obrigada a todos tb!
Obrigada Mikex por teres partilhado o teu caso que me deixou muitoooo mais descansada!
Só mais uma pergunta?!
Na tua carta de renovação não escreveste nada mesmo nada sobre os 36 meses, nem referiste nada a dizer que era o ultimo ano?
Nem apresentaste um plano do programa de trabalhos?
Escreveste uma carta normalissima como costumas fazer todos os anos? E renovaram na mesma sem problemas?
Não sei porque é que estou a stressar tanto com isto... =S
Desculpa chatear!
Obrigada.. e obrigada a todos tb!
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
- University/ Institute: FEUP
Sobre os 36 meses nada disse. Sobre planos de trabalhos não falei, nem nunca falei em qualquer pedido de renovação anterior.
Falei sobre o fim do doutoramento por causa do pedido de dinheiro de propinas e seguro de saúde (estou no estrangeiro) e como só pedi dinheiro para este semestre tive necessariamente de dizer que planeava acabar este semestre.
Pelos anos que já levo a ler coisas sobre isto aqui no fórum, nunca ouvi dizer que a alguém tenha sido rejeitado um pedido de renovação para o 4.º ano seja em que condições for (e andei atento porque eu mal comecei programa doutoral vi que era impossível acabar em 36 meses) - nem para qualquer outro ano diga-se, e penso que se alguém visse o seu pedido rejeitado viria escrever aqui quase de certeza.
Boa sorte e que tudo se resolver pelo melhor!
Falei sobre o fim do doutoramento por causa do pedido de dinheiro de propinas e seguro de saúde (estou no estrangeiro) e como só pedi dinheiro para este semestre tive necessariamente de dizer que planeava acabar este semestre.
Pelos anos que já levo a ler coisas sobre isto aqui no fórum, nunca ouvi dizer que a alguém tenha sido rejeitado um pedido de renovação para o 4.º ano seja em que condições for (e andei atento porque eu mal comecei programa doutoral vi que era impossível acabar em 36 meses) - nem para qualquer outro ano diga-se, e penso que se alguém visse o seu pedido rejeitado viria escrever aqui quase de certeza.
Boa sorte e que tudo se resolver pelo melhor!
-
- recém-chegado
- Registado: quinta dez 29, 2011 10:47 pm
- University/ Institute: Universidade de Aveiro
Olá a todos.
Já agora agradecia feedback se houver renovação de bolsa, pois em princípio para o ano necessitarei de fazer o mesmo, pedir um quarto ano.
Obrigado,
Paulo
Já agora agradecia feedback se houver renovação de bolsa, pois em princípio para o ano necessitarei de fazer o mesmo, pedir um quarto ano.
Obrigado,
Paulo
-
- recém-chegado
- Registado: sexta mai 06, 2011 3:28 pm
- University/ Institute: Universidade do Porto
Viva,
Em relação a este assunto... estou mais ou menos na mesma situação. Porém, a minha dúvida é outra. No que se refere à Faculdade, como fazer a inscrição para os anos além os 3 anos "oficiais" do Doutoramento e a FCT assegura também o pagamento dessas propinas?
No meu caso, tive bolsa no 2º ano do Phd, ou seja, apenas 2 anos de bolsa foram dentro dos 3 "oficiais" do Doutoramento e não sei que tipo de inscrição fazer ou se a FCT assegura o pagamento de propinas nos últimos 2 anos.
Se tiverem alguma informação, agradeço!
Em relação a este assunto... estou mais ou menos na mesma situação. Porém, a minha dúvida é outra. No que se refere à Faculdade, como fazer a inscrição para os anos além os 3 anos "oficiais" do Doutoramento e a FCT assegura também o pagamento dessas propinas?
No meu caso, tive bolsa no 2º ano do Phd, ou seja, apenas 2 anos de bolsa foram dentro dos 3 "oficiais" do Doutoramento e não sei que tipo de inscrição fazer ou se a FCT assegura o pagamento de propinas nos últimos 2 anos.
Se tiverem alguma informação, agradeço!