Mail da FCT enviado aos orientadores a 27 de Setembro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
artur.silva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta out 17, 2012 10:29 am
University/ Institute: FDUNL

Mail da FCT enviado aos orientadores a 27 de Setembro

Mensagem por artur.silva »

Caros colegas, tenho uma questão importante na sequência de a FCT ter enviado aos orientadores o seguinte mail:

«Devido à necessidade de um reajustamento no sistema informático, vimos mais uma vez solicitar a todos os orientadores que confirmem se a associação é como orientador ou como co-orientador.

Para tal devem aceder à área de orientadores e em cada um dos orientandos e através da referência da candidatura, selecionar a opção correta e gravar.

Agradecemos que este procedimento de atualização seja feito até ao dia 7 de outubro.

Agradecemos mais uma vez a vossa compreenção, cooperação e as nossas mais sinceras desculpas.

Com os melhores cumprimentos
Cláudia Fernandes
Diretora do DFRH».

A questão é a seguinte: os co-orientadores devem declarar que são ambos co-orientadores ou um será o orientador e outro o co-orientador. Por outro lado, coloca-se-me a questão de saber quais as implicações para o concurso de 2013 se um orientador, porventura, não prestar esta declaração até dia 7 de Outubro. Alguém tem resposta?

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Mail da FCT enviado aos orientadores a 27 de Setembro

Mensagem por spca »

artur.silva Escreveu:(...)A questão é a seguinte: os co-orientadores devem declarar que são ambos co-orientadores ou um será o orientador e outro o co-orientador.
Creio que o que faz sentido é que um seja orientador (principal) e outro co-orientador, como com certeza tinhas seleccionado antes da des-lacragem.
Por outro lado, coloca-se-me a questão de saber quais as implicações para o concurso de 2013 se um orientador, porventura, não prestar esta declaração até dia 7 de Outubro. Alguém tem resposta?
Acho que ninguém terá resposta 100% segura. Talvez anulem a candidatura. Talvez se um deles se adicionar eles tolerem o outro não se ter adicionado, já que de certa forma é algo que aconteceu por culpa deles. Talvez se só o co-orientador se adicionar seja avaliado como se fosse o orientador principal.

Boa sorte.

Gwen
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 20, 2013 12:28 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por Gwen »

Sobre este assunto, alguém me poderá confirmar se os vossos orientadores receberam este mail, ou apenas os co-orientadores? É que o meu orientador não recebeu qualquer mail, apenas o meu co-orientador, apesar de o mail vagamente referir que "os orientadores foram informados" apenas.

Pergunto porque o meu orientador está de momento incontactável, até mesmo depois de dia 7, portanto não posso pedir-lhe para confirmar a sua situação na candidatura. Gostava de saber se houve mais algum orientador que não recebeu o mail, se foi na mesma confirmar como estava a situação no site, e se teve de fazer alguma coisa mesmo assim.

Um desabafo extra: são orientadores estrangeiros a ficar com uma excelente impressão de como as coisas funcionam por aqui x) desde Help Desks fantasmas a deslacragens espontâneas... um filme.

Obrigada :)

dnuk
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 24, 2012 10:49 pm

Mensagem por dnuk »

A minha orientadora recebeu o mail.
A minha co-orientadora também é estrangeira e acho isto vergonhoso! Já é a segunda vez que a contacto para voltar a refazer a associação, que só por si não é fácil para quem nunca teve contacto com o portal da fct (primeiro a súbita deslacragem, agora esta questão do orientador e do co-orientador). Ainda por cima, temos já indicado na candidatura (lacrada desde setembro) quem é o orientador e o co-orientador... Quando é que as brincadeiras vão terminar?

Gwen
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 20, 2013 12:28 am

Mensagem por Gwen »

Mesmo! Senti-me envergonhada quando pedi, mais uma vez, a ambos os meus orientadores para verificarem a candidatura (apesar de um deles só ter recebido o mail).

Vim apenas informar que felizmente, apesar de o meu orientador estar indisponível, chegou a ver o meu mail e verificou tudo novamente, portanto já tenho o problema resolvido. Obrigada!

Resta agora saber o que a FCT vai inventar a seguir...

dnuk
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 24, 2012 10:49 pm

Mensagem por dnuk »

É suposto agora na área da candidatura, os orientadores e co-orientadores surgirem diferenciados? A minha co-orientadora supostamente já tratou de mudar o status para "co-", mas na minha área não vejo qualquer alteração...

DanihF
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 24, 2011 5:06 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por DanihF »

E o que acontece no caso dos orientadores que lacraram antes de 27 de Setembro? :?

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

DanihF Escreveu:E o que acontece no caso dos orientadores que lacraram antes de 27 de Setembro? :?
Olá.

Vejam as vossas fichas de candidatura e verifiquem se os orientadores se encontram lacrados. Isso não aconteceu com toda a gente, pelo menos as pessoas que trabalham comigo dizem que não lhes des-lacraram nenhum orientador. Se na ficha de candidatura aparecer o(s) orientador(es) como lacrados à partida não terão de fazer nada, só nos casos em que isso não aparecer é que terão de lacrar novamente.

Bom trabalho.

eze83
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por eze83 »

Como refere a spca, no meu caso pelo menos, os orientadores não foram deslacrados desta última vez. Simplesmente surgiam ambos como orientadores, sendo que agora com a alteração que efectuaram passaram a orientador e co-orientador.

Estas situações passam de facto uma péssima imagem da FCT. Com todo o tempo que tiveram para preparar o concurso... A nós, infelizmente, julgo que já não nos surpreende; agora, passar esta imagem de incompetência para o estrangeiro é que era por demais desnecessário. Enfim...

Responder