Bolsas BPD 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
brump
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 29, 2013 8:43 pm
University/ Institute: UPorto

Bolsas BPD 2013

Mensagem por brump »

Boa tarde,

Tenho algumas questões em relação à candidatura a BPD deste ano:

- Para um projecto a ser executado no mesmo instituto em que se realizou o doutoramento existe penalização?

- Na mesma linha, se tiver tido uma bolsa nacional, tenho mais vantagem em concorrer agora a uma BPD mista em termos de avaliação?

- O plano de trabalhos deve ser pensado apenas para os 3 primeiros anos ou para os 6? Li no regulamento que se tem de apresentar o plano de trabalhos para o 2º triénio no pedido de renovação do mesmo...

Muito obrigado pelos esclarecimentos!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas BPD 2013

Mensagem por spca »

Olá.
Nota que a informação que tenho é a mesma a que tens acesso, e que está presente no Guião de Avaliação. E no caso das BPD a avaliação é bastante mais omissa que nas BD (ainda que eles tenham colocado mais directrizes que nos anos anteriores). Dentro do que não é dito, o painel de avaliação de cada área pode classificar como quiser, e paineis de áreas diferentes podem usar critérios diferentes.
brump Escreveu: - Para um projecto a ser executado no mesmo instituto em que se realizou o doutoramento existe penalização?
Que eu saiba, não. Houve há vários anos (2007?) uma penalização desse género (penalizando quem se apresentasse com a mesma instituição, orientador ou projecto afim do que se fez no doutoramento) que entretanto deixou de aparecer como tal. Claro que o painel da tua área, como dito anteriormente, se assim o entender pode usar esse critério, mas parece-me pouco provável que isso aconteça.
- Na mesma linha, se tiver tido uma bolsa nacional, tenho mais vantagem em concorrer agora a uma BPD mista em termos de avaliação?
Que eu saiba, até agora as avaliações têm sido feitas independentemente do tipo de bolsa (nacional ou mista ou no estrangeiro se isso ainda for possível), pelo que se isso se mantiver não deves ter vantagem, pelo menos em termos de algum critério que valorize directamente isso.
Claro que pode ser (ou não) indirectamente valorizado o programa de trabalhos, incluindo o potencial de aquilo que vais aprender lá fora ser aplicado cá quando voltares, bem como as condições de acolhimento no que diz respeito ao orientador estrangeiro. Aparentemente as universidades estrangeiras deixaram de contar para as condições de acolhimento, segundo o Guião de Avaliação.
- O plano de trabalhos deve ser pensado apenas para os 3 primeiros anos ou para os 6? Li no regulamento que se tem de apresentar o plano de trabalhos para o 2º triénio no pedido de renovação do mesmo...
Que eu saiba apenas deves apresentar para os primeiros 3 anos. Caso apresentes renovação para 2º triénio logo apresentas plano de trabalhos para os 3 anos seguintes.

Boa sorte.

brump
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por brump »

Muito obrigado pela ajuda!

Cumprimentos

brump
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por brump »

Boa tarde,

Alguém sabe se é necessário fazer anexo do CV do(s) co-orientador(es) na candidatura a BPD ou basta apenas indicar o seu nome e instituição? Não encontro nenhum link na página de candidatura para este efeito...

Cumprimentos

severo.vazquez
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 02, 2013 6:10 pm
University/ Institute: Universidade de Santiago de Compostela

Mensagem por severo.vazquez »

Olá,
Eu sou um cidadão estrangeiro sem residência permanente em Portugal. Posso candidatar-me a uma bolsa de pós-doutoramento mista?
Muito obrigado

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

brump Escreveu:
Segundo fui informado hoje na Loja do Cientista, os planos tanto podem ser 3 como de 6 anos. Os de 3 anos podem sempre pedir uma renovação....

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht

Mensagem por vera.ff »

Boa noite a tod@s,

Alguém me sabe dizer em que campo posso/devo anexar a carta de parecer do orientador e a carta de aceitação da instituição?

Obrigada

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

vera.ff Escreveu:Boa noite a tod@s,

Alguém me sabe dizer em que campo posso/devo anexar a carta de parecer do orientador e a carta de aceitação da instituição?

Obrigada
Respondido aqui:

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5476

vera.ff
cientista regular
cientista regular

Mensagem por vera.ff »

Obrigada pela resposta. E posso adicionar a carta do meu orientador às cartas de recomendação?

Obrigada:)
Vera

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

vera.ff Escreveu:Obrigada pela resposta. E posso adicionar a carta do meu orientador às cartas de recomendação?

Obrigada:)
Vera
Poder podes, a questão é se faz grande sentido... Uma carta de um ex-orientador faz todo o sentido, agora de um futuro orientador é questionável... Qual o futuro orientador que não "recomenda" a pessoa que se propõe a trabalhar com ele?

vera.ff
cientista regular
cientista regular

Mensagem por vera.ff »

Obrigada e peço desculpa por andar a perguntar o mesmo: então o parecer do orientador assinado é para entregar quando e se a bolsa for aprovada? O meu orientador já se associou à candidatura.

Obrigada!

DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por DC »

vera.ff Escreveu:Obrigada e peço desculpa por andar a perguntar o mesmo: então o parecer do orientador assinado é para entregar quando e se a bolsa for aprovada? O meu orientador já se associou à candidatura.

Obrigada!
Pela resposta que me deram na Loja do Cientista... Se ele não tiver nenhum campo no formulário para o fazer, sim, só depois da bolsa ser aprovada. Mas podes sempre telefonar para a FCT a confirmar....

Responder