Bom dia,
tenho uma licenciatura pos-Bolonha italiana, estou a acabar o mestrado em Portugal e vou candidatar-me para uma BD. Tenho algumas duvidas a causa de ainda nao ter residencia em Portugal.
Como posso encher o campo do NIF se nao tenho NIF portuguese e o italiano nao cabe no quadrado? Nao è precisa residencia em Portugal, nao è?
Também nao sei quais documentos relativos aos graus academicos obtidos è preciso anexar apesar dos certificados de obtensao do grau e das cadeiras concluidas. Por exemplo minha nota de Licenciatura nao é em 20simos, nao hà um documento oficial que explica como funcionam as equivalencias?
obrigada
candidatos estrangeiros
-
- investigador em formação
- Registado: quarta out 19, 2011 1:24 pm
- University/ Institute: Coimbra University
- Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
- Contacto:
Re: candidatos estrangeiros
You could try using your Italian codice fiscale, but insert the NIF later if you shall get a NIF.Sapi Escreveu:"[. . .]
Como posso encher o campo do NIF se nao tenho NIF portuguese e o italiano nao cabe no quadrado? [. . .]"
You can pay a university in Portugal for recognition of a foreign degree. This can be useful. It would cost more than 100 Euro and you would need to wait many weeks for the recognition. Good luck.Sapi Escreveu:"Também nao sei quais documentos relativos aos graus academicos obtidos è preciso anexar apesar dos certificados de obtensao do grau e das cadeiras concluidas. Por exemplo minha nota de Licenciatura nao é em 20simos, nao hà um documento oficial que explica como funcionam as equivalencias?
obrigada"
Olásapi Escreveu:(...)
Também nao sei quais documentos relativos aos graus academicos obtidos è preciso anexar apesar dos certificados de obtensao do grau e das cadeiras concluidas. Por exemplo minha nota de Licenciatura nao é em 20simos, nao hà um documento oficial que explica como funcionam as equivalencias?
obrigada
No Guião de Avaliação
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 013_PT.pdf
é indicado (p 14)
Salvo erro, no caso italiano o documento que indica a conversão (e que tanto quanto entendo deves indicar ou colocar no formulário como o documento oficial em que te baseias) é:Encontram-se também nesta situação os candidatos com graus académicos estrangeiros. Neste caso é da responsabilidade do candidato apresentar a conversão da sua nota de licenciatura para a escala portuguesa (0-20) e anexar ao formulário de candidatura o documento oficial no qual se baseou para efetuar a conversão. Quando a instituição de ensino superior estrangeira adote a escala de classificação portuguesa não haverá necessidade de conversão devendo o painel considerar a classificação constante no diploma.
Por forma a auxiliar o candidato na classificação dos graus estrangeiros para a classificação portuguesa sugere-se a consulta do sítio da Direção Geral do Ensino Superior:
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconh ... cAcademico
Os candidatos com graus estrangeiros têm ainda que explicitar claramente no formulário o número de créditos, a classificação final com e sem conversão, e o número de anos do curso frequentado.
http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/4 ... D_2008.PDF
Boa sorte.
-
- investigador em formação
- Registado: terça set 10, 2013 4:38 pm
- University/ Institute: london
sapi Escreveu:Bom dia,
tenho uma licenciatura pos-Bolonha italiana, estou a acabar o mestrado em Portugal e vou candidatar-me para uma BD. Tenho algumas duvidas a causa de ainda nao ter residencia em Portugal.
Como posso encher o campo do NIF se nao tenho NIF portuguese e o italiano nao cabe no quadrado? Nao è precisa residencia em Portugal, nao è?
obrigada
Hi Sapi,
I spoke to the FCT about the NIF as I don't have one either. Theu told me that it only applies to portuguese people and that I had to write n/a. The problem was that I had already witter "I dont have a NIF number" in the box and couldn't manage to change it
So I wrote them an e-mail and they did it for me. So now, on my NIF there is written n/a.
As for the degree, I am doing like spca said. Convert your italian grade to the portuguese scale, to do this you can use the document spca sent you the link for. Then attach your italian degree (it doesn't need translation) and the document from where you got the conversion. I am doing like this.
If you want it officially translated, there is no time any more. it is a process that requires more than a couple of weeks (the FCT told me this by phone), so you cannot do anything else.
good luck