Boa tarde!
Sou actualmente investigadora num projecto Marie Curie que irá findar este mês. Em 2011 iniciei o meu doutoramento na Alemanha, mas ainda não o concluí e por isso penso concorrer à FCT para obter um ano de financiamento para escrever a tese. No entanto, tenho algumas dúvidas em relação a:
a) como só vou pedir um ano de financiamento, posso ter alguma desvantagem por isso?
b) o próximo semestre na Alemanha começa em Outubro. Ouvi dizer que as bolsas na FCT só começam a ser pagas em Janeiro. Como devo organizar o meu plano de trabalhos: a começar em Outubro ou apenas em Janeiro?
Obrigada
Sofia
Data de início bolsa/candidatura para um ano
Re: Data de início bolsa/candidatura para um ano
Olá
A desvantagem que me ocorre é que como o teu plano de trabalhos deve ser mais curto, pode eventualmente receber pior nota por isso.
Eu não sei se a FCT impede que recebas bolsa depois (de certeza que não ao mesmo tempo) de já teres sido financiada pela Marie Curie (programa que em Portugal é a própria FCT que gere, não sei se te foi atribuída bolsa através deles), talvez seja melhor confirmares com eles.
Eu penso que a FCT permite que o plano de trabalhos comece antes, mas só te pagará durante o período de bolsas. Como me parece que o teu problema será teres um plano de trabalhos curto, parece-me que o melhor seria que comeces o plano de trabalhos o quanto antes e o escrevas o mais extenso e completo possível, mesmo que quando comeces a bolsa parte disso já tenha passado.
Boa sorte.
Creio que na prática é sempre como se pedisses 4 anos de financiamento. Creio que não terão em conta que estás a pedir menos anos, será sempre como se concorresses a uma bolsa para todo o doutoramento. O financiamento parará quando entregares a tese (podes alegar que estás a escrever artigos para te darem financiamento até discutires), ou ao fim de quatro anos.a) como só vou pedir um ano de financiamento, posso ter alguma desvantagem por isso?
A desvantagem que me ocorre é que como o teu plano de trabalhos deve ser mais curto, pode eventualmente receber pior nota por isso.
Eu não sei se a FCT impede que recebas bolsa depois (de certeza que não ao mesmo tempo) de já teres sido financiada pela Marie Curie (programa que em Portugal é a própria FCT que gere, não sei se te foi atribuída bolsa através deles), talvez seja melhor confirmares com eles.
O ano passado a bolsa começou a ser paga a partir de Janeiro, e 60 dias úteis depois de entregares os documentos todos via electrónica. Este ano só se saberá quando será quando sair o respectivo regulamento.b) o próximo semestre na Alemanha começa em Outubro. Ouvi dizer que as bolsas na FCT só começam a ser pagas em Janeiro. Como devo organizar o meu plano de trabalhos: a começar em Outubro ou apenas em Janeiro?
Eu penso que a FCT permite que o plano de trabalhos comece antes, mas só te pagará durante o período de bolsas. Como me parece que o teu problema será teres um plano de trabalhos curto, parece-me que o melhor seria que comeces o plano de trabalhos o quanto antes e o escrevas o mais extenso e completo possível, mesmo que quando comeces a bolsa parte disso já tenha passado.
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 13, 2011 4:50 pm
- University/ Institute: Universitat of Bielefeld
Obrigada pela resposta. Vou tentar concorrer na mesma. Nunca concorri à FCT, estudo e trabalho fora de Portugal há vários anos, e no caso da Marie Curie, o concurso nada teve a ver com Portugal, sou a única portuguesa no projeto. Por outro lado, as Marie Curie ITN são neste caso contratos de trabalho e não bolsas, e não servem para fazer doutoramento e sim investigação. O doutoramento é opcional. Acontece que por minha iniciativa estudo o contexto português, e por isso acharia oportuno receber algum apoio de Portugal. Como no regulamento diz que a bolsa pode ser concedida por períodos a partir dos 6 meses, pensei que não houvesse problema.
Já agora tenho uma dúvida: estou a pensar enviar o projeto em inglês, porque é assim que ele foi escrito, é a minha língua de trabalho, e os meus orientadores têm de perceber o que escrevo. Haverá também alguma desvantagem nisso? Vou concorrer para Ciências da Educação.
Já agora tenho uma dúvida: estou a pensar enviar o projeto em inglês, porque é assim que ele foi escrito, é a minha língua de trabalho, e os meus orientadores têm de perceber o que escrevo. Haverá também alguma desvantagem nisso? Vou concorrer para Ciências da Educação.
Olásofirib Escreveu:Obrigada pela resposta. Vou tentar concorrer na mesma. Nunca concorri à FCT, estudo e trabalho fora de Portugal há vários anos, e no caso da Marie Curie, o concurso nada teve a ver com Portugal, sou a única portuguesa no projeto. Por outro lado, as Marie Curie ITN são neste caso contratos de trabalho e não bolsas, e não servem para fazer doutoramento e sim investigação. O doutoramento é opcional. Acontece que por minha iniciativa estudo o contexto português, e por isso acharia oportuno receber algum apoio de Portugal. Como no regulamento diz que a bolsa pode ser concedida por períodos a partir dos 6 meses, pensei que não houvesse problema.
Não há qualquer desvantagem em escreveres tudo em Inglês.
Boa sorte.