Declaração de aptidão de trabalho para o SSV

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
oKiDoKi
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda out 13, 2008 12:13 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Declaração de aptidão de trabalho para o SSV

Mensagem por oKiDoKi »

Olá a todos!

Vou aderir ao SSV e encontrei esta informação na página da Seg Social:

DOCUMENTOS A APRESENTAR

- Bilhete de Identidade, Certidão de Nascimento ou outro documento de identificação;
- Declaração, sob compromisso de honra, de que o requerente não se encontra abrangido por regime obrigatório de protecção social;
- Atestado de residência, tratando-se de estrangeiros ou apátridas, incluindo os de países exteriores à União Europeia, com os quais não existe acordo ou convenção de segurança social, com indicação do período a que a mesma diz respeito;
- Certificação médica comprovativa de que o interessado se encontra apto para o trabalho.
A certificação para os residentes, é efectuada pelo Sistema de Verificação das Incapacidades.

Alguém me sabe dizer se é obrigatório irmos a uma junta médica? Ou basta uma declaração médica normal?

Obrigada!

Fiquem bem,

Sofia.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Declaração de aptidão de trabalho para o SSV

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Tanto quanto sei, é precisamente um atestado médico que é necessário para a adesão ao SSV. Pelo que percebi, agora já não vamos a junta médica, tendo antes de entregar um atestado de que "temos saúde para trabalhar" ;)

Tiago

seireenia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 28, 2008 10:56 am
University/ Institute: University of Exeter

Mensagem por seireenia »

Olá

No meu caso bastou um atestado médico que dizia que eu não tinha problemas de saúde e estava apta para desempenhar as funções que vinham no contrato da bolsa.

Ana Neves

Mónica Almeida
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 14, 2009 6:49 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Mónica Almeida »

Olá a todos.

Relativamente à declaração de aptidão de trabalho, que tipo de atestado é que tem que ser?

Isto porque fui à médica pedir um certificado médico e ela disse que não sabia o que eu queria, que existem vários tipos de certificados médicos, com análises físicas, psicológicas, clínicas, e falou em se fazer um raio-X por causa da tuberculose....

Que tipo de declaração é que pretendem no SSV? É mesmo preciso estar a fazer isto tudo? Ela não me passa a declaração enquanto eu não confirmar esta informação, e está muito decidida a mandar-me fazer um raio-x (para despistar doenças infecto-respiratórias) e análises clínicas....

Obrigada

Mónica Almeida

nitta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 29, 2009 11:25 am
University/ Institute: INESC Porto

Mensagem por nitta »

Olá!

O meu caso assemelha-se ao da Ana Neves...
Bastou-me uma folha A5 escrita pela médica onde mencionava que eu tinha aptidão física e psicológica para desempenhar as minhas funções, e que a presente certidão se destinava à inscrição na Seg. Social no regime do Seg. Soc. Voluntário...

Na Seg. Social não houve nenhum problema aquando a inscrição.

Cumps.

hbatalha
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 15, 2012 10:40 am
University/ Institute: CIBIO

Mensagem por hbatalha »

Olá a todos!

Sabem se esta declaração tem de ser passada pelo médico de família ou pode ser por outro médico qualquer? É que onde eu moro é quase impossível conseguir consulta com o médico de família, e eles só passam certidão se tivermos consulta marcada...

Obrigada :)

araquelgs
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta dez 07, 2012 3:36 pm
University/ Institute: UC / INESCC

Mensagem por araquelgs »

Eu fui buscar ao médico de família. Mas tive de pedir "atestado de robustez". Não sei se realmente pode ser passado por outro médico...

sbras
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 25, 2009 9:32 am
University/ Institute: IST/ISR

Mensagem por sbras »

Qualquer médico serve.

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por ciencia »

Olá caros colegas,

Não sei se me sabem tirar uma dúvida. o seguro social voluntário serve para futuramente receber subsidio de desemprego??? Penso que não , mas não sei se alguma coisa mudou?
Obrigado,
Bom trabalho.

csgp
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 30, 2013 4:10 pm
University/ Institute: FFUL

Mensagem por csgp »

Boa tarde a todos,

Desculpem a minha ignorância mas gostava que alguém me explicasse as vantagens de descontar para a SSV. Eu sei que o valor para o primeiro escalão nos é reembolsado pela FCT no entanto nunca ninguém me soube dizer ao certo quais as vantagens de descontar e se realmente vale a pena.

Agradeço desde já os vossos comentários!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Ola.
As coberturas do SSV sao pensao de reforma, invalidez, doenca e eventualmente (nao sei se ja foi esclarecido) licenca de maternidade (e paternidade?), obviamente pelo escalao que escolheres, que no caso minimo reembolsado pela FCT é relativo a 1 IAS (Indexante de apoios sociais) = 420 euros.
Nao da direito a subsidio de desemprego.

A meu ver, como te reembolsam, vale a pena o escalao minimo. Como o sistema de seguranca social possivelmente dentro de 10 ou 20 anos ira a falencia ou sera reformado para dar pensoes simbolicas, acho que nao vale a pena mais que o escalao minimo a pensar que vais receber uma reforma melhor. Mais vale colocares o dinheiro numa conta-poupanca ou PPR ou algo assim, em minha opiniao. A menos que saibas que vais ter que por baixa por doenca, ou pretendes engravidar.

AnaRosadelaGloria
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta dez 20, 2012 9:41 am
University/ Institute: Universidade Aberta / Universidade de Coimbra

Mensagem por AnaRosadelaGloria »

Bom dia,
Acho que a pergunta "quais as vantagens de descontar para a Segurança Social" é pertinente, e é uma pena que ao início, quando iniciarmos a bolsa, não recebemos uma espécie de uma pasta informativa com todas as informações administrativas importantes.

Só durante o 1º ano da bolsa, e só por ter tido um problema de saúde com internamento hospitalar, com estadia no estrangeiro (tenho bolsa mista), aprendi muito sobre os nossos direitos como cidadãos europeus. Pagando aqui a Segurança Social dá-nos o direito de nos podermos inscrever-nos no sistema de saúde de um outro país membro da União Europeia, que é útil quando formos para períodos mais prolongados. Para este efeito pede-se o forumlário S1 na Segurança Social (em Lisboa só no Areeiro, nas Relações Internacionais). Este formulário (gratuito, simples) confirma que estamos aqui inscrito/a na Segurança Social, e este formulário entrega-se à entidade de segurança social do outro país membro, e dá-nos acesso a mais serviços de saúde do que aqueles cobertos pelo Cartão Europeu de Seguro de Doença, que serve apenas para emergências quando estamos de férias ou períodos curtos.
Mais informação encontra-se aqui:

http://europa.eu/youreurope/citizens/ed ... dex_pt.htm

http://www.euraxess.de/portal/special_c ... ns_in.html

Extended stays

An extended stay abroad is one that goes beyond a holiday or business trip or a conference visit such as a guest professorship or research trip that lasts a semester or a year. For extended stays abroad within the European Union, as well as in Iceland, Liechtenstein, Norway and Switzerland, instead of the European Health Insurance Card, the following applies:

If you are entitled to statutory health insurance at home, then your domestic health insurance provider will issue Form E106 or S1 on request. Form E106 or S1 entitles you and your family members to register with a German health insurance scheme. The German health insurance scheme will then provide all the services that a German health insurance scheme member is entitled to. The German health insurance scheme will subsequently bill the domestic health insurance provider for their costs.

(esta última informação diz respeito à Alemanha, que foi importante para o meu caso).

Embora chato que a FCT nos reembolsa o SSV com imenso atraso (não recebi ainda os últimos 5 meses!), recomendaria sempre fazer a inscrição.
Boa sorte!

csgp
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 30, 2013 4:10 pm
University/ Institute: FFUL

Mensagem por csgp »

Muito obrigada pelas vossas respostas!!! :D

Carina

Responder