Duarte Gonçalves Escreveu:Preciso de ajuda:
1) tenho uma licenciatura de bolonha de 180 ECTS com média de 18 valores, na qual fiz ainda 6 ECTS suplementares resultando ainda assim em média de 18 valores (186 ECTS, 18 valores)
2) tenho o primeiro ano de uma outra licenciatura (que estou actualmente a frequentar) correspondente a mais de 60 ECTS com média superior a 18 valores
3) com 246 ECTS ao momento de candidatura a BD com média superior a 17 valores (18 ou mais valores), devia ter ficado no escalão entre 180 e 300 ECTS, o que não aconteceu, porque não me contabilizaram mais de 60 ECTS concluídos da licenciatura que actualmente frequento. caso o tivessem feito, teria ficado acima da linha de corte. vou argumentar que a base de referência está em ECTS e que a formação bietápica ou de mestrado integrado são tipificações e que não devo ser penalizado pelas minhas opções em formação (no estrangeiro, 60 ECTS corresponde a 2 minors...).
O que faço? Por favor, preciso de ajuda
a) Este caso pode ser revisto já em audição prévia, tratando-se de uma incorrecção na pontuação? Qual a probabilidade de ser revisto?
b) Caso não seja revisto, que devo fazer? (e não me respondam, por favor, que devo tentar para o ano, o que certamente farei se não conseguir revisão da pontuação).
Parabéns a todos os que conseguiram a bolsa.
Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Se ainda não viste: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 444#p29444
-
- recém-chegado
- Registado: sexta fev 24, 2012 1:08 am
- University/ Institute: FCSH/NOVA || ISCTE-IUL
Obrigado spca.
Uma nota: quanto a não somarem os ECTS por serem de 1.º ciclo, bem, então espero que licenciaturas com mais de 180 ECTS não tenham ficado no escalão >180 e <300 ECTS (o que duvido que não tenha acontecido, pelo que, não havendo qualquer outra especificação de critérios, como os ECTS corresponderem a grau ou qualquer outra, pode-se considerar que fiz um major noutra área, pelo que espero que tal seja considerado).
Se puder fazer algumas questões...
1) Quanto à audiência prévia, existe possibilidade de ser aí revista a classificação, ou é sempre necessário recurso?
2) É literalmente uma audiência (presencial), ou como se processam as coisas?
3) Alguém sabe de prazos?
Uma nota: quanto a não somarem os ECTS por serem de 1.º ciclo, bem, então espero que licenciaturas com mais de 180 ECTS não tenham ficado no escalão >180 e <300 ECTS (o que duvido que não tenha acontecido, pelo que, não havendo qualquer outra especificação de critérios, como os ECTS corresponderem a grau ou qualquer outra, pode-se considerar que fiz um major noutra área, pelo que espero que tal seja considerado).
1) Quanto à audiência prévia, existe possibilidade de ser aí revista a classificação, ou é sempre necessário recurso?
OláDuarte Gonçalves Escreveu:Obrigado spca.
A classificação pode ser revista na Audiência Prévia, mas em princípio apenas se tiverem ocorrido erros administrativos.1) Quanto à audiência prévia, existe possibilidade de ser aí revista a classificação, ou é sempre necessário recurso?
Podes reclamar com a tal questão que devias ter tido entre 180 e 300 ECTS na licenciatura por teres ECTS da primeira licenciatura e da que estás a fazer a ver se "cola". Acho que não deves ter demasiadas expectativas, mas podes tentar.
Independentemente de fazeres ou não AP, podes depois apresentar reclamação em recurso.
Não. Tanto quanto imagino, um funcionário da FCT vai verificar o teu processo e ver se os erros administrativos que apontas são ou não erros administrativos. Se forem, a tua nota poderá ser alterada em função dos erros e podes passar a ter bolsa. É tudo como na fase anterior do concurso, eles analisam e depois de todos os casos terem sido analisados apresentam os resultados.2) É literalmente uma audiência (presencial), ou como se processam as coisas?
Só depois de serem conhecidos os resultados da AP podes apresentar recurso.
Isso costumava ser indicado no mail que a FCT manda com os resultados. Talvez também seja indicado no FCT-SIG, onde terás que apresentar a AP.3) Alguém sabe de prazos?
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta fev 24, 2012 1:08 am
- University/ Institute: FCSH/NOVA || ISCTE-IUL
Estou esclarecido! Muito obrigado spca!
-
- investigador em formação
- Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
- University/ Institute: Universidade de Aveiro
caros,
este ano fui agraciado com a bolsa de doutoramento. yay!
na submissão electrónica dos documentos, tenho dúvidas sobre:
a) qual o prazo para a submissão de todos os documentos?
b) qual o formato dos seguintes documentos:
igor
b) qual o formato dos seguintes documentos:
grato,C - Declaração de aceitação do orientador - Adviser declaration of acceptance
D - Documento comprovativo de aceitação da instituição de acolhimento - Acceptance declaration from the host(s) institution(s)
E - Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau - Acceptance declaration from the degree granting institution(s)
F - Esclarecimento da situação profissional - Clarification of professional status
J - Documento comprovativo de residência permanente - Certificate of permanent residence in Portugal
igor
-
- cientista regular
- Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
- University/ Institute: FCUL
Da parte da FCT, podes entregar esses documentos até ao final de 2013, dado que, se assim o desejares, podes adiar o princípio da bolsa para essa altura. O importante a reter é que a FCT demora meses a processar a documentação e os primeiros pagamentos são sempre feitos com atraso, pelo que é do teu interesse dar andamento ao processo o mais cedo possível.igor.marques Escreveu:a) qual o prazo para a submissão de todos os documentos?
b) qual o formato dos seguintes documentos
Quanto aos documentos, eu digitalizei tudo a cores (densidade 300dpi) e usei o formato universal PDF.
-
ricardo, obrigado!
Oláricardo.figueiredo Escreveu:Da parte da FCT, podes entregar esses documentos até ao final de 2013, dado que, se assim o desejares, podes adiar o princípio da bolsa para essa altura. O importante a reter é que a FCT demora meses a processar a documentação e os primeiros pagamentos são sempre feitos com atraso, pelo que é do teu interesse dar andamento ao processo o mais cedo possível.igor.marques Escreveu:a) qual o prazo para a submissão de todos os documentos?
b) qual o formato dos seguintes documentos
Quanto aos documentos, eu digitalizei tudo a cores (densidade 300dpi) e usei o formato universal PDF.
Atenção que o que está no regulamento é que os documentos têm de estar entregues num prazo de 6 meses após a saída dos resultados. Portanto, meados de Abril.
Fonte: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Artigo 16º – Documentos de suporte da candidatura
9. A não entrega da documentação, referida nos números anteriores, nas condições exigidas pelo presente regulamento, no prazo de seis meses a partir da data da comunicação da aprovação em sede de avaliação científica, implica a não concessão de bolsa e encerramento do processo.
-
- Registado: quarta out 19, 2011 1:24 pm
- University/ Institute: Coimbra University
- Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
- Contacto:
igor.marques Escreveu:"caros,
b) qual o formato dos seguintes documentos:grato,C - Declaração de aceitação do orientador - Adviser declaration of acceptance
D - Documento comprovativo de aceitação da instituição de acolhimento - Acceptance declaration from the host(s) institution(s)
E - Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau - Acceptance declaration from the degree granting institution(s)
F - Esclarecimento da situação profissional - Clarification of professional status
J - Documento comprovativo de residência permanente - Certificate of permanent residence in Portugal
igor"
It is prudent to submit each document almost as soon as possible.
There might not always be a unique format, but I submitted and FCT accepted . . .
HTTP://WWW.FCT.MCTES.Pt/FCTAnexos/FCT_B ... to2012.pdf
HTTP://WWW.FCT.MCTES.Pt/FCTAnexos/FCT_B ... ZT/5/D.pdf
For
"E - Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau
Acceptance declaration from the degree granting institution(s)"
I submitted a "Certificado Multiusos, nos termos do artigo 28º do Decreto Lei" from the university.
HTTP://WWW.FCT.MCTES.Pt/FCTAnexos/FCT_B ... canned.pdf
-
spca e nicholas, muito obrigado pelas vossas contribuições!
vou ver se me despacho a obter a documentação!
vou ver se me despacho a obter a documentação!