Resultados Bolsa Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Duarte Gonçalves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 24, 2012 1:08 am
University/ Institute: FCSH/NOVA || ISCTE-IUL

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por Duarte Gonçalves »

Preciso de ajuda:
1) tenho uma licenciatura de bolonha de 180 ECTS com média de 18 valores, na qual fiz ainda 6 ECTS suplementares resultando ainda assim em média de 18 valores (186 ECTS, 18 valores)
2) tenho o primeiro ano de uma outra licenciatura (que estou actualmente a frequentar) correspondente a mais de 60 ECTS com média superior a 18 valores
3) com 246 ECTS ao momento de candidatura a BD com média superior a 17 valores (18 ou mais valores), devia ter ficado no escalão entre 180 e 300 ECTS, o que não aconteceu, porque não me contabilizaram mais de 60 ECTS concluídos da licenciatura que actualmente frequento. caso o tivessem feito, teria ficado acima da linha de corte. vou argumentar que a base de referência está em ECTS e que a formação bietápica ou de mestrado integrado são tipificações e que não devo ser penalizado pelas minhas opções em formação (no estrangeiro, 60 ECTS corresponde a 2 minors...).
O que faço? Por favor, preciso de ajuda
a) Este caso pode ser revisto já em audição prévia, tratando-se de uma incorrecção na pontuação? Qual a probabilidade de ser revisto?
b) Caso não seja revisto, que devo fazer? (e não me respondam, por favor, que devo tentar para o ano, o que certamente farei se não conseguir revisão da pontuação).

Parabéns a todos os que conseguiram a bolsa.

Bolseirogordo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mai 15, 2012 5:13 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Bolseirogordo »

Duarte Gonçalves Escreveu:Preciso de ajuda:
1) tenho uma licenciatura de bolonha de 180 ECTS com média de 18 valores, na qual fiz ainda 6 ECTS suplementares resultando ainda assim em média de 18 valores (186 ECTS, 18 valores)
2) tenho o primeiro ano de uma outra licenciatura (que estou actualmente a frequentar) correspondente a mais de 60 ECTS com média superior a 18 valores
3) com 246 ECTS ao momento de candidatura a BD com média superior a 17 valores (18 ou mais valores), devia ter ficado no escalão entre 180 e 300 ECTS, o que não aconteceu, porque não me contabilizaram mais de 60 ECTS concluídos da licenciatura que actualmente frequento. caso o tivessem feito, teria ficado acima da linha de corte. vou argumentar que a base de referência está em ECTS e que a formação bietápica ou de mestrado integrado são tipificações e que não devo ser penalizado pelas minhas opções em formação (no estrangeiro, 60 ECTS corresponde a 2 minors...).
a) Este caso pode ser revisto já em audição prévia, tratando-se de uma incorrecção na pontuação? Qual a probabilidade de ser revisto?
b) Caso não seja revisto, que devo fazer? (e não me respondam, por favor, que devo tentar para o ano, o que certamente farei se não conseguir revisão da pontuação).

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Duarte Gonçalves Escreveu:Preciso de ajuda:

Olá
Creio que não perdes nada em pedir audiência prévia, além de elaborar uma argumentação nesse sentido que, se falhar na AP, podes sempre usar também no recurso. Mas acho melhor não teres muitas expectativas quanto a que a classificação seja revista.
Creio que não somaram os 60 ECTS da nova licenciatura aos da antiga por ser outra licenciatura - ou seja, o mesmo grau dos outros 180 ECTS. Talvez o tivessem feito se fosse 60 ECTS de mestrado.
Quanto ao que fazer, como não falas no Recurso, convém talvez lembrar que é essa a etapa "normal" a seguir à Audiência Prévia.
Boa sorte.
Última edição por spca em sábado out 13, 2012 9:21 pm, editado 2 vezes no total.

pbranco
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 04, 2012 10:14 am
University/ Institute: FMUP

Mensagem por pbranco »

Psicologia

Numero de Candidatos: 292
Bolsas concedidas: 51

Linha de corte: 4,19

carlasilva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 19, 2012 11:16 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por carlasilva »

Alguém me sabe dizer se, para reclamar, tenho de ir a Lisboa à loja do cientista consultar todos os processos do meu painel? Não há outra forma de obtê-los sem ir lá? Foi por uma centésima... :( Valerá a pena mesmo assim pedir recurso?
Obrigado.

spca

Mensagem por spca »

carlasilva Escreveu:Alguém me sabe dizer se, para reclamar, tenho de ir a Lisboa à loja do cientista consultar todos os processos do meu painel? Não há outra forma de obtê-los sem ir lá? Foi por uma centésima... :( Valerá a pena mesmo assim pedir recurso?
Obrigado.
Não és obrigada a consultar nenhum processo - nem eles devem querer que o faças. Mas talvez te ajude a preparar o recurso...
Agora é a fase de audiência prévia. É veres se houve algum erro administrativo no teu processo, e se for o caso, reclamar na Audiência Prévia.
Depois será a fase do recurso.
Se vale a pena... Se tens erros administrativos, tipo não contaram um dos teus artigos ou contaram-te com uma média errada, sem dúvida (AP). Se achas que foste claramente mal avaliada, talvez. Se foste bem avaliada, pode ser que tenhas sorte mas a probabilidade é muito mais baixa.
Boa sorte.

hjssp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 06, 2012 3:22 pm
University/ Institute: Nenhum

Mensagem por hjssp »

-BPD
-História da Ciência
-Linha de Corte: 4.77
-Candidatos aprovados: 3
-Número Total de Candidatos: 11

hjssp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 06, 2012 3:22 pm
University/ Institute: Nenhum

Mensagem por hjssp »

Já agora, onde estão publicados os painéis de avaliadores?

florinda
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado out 13, 2012 11:42 am
University/ Institute: coimbra

Mensagem por florinda »

Bom dia colegas

Preciso de que alguém me esclareça, por favor:
Candidatei-me a uma BPD.
1. Alguém me sabe disser se a nota de licenciatura conta para a BPD como para a BD?
2. Qual é a classificação do mestrado? E do doutoramento?
3. Como é que avaliam os artigos, conferencias, é por percentagem?
Se me puderem ajudar, agradeço imenso, porque penso que o mérito do candidato na BPD é avaliada de forma ambígua.
Felicidades aos bolseiros.

csmcm
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 18, 2012 10:58 am
University/ Institute: Porto

Mensagem por csmcm »

florinda Escreveu:Bom dia colegas

Preciso de que alguém me esclareça, por favor:
Candidatei-me a uma BPD.
1. Alguém me sabe disser se a nota de licenciatura conta para a BPD como para a BD?
2. Qual é a classificação do mestrado? E do doutoramento?
3. Como é que avaliam os artigos, conferencias, é por percentagem?
Se me puderem ajudar, agradeço imenso, porque penso que o mérito do candidato na BPD é avaliada de forma ambígua.
Felicidades aos bolseiros.
Tenho exactamente a mesma dúvida. Aliás, há três anos, quando concorri à minha actual BPD, tive 5 no "mérito do candidato" e agora só tive 4.5! Alguém nos pode ajudar a entender a avaliação do mérito do candidato em BPD?

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por mc86 »

Uma pergunta que , penso ainda nao ter lido aqui....
em anos anteriores houve uma espécie de repescagem...em que, por ex, em arquitectura, tenho conhecimento de terem baixado a linha de corte até aos 4.1.
Até que ponto isso foi pontual do ano passado, ou é recorrente? (isto, nao percebendo bem o que acontece na audiência prévia? e acontece a todos?)

ruiefs
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado out 13, 2012 1:31 pm
University/ Institute: Universidad Autonoma de Madrid

Mensagem por ruiefs »

-Tipo de bolsa: BD
-Área científica: Física
-Linha de corte: 4.300
-Número de candidatos aprovados: 24
-Número total de candidatos: 74

José M.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 01, 2011 1:44 pm
University/ Institute: FC UL

Mensagem por José M. »

Questões:

Olhando para os resultados, por exmplo na área de Elecro/Informática há 72 recém/atuais doutorados que não têm bolsa BPD, de um total de 155. A grande parte portugueses, pelo menos pelos nomes, é o que parece.

- O que é que vai acontecer a esta gente e a todos os outros das outras áreas, sem bolsa BPD?

- Falando mesmo dos 33 que tiveram bolsa nesta área. Haverá 33 lugares nos Depts. de Informática/Eletro em Portugal, nos próximos 6 anos?

- A grande quantidade de candidatos a BD, como em Eletro/Informática, >300, significa que não há emprego em Portugal para estes cursos? Estes 300 representam que percentagem dos finalistas de 2012 nesta área?

- Faz sentido as bolsas funcionaren como subsidio de desemprego?

HBCardoso
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 21, 2012 2:06 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por HBCardoso »

José M. Escreveu:Questões:

Olhando para os resultados, por exmplo na área de Elecro/Informática há 72 recém/atuais doutorados que não têm bolsa BPD, de um total de 155. A grande parte portugueses, pelo menos pelos nomes, é o que parece.

- O que é que vai acontecer a esta gente e a todos os outros das outras áreas, sem bolsa BPD?

- Falando mesmo dos 33 que tiveram bolsa nesta área. Haverá 33 lugares nos Depts. de Informática/Eletro em Portugal, nos próximos 6 anos?

- A grande quantidade de candidatos a BD, como em Eletro/Informática, >300, significa que não há emprego em Portugal para estes cursos? Estes 300 representam que percentagem dos finalistas de 2012 nesta área?

- Faz sentido as bolsas funcionaren como subsidio de desemprego?

Infelizmente muita gente em Portugal segue Doutoramento e Pós-Doc precisamente por não haver emprego, e muitos não se estão para aventurar lá fora. Não há indústria para quase nada pois o nosso país está virado pra serviços.

nuclear
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2012 2:26 pm
University/ Institute: U L

Mensagem por nuclear »

Alguém me pode enviar a lista das BD de ciências biológicas por favor?

Agradeço desde já!! :smt006

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

apenas 15% de bolsas para arquitectura? que discrepância..lol
Parabéns a todos!

ggomes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta out 12, 2012 3:16 pm
University/ Institute: UTL

Mensagem por ggomes »

Caros colegas,

Alguém sabe qual é a avaliação do LNEC, de 1 a 5, no item "Mérito das condições de acolhimento"? Isto está publicado em algum lado?

Obrigado.

GGomes

spca

Mensagem por spca »

Nunca ouvi falar que tivessem alterado linhas de corte depois da AP. Talvez possam ter subido administrativamente a nota de algumas pessoas que estivessem mais próximas da linha de corte. Mas creio que, a ter acontecido, apenas deve ter ocorrido a pessoas que tenham apresentado reclamação em AP.
mc86 Escreveu:Uma pergunta que , penso ainda nao ter lido aqui....
em anos anteriores houve uma espécie de repescagem...em que, por ex, em arquitectura, tenho conhecimento de terem baixado a linha de corte até aos 4.1.
Até que ponto isso foi pontual do ano passado, ou é recorrente? (isto, nao percebendo bem o que acontece na audiência prévia? e acontece a todos?)

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

spca Escreveu:Nunca ouvi falar que tivessem alterado linhas de corte depois da AP. Talvez possam ter subido administrativamente a nota de algumas pessoas que estivessem mais próximas da linha de corte. Mas creio que, a ter acontecido, apenas deve ter ocorrido a pessoas que tenham apresentado reclamação em AP.
mc86 Escreveu:Uma pergunta que , penso ainda nao ter lido aqui....
Pois acredito...mas a questão que me refiro, nada tem a ver com a AP. É mesmo a questão que eles próprios dizem de que "com ou sem observações" as bolsas sofrem re-avaliação...diz no mm sitio onde sairam as bolsas, e foi essa questão que ocorreu num ano anterior. 1ª linha de corte num valor...e quando sairam os resultados ja homologados lembro me de baixar...mas posso ter percebido mal!

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

alias...as observações para caso de AP só servem se for de teor adminstrativo, etc...

Responder