Mérito Candidato em BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
csmcm
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 18, 2012 10:58 am
University/ Institute: Porto

Mérito Candidato em BPD

Mensagem por csmcm »

florinda Escreveu:Bom dia colegas

Preciso de que alguém me esclareça, por favor:
Candidatei-me a uma BPD.
1. Alguém me sabe disser se a nota de licenciatura conta para a BPD como para a BD?
2. Qual é a classificação do mestrado? E do doutoramento?
3. Como é que avaliam os artigos, conferencias, é por percentagem?
Se me puderem ajudar, agradeço imenso, porque penso que o mérito do candidato na BPD é avaliada de forma ambígua.
Felicidades aos bolseiros.
Tenho exactamente a mesma dúvida. Aliás, há três anos, quando concorri à minha actual BPD, tive 5 no "mérito do candidato" e agora só tive 4.5! Alguém nos pode ajudar a entender a avaliação do mérito do candidato em BPD?

Rotiv
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Re: Mérito Candidato em BPD

Mensagem por Rotiv »

É injusto avaliarem só a partir da publicação de artigos científicos (pelo menos é isso que consta na ficha de avaliação).
Devia também contar, e haver referência, às classificações obtidas na licenciatura, do mestrado, e do doutoramento. Devia também contar mais quem fez os cursos antes do processo de Bolonha (em que se estudava durante mais anos). Devia também contar quem já tem experiência profissional, e deu aulas durante vários anos. Não acham ?
Vou reclamar, e invocar estes argumentos. Vou também escrever aos avaliadores (basta saber os nomes e enviar para as respectivas Faculdades).

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por ciencia »

csmcm Escreveu:

Candidatei-me a uma BPD.
1. Alguém me sabe disser se a nota de licenciatura conta para a BPD como para a BD?
Se me puderem ajudar, agradeço imenso, porque penso que o mérito do candidato na BPD é avaliada de forma ambígua.
Tenho exactamente a mesma dúvida. Aliás, há três anos, quando concorri à minha actual BPD, tive 5 no "mérito do candidato" e agora só tive 4.5! Alguém nos pode ajudar a entender a avaliação do mérito do candidato em BPD?
Colegas,

Tenho o mesmo problema! No entanto, sei que as classificações de Mestrado e doutoramento não contam para o mérito do candidato. Conta apenas e unicamente o níumero de artigos ISI e não sei se este ano contou as actas em congressos. O problema é que a avaliação que dão a cada artigo não vem no guião e o painel nem sequer se dá ao trabalho de justificar a classificação que dá, mas supostamente seria obrigado "Cabe aos coordenadores dos painéis garantir que, no preenchimento das fichas de avaliação, os avaliadores justificam as suas classificações com argumentos substantivos que permitam compreender o julgamento feito e ajudem o candidato a melhorar uma futura candidatura, se for esse o caso. Os candidatos têm acesso às transcrições das fichas de avaliação, pelo que as classificações e justificações devem ser claras e coerentes. Pede-se aos coordenadores dos painéis uma especial atenção a esta questão." de acordo com o guião de avaliação.
Se alguém poder ajudar agradeço.
Boa sorte colegas.

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

ciencia Escreveu:
csmcm Escreveu:

Candidatei-me a uma BPD.
Colegas,

Tenho o mesmo problema! No entanto, sei que as classificações de Mestrado e doutoramento não contam para o mérito do candidato. Conta apenas e unicamente o níumero de artigos ISI e não sei se este ano contou as actas em congressos. O problema é que a avaliação que dão a cada artigo não vem no guião e o painel nem sequer se dá ao trabalho de justificar a classificação que dá, mas supostamente seria obrigado "Cabe aos coordenadores dos painéis garantir que, no preenchimento das fichas de avaliação, os avaliadores justificam as suas classificações com argumentos substantivos que permitam compreender o julgamento feito e ajudem o candidato a melhorar uma futura candidatura, se for esse o caso. Os candidatos têm acesso às transcrições das fichas de avaliação, pelo que as classificações e justificações devem ser claras e coerentes. Pede-se aos coordenadores dos painéis uma especial atenção a esta questão." de acordo com o guião de avaliação.
Se alguém poder ajudar agradeço.
Boa sorte colegas.
Olá

Conforme tenho falado por aqui, no caso das BPD os critérios dependem de cada painel de avaliação. O que o texto que o/a Ciência colocou a negrito apenas diz que cada painel deve avaliar os seus candidatos com os mesmos critérios.
As avaliações normalmente baseiam-se na produção científica, que, mais uma vez, cada painel avaliou conforme achou melhor, de acordo com as especificidades de cada área. Nalgumas áreas podem apenas ter tido em conta o número de artigos, noutras terem tido em conta critérios como o factor de impacto das revistas ou a posição na lista de autores. Alguns painéis podem ter tido em conta comunicações, classificações, etc.
Podem pedir à FCT para consultarem as actas completas das avaliações da vossa área. Escrevam para id.bolsas@fct.pt com a referência da bolsa no subject e marcam um dia para ir à Loja do Cientista consultar isso. Mas pode demorar algum tempo até terem resposta, pois deve haver muita gente a escrever para lá...

Boa sorte.

anidras
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
University/ Institute: ----

Mensagem por anidras »

spca Escreveu: Olá

Conforme tenho falado por aqui, no caso das BPD os critérios dependem de cada painel de avaliação. O que o texto que o/a Ciência colocou a negrito apenas diz que cada painel deve avaliar os seus candidatos com os mesmos critérios.
As avaliações normalmente baseiam-se na produção científica, que, mais uma vez, cada painel avaliou conforme achou melhor, de acordo com as especificidades de cada área. Nalgumas áreas podem apenas ter tido em conta o número de artigos, noutras terem tido em conta critérios como o factor de impacto das revistas ou a posição na lista de autores. Alguns painéis podem ter tido em conta comunicações, classificações, etc.
Podem pedir à FCT para consultarem as actas completas das avaliações da vossa área. Escrevam para id.bolsas@fct.pt com a referência da bolsa no subject e marcam um dia para ir à Loja do Cientista consultar isso. Mas pode demorar algum tempo até terem resposta, pois deve haver muita gente a escrever para lá...

Boa sorte.
Mas achas que é possivel consultar antes da AP?

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

anidras Escreveu:
spca Escreveu: Olá

Boa sorte.
Mas achas que é possivel consultar antes da AP?
Se fores pessoalmente à Loja do Cientista pedir para consultar, deve ser mais rápido... Se vais a tempo de conseguir consultar antes de encerrar o prazo da AP, não sei.
Boa sorte.

Responder