Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado set 20, 2008 12:33 am
- University/ Institute: Minho
Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Sua fonte é alguém do FCT? Se for, valeu![/quote]
Sim é uma senhora com que eu normalmente tiro as dúvidas relativamente a assuntos da bolsa. Como era mais eficiente que as outras, pedi-lhe o contacto e sempre que tenho dúvidas falo com ela.
Sim é uma senhora com que eu normalmente tiro as dúvidas relativamente a assuntos da bolsa. Como era mais eficiente que as outras, pedi-lhe o contacto e sempre que tenho dúvidas falo com ela.
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 25, 2012 11:22 am
- University/ Institute: Faculdade de Arquitectura de Lisboa
o que soube por fonte segura foi que uma avaliadora nos painéis "descobriu" que existiam muitos colegas que tinham mentido no número de orientandos para não os prejudicar. Gente que tinha 30 e mais pessoas puseram que tinham apenas 5. Criou um barulho infernal na FCT e estavam a reavaliar processo a processo e a cruzar dados para que ninguém saísse prejudicado só porque o orientador do "vizinho" tinha mentido.
Mas não deixa de ser um jogo terrível de interesses! Sei de um dos orientadores, que consta dos painéis de avaliação, que tem todos os seus orientandos com bolsa. Todos sem excepção.... e isto diz tudo!
Mas não deixa de ser um jogo terrível de interesses! Sei de um dos orientadores, que consta dos painéis de avaliação, que tem todos os seus orientandos com bolsa. Todos sem excepção.... e isto diz tudo!
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
- University/ Institute: FCUL
infelizmente isso nao me surpreende...afserrao Escreveu:o que soube por fonte segura foi que uma avaliadora nos painéis "descobriu" que existiam muitos colegas que tinham mentido no número de orientandos para não os prejudicar. Gente que tinha 30 e mais pessoas puseram que tinham apenas 5. Criou um barulho infernal na FCT e estavam a reavaliar processo a processo e a cruzar dados para que ninguém saísse prejudicado só porque o orientador do "vizinho" tinha mentido.
e quem anda nisto de concursos de bolsas há mais tempo sabe que as avaliações que os paineis fazem sao vezes demais duvidosas e tudo menos justas
-
- cientista assíduo
Isso é impossível. Na página dos orientadores aparece o número de orientandos, e a partir de 5 é impossível adicionar mais. Esse caso que falaste só pode ser explicado se esse número de orientandos tiver sido atingido em anos que o era permitido.afserrao Escreveu:o que soube por fonte segura foi que uma avaliadora nos painéis "descobriu" que existiam muitos colegas que tinham mentido no número de orientandos para não os prejudicar. Gente que tinha 30 e mais pessoas puseram que tinham apenas 5. Criou um barulho infernal na FCT e estavam a reavaliar processo a processo e a cruzar dados para que ninguém saísse prejudicado só porque o orientador do "vizinho" tinha mentido.
-
- cientista regular
- Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
- University/ Institute: ISA
Sabe dizer se já acabou o processo de reavaliação? É que o site do formulário de candidaturas estavam inacessíveis e agora voltou ao normal. Pode ser que tenha alguma relação.afserrao Escreveu:o que soube por fonte segura foi que uma avaliadora nos painéis "descobriu" que existiam muitos colegas que tinham mentido no número de orientandos para não os prejudicar. Gente que tinha 30 e mais pessoas puseram que tinham apenas 5. Criou um barulho infernal na FCT e estavam a reavaliar processo a processo e a cruzar dados para que ninguém saísse prejudicado só porque o orientador do "vizinho" tinha mentido.
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 25, 2012 2:37 pm
- University/ Institute: Porto
Gostava de perguntar se o n.º de orientados é o número de orientandos financiados directamente pela FCT. É que o financiamento da FCT é de 4 anos e há doutoramentos mais longos... Alguém sabe?
-
- investigador em formação
- Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am
- University/ Institute: Universidade do Porto
Isso que muitos orientadores mentiram não tenho dúvidas. Vamos esperar que os avaliadores da FCT tenham maneira de controlar isso. Mas na minha opiniao nem lhes convém controlar pois a grande maioria dos avaliadores tem mais de 5 orientandos... Nao se preocupem porque se soubermos de alguma situação destas podemos sempre recorrer da decisão..
OlaBolseira2012 Escreveu:Isso que muitos orientadores mentiram não tenho dúvidas. Vamos esperar que os avaliadores da FCT tenham maneira de controlar isso. Mas na minha opiniao nem lhes convém controlar pois a grande maioria dos avaliadores tem mais de 5 orientandos... Nao se preocupem porque se soubermos de alguma situação destas podemos sempre recorrer da decisão..
Sendo realista, creio que apenas contarao como orientacoes os bolseiros de doutoramento da FCT (e alguem a quem tenha acabado entretanto a bolsa provavelmente deixa de contar).
Creio que nao, pois isso nao influencia a vossa classificacao, e como tal nao vos vai passar para cima da linha de corte. A linha de corte, depois de definida, nao e mais mexida. Quanto muito pode servir para que alguem que tenha conseguido bolsa com orientador mal classificado perca a bolsa.Bolseira2012 Escreveu:(...)Nao se preocupem porque se soubermos de alguma situação destas podemos sempre recorrer da decisão..
-
- recém-chegado
0K, então não é o n.º de orientações mas o n.º de bolseiros de doutoramento da FCT.spca Escreveu:OlaBolseira2012 Escreveu:Isso que muitos orientadores mentiram não tenho dúvidas. Vamos esperar que os avaliadores da FCT tenham maneira de controlar isso. Mas na minha opiniao nem lhes convém controlar pois a grande maioria dos avaliadores tem mais de 5 orientandos... Nao se preocupem porque se soubermos de alguma situação destas podemos sempre recorrer da decisão..
Sendo realista, creio que apenas contarao como orientacoes os bolseiros de doutoramento da FCT (e alguem a quem tenha acabado entretanto a bolsa provavelmente deixa de contar).
-
- cientista regular
Não creio que seja especificamente orientandos bolseiros muito do FCT, pois a razão de limitarem o nº de orientandos diz respeito a capacidade hábil de um orientador poder controlar mais do que 5 orientandos.
Por tanto, é o nº de orientandos totais. Temos que ver a razão deste limite.
Veja o que está escrito no ano de 2011, e por estar muito vago, este ano mudaram para um valor mais concreto.
Veja o que está escrito no ano de 2011, e por estar muito vago, este ano mudaram para um valor mais concreto.
A cada orientador é solicitado, no formulário de bolsas, a indicação do número total de estudantes de doutoramento que orienta. Na avaliação, deve então ser tomada em conta a sua actual capacidade para assegurar a orientação do candidato.
Creio que em teoria tens toda a razao. Mas na pratica muito dificilmente a FCT podera ter informacao para alem dos seus bolseiros. Por isso e que acho que realisticamente ou a pessoa declara que tem orientacoes para alem dos bolseiros da FCT, ou a FCT apenas sabera que a pessoa tem orientacoes relativamente a X bolseiros de doutoramento (e os que tiverem acabado a bolsa podem entretanto ja ter acabado o doutoramento ou desistido). E possivelmente so contam orientacoes como 1o orientador, nao co-orientacoes...Jucilene Escreveu:Não creio que seja especificamente orientandos bolseiros muito do FCT, pois a razão de limitarem o nº de orientandos diz respeito a capacidade hábil de um orientador poder controlar mais do que 5 orientandos.
A cada orientador é solicitado, no formulário de bolsas, a indicação do número total de estudantes de doutoramento que orienta. Na avaliação, deve então ser tomada em conta a sua actual capacidade para assegurar a orientação do candidato.
-
- cientista regular
Cabe ao 1º orientador levar a sério este limite. O que me custa a acreditar é um orientador omitir orientandos. Pondo em causa seus princípios éticos. Não vejo o que ganham com isto.
-
- cientista assíduo
Como já disse, actualmente é impossível um orientador assumir mais que 5 candidaturas, uma vez que é impossível associar-se a uma candidatura se já tiver cinco orientandos.Jucilene Escreveu:Cabe ao 1º orientador levar a sério este limite. O que me custa a acreditar é um orientador omitir orientandos. Pondo em causa seus princípios éticos. Não vejo o que ganham com isto.
Se no passado já tinham mais que esses cinco, é legal, ou queriam que eles escolhesse 5 dos seus alunos e mandasse os outros embora?
-
- cientista regular
Não me fiz entender. Se no passado ele já tinha mais do que 5 alunos, então este ano não podia associar-se a novos alunos.pedromar Escreveu:Como já disse, actualmente é impossível um orientador assumir mais que 5 candidaturas, uma vez que é impossível associar-se a uma candidatura se já tiver cinco orientandos.Jucilene Escreveu:Cabe ao 1º orientador levar a sério este limite. O que me custa a acreditar é um orientador omitir orientandos. Pondo em causa seus princípios éticos. Não vejo o que ganham com isto.
Se no passado já tinham mais que esses cinco, é legal, ou queriam que eles escolhesse 5 dos seus alunos e mandasse os outros embora?
-
- cientista regular
Já agora, Pedromar, vc é quem mais tem sabido coisas lá do FCT. Sabe alguma novidade do resultado? mesmo que seja dita por um passarinho!
-
- cientista assíduo
Eu não sou o mais sabido, só ponho aqui o que vou sabendoJucilene Escreveu:Já agora, Pedromar, vc é quem mais tem sabido coisas lá do FCT. Sabe alguma novidade do resultado? mesmo que seja dita por um passarinho!
Eu liguei hoje para lá, a senhora voltou-me a dizer o mesmo, que só lá para o final de Outubro. Depois eu falei-lhe da reunião e que tinham avançado que os resultados sairiam para o final de Setembro, ela pediu-me um tempo, foi falar com a chefe e voltou-me a dizer o mesmo, que seria para o final de Outubro.
-
- cientista regular
Sempre achei que esta senhora com quem vc fala estava mais acertada. Agora eu tenho a certeza que somente finais de Outubro, para o meu desespero. Se ela se prontificou a falar com o chefe, foi pq ela queria mesmo dar uma informação válida.
Resta agora esperar.
Quanto a vc ser o mais sabido nestes assuntos do FCT, acho que sim. Vc é!
Resta agora esperar.
Quanto a vc ser o mais sabido nestes assuntos do FCT, acho que sim. Vc é!
-
- recém-chegado
Os resultados já estão no FCT SIG.
-
- cientista regular
- Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
- University/ Institute: Universidade Utrecht
A lista é de quem recebe bolsa?
O que é aquele campo a bege e o outro todo a branco?
O que é aquele campo a bege e o outro todo a branco?