Resultados Bolsa Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
cmrp
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
University/ Institute: Porto

Re: Resultados Bolsa Doutoramento

Mensagem por cmrp »

santosusana Escreveu:
cmrp Escreveu:Uma coisa que não tem nada a ver com a saída dos resultados propriamente dita, mas que me tem deixado intrigada:

O guião de avaliação diz assim:

"Procedimento Específico para Bolsas de Doutoramento (BD)
Todas as candidaturas devem ser pontuadas de 1 (mínimo) a 5 (máximo) nos três critérios de avaliação considerados: mérito do candidato, mérito do programa de trabalhos, mérito das condições de acolhimento."

O que me leva a esta questão: por exemplo, se a minha instituição for "poor" e portanto receber 0 (de acordo com a tabela apresentada pela FCT) e se achassem que o meu chefe não valesse nada - e por conseguinnte obtivesse 0 no apartado do "mérito das condições de acolhimento", podia reclamar? Afinal se 1 é mínimo, teria de ter pelo menos 1, não?
hum, nao contando com a parte, de que reclamar nao te servira de nada....
uma vez que mesmo se tiveres 1 nas condicoes de acolhimento (em vez do 0), a probabilidade de conseguires uma BD é praticamente... nula?!
Mas isto penso que apenas perguntas-te para perceber as avaliacoes, e nao porque está nessa situacao, certo? :mrgreen:

BOA SORTE A TODOS :smt006

Sim, falo apenas na eventualidade de isso acontecer... porque há uns tempos andava a deambular aqui pelo fórum e vi algures um(a) colega a quem lhe tinham dado 0...

rsnarp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jul 11, 2012 12:21 am
University/ Institute: UBI

Mensagem por rsnarp »

Onde esao as linhas de corte do ano passado?

cmrp Escreveu:
santosusana Escreveu:
cmrp Escreveu:Uma coisa que não tem nada a ver com a saída dos resultados propriamente dita, mas que me tem deixado intrigada:

O guião de avaliação diz assim:

"Procedimento Específico para Bolsas de Doutoramento (BD)
Todas as candidaturas devem ser pontuadas de 1 (mínimo) a 5 (máximo) nos três critérios de avaliação considerados: mérito do candidato, mérito do programa de trabalhos, mérito das condições de acolhimento."

O que me leva a esta questão: por exemplo, se a minha instituição for "poor" e portanto receber 0 (de acordo com a tabela apresentada pela FCT) e se achassem que o meu chefe não valesse nada - e por conseguinnte obtivesse 0 no apartado do "mérito das condições de acolhimento", podia reclamar? Afinal se 1 é mínimo, teria de ter pelo menos 1, não?
hum, nao contando com a parte, de que reclamar nao te servira de nada....
uma vez que mesmo se tiveres 1 nas condicoes de acolhimento (em vez do 0), a probabilidade de conseguires uma BD é praticamente... nula?!
Mas isto penso que apenas perguntas-te para perceber as avaliacoes, e nao porque está nessa situacao, certo? :mrgreen:

BOA SORTE A TODOS :smt006

Sim, falo apenas na eventualidade de isso acontecer... porque há uns tempos andava a deambular aqui pelo fórum e vi algures um(a) colega a quem lhe tinham dado 0...

cmrp
cientista regular
cientista regular

Mensagem por cmrp »

santosusana Escreveu:até porque olhando para a tabela de classificacao, da pa ter essa ideia. Os candidatos cuja unidade tenha Fair ou poor ficam "basicamente" directamente excluidos! Pois nao faria qualquer sentido, colocar uma discrepancia na classificacao de good 4,0 para fair apenas 1,5...

Atividades de investigação a desenvolver em Classificação base
Laboratório Associado 5,0
Unidade de I&D com Excellent 5,0
Unidade de I&D com Very Good 4,5
Unidade de I&D com Good 4,0
Unidade de I&D com Fair 1,5
Unidade de I&D com Poor 0,0
Mas repara que este ano é diferente: "No caso de orientadores que supervisionam mais do que 5 estudantes de doutoramento, o mérito global das condições de acolhimento terá a classificação de 2,5. Nos casos de supervisão de 10 ou mais estudantes de doutoramento o mérito global das condições de acolhimento é automaticamente classificado com 1."

Ou seja, quem está em instituições de qualidade (nível 5) podem acabar por ter apenas 1... mesmo que a instituição tenha plenas condições para o estudante desenvolver o trabalho...

cmrp
cientista regular
cientista regular

Mensagem por cmrp »

rsnarp Escreveu:Onde vem as linhas de corte do ano passado?
So tenho acesso às da 1a fase de 2010

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... iNII#gid=2

cmrp
cientista regular
cientista regular

Mensagem por cmrp »

cmrp Escreveu:
So tenho acesso às da 1a fase de 2010

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... iNII#gid=2
e tens este tópico aqui no fórum:

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=4435

santosusana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 12, 2011 4:39 pm
University/ Institute: RWTH

Mensagem por santosusana »

bem, as linhas de corte penso que nao estao em mais lado nenhum, a nao ser nos resultados das avaliacoes do ano passado.... a que agrupamento concorreste? alguem do mesmo agrupamento que concorreu no ano passado poderá responder a essa pergunta...
Também podes ver aqui no forum, nos resultados do ano passado, foram ditas algumas linhas de corte nos comentarios. :)

santosusana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 12, 2011 4:39 pm
University/ Institute: RWTH

Mensagem por santosusana »

santosusana Escreveu:
bem, as linhas de corte penso que nao estao em mais lado nenhum, a nao ser nos resultados das avaliacoes do ano passado.... a que agrupamento concorreste? alguem do mesmo agrupamento que concorreu no ano passado poderá responder a essa pergunta...
Também podes ver aqui no forum, nos resultados do ano passado, foram ditas algumas linhas de corte nos comentarios. :)
mas nao te esquecas, que o modo de avaliacao também mudou ligeiramente....

slimvitex
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
University/ Institute: ISCTE

Mensagem por slimvitex »

Saya Escreveu:Também estou desesperada apesar de ter um feeling que só sairão na 6f. Não páro de recarregar a página mas não estou a usar o F5, simplesmente carrego no link vezes sem conta (daqui a nada preciso de um rato novo ou o pc simplesmente bloqueia já chateado comigo).

Entretanto estive a ver as linhas de corte do ano passado e tive a agradável surpresa de ver que na minha área nem foi assim tão alta - 3,9 (comparado com os 4,5 em outras áreas), mas será que mesmo assim vou ter sorte? ai ai que nervos....
Na minha área tb foi 3.9 no ano passado, mas suspeito que este ano os pontos de corte aumentem bastante... tem a ver com o orçamento, quanto mais dinheiro, mais bolsas, o ponto de corte fica mais baixo. Este ano, com a "crise", ou a desculpa da mesma, devem dar menos bolsas, por isso temo que os pontos de corte irão subir que é uma coisa parva!

Vamos ver... mas também acho que será na 6f, cheira-me!!!

rsnarp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jul 11, 2012 12:21 am
University/ Institute: UBI

Mensagem por rsnarp »

slimvitex Escreveu:
Saya Escreveu:Também estou desesperada apesar de ter um feeling que só sairão na 6f. Não páro de recarregar a página mas não estou a usar o F5, simplesmente carrego no link vezes sem conta (daqui a nada preciso de um rato novo ou o pc simplesmente bloqueia já chateado comigo).

Entretanto estive a ver as linhas de corte do ano passado e tive a agradável surpresa de ver que na minha área nem foi assim tão alta - 3,9 (comparado com os 4,5 em outras áreas), mas será que mesmo assim vou ter sorte? ai ai que nervos....
Na minha área tb foi 3.9 no ano passado, mas suspeito que este ano os pontos de corte aumentem bastante... tem a ver com o orçamento, quanto mais dinheiro, mais bolsas, o ponto de corte fica mais baixo. Este ano, com a "crise", ou a desculpa da mesma, devem dar menos bolsas, por isso temo que os pontos de corte irão subir que é uma coisa parva!

3,9? Es de ciencias do desporto?

cmrp
cientista regular
cientista regular

Mensagem por cmrp »

slimvitex Escreveu:

Também acho que devam subir. Menos dinheiro e ao que parece bastante mais candidatos... :\

cmrp
cientista regular
cientista regular

Mensagem por cmrp »

Há pouco, do que falava era disto (ocorreu o ano passado):

"Olá:
Eu percebo bem a tua situação. O ano passado concorri a BD e coloquei como instituição a faculdade de letras onde ia fazer o doutoramento. O resultado é que apesar do meu mérito individual, do mérito do programa de trabalhos e do facto de ter uma orientadora catedrática e do mais respeitado que há, tive 0 na instituição e fiquei sem bolsa.
E porquê esta exigência? Porque o nosso amigo FCT para avaliar a Instituição a que vais estar organicamente ligado durante o doutoramento não se guia pelas avaliações feitas às Faculdades e seus departamentos mas apenas aceita os de centros de investigação que ela fiscalize e avalia dentro de critérios nem sempre os mais justos (nomeadamente ao nível de publicações, que como é sabido é mais fácil encontrar em ciências naturais e técnicas do que em ciências sociais e humanas). Ora como alguém já disse se em ciências da saúde, ou naturais ou nas engenharias é impensável quase trabalhar extra-institutos/centros de investigação, em ciências sociais e humanas as características próprias da área não obrigam (de todo) a que tal aconteça."

Pergunto eu: quem (como eu) que concorre com instituições estrangeiras, como é que a avaliação da instituição de acolhimento é feita?...

slimvitex
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
University/ Institute: ISCTE

Mensagem por slimvitex »

Pois, mais candidatos também acredito! Com a falta de emprego, há muito mais gente a voltar-se para estas vias... Acho que a maioria dos pontos de cortes serão acima dos 4 valores, para não dizer mt acima... ai!

MartaCristina
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 17, 2008 10:48 am

Mensagem por MartaCristina »

Olá a todos!

Não sei em relação a outras áreas mas houve um aumento considerável na área da Engenharia de Materiais...foram mais 50% de candidatos em relação ao ano passado. Na área das Ciências da Saúde também houve um aumento...não foi de 50% mas também aumentou.

Boa sorte a todos,
M.

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Mensagem por Jucilene »

MartaCristina Escreveu:Olá a todos!

Não sei em relação a outras áreas mas houve um aumento considerável na área da Engenharia de Materiais...foram mais 50% de candidatos em relação ao ano passado. Na área das Ciências da Saúde também houve um aumento...não foi de 50% mas também aumentou.

Boa sorte a todos,
M.
Como ficastes sabendo?

MartaCristina
recém-chegado
recém-chegado

A minha chefe sabia...

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por mc86 »

por acaso a tua chefe nao sabia quando saiam os resultados? ahah

Jucilene
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
University/ Institute: ISA

Mensagem por Jucilene »

Resta saber se o aumento das candidaturas não foram pelos licenciados que não tendo outra opção, entraram pela área da investigação. Neste caso é somente fazer número, pois o ponto de corte os eliminam. sabe com é, não? Sem papers ou trabalhos na área de investigação ficam com pontos aquém do que se é possível. O que vc acha?

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Eu penso que nao os elimina à partida não. Uma instituição de acolhimento de 5, com um bom orientador, juntando a um muito bom "plano de trabalhos" culmina com uns possíveis (a titulo de exemplo) 3,5 de merito do candidato. Nao sei bem, é a minha opiniao

MartaCristina
recém-chegado
recém-chegado

=) desculpem, esqueci-me de dar um dado importante. refiro-me às bolsas de postdoc.

Quanto à saída de resultados...é mesmo pena ela nao saber hehehehe mas uma coisa que me disse é que so seria para finais de Outubro...resta saber se foi palpite ou nao!

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

finais de outubro? nao me admirava...se é que eu era das que apostava em finais de setembro :p

Responder