BD nacional: Estadia por temporada no estrangeiro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Caty
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 18, 2012 4:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

BD nacional: Estadia por temporada no estrangeiro

Mensagem por Caty »

Boa tarde a todos!
Sou nova por aqui e não tenho a certeza se é neste tópico que deva colocar a minha questão mas cá vai.
Sou bolseira de doutoramento com bolsa nacional da FCT e não encontrei informação no vosso forum sobre financiamento que a FCT disponibiliza para estudantes no meu caso que precisam de ir uma temporada (3-6 meses) para uma instituição estrangeira. Será que alguém sabe, tendo em conta o novo regulamento do estatuto do bolseiro, qual o tipo de apoio é que a FCT tem para estadias no estrangeiro para puder solicitar?
A FCT aumenta o valor da Bolsa como está tabelado para bolsa no estrangeiro e cumulativamente podemos solicitar apoio para estadia e viagens? Se sim, alguém sabe o que é preciso para enviar á FCT? E estes apoios têm de ser pedidos com antecedência da data de ida ao estrangeiro?

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Re: BD nacional: Estadia por temporada no estrangeiro

Mensagem por D_Little_B »

Caty Escreveu:A FCT aumenta o valor da Bolsa como está tabelado para bolsa no estrangeiro e cumulativamente podemos solicitar apoio para estadia e viagens?
Não. Se tiveres um apoio "de lá" o máximo que podes fazer é manter a tua bolsa no País.

Tive iminente uma situação idêntica e foi a informação que o meu orientador obteve directamente da então Directora do DFRH da FCT, Dra. Olga Martinho.
J

Caty
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Caty »

Quer dizer que com o novo estatuto do bolseiro não há qualquer apoio financeiro por parte da FCT para estadias no estrangeiro para quem como eu tem bolsa nacional?
Pergunto isto porque aqui no forum já li que anteriormente havia um financiamento de 3 meses no maximo por cada ano de bolsa. Não percebi foi se este apoio era um orçamento que o aluno solicitava á FCT ou se era o aumento de 980euros para valor de bolsa no estrangeiro ou as 2 coisas. E se ainda era assim num novo estatuto!
No caso de não haver qualquer apoio "extra" fica complicado!

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por D_Little_B »

Caty Escreveu:Quer dizer que com o novo estatuto do bolseiro não há qualquer apoio financeiro por parte da FCT para estadias no estrangeiro para quem como eu tem bolsa nacional?
Pergunto isto porque aqui no forum já li que anteriormente havia um financiamento de 3 meses no maximo por cada ano de bolsa. Não percebi foi se este apoio era um orçamento que o aluno solicitava á FCT ou se era o aumento de 980euros para valor de bolsa no estrangeiro ou as 2 coisas. E se ainda era assim num novo estatuto!
No caso de não haver qualquer apoio "extra" fica complicado!
Não confundir estatuto com regulamento! As mudanças nestes aspectos vieram pela alteração ao Regulamento de Bolsas da FCT.

O financiamento para estadia no estrangeiro foi reduzido para 1 período de, no máximo, 3 meses ao longo de toda a bolsa (e não 1 por ano de bolsa); podes pedir, em alternativa (ou seja, não acumuláveis):

- valor de bolsa no estrangeiro (acréscimo de até 730€/mês), ou
- subsídio para atividades de formação complementar em instituição estrangeira (750€) + subsídio de viagem (300€ na Europa, 600€ fora)
J

Caty
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Caty »

Já percebi! Obrigado!
Agora a minha questão é qual destas opções deva pedir primeiro, uma vez que ainda nunca estive uma temporada no estrangeiro e que documentos são necessários?

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Caty Escreveu:Já percebi! Obrigado!
Agora a minha questão é qual destas opções deva pedir primeiro, uma vez que ainda nunca estive uma temporada no estrangeiro e que documentos são necessários?
De acordo com as FAQ da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/FAQ):
Que documentos preciso de apresentar para solicitar o subsídio para a realização de actividades de formação complementar noutra instituição nacional ou estrangeira?
Deve enviar uma carta a solicitá-lo, acompanhada de:
  • - parecer do supervisor sobre a necessidade da realização da mesma;
    - documento de aceitação da instituição de acolhimento onde se irá realizar a formação complementar e do respectivo orientador nessa instituição;
    - indicação da data de início e da duração da formação;
    - estimativa discriminada de custos relativos a transporte, estadia e eventuais propinas.
Acho que as FAQ ainda não refletem totalmente a realidade do regulamento de 2012, mas nesta questão deve manter-se o procedimento.

Bom trabalho,
Tiago

Caty
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Caty »

Muito obrigado pela informação!

Xana Who
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 05, 2012 3:18 pm
University/ Institute: UNL

Mensagem por Xana Who »

Bom dia,

Alguém tem uma minuta do "parecer do supervisor sobre a necessidade da realização da formação complementar no estrangeiro"?

Obrigada.

Responder