Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por spca »

joanamendess Escreveu:Boa tarde a todos.

Sabem dizer-me se o projecto tem que se apresentado com novo acordo ortográfico?

Onde posso encontrar tal disposição?

Cumprimentos e boa sorte a todos!

Joana S.
O novo acordo ortográfico é, para todos os efeitos, a norma a(c)tualmente em vigor. O que vale o que vale, quando quase toda a imprensa não-estatal e mesmo alguma oficial se recusa a o usar. Duvido que vão ligar muito a qual a norma ado(p)tada, creio que o que é importante é que escrevas bem, seja qual for a norma que utilizes.

spca

Mensagem por spca »

davidps Escreveu:Boa noite!

Tou com uma duvida em relação ao dominio cientifico. O meu projecto enquadra-se na area de Investigação de cancro e celulas estaminais. Achas que faz mais sentido Ciencias da Saude ou Ciencias Biologicas?

Obrigado!
Olá
Podes ver a minha opinião em resposta a um colega que colocou uma pergunta semelhante em
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 25&p=27407
Bom trabalho

anidras
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
University/ Institute: ----

Mensagem por anidras »

spca Escreveu:Olá.

Em 2010, onde o regulamento dizia mais ou menos o mesmo, apenas apresentei projecto para o primeiro triénio. Para o segundo, seria de fazer um novo projecto para os outros 3 anos.
tmaria Escreveu:Tenho uma dúvida sobre o plano de trabalhos a apresentar para uma bolsa de pos-doutoramento. No Artigo 4º do regulamento diz:

1. A duração da bolsa é, em regra, anual, prorrogável até ao máximo de seis anos dependendo de parecer favorável na avaliação feita no fim do primeiro triénio, de acordo com o estabelecido no Artigo 21º, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

Significa isto que a descrição detalhada do plano de trabalhos deve ser para 6 anos ou para 3?

Obrigada pela ajuda.
Sabem porque motivo, no formulario da candidatura, na duração do programa de trabalhos deixa colocar até 72 meses e na duração da bolsa deixa colocar até 96 meses ?

@spca: Em 2010 já era assim?

Obrigado

spca

Mensagem por spca »

anidras Escreveu:(...)
Sabem porque motivo, no formulario da candidatura, na duração do programa de trabalhos deixa colocar até 72 meses e na duração da bolsa deixa colocar até 96 meses ?

@spca: Em 2010 já era assim?

Obrigado
Olá
Parece-me que esses 96 meses (= 8 anos) devem ser algum engano ou erro informático, já que o regulamento apenas admite a possibilidade de um máximo de 2 triénios na BPD.
Não me recordo de nada disso em 2010.

PedroQ
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 14, 2012 5:59 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Mensagem por PedroQ »

Pessoal uma outra dúvida. O plano de trabalhos tem que ser escrito em português ou inglês? Ou tanto faz?

Juana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 21, 2012 9:50 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por Juana »

spca Escreveu: Olá
Parece-me que esses 96 meses (= 8 anos) devem ser algum engano ou erro informático, já que o regulamento apenas admite a possibilidade de um máximo de 2 triénios na BPD.
No caso da candidatura a BPD devemos colocar logo os 2 triénios na duração ou apenas 1? obrigada.

Bitter Sweet Girl
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

Juana Escreveu:
No caso da candidatura a BPD devemos colocar logo os 2 triénios na duração ou apenas 1? obrigada.
eu coloquei os dois triénios e o meu programa de trabalhos é para os dois.

spca

Mensagem por spca »

Bitter Sweet Girl Escreveu:
Juana Escreveu:
Eu na altura fiz para 36 meses, o que creio que não impede de pedir 2º triénio.
O Art 21º do regulamento diz:
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Artigo 21º – Renovação de bolsas
7. No caso de bolsas do tipo BPD, o pedido de renovação de bolsa para o segundo triénio deve ser solicitado, de preferência, até seis meses antes do novo período de bolsa, devendo ainda ser acompanhado de:
a. Relatório detalhado dos trabalhos realizados, onde constem os endereços URL de comunicações e publicações resultantes da atividade desenvolvida, caso existam;
b. Parecer do orientador científico ou do responsável pela atividade do candidato ou do seu enquadramento, sobre os documentos referidos na alínea anterior;
c. Plano de trabalhos para o período da renovação.
Seja qual for a opção, creio que o melhor é submeteres o programa de trabalho que já preparaste, e não estar agora à pressa a alterar o plano de trabalhos.

Bom trabalho

Juana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 21, 2012 9:50 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por Juana »

spca Escreveu:
Juana Escreveu:
Eu na altura fiz para 36 meses, o que creio que não impede de pedir 2º triénio.
O Art 21º do regulamento diz:
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Artigo 21º – Renovação de bolsas
7. No caso de bolsas do tipo BPD, o pedido de renovação de bolsa para o segundo triénio deve ser solicitado, de preferência, até seis meses antes do novo período de bolsa, devendo ainda ser acompanhado de:
a. Relatório detalhado dos trabalhos realizados, onde constem os endereços URL de comunicações e publicações resultantes da atividade desenvolvida, caso existam;
b. Parecer do orientador científico ou do responsável pela atividade do candidato ou do seu enquadramento, sobre os documentos referidos na alínea anterior;
c. Plano de trabalhos para o período da renovação.
Seja qual for a opção, creio que o melhor é submeteres o programa de trabalho que já preparaste, e não estar agora à pressa a alterar o plano de trabalhos.

Bom trabalho
Pois, vou manter o programa para 1 triénio, porque no meu caso nem faria sentido estar a fazer um programa mais longo. Só concluída a primeira fase, e dependendo dos resultados, será possível desenvolver novo programa. E se no momento do pedido de renovação se tem que apresentar novo plano de trabalhos para o segundo triénio, parece-me que faz mais sentido assim. Obrigada!

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

Ola amigos. Boa sorte a todos para esta candidatura. Ola Bitter Sweet Girl :smt006 , voltamos a estar na mesma situação de ha quatro anos atras mas desta vez para as BPD. :D Espero que esteja tudo bem contigo.
A minha pergunta é a seguinte alguém sabe quais serão os termos da declaração de responsabilidade de obtenção de grau até 31 de dezembro de 2012. Existe alguma declaração modelo? Basta escrever um texto no Word? Obrigada pela ajuda.
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

demichelis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 24, 2011 1:23 am
University/ Institute: ITPT

Mensagem por demichelis »

Boa Noite.

O que aparece no "ARTIGO 16º – DOCUMENTOS DE SUPORTE DA CANDIDATURA" em:

d. Curriculum vitae do candidato;
i. Curriculum vitae resumido do orientador científico incluindo lista de publicações científicas e experiência anterior de orientação e ou enquadramento de bolseiros,

que tem que ser adicionado à candidatura online, refere-se ao CV que é preenchido no site da FCT SIG?

Ou terão que ser submetidos em anexos os CV's?

Gostava ainda, se possível, que me fosse esclarecida outra dúvida:

Para as BD, para agora (na candidatura) apenas é necessário submeter o que é pedido nas alíneas b) a d), f), i) e j)?

Obrigado.

Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por Bolseira2012 »

Olá a todos!
Tenho uma questão para vos colocar...

Eu na Instituição coloquei apenas a minha Faculdade. Esta não está avaliada pela FCT, ou seja, não coloquei nenhuma unidade de investigação.
Alguém que também o tenha feito?

E neste caso qual a nota que os avaliadores dão às condições de acolhimento? Sei que deve ser mt subjectivo, mas gostaria de saber se alguém já passou por isto e que avaliação teve..

Obrigada :)

Bitter Sweet Girl

Luisa Semedo Escreveu:Ola amigos. Boa sorte a todos para esta candidatura. Ola Bitter Sweet Girl :smt006 , voltamos a estar na mesma situação de ha quatro anos atras mas desta vez para as BPD. :D Espero que esteja tudo bem contigo.
A minha pergunta é a seguinte alguém sabe quais serão os termos da declaração de responsabilidade de obtenção de grau até 31 de dezembro de 2012. Existe alguma declaração modelo? Basta escrever um texto no Word? Obrigada pela ajuda.
Olá Luisa! :D é, cá estamos. Espero que tenhamos a mesma sorte que tivemos da outra vez.
Em relação à tua dúvida, acho que não existe uma declaração modelo. Aquilo que eu fiz foi algo do género: "Eu, [nome], com BI número [número BI], residente em [morada], declaro por minha honra que me comprometo a obter o grau de Doutor até 31 de Dezembro de 2012.". Depois criei um pdf e submeti.

spca

Mensagem por spca »

Luisa Semedo Escreveu:Ola amigos. Boa sorte a todos para esta candidatura. Ola Bitter Sweet Girl :smt006 , voltamos a estar na mesma situação de ha quatro anos atras mas desta vez para as BPD. :D Espero que esteja tudo bem contigo.
Olá Luisa! :D é, cá estamos. Espero que tenhamos a mesma sorte que tivemos da outra vez.
Em relação à tua dúvida, acho que não existe uma declaração modelo. Aquilo que eu fiz foi algo do género: "Eu, [nome], com BI número [número BI], residente em [morada], declaro por minha honra que me comprometo a obter o grau de Doutor até 31 de Dezembro de 2012.". Depois criei um pdf e submeti.
Acho que convém assinar e digitalizar assinado.

Bitter Sweet Girl

spca Escreveu:
Acho que convém assinar e digitalizar assinado.
spca, tens toda a razão, foi o que eu fiz, mas esqueci-me de referir. referi umas coisas óbvias e esqueci-me das outras :)

bwo2012
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 4:41 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por bwo2012 »

Candidaturas entregues...

Agora é aguardar...

Boa sorte a todos e... boas férias!

Para quem tem mais experiência nestes assuntos da FCT, é suposto termos conhecimento do painel de avaliação quando? E, normalmente, em que altura são divulgados os resultados?

Obrigado!

spca

Mensagem por spca »

bwo2012 Escreveu:(...)
Para quem tem mais experiência nestes assuntos da FCT, é suposto termos conhecimento do painel de avaliação quando?
Assim que estiverem constituídos...
bwo2012 Escreveu:E, normalmente, em que altura são divulgados os resultados?
Antigamente talvez lá para Setembro. Agora, com a provável necessidade de aprovação do número de bolsas e, consequentemente, linhas de corte, pelo Ministério das Finanças, em princípio mais tarde, mas ainda não passou dos 90 dias úteis = aprox. 4 meses e meio, que devem terminar lá para meados de Novembro.
Creio que o ano passado se soube em meados de Setembro.

Provavelmente vão querer que as avaliações estejam concluídas no final de Julho, dada a insistência em não adiar o concurso e ter sido o que, tanto quanto sei, aconteceu o ano passado, de modo a que fique 2 ou 3 meses depois a macerar no Ministério das Finanças para eles aprovarem a lista final dentro dos 90 dias úteis.

bwo2012
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 4:41 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por bwo2012 »

spca Escreveu:
bwo2012 Escreveu:(...)
Para quem tem mais experiência nestes assuntos da FCT, é suposto termos conhecimento do painel de avaliação quando?
Assim que estiverem constituídos...
bwo2012 Escreveu:E, normalmente, em que altura são divulgados os resultados?
Antigamente talvez lá para Setembro. Agora, com a provável necessidade de aprovação do número de bolsas e, consequentemente, linhas de corte, pelo Ministério das Finanças, em princípio mais tarde, mas ainda não passou dos 90 dias úteis = aprox. 4 meses e meio, que devem terminar lá para meados de Novembro.
Creio que o ano passado se soube em meados de Setembro.

Provavelmente vão querer que as avaliações estejam concluídas no final de Julho, dada a insistência em não adiar o concurso e ter sido o que, tanto quanto sei, aconteceu o ano passado, de modo a que fique 2 ou 3 meses depois a macerar no Ministério das Finanças para eles aprovarem a lista final dentro dos 90 dias úteis.
Obrigado pelas respostas.

trma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mar 21, 2011 2:39 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por trma »

Viva

Algém me sabe dizer se:
1- é possivel aceder ao CV que o orientador submeteu junto com a candidatura a BD?
2 - quanto tempo demoram a aparecer as alterações / actualizações ao CV na plataforma DeGois?

É que parece-me que o meu orientador não actualizou o CV...

Obrigado desde já

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm

Mensagem por ricardo.figueiredo »

trma Escreveu: 1- é possivel aceder ao CV que o orientador submeteu junto com a candidatura a BD?
O CV que fica associado é aquele que estava disponível na plataforma DeGois na altura em que lacraste a candidatura.
trma Escreveu: 2 - quanto tempo demoram a aparecer as alterações / actualizações ao CV na plataforma DeGois?
Tanto quanto sei, é instantâneo. Mas talvez algum colega com mais experiência na plataforma (aka spca :wink: ) possa dar melhor informação sobre esta matéria.

Responder