Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
ClaudiaG
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 31, 2012 6:14 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por ClaudiaG »

Olá,

Diz nas FAQ:

- O que é(são) a(s) instituição(ções) de acolhimento?
Instituição(ões) onde se vai desenvolver o trabalho de investigação.
Por exemplo, Faculdade de Ciencias da UP e IPATIMUP

- O que é(são) a(s) instituição(ções) que conferem o grau?
Instituição(ões) que concede(m) o grau.
Neste caso, Faculdade de ciencias da UP, dado que o IPATIMUP não pode conferir grau.

Penso que será isto :smt002

flopes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 30, 2012 5:25 pm
University/ Institute: Universidade lusiada do Porto

Mensagem por flopes »

Mas o que é uma unidade de investigação? Todas as áreas de estudo têm ou precisam de uma unidade de investigação?
Eu prentendo tirar o doutoramento na Universidade do Minho, a universidade tem uma unidade de investigação? A minha área é arqueologia.

marianacm
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jun 11, 2012 12:27 pm
University/ Institute: ~UP

Mensagem por marianacm »

Normalmente pertences à unidade de investigação do teu orientador.

AnaR
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 16, 2012 5:56 pm
University/ Institute: museum UK

Mensagem por AnaR »

alguem sabe o tipo de informacao que os supervisores tem de inserir no website?

para estrangeiros pode ser o CV em pdf. algumas dicas sobre o que e valorizado?

imagino que seja um CV academico normal, mas no regulamento nao mensiona exactamente o que e valorizado nas condicoes de acolhimento... alem do numero de alunos ter de ser inferior a 5.

mais alguma informacao? quero dizer ao meu orientador a informacao que ele tem de reunir antes de fazer o registo no site. Ele, como tantos outros, e super ocupado por isso quero facilitar-lhe a vida o mais possivel - porque isso tb facilita a minha...

boa sorte a todos

flopes
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por flopes »

Olá,

No preenchimento da candidatura surgiram-me algumas dúvidas, se alguém me poder ajudar agradeço :) :

Qual a diferença entre 'data de inicio do programa de trabalhos' e 'data de inicio pretendida para a bolsa', a data pode ser a mesma?

O que é o departamento da instituição de acolhimento (no ponto 5.1.)? Eu pretendo tirar o doutoramento em Arqueologia, será este o departamento da instituição de acolhimento?

O que são 'cartas de recomendação'? são obrigatórias?

researcher
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jan 04, 2011 12:17 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por researcher »

flopes Escreveu: Qual a diferença entre 'data de inicio do programa de trabalhos' e 'data de inicio pretendida para a bolsa', a data pode ser a mesma?
pode ser a mesma data.
a data do inicio de trabalhos refere-se a quando se vai iniciar o projecto proposto.
a data pretendida para a bolsa refere-se a quando vai comecar a bolsa. no ultimo concurso (se nao estou em erro) nao podia ser anterior a janeiro do ano seguinte.
em alguns casos faz sentido a data ser diferente, por isso é q tens q preencher as duas.
flopes Escreveu: O que é o departamento da instituição de acolhimento (no ponto 5.1.)? Eu pretendo tirar o doutoramento em Arqueologia, será este o departamento da instituição de acolhimento?
é a instituicao onde o programa de trabalhos vai ser desenvolvido. pode ou nao ser a mesma q confere o grau.
flopes Escreveu: O que são 'cartas de recomendação'? são obrigatórias?
sao facultativas e nao existe um modelo definido. terao q ser submetidas online -- pode ser ou pela pessoa q esta' a escrever a carta (nestes casos, o candidato nao tem acesso à carta) ou pelo proprio candidato q faz o upload.

flopes
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por flopes »

Eu pretendo dar inicio ao programa de trabalhos quando a bolsa me for atribuida, se for atribuida... Por isso coloquei a mesma data em ambas.
A universidade permite que se possa instruir o processo (matricula) no doutoramento em qualquer altura do ano., quando souber o resultado da bolsa eu começo o trabalho. Poderá ser assim?

tmaria
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 31, 2012 2:15 pm
University/ Institute: Wageningen University

Mensagem por tmaria »

flopes Escreveu:Eu pretendo dar inicio ao programa de trabalhos quando a bolsa me for atribuida, se for atribuida... Por isso coloquei a mesma data em ambas.
A universidade permite que se possa instruir o processo (matricula) no doutoramento em qualquer altura do ano., quando souber o resultado da bolsa eu começo o trabalho. Poderá ser assim?

Sim.

PedroQ
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 14, 2012 5:59 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Mensagem por PedroQ »

Pessoal, algumas dúvidas. Se me podessem esclarecer agradecia imenso.

No formulário:

1) Onde ponho o CV dos meus orientadores?

2)Estou em fase de conclusão do grau académico e como tal tenho de escrever uma declaração. Neste caso não tenho de colocar o Suplemento ao Diploma e o Percentil do Grau académico concluído, correcto? (pois segundo a lógica só os posso obter depois de ter concluído)

3) Relativamente a estes documentos:

Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição onde decorrerão os trabalhos de investigação ou as atividades de formação, garantindo as condições necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho;

Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição que conferirá o grau académico, ou de aceitação do candidato no programa doutoral em que a candidatura se insira;

Não encontro o sítio para os anexar no formulário de candidatura, como faço?

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

PedroQ Escreveu:Pessoal, algumas dúvidas. Se me podessem esclarecer agradecia imenso.

No formulário:

1) Onde ponho o CV dos meus orientadores?

2)Estou em fase de conclusão do grau académico e como tal tenho de escrever uma declaração. Neste caso não tenho de colocar o Suplemento ao Diploma e o Percentil do Grau académico concluído, correcto? (pois segundo a lógica só os posso obter depois de ter concluído)

3) Relativamente a estes documentos:

Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição onde decorrerão os trabalhos de investigação ou as atividades de formação, garantindo as condições necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho;

Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição que conferirá o grau académico, ou de aceitação do candidato no programa doutoral em que a candidatura se insira;

Não encontro o sítio para os anexar no formulário de candidatura, como faço?
olá,

1. o CV dos orientadores sai do que eles preencheram no FCTSIG quando se associam à tua candidatura
2. pois, correcto
3. esses documentos só são para entregar caso a bolsa te seja concedida. em fase de candidatura não são necessários.

ClaudiaG
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por ClaudiaG »

Boa tarde,

Estou com um (grande) problema no preenchimento do formulário. No ponto 2, onde devo colocar o meu país (Portugal), simplesmente clico em "Gravar e continuar" e não consigo que o país fique gravado! Toda a restante informação fica gravada, excepto o país. Tenho toda a informação preenchida, excepto o FAX (que não tenho).

Já aconteceu com alguém?

Coloquei a questão na "ajuda online" da FCT e até hoje não obtive qualquer resposta.

Agradeço a ajuda

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

ClaudiaG Escreveu:Boa tarde,

Estou com um (grande) problema no preenchimento do formulário. No ponto 2, onde devo colocar o meu país (Portugal), simplesmente clico em "Gravar e continuar" e não consigo que o país fique gravado! Toda a restante informação fica gravada, excepto o país. Tenho toda a informação preenchida, excepto o FAX (que não tenho).

Já aconteceu com alguém?

Coloquei a questão na "ajuda online" da FCT e até hoje não obtive qualquer resposta.

Agradeço a ajuda
Olá
Genericamente falando (não tenho acesso ao formulário), eu diria para tentares aceder e repetir o processo de inserção noutro navegador (preferencialmente Internet Explorer, por ser nos últimos anos o mais frequentemente usado e testado, ou na ausência deste, o Mozilla Firefox), e noutro computador (para o caso de o teu navegador estar com problemas).

joanamendess
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo jun 17, 2012 5:28 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por joanamendess »

Boa tarde a todos.

Sabem dizer-me se o projecto tem que se apresentado com novo acordo ortográfico?

Onde posso encontrar tal disposição?

Cumprimentos e boa sorte a todos!

Joana S.

ClaudiaG
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por ClaudiaG »

spca Escreveu:
ClaudiaG Escreveu:Boa tarde,

Já aconteceu com alguém?

Agradeço a ajuda
Olá
Genericamente falando (não tenho acesso ao formulário), eu diria para tentares aceder e repetir o processo de inserção noutro navegador (preferencialmente Internet Explorer, por ser nos últimos anos o mais frequentemente usado e testado, ou na ausência deste, o Mozilla Firefox), e noutro computador (para o caso de o teu navegador estar com problemas).

Muito obrigada :D Penso que resolvi o problema fazendo exactamente isso, mudei o navegador e a informação estava já, efectivamente, guardada. Agradeço imenso, não me tinha lembrado de fazer isso antes!

Cláudia

trma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mar 21, 2011 2:39 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por trma »

Ora viva caros colegas,

Como tenciono candidatar-me a BD tenho acompanhado este forum atentamente e colocado mesmo algumas questões, mas não posso deixar de comentar o facto de muita gente pura e simplesmente nem se dar ao trabalho de ler o regulamento atentamente nem as instruções do formulário de candidatura que em 98% dos casos esclarecem todas as duvidas. Já nem vou falar de pessoas que não sabem o que é o estado da arte...
Acho que há por aqui muita preguiça e comodismo o que não deixa de ser estranho considerando que estamos a falar de potenciais (ou não) investigadores.
Eu também tenho as minhas duvidas mas, antes de as colocar, leio o regulamento e as instruções e só depois as coloco aqui...

Fica o desabafo...cada um que entenda como quiser...

Fiquem bem e boa sorte!

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

trma Escreveu:Ora viva caros colegas,

Como tenciono candidatar-me a BD tenho acompanhado este forum atentamente e colocado mesmo algumas questões, mas não posso deixar de comentar o facto de muita gente pura e simplesmente nem se dar ao trabalho de ler o regulamento atentamente nem as instruções do formulário de candidatura que em 98% dos casos esclarecem todas as duvidas. Já nem vou falar de pessoas que não sabem o que é o estado da arte...
Acho que há por aqui muita preguiça e comodismo o que não deixa de ser estranho considerando que estamos a falar de potenciais (ou não) investigadores.
Eu também tenho as minhas duvidas mas, antes de as colocar, leio o regulamento e as instruções e só depois as coloco aqui...

Fica o desabafo...cada um que entenda como quiser...

Fiquem bem e boa sorte!
Ola trma,

Partilho a mesma opiniao... :) mas enfim, ajudamos na mesma. Percebo que hajam pessoas que apenas querem ter a certeza de que perceberam bem o que esta escrito no regulamento. So nao me dou ao trabalho de responder quando sao perguntas completamente obvias, daquelas que da vontade de dizer "abre os olhos, to'to'!!!" :)

PedroQ
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por PedroQ »

Boa tarde pessoal.

Um dúvida. Relativamente ao ponto:

Parecer do orientador científico incluindo nome e endereço de E-mail ou forma de contato, assumindo este a responsabilidade pelo programa de trabalhos, pelo enquadramento, acompanhamento e supervisão, e pela qualidade das atividades previstas;

Onde posso anexar este parecer no formulário? Ou será que só posteriormente é que devo entregar este documento?

Agradecido pela vossa atenção.

Bitter Sweet Girl
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

PedroQ Escreveu:Boa tarde pessoal.

Um dúvida. Relativamente ao ponto:

Parecer do orientador científico incluindo nome e endereço de E-mail ou forma de contato, assumindo este a responsabilidade pelo programa de trabalhos, pelo enquadramento, acompanhamento e supervisão, e pela qualidade das atividades previstas;

Onde posso anexar este parecer no formulário? Ou será que só posteriormente é que devo entregar este documento?

Agradecido pela vossa atenção.
só posteriormente, se a bolsa for concedida.

PedroQ
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por PedroQ »

Ok, obrigado Bitter. :)

davidps
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jun 30, 2012 1:42 am
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por davidps »

Boa noite!

Tou com uma duvida em relação ao dominio cientifico. O meu projecto enquadra-se na area de Investigação de cancro e celulas estaminais. Achas que faz mais sentido Ciencias da Saude ou Ciencias Biologicas?

Obrigado!

Responder