Contratos Assinados pela FCT! Quanto tempo demora? BD 2011.

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
inutilmente
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 18, 2010 4:19 pm
University/ Institute: ...

Re: Contratos Assinados pela FCT! Quanto tempo demora? BD 20

Mensagem por inutilmente »

BrunoCoutinho Escreveu:No meu contrato apareceu zero para as proprinas :S. Eu ainda não fiz o pedido do valor para as propinas (a univeresidade não me pode passar um valor agora pq é pago por cada crédito que tiver de fazer). Será que já não posso pedir, não vi nada no regulamento a dizer que tinha de pedir o valor antes de receber o contrato, nem de dizer o valor. (só depois na renovação).
Podes fazer o pedido mais tarde, contudo quanto mais cedo o fizeres melhor dado que a FCT demora algum tempo a considerar os pedidos e a disponibilizar a quantia. O que eu fiz, e suponho que muita gente faz, foi pedir aos servicos da universidade que emitissem uma estimativa baseada no numero minimo de creditos que tenho que fazer por semestre. Se depois essa estimativa for superior ao valor que precisas tens de devolver a FCT, se for inferior podes entregar nova declaracao da universidade (mas podes precisar de avancar tu o dinheiro). Pelo menos, era assim que funcionava ate' agora.

Ja agora, deves pedir à universidade tambem uma declaracao do valor a pagar de seguro de saude e onde diga de forma clara que o seguro de saude é obrigatorio para a permanencia no pais e/ou matricula na universidade.

BrunoCoutinho
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jan 10, 2012 1:10 am
University/ Institute: Northeastern University

Mensagem por BrunoCoutinho »

inutilmente Escreveu:
BrunoCoutinho Escreveu:No meu contrato apareceu zero para as proprinas :S. Eu ainda não fiz o pedido do valor para as propinas (a univeresidade não me pode passar um valor agora pq é pago por cada crédito que tiver de fazer). Será que já não posso pedir, não vi nada no regulamento a dizer que tinha de pedir o valor antes de receber o contrato, nem de dizer o valor. (só depois na renovação).
Podes fazer o pedido mais tarde, contudo quanto mais cedo o fizeres melhor dado que a FCT demora algum tempo a considerar os pedidos e a disponibilizar a quantia. O que eu fiz, e suponho que muita gente faz, foi pedir aos servicos da universidade que emitissem uma estimativa baseada no numero minimo de creditos que tenho que fazer por semestre. Se depois essa estimativa for superior ao valor que precisas tens de devolver a FCT, se for inferior podes entregar nova declaracao da universidade (mas podes precisar de avancar tu o dinheiro). Pelo menos, era assim que funcionava ate' agora.

Ja agora, deves pedir à universidade tambem uma declaracao do valor a pagar de seguro de saude e onde diga de forma clara que o seguro de saude é obrigatorio para a permanencia no pais e/ou matricula na universidade.

O problem agora é que eu preciso de mudar de visto, e a FCT tem de me enviar uma declaração com os valores. Se não poserem lá o valor que pagam para as propinas, é um problema.

Ja pedi esta declaração à cerca de um mês e nada...
Poir é que nem sequer me respondem aos e-mails.... e telefonar para a FCT não é propriamente fácil.

nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta set 17, 2008 4:57 am
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Mensagem por nowikissyou »

Olá Bruno,

Há alguns anos atrás, a FCT respondeu-me favoravelmente a um email onde inquiri se era possível avançar o valor das propinas, desde que depois enviasse os comprovativos necessários. Não sei se isso ainda será possível, mas deves continuar a tentar contactar a FCT para obter uma resposta oficial e actualizada.

No entanto, nunca cheguei a fazer isso porque com os valores dos créditos, taxas e seguro de saúde a serem actualizados regularmente, ia ser mais uma preocupação acertar contas com a FCT, já para não falar nas flutuações do câmbio.

A única parte chata foi conseguir que eles me aceitassem a documentação, já que nos EUA as coisas não funcionam da mesma maneira que em Portugal, e o "pacote" que tenho enviado todos os semestres é da ordem das 12~15 folhas. Custou a primeira vez (vários emails, vários telefonemas, várias cartas registadas com AR...) mas depois tem sido mais ou menos pacífico.

Na minha universidade não passam a tal declaração da estimativa do custo por semestre, mas publicam o custo dos créditos (e taxas, etc.) e o handbook do curso. Anexando os dois documentos podes ser tu a fazer as contas e sugerir um valor à FCT.

Igualmente, para efeitos do visto, podes anexar o regulamento (que até está em inglês) e a tabela que inclui os valores de propinas a reembolsar. Nota que com o novo regulamento só tens direito a €5000/ano, o que dificilmente vai ser suficiente.

Boa sorte.

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por ricardo.figueiredo »

BrunoCoutinho Escreveu:Já recebi o E-mail e o contrato. O contrato vinha aberto.
Isto é inaceitável e tem de ser denunciado. Se tiveres tempo, perde alguns minutos a ler o que escrevi aqui e a enviar um e-mail para a FCT.

Quanto à questão das propinas, espero que tenhas um plano B que não envolva a FCT, porque 5.000 EUR anuais para esse efeito nos US é muito pouco...

BrunoCoutinho
investigador em formação
investigador em formação

ricardo.figueiredo Escreveu:
BrunoCoutinho Escreveu:Já recebi o E-mail e o contrato. O contrato vinha aberto.
Isto é inaceitável e tem de ser denunciado. Se tiveres tempo, perde alguns minutos a ler o que escrevi aqui e a enviar um e-mail para a FCT.

Quanto à questão das propinas, espero que tenhas um plano B que não envolva a FCT, porque 5.000 EUR anuais para esse efeito nos US é muito pouco...
Sim, eu sei disso do 5.000 EUR e o meu orientador anda a tratar disso... A questão é que para enviar o papeis para o novo visto, que tem de ser agora, não sei como vai ser.

inutilmente
recém-chegado
recém-chegado

BrunoCoutinho Escreveu:
ricardo.figueiredo Escreveu:

Sim, eu sei disso do 5.000 EUR e o meu orientador anda a tratar disso... A questão é que para enviar o papeis para o novo visto, que tem de ser agora, não sei como vai ser.

Para o visto nao é necessario documento da FCT com o valor exato que te irao pagar nesse ano (ou seja, nao precisas de saber dos creditos). Uma declaracao deles dizendo qual o maximo que a tua bolsa inclui para propinas e qual é o valor do subsidio de manutencao é o bastante. Foi esta a declaracao que pediste?

BrunoCoutinho
investigador em formação
investigador em formação

Sim foi isso que pedi. Mas o facto de, no contrato, na secção para porpinas terem posto zero é normal? Fiquei assustado com isso.

inutilmente
recém-chegado
recém-chegado

BrunoCoutinho Escreveu:Sim foi isso que pedi. Mas o facto de, no contrato, na secção para porpinas terem posto zero é normal? Fiquei assustado com isso.
Eu acho que no documento que enviam com o contrato assinado se referem apenas a pagamentos que vao efectuar. Tanto quanto eles sabem neste momento, tu ate' podias nem vir a pedir o valor para as propinas e portanto nao haveria lugar a esse pagamento. Por exemplo, porque a universidade nao cobra propinas, ou porque tens outra fonte de financiamento para isso... Tambem nao iam incluir la o valor de 5000 euros porque mesmo que pecas o pagamento de propinas, neste momento eles nao sabem se te vai ser concedido.

BrunoCoutinho
investigador em formação
investigador em formação

inutilmente Escreveu:
BrunoCoutinho Escreveu:Sim foi isso que pedi. Mas o facto de, no contrato, na secção para porpinas terem posto zero é normal? Fiquei assustado com isso.
Eu acho que no documento que enviam com o contrato assinado se referem apenas a pagamentos que vao efectuar. Tanto quanto eles sabem neste momento, tu ate' podias nem vir a pedir o valor para as propinas e portanto nao haveria lugar a esse pagamento. Por exemplo, porque a universidade nao cobra propinas, ou porque tens outra fonte de financiamento para isso... Tambem nao iam incluir la o valor de 5000 euros porque mesmo que pecas o pagamento de propinas, neste momento eles nao sabem se te vai ser concedido.
Alguem tem um noção de quanto tempo demora após o pedido a receber? Em média.

inutilmente
recém-chegado
recém-chegado

BrunoCoutinho Escreveu:
inutilmente Escreveu:
Alguem tem um noção de quanto tempo demora após o pedido a receber? Em média.
Pelo menos 1/2 meses, mas dada a situacao actual, eu contaria com mais.

helder10
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 07, 2010 3:27 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por helder10 »

Pessoal,

Recebi hoje :) :) :)

Tudo a verificar as vossas contas :)

Abj

Mike42
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 8:02 pm
University/ Institute: ISCTE-IUL

Mensagem por Mike42 »

Também recebi hoje! Hoje é dia de pagar as dívidas :P

claudia_uevora
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 27, 2012 12:59 pm
University/ Institute: Universidade de Évora

Mensagem por claudia_uevora »

Também recebi!

Tinha ideia que a FCT pagava no início do mês a bolsa relativa a esse mês...

Tendo em conta que a data de início da minha bolsa foi 1 de Março, estava a contar receber no início do mês de Julho os valores relativos a Março, Abril, Maio, Junho e Julho + os 750€ para congressos. Mas hoje recebi só o referente a 4 meses e os 750€

Sou eu que estou enganada?

emekapa
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Mensagem por emekapa »

Pois, eu tambem recebi um mes a menos! Sera que hoje foi o ajuste e pa semana recebemos outra vez? Se for assim ate me habituava a receber semanalmente! eheh :)

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

Tanto quanto sei, a FCT paga o vencimento de cada mês no final desse mês, como acontece com a generalidade das entidades empregadoras. Pelo menos, é assim no meu caso.

E, honestamente, parece-me ser o que faz sentido.

emekapa
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Mensagem por emekapa »

Ahh ok! Pensei que fosse ao contrário já ques os pagamenos costumam ser dia 1! Na minha situação anterior, INESC Porto, recebia ao inicio do mes.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

Não, não paga. A FCT paga no dia 1 de cada mês a bolsa desse mês, não do mês anterior.

anaritamaia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 21, 2012 4:31 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por anaritamaia »

Já me estou a assustar.

O meu marido recebeu mail a confirmar que recebia tudo a 1 de Julho. Recebemos logo no início deste mês o contrato e o valor que iria receber agora em julho e hoje fomos ver a conta e nada...

Acho estranho já haver pessoas a receber e nós népia...
Será mais um mês para o teto?

Todos os que esperavam receber este mês, já receberam?

:roll: enfim.. já nem sei o que pensar.

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Ola!
Eu comecei a receber a bolsa no mes de Junho e ainda nao me pagaram mais nada. Penso que os que ainda nao receberam nada nao devem desesperar porque os pagamentos referentes ao mes de Julho ainda nao foram feitos.
Boa sorte

akma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 30, 2011 12:06 am
University/ Institute: ULisboa

Mensagem por akma »

houve quem recebeu dia 27, o que é estranho ...
outros houve que receberam este e-mail bonito
Estimado Bolseiro/a
Informamos que, por razões processuais de transferência de fundos para a FCT
no quadro da execução orçamental, o pagamento relativo ao mês de Julho de
2012 ficará disponível na sua conta bancária no dia 6 de Julho de 2012.
Os nossos cumprimentos,
Miguel Seabra
Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
vamos lá ver se dia 6 não descobrem que o quadro da execução orçamental ficou pior para todos

Responder