Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Ola juana
Não. a minha questão é relativa ao nº de alunos supervisionados pelo co-orientador.
Não. a minha questão é relativa ao nº de alunos supervisionados pelo co-orientador.
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
se nem é preciso associar o co-orientador, se calhar a jucilene tem razão... mas o que é intuitivo para nós nem sempre o é para a FCT e para os painéis de avaliação...
pode ser que entretanto a FCT responda aos e-mails!
pode ser que entretanto a FCT responda aos e-mails!
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Vou concorrer à Bolsa de Pós-Doutoramento da FCT.
Gostaria de saber se alguém sabe onde poderei anexar o documento de aceitação por parte da instituição de acolhimento.
Para Bolsas de Pós-Doutoramento (Mistas), o que preciso da instituição de acolhimento no Estrangeiro para além do documento de aceitação?
Obrigado pela vossa atenção.
Gostaria de saber se alguém sabe onde poderei anexar o documento de aceitação por parte da instituição de acolhimento.
Para Bolsas de Pós-Doutoramento (Mistas), o que preciso da instituição de acolhimento no Estrangeiro para além do documento de aceitação?
Obrigado pela vossa atenção.
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Recebi resposta da FCT a dizer que o co-orientador também necessita de se associar à candidatura. Mas julgo que as orientações de doutoramento dos dois orientadores não somam.. Acham que faz algum sentido???
Para mim não faz!
Julgo que foi a melhor das alterações que a FCT colocou no guião de avaliação!!
Para mim não faz!
Julgo que foi a melhor das alterações que a FCT colocou no guião de avaliação!!
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Eu estava lendo no FAQ do formulário de candidatura e diz o seguinte:
Os co-orientadores também têm de preencher o curriculum vitæ e associar-se à minha candidatura?
Será conveniente para a apreciação da candidatura mas não é obrigatório.
Se não é obrigatório, muito menos conta em relação aos nº de orientandos. Não sei pq alguem do FCT disse que era obrigatório.
Agora , surgiu foi outra dúvida, se por exemplo, o meu orientador é também coorientador de outros, será que isto conta como nº de orientandos?
Os co-orientadores também têm de preencher o curriculum vitæ e associar-se à minha candidatura?
Será conveniente para a apreciação da candidatura mas não é obrigatório.
Se não é obrigatório, muito menos conta em relação aos nº de orientandos. Não sei pq alguem do FCT disse que era obrigatório.
Agora , surgiu foi outra dúvida, se por exemplo, o meu orientador é também coorientador de outros, será que isto conta como nº de orientandos?
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
pessoal eu acho que estamos em alguns posts a confundir duas coisas!
uma coisa é associar um orientador/co-orientador a nossa candidatura (e o respectivo CV). O orientador é obrigatorio, como especifica o regulamento ( a menos que decidamos fazer investigação free lancer ), o co-orientador é valorizado, e se tiver um bom CV vale a pena anexar! ou anexam um pdf com o CV dele ou registam-no na FCT e preenchem os pontos mais importantes (esta opção é mais facil quando sao estrangeiros porque nao estao para ter tt trabalho nem percebem como funciona o site da FCT!)
outra coisa é a questao que coloquei! que é a penalização que as candidaturas vao passar a sofrer caso os orientadores que voces escolherem tenham mais do que 5, ou 10 ou mais orientandos! porque nao sei se ja viram mas quando um orientador se associa a vossa candidatura aparece-lhe um formulario para preencher com o numero de orientações que ele tem! para mim nao tem nexo contar as co-orientações! para alem de muitas delas serem apenas no papel (mas isso é outra questao), o mesmo orientando seria contado duas vezes (uma questao um pouco dubia ate para a FCT), mas principalmente o proprio formulario pede as orientações e nao as cos! quando liguei para a FCT no inicio disseram-me que contavam ambas, mas eu disse exactamente o k vos disse agora e a sra virou-se pa mim e disse "pois é tem razao oh menina ponha so as orientações", por isso o k me da a entender é k basicamente tanto faz! :S ou seja FCT style! mais ainda aproveito ja para dizer k akela tenue frase de kem tem mais do 5 ou kem tem 10 ou mais orientandos faz diferença! ou seja kem tem 5 orientandos ainda n é penalizado mas kem tem 10 já é!
relativamente à questao de isto se aplicar a BDP, eu ainda n li o regulamento nessa parte, mas creio k sim! porque normalmente aquelas partes do "especifico para BD" e "especifico para BDP" sao muito semelhantes mas é uma questao de ligar para a FCT e perguntar!
Espero ter ajudado! beijokas***
uma coisa é associar um orientador/co-orientador a nossa candidatura (e o respectivo CV). O orientador é obrigatorio, como especifica o regulamento ( a menos que decidamos fazer investigação free lancer ), o co-orientador é valorizado, e se tiver um bom CV vale a pena anexar! ou anexam um pdf com o CV dele ou registam-no na FCT e preenchem os pontos mais importantes (esta opção é mais facil quando sao estrangeiros porque nao estao para ter tt trabalho nem percebem como funciona o site da FCT!)
outra coisa é a questao que coloquei! que é a penalização que as candidaturas vao passar a sofrer caso os orientadores que voces escolherem tenham mais do que 5, ou 10 ou mais orientandos! porque nao sei se ja viram mas quando um orientador se associa a vossa candidatura aparece-lhe um formulario para preencher com o numero de orientações que ele tem! para mim nao tem nexo contar as co-orientações! para alem de muitas delas serem apenas no papel (mas isso é outra questao), o mesmo orientando seria contado duas vezes (uma questao um pouco dubia ate para a FCT), mas principalmente o proprio formulario pede as orientações e nao as cos! quando liguei para a FCT no inicio disseram-me que contavam ambas, mas eu disse exactamente o k vos disse agora e a sra virou-se pa mim e disse "pois é tem razao oh menina ponha so as orientações", por isso o k me da a entender é k basicamente tanto faz! :S ou seja FCT style! mais ainda aproveito ja para dizer k akela tenue frase de kem tem mais do 5 ou kem tem 10 ou mais orientandos faz diferença! ou seja kem tem 5 orientandos ainda n é penalizado mas kem tem 10 já é!
relativamente à questao de isto se aplicar a BDP, eu ainda n li o regulamento nessa parte, mas creio k sim! porque normalmente aquelas partes do "especifico para BD" e "especifico para BDP" sao muito semelhantes mas é uma questao de ligar para a FCT e perguntar!
Espero ter ajudado! beijokas***
Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Em 2010, as cartas de recomendação tinham local próprio.vera.ff Escreveu:Olá a todos,
Tenho uma dúvida na candidatura. Onde devo anexar os documentos relativos a cartas de recomendação, aceitação da instituição de acolhimento e parecer do orientador (bolsa pós-doc)?
Obrigada,
Vera
Creio que o orientador não tem de dar parecer (obviamente ele apoia a tua candidatura...)
Se não houver lugar para colocar a aceitação da Instituição de Acolhimento creio que ela não será necessária nesta fase - terás de a submeter nos documentos, com os certificados, após a aprovação da bolsa, num prazo de 6 meses após serem conhecidos os resultados.
Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Da forma como o texto está escrito, parece-me que isso só tem de contar para as BD. O que faz algum sentido, pois um pós-doc é suposto ser mais independente e exigir menos tempo de orientação. Mas não tenho certeza nenhuma quanto a isso, e parece-me possível que, mesmo que não seja obrigatório, alguns painéis de avaliação tomem isso como critério de avaliação.Juana Escreveu:(...)
reitero a pergunta: alguém sabe se tb conta para os pós-docs [número de orientandos]? parece-me que não, mas não sei...
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Estou a fazer a candidatura a uma BD com um projecto para 36 meses. No entanto, é altamente provável que vá precisar do 4º ano de bolsa. Devo colocar 36 meses como duração da bolsa e, mais tarde, se precisar peço renovação por mais um ano, ou devo logo colocar 48 meses de duração?
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Can somebody translate and explain me this:
ARTIGO 16º – DOCUMENTOS DE SUPORTE DA CANDIDATURA
Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções, e carga horária letiva em média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços;
I don't speak in Portuguese and all those rules on FCT webpage are in Portuguese language.
Thank you
Hana
ARTIGO 16º – DOCUMENTOS DE SUPORTE DA CANDIDATURA
Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções, e carga horária letiva em média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços;
I don't speak in Portuguese and all those rules on FCT webpage are in Portuguese language.
Thank you
Hana
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
They are supposed to have an english translation, but they seem to have forgotten it this year...HanaS_BOLSA PhD Escreveu:Can somebody translate and explain me this:
ARTIGO 16º – DOCUMENTOS DE SUPORTE DA CANDIDATURA
Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções, e carga horária letiva em média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços;
I don't speak in Portuguese and all those rules on FCT webpage are in Portuguese language.
Thank you
Hana
You'll need an up-to-date document certifying your professional status. It must indicate the nature of the link you have with the institution that employs you, the function you perform, and in case you are a lecturer, the amount of hours you teach (yearly average) . You can replace it by a declaration saying there isn't any professional activity.
I hope I was clear enough!
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Boa noite,
Surgiu uma dúvida entre vários alunos que vão este ano concorrer a BD: qual o idioma em que a candidatura deve ser redigida? Colocar toda a informação em inglês? ou só o Projecto?
Agradeço imenso a vossa colaboração, em meu nome e dos meus colegas,
Cláudia
Surgiu uma dúvida entre vários alunos que vão este ano concorrer a BD: qual o idioma em que a candidatura deve ser redigida? Colocar toda a informação em inglês? ou só o Projecto?
Agradeço imenso a vossa colaboração, em meu nome e dos meus colegas,
Cláudia
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Olá a todos,
Surgiram-me umas dúvidas:
- o projecto a ser submetido tem regras de escrita, ou seja, é preciso estar escrito num certo tipo de letra, tamanho, etc? Ou é o normal (times new roman, tamanho 12)?
- e pode conter citações?
- e a quantidade de palavras, pode ser 990 pal ou 985 pal? é obrigatório ser 1000 pal?
E alguém me sabe explicar o que o orientador tem exactamente que fazer, em termos de papelada, ou seja, é ele que tem que se inscrever no site da FCT ou sou eu que tenho que tratar disso?
Surgiram-me umas dúvidas:
- o projecto a ser submetido tem regras de escrita, ou seja, é preciso estar escrito num certo tipo de letra, tamanho, etc? Ou é o normal (times new roman, tamanho 12)?
- e pode conter citações?
- e a quantidade de palavras, pode ser 990 pal ou 985 pal? é obrigatório ser 1000 pal?
E alguém me sabe explicar o que o orientador tem exactamente que fazer, em termos de papelada, ou seja, é ele que tem que se inscrever no site da FCT ou sou eu que tenho que tratar disso?
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
A candidatura pode ser submetida em português ou em inglês. O projecto, que faz parte da candidatura, pode ser também escrito em português.ClaudiaG Escreveu:Boa noite,
Surgiu uma dúvida entre vários alunos que vão este ano concorrer a BD: qual o idioma em que a candidatura deve ser redigida? Colocar toda a informação em inglês? ou só o Projecto?
Agradeço imenso a vossa colaboração, em meu nome e dos meus colegas,
Cláudia
Não há regras de formatação, pois é submetido em formulário online;flopes Escreveu:Olá a todos,
Surgiram-me umas dúvidas:
- o projecto a ser submetido tem regras de escrita, ou seja, é preciso estar escrito num certo tipo de letra, tamanho, etc? Ou é o normal (times new roman, tamanho 12)?
- e pode conter citações?
- e a quantidade de palavras, pode ser 990 pal ou 985 pal? é obrigatório ser 1000 pal?
E alguém me sabe explicar o que o orientador tem exactamente que fazer, em termos de papelada, ou seja, é ele que tem que se inscrever no site da FCT ou sou eu que tenho que tratar disso?
Pode ter citações, se achares relevante para o projecto;
1000 é o máximo, pode ter menos, claro
Para efeitos de avaliação da candidatura, o orientador/responsável pela formação deverá:
registar-se no Sistema de Gestão e Informação da FCT (FCTSIG), se ainda não o fez, introduzir dados identificativos básicos
associar-se à candidatura (na página principal do formulário de candidatura ver Lista de candidaturas a bolsa individual associadas; uma descrição detalhada deste processo encontra-se abaixo).
introduzir informações curriculares que permitam avaliar a candidatura por um dos processos seguintes:
Completando o seu currículo num dos sistemas de currículos suportados FCTSIG/cv ou DeGois;
Fazendo o upload de um ficheiro pdf com um curriculum com um grau de detalhe que considere adequado à apreciação da candidatura (durante o processo de associação).
Faz-se notar que a possibilidade 2.b) existe para conveniência dos investigadores cuja única interacção com a FCT seja a orientação de bolseiros. Em todos os outros casos recomenda-se optar por 2.a).
Depois de actualizada a informação curricular, o orientador/responsável pela formação deverá
Indicar no portal de candidatura o sistema de currículos que usa
Lacrar a sua associação à candidatura. No momento da lacragem, será ou:
programada uma cópia do CV do sistema de currículos após o encerramento do concurso;
ou tornado impossível actualizar o ficheiro referido em 2.b).
O orientador/responsável pela formação poderá:
continuar a actualizar o seu CV.
consultar o formulário e CV do seu orientando se o considerar necessário.
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Vou concorrer a uma BPD e estou com uma dúvida que penso ainda não ter sido respondida neste forum.
De acordo com o numero 2 do artigo 16 do regulamento de 2012 tenho de submeter electronicamente durante a candidatura o seguinte documento:
"i. Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções, e carga horária letiva em média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços "
No meu caso não existe qualquer actividade profissional pelo que terei de submeter uma declaração de honra. No entanto, não encontro no formulário de candidatura nenhum local onde submeter essa declaração. Tenho mesmo de submeter essa declaração ou responder "não" no ponto 8 do formulário serve como declaração sob compromisso de honra?
De acordo com o numero 2 do artigo 16 do regulamento de 2012 tenho de submeter electronicamente durante a candidatura o seguinte documento:
"i. Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções, e carga horária letiva em média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços "
No meu caso não existe qualquer actividade profissional pelo que terei de submeter uma declaração de honra. No entanto, não encontro no formulário de candidatura nenhum local onde submeter essa declaração. Tenho mesmo de submeter essa declaração ou responder "não" no ponto 8 do formulário serve como declaração sob compromisso de honra?
Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Escreves tu uma declaração (declaro por minha honra que tal e tal), imprimes, assinas, digitalizas e submetes como anexo.rdsilva Escreveu:Vou concorrer a uma BPD e estou com uma dúvida que penso ainda não ter sido respondida neste forum.
De acordo com o numero 2 do artigo 16 do regulamento de 2012 tenho de submeter electronicamente durante a candidatura o seguinte documento:
"i. Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções, e carga horária letiva em média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços "
No meu caso não existe qualquer actividade profissional pelo que terei de submeter uma declaração de honra. No entanto, não encontro no formulário de candidatura nenhum local onde submeter essa declaração. Tenho mesmo de submeter essa declaração ou responder "não" no ponto 8 do formulário serve como declaração sob compromisso de honra?
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Olá a todos!
Sorry I can't write in Portuguese yet but I read it. I want to apply for a BPD and I can't quite understand which documents are needed in paper in the first step. Can anyone help me?
Please you can write in Portuguese, I'm learning
Saludos
Pilar
Sorry I can't write in Portuguese yet but I read it. I want to apply for a BPD and I can't quite understand which documents are needed in paper in the first step. Can anyone help me?
Please you can write in Portuguese, I'm learning
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
rreis Escreveu:Escreves tu uma declaração (declaro por minha honra que tal e tal), imprimes, assinas, digitalizas e submetes como anexo.rdsilva Escreveu:Vou concorrer a uma BPD e estou com uma dúvida que penso ainda não ter sido respondida neste forum.
De acordo com o numero 2 do artigo 16 do regulamento de 2012 tenho de submeter electronicamente durante a candidatura o seguinte documento:
"i. Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções, e carga horária letiva em média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços "
No meu caso não existe qualquer actividade profissional pelo que terei de submeter uma declaração de honra. No entanto, não encontro no formulário de candidatura nenhum local onde submeter essa declaração. Tenho mesmo de submeter essa declaração ou responder "não" no ponto 8 do formulário serve como declaração sob compromisso de honra?
Eu pessoalmente não entendo que seja preciso escrever e anexar tal declaração. No meu entendimento basta responder "não" no ponto 8 do formulário (em qq dos casos, qdo submetemos a candidatura, estamos a afirmar, sobre compromisso de honra, que todas as informações constantes da mesma são verdadeiras). Mas aguém tem experiência com o processo?
Obrigada.
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Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
pilar100 Escreveu:Olá a todos!
Sorry I can't write in Portuguese yet but I read it. I want to apply for a BPD and I can't quite understand which documents are needed in paper in the first step. Can anyone help me?
Please you can write in Portuguese, I'm learning
Saludos
Pilar
Hi Pilar,
Well, I can follow portuguese alright (it is my native language) but I am also not sure on what documents are needed to hand in. My interpretation is that you need to have your certificates scanned and annexed to the proposal. As to the supervisor/PI, he or she will make the association to your application online. If you want, you can send reference letters (scanned and uploaded or as closed letters, where a code will be send by email to the person that you indcate).
Further, I realize that there is different interpretations on what is needed as statement of employment state (a document saying that you are not employed or that the current contract will finish ar date x).
Anything else? Please let us know.
Good luck
Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Eu não tenho acesso ao formulário, mas se não existe lugar nenhum para submeter documentos, possivelmente bastará responder "não" nesta fase (tenho essa sensação do concurso de 2010 - tenho a sensação de ter sido necessário dizer, no meu caso, que não tinha intenções de exercer actividade profissional durante a vigência da bolsa, e não sei se também que não exercia). Depois de teres a bolsa então terás de submeter a declaração de honra em como não exerces nem exercerás actividade profissional, ou contrato com data de fim e declaração do teu chefe / supervisor de bolsa actual em como esse contrato terminou.tmaria Escreveu:(...)
Eu pessoalmente não entendo que seja preciso escrever e anexar tal declaração. No meu entendimento basta responder "não" no ponto 8 do formulário (em qq dos casos, qdo submetemos a candidatura, estamos a afirmar, sobre compromisso de honra, que todas as informações constantes da mesma são verdadeiras). Mas aguém tem experiência com o processo?
Obrigada.