Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
-
- recém-chegado
- Registado: quinta mai 31, 2012 6:14 pm
- University/ Institute: Universidade do Porto
Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
No que diz respeito a começar já em Outubro, penso que é possivel, desde que a instituição/ o candidato possa pagar os custos. O plano a apresentar à FCT terá de ser a começar em Janeiro, pois só a partir dessa data a FCT atribui o financiamento. Esta é a minha opinião, claro.
Eu tenho uma questão. O artigo 16 do regulamento (parte referente à documentação), no ponto 2, refere que só os documentos de algumas alíneas serão para entregar agora. Mas lendo o ponto 3 do mesmo artigo, dá a sensação que teremos de submeter já tudo.
Pergunto: só os documentos das alíneas referidas em "2" são para entregar agora?
Agradeço a ajuda
Cláudia
Eu tenho uma questão. O artigo 16 do regulamento (parte referente à documentação), no ponto 2, refere que só os documentos de algumas alíneas serão para entregar agora. Mas lendo o ponto 3 do mesmo artigo, dá a sensação que teremos de submeter já tudo.
Pergunto: só os documentos das alíneas referidas em "2" são para entregar agora?
Agradeço a ajuda
Cláudia
-
- recém-chegado
- Registado: quinta mai 31, 2012 2:15 pm
- University/ Institute: Wageningen University
Tenho uma dúvida sobre o plano de trabalhos a apresentar para uma bolsa de pos-doutoramento. No Artigo 4º do regulamento diz:
1. A duração da bolsa é, em regra, anual, prorrogável até ao máximo de seis anos dependendo de parecer favorável na avaliação feita no fim do primeiro triénio, de acordo com o estabelecido no Artigo 21º, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.
Significa isto que a descrição detalhada do plano de trabalhos deve ser para 6 anos ou para 3?
Obrigada pela ajuda.
1. A duração da bolsa é, em regra, anual, prorrogável até ao máximo de seis anos dependendo de parecer favorável na avaliação feita no fim do primeiro triénio, de acordo com o estabelecido no Artigo 21º, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.
Significa isto que a descrição detalhada do plano de trabalhos deve ser para 6 anos ou para 3?
Obrigada pela ajuda.
Uma vez que o formulário já está disponível, vejam lá quais os documentos a entregar, assim evitam-se especulações.ClaudiaG Escreveu:No que diz respeito a começar já em Outubro, penso que é possivel, desde que a instituição/ o candidato possa pagar os custos. O plano a apresentar à FCT terá de ser a começar em Janeiro, pois só a partir dessa data a FCT atribui o financiamento. Esta é a minha opinião, claro.
Agradeço a ajuda
Cláudia
Olá.
Em 2010, onde o regulamento dizia mais ou menos o mesmo, apenas apresentei projecto para o primeiro triénio. Para o segundo, seria de fazer um novo projecto para os outros 3 anos.
Em 2010, onde o regulamento dizia mais ou menos o mesmo, apenas apresentei projecto para o primeiro triénio. Para o segundo, seria de fazer um novo projecto para os outros 3 anos.
tmaria Escreveu:Tenho uma dúvida sobre o plano de trabalhos a apresentar para uma bolsa de pos-doutoramento. No Artigo 4º do regulamento diz:
Obrigada pela ajuda.
-
- investigador em formação
- Registado: segunda mai 21, 2012 9:50 am
- University/ Institute: Universidade de Lisboa
De acordo com o guião de avaliação p"Os doutorados há 6 ou menos anos deverão ter uma bonificação de 0,5 pontos na avaliação do mérito do candidato." Alguém entende se essa bonificação é aplicada quando o candidato ainda não procedeu à entrega da tese de doutoramento?
-
- cientista regular
- Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
- University/ Institute: ***
Já agora acrescento uma questão:Juana Escreveu:De acordo com o guião de avaliação p"Os doutorados há 6 ou menos anos deverão ter uma bonificação de 0,5 pontos na avaliação do mérito do candidato." Alguém entende se essa bonificação é aplicada quando o candidato ainda não procedeu à entrega da tese de doutoramento?
O mérito do candidato em BPD tem os mesmos critérios que em BD? Ou seja, é considerada a nota de licenciatura/mestrado + bonificação acima descrita + bonificação vinda de publicações?
Obrigada pela ajuda.
Saudações académicas.
Eu diria sim... Parece-me que a ideia é fomentar que as BDP sejam para recém-doutorados (leia-se, até 6 anos)...CristinaC Escreveu:Já agora acrescento uma questão:Juana Escreveu:De acordo com o guião de avaliação p"Os doutorados há 6 ou menos anos deverão ter uma bonificação de 0,5 pontos na avaliação do mérito do candidato." Alguém entende se essa bonificação é aplicada quando o candidato ainda não procedeu à entrega da tese de doutoramento?
O mérito do candidato em BPD tem os mesmos critérios que em BD? Ou seja, é considerada a nota de licenciatura/mestrado + bonificação acima descrita + bonificação vinda de publicações?
Obrigada pela ajuda.
Saudações académicas.
-
tmaria Escreveu:Tenho uma dúvida sobre o plano de trabalhos a apresentar para uma bolsa de pos-doutoramento. No Artigo 4º do regulamento diz:
Obrigada pela ajuda.
Acrescento outra dúvida, na mesma linha. No preenchimento do formulário de candidatura a bolsa, na duração do programa de trabalhos e duração pretendida para a bolsa, no caso de BPD, colocamos 36 meses (1 triénio) ou podemos colocar 72 (2 triénios)?
-
Em relação às bolsas mistas, no meu caso BPD, no preenchimento do formulário, no tópico "períodos de permanência no estrangeiro", devemos colocar os vários períodos ao longo do primeiro triénio, ou apenas no primeiro ano? E caso a bolsa seja concedida e esses períodos venham a ser alterados, não deverá haver nenhum problema, pois não?
Reparem que houve um desvio colossal (para usar uma expressão em voga) face ao momento previsto do início de candidaturas e a única concessão da FCT é adiar o momento de entrega em cinco dias (de 28 de Junho para 3 de Julho). Sei que há mais entidades envolvidas nisto para além da FCT, que atravessamos tempos excepcionais, mas isto é um desrespeito tremendo. Boa sorte a todos.
-
- recém-chegado
- Registado: domingo jun 26, 2011 3:32 am
- University/ Institute: IST
Os documentos a adicionar no formulário de candidatura são:
- Certificados de Habilitações,
- Suplemento ao Diploma,
- Percentil dos Graus Concluídos.
Eu tenho um Mestrado Integrado pós-bolonha e por isso tenho um Certificado de Habilitações e um Suplemento ao Diploma.
Quando fui pedir o "Percentil dos Graus Concluídos" na secretaria disseram-me que este documento só se aplica para quem tem graduação pré-bolonha e que a informação contida neste documento é semelhante à do Suplemento ao Diploma.
Ora, esta informação não está em sítio nenhum nas FAQ do formulário, nem em nenhum outro lugar... A única informação fornecida é que o suplemento ao Diploma e o Percentil dos Graus Concluídos devem ser anexados sempre que a instituição que passa o grau os disponibilize...(nada esclarecedor...)
O que será que a FCT pretende?
Que trapalhada...
- Certificados de Habilitações,
- Suplemento ao Diploma,
- Percentil dos Graus Concluídos.
Eu tenho um Mestrado Integrado pós-bolonha e por isso tenho um Certificado de Habilitações e um Suplemento ao Diploma.
Quando fui pedir o "Percentil dos Graus Concluídos" na secretaria disseram-me que este documento só se aplica para quem tem graduação pré-bolonha e que a informação contida neste documento é semelhante à do Suplemento ao Diploma.
Ora, esta informação não está em sítio nenhum nas FAQ do formulário, nem em nenhum outro lugar... A única informação fornecida é que o suplemento ao Diploma e o Percentil dos Graus Concluídos devem ser anexados sempre que a instituição que passa o grau os disponibilize...(nada esclarecedor...)
O que será que a FCT pretende?
Que trapalhada...
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jun 06, 2012 5:29 pm
- University/ Institute: Universidade de Coimbra
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 2.phtml.pt
---> 2012
Base de referência para a classificação do mérito das condições de acolhimento
Para as candidaturas a bolsa de doutoramento a associação de um orientador à candidatura é requisito obrigatório.
A cada orientador é solicitado, no formulário de bolsas, a indicação do número total de estudantes de doutoramento que orienta.
No caso de orientadores que supervisionam mais do que 5 estudantes de doutoramento, o mérito global das condições de acolhimento terá a classificação de 2,5. Nos casos de supervisão de 10 ou mais estudantes de doutoramento o mérito global das condições de acolhimento é automaticamente classificado com 1.
--------------------------------------
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt
--->2011
Para as candidaturas a bolsa de doutoramento a indicação (associação) de um orientador é requisito obrigatório (a inexistência de orientador deve ser classificada com 1). A cada orientador é solicitado, no formulário de bolsas, a indicação do número total de estudantes de doutoramento que orienta. Na avaliação, deve então ser tomada em conta a sua actual capacidade para assegurar a orientação do candidato.
---> 2012
Base de referência para a classificação do mérito das condições de acolhimento
Para as candidaturas a bolsa de doutoramento a associação de um orientador à candidatura é requisito obrigatório.
A cada orientador é solicitado, no formulário de bolsas, a indicação do número total de estudantes de doutoramento que orienta.
No caso de orientadores que supervisionam mais do que 5 estudantes de doutoramento, o mérito global das condições de acolhimento terá a classificação de 2,5. Nos casos de supervisão de 10 ou mais estudantes de doutoramento o mérito global das condições de acolhimento é automaticamente classificado com 1.
--------------------------------------
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt
--->2011
Para as candidaturas a bolsa de doutoramento a indicação (associação) de um orientador é requisito obrigatório (a inexistência de orientador deve ser classificada com 1). A cada orientador é solicitado, no formulário de bolsas, a indicação do número total de estudantes de doutoramento que orienta. Na avaliação, deve então ser tomada em conta a sua actual capacidade para assegurar a orientação do candidato.
-
- recém-chegado
- Registado: segunda mar 21, 2011 2:39 pm
- University/ Institute: Aveiro
Ora Viva,
Tal como muitos de voçês também eu tenho algumas duvidas:
Documentos de candidatura:
Não tenho suplemento ao diploma. É obrigatório? Tanto quanto sei neste documento colocam-se actividades que eu entenda como importantes certo?
Mérito do candidato
Tenho licenciatura pós-bolonha e mestrado pós-bolonha mas em àreas diferentes (gestão e sistemas de informação) e em instituições diferentes. A formula de calculo a aplicar será a da formação biétapica? Se sim o valor que resulta dessa formula será arredondado? i.e. 13.8 = 14
Condições de acolhimento
Existe algum site onde possa saber o numero de orientandos de doutoramento de um determinado Professor?
Agardeço desde já a V/atenção e colaboração
Não tenho suplemento ao diploma. É obrigatório? Tanto quanto sei neste documento colocam-se actividades que eu entenda como importantes certo?
Mérito do candidato
Tenho licenciatura pós-bolonha e mestrado pós-bolonha mas em àreas diferentes (gestão e sistemas de informação) e em instituições diferentes. A formula de calculo a aplicar será a da formação biétapica? Se sim o valor que resulta dessa formula será arredondado? i.e. 13.8 = 14
Condições de acolhimento
Existe algum site onde possa saber o numero de orientandos de doutoramento de um determinado Professor?
-
- Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
- University/ Institute: Universidade de Aveiro
trma Escreveu:Ora Viva,
Mérito do candidato
Condições de acolhimento
o suplemento ao diploma segue uma estrutura definida a nível europeu e cada instituição tem as suas manias quando à sua emissão ( e.g. http://www.sac.ua.pt/PageText.aspx?id=8951 ).
quanto à carga de orientação de cada professor(a), a melhor maneira de saberes é contactá-lo(a)!
-
- recém-chegado
- Registado: quarta mai 30, 2012 5:25 pm
- University/ Institute: Universidade lusiada do Porto
Olá a todos,
Estive a ler o regulamento e fiquei com duas duvidas (por agora...):
- Quem se candidatar à bolsa e se a mesma lhe for atribuída, depois não pode exercer uma profissão? Não pode ter remunerações?
- E aonde é que eu posso consultar ou informar-me se a área que eu pretendo, que é Arqueologia, está contemplada? É que eu não consigo perceber isso através das Áreas Cientificas!
Estive a ler o regulamento e fiquei com duas duvidas (por agora...):
- Quem se candidatar à bolsa e se a mesma lhe for atribuída, depois não pode exercer uma profissão? Não pode ter remunerações?
- E aonde é que eu posso consultar ou informar-me se a área que eu pretendo, que é Arqueologia, está contemplada? É que eu não consigo perceber isso através das Áreas Cientificas!
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
- University/ Institute: FEUP
A bolsa é em exclusividade, por isso não, não podes ter remunerações relativas a qualquer atividade profissional (mas podes, p.e., ter outro tipo de remunerações, como rendas de imóveis, ganhos de capital, etc.).
-
https://concursos.fct.mctes.pt/bolsas/ > formulário de candidatura > informação sobre a candidatura > domínio científico principalflopes Escreveu: - E aonde é que eu posso consultar ou informar-me se a área que eu pretendo, que é Arqueologia, está contemplada? É que eu não consigo perceber isso através das Áreas Cientificas!
uma das hipóteses é 'história e arqueologia'
-
- recém-chegado
- Registado: quarta mai 30, 2012 5:25 pm
- University/ Institute: Universidade lusiada do Porto
A questão é que neste momento estou desempregada, mas estou sempre à procura... E se eu entretanto enconcontrar algo, tenho que cancelar a bolsa e devolver o dinheiro?mikex Escreveu:A bolsa é em exclusividade, por isso não, não podes ter remunerações relativas a qualquer atividade profissional (mas podes, p.e., ter outro tipo de remunerações, como rendas de imóveis, ganhos de capital, etc.).
Isto assim é muito complidado...
Obrigada, já encontrei.Juana Escreveu:https://concursos.fct.mctes.pt/bolsas/ > formulário de candidatura > informação sobre a candidatura > domínio científico principalflopes Escreveu: - E aonde é que eu posso consultar ou informar-me se a área que eu pretendo, que é Arqueologia, está contemplada? É que eu não consigo perceber isso através das Áreas Cientificas!
uma das hipóteses é 'história e arqueologia'
Ao cancelares a bolsa não tens de devolver nada, apenas deixas de a receber.flopes Escreveu:A questão é que neste momento estou desempregada, mas estou sempre à procura... E se eu entretanto enconcontrar algo, tenho que cancelar a bolsa e devolver o dinheiro?mikex Escreveu:A bolsa é em exclusividade, por isso não, não podes ter remunerações relativas a qualquer atividade profissional (mas podes, p.e., ter outro tipo de remunerações, como rendas de imóveis, ganhos de capital, etc.).
Isto assim é muito complidado...
E nota que a exclusividade é apenas durante o período da bolsa, ou seja, se conseguires um trabalho só tens de o deixar quando iniciares a bolsa, ou iniciar a bolsa quando deixares o trabalho.
-
- Registado: quarta nov 18, 2009 3:31 pm
- University/ Institute: FCSH
Bom dia,
e alguém me ajuda para PhD de Cultural Studies? Eu diria estudos artísticos mas gostava de não me enganar.
Muito Obrigada
e alguém me ajuda para PhD de Cultural Studies? Eu diria estudos artísticos mas gostava de não me enganar.
Muito Obrigada