Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Juana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 21, 2012 9:50 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por Juana »

Simone,
É precisamente o que o spca escreveu. O ICS tem o mesmo procedimento todos os anos. Abre concurso para lugares de pós-doc (e doc) previamente ao concurso da FCT para que os candidatos admitidos possam concorrer à FCT já com a aceitação da instituição. No entanto, caso sejas aceite no ICS, essa aceitação é condicional à bolsa da FCT, ou seja, podes ser aceite no ICS e depois não conseguires a bolsa e não poderes por isso desenvolver o teu trabalho lá. Há uns anos, o ICS aceitava um número muito reduzido de candidatos o que tornava (praticamente) garantido que quem entrava no ICS tinha depois bolsa da FCT (isto tanto nos docs como nos pós-docs), mas nos últimos anos a política (do Instituto como tb a da FCT) mudou e há sempre alguns que são aceites no ICS mas depois não conseguem a bolsa.

João
cientista sempre presente
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Mensagem por João »

Olá a todos,

A escrita do plano para bolsa de pos-doc (FCT) segue os mesmos tópicos que o de um projecto de doutoramento?

Cumprimentos,
João
PhD

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

João Escreveu:Olá a todos,

A escrita do plano para bolsa de pos-doc (FCT) segue os mesmos tópicos que o de um projecto de doutoramento?

Cumprimentos,
Olá
Em princípio sim.
A estrutura do das BPD de 2010 está em http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=4705
Bom trabalho

tmaria
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 31, 2012 2:15 pm
University/ Institute: Wageningen University

Mensagem por tmaria »

spca Escreveu:

Cumprimentos,
Olá
Em princípio sim.
A estrutura do das BPD de 2010 está em http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=4705
Bom trabalho
Muito obrigada por esta informação. Para mim crucial, para começar a preparar a candidatura. Nunca se sabe se a FCT decide abrir o concurso dia 22 e fechar a 28 de Junho!
Já agora, alguém sabe que tipo de conteúdo se pode enviar como anexo? Na estrutura da BPD de 2010 vem o descrito como figuras e etc...

Cumprimentos a todos

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

tmaria Escreveu:
spca Escreveu:

Cumprimentos,
Olá
Em princípio sim.
Bom trabalho
Muito obrigada por esta informação. Para mim crucial, para começar a preparar a candidatura. Nunca se sabe se a FCT decide abrir o concurso dia 22 e fechar a 28 de Junho!
Já agora, alguém sabe que tipo de conteúdo se pode enviar como anexo? Na estrutura da BPD de 2010 vem o descrito como figuras e etc...

Cumprimentos a todos
Olá
A manter-se essa estrutura, em princípio será coisas que não possam ser expressas por texto, normalmente figuras (esquemas, fotos...), eventualmente filmes ou som ou whatever. Não sei se havia formatos de ficheiros especificados. No meu caso, entreguei o conjunto das figuras num ficheiro PDF.

tmaria
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 31, 2012 2:15 pm
University/ Institute: Wageningen University

Mensagem por tmaria »

spca Escreveu: Olá
A manter-se essa estrutura, em princípio será coisas que não possam ser expressas por texto, normalmente figuras (esquemas, fotos...), eventualmente filmes ou som ou whatever. Não sei se havia formatos de ficheiros especificados. No meu caso, entreguei o conjunto das figuras num ficheiro PDF.
Olá, olá,

Pois, essa era a ideia que eu tinha. Obrigada pela resposta.

Um bom resto de dia!

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por ciencia »

bwo2012 Escreveu:Bem...
E já passou um mês... Nada mais, nada menos do que 1 mês de atraso em relação à data inicialmente prevista (2 de Maio). E ainda dizem que vão tentar assegurar a data de 28 de Junho como a data limite das candidaturas!!! A FCT deve estar cheia de cómicos... Que tal mudar o nome para "Central Comedy"?
Só que brincar com a vida das pessoas já não tem grande piada (só se for de mau gosto).
A paciência esgota-se e a falta de transparência revela a arrogância e o desprezo pelos cidadãos (Mas quem os colocou lá? Isto ainda é uma democracia? Ou estamos imersos num daqueles contos do Kafka? Hummm! Acho que é, só pode ser, uma brincadeira...)

Sim realmente colega , só pode ser uma brincadeira. Fico com a sensação plena que não temos voz suficiente para ao menos sermos respeitados. Já não falo em verbas, números, etc, falo em respeito. Não há uma gota de respeito pelos investigadores.

simotulu
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mai 29, 2012 11:22 pm
University/ Institute: Instituto de Ciencias Sociais, UL

Mensagem por simotulu »

Ola,
obrigado pelas respostas.
Sim, descobri que é uma entrega interna ao instituto. Talvez pode ser util para alguem que vai apresentar-se no ICS tambem.
Mais uma vez, boa sorte a todos!

clio2012
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jun 05, 2012 7:25 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por clio2012 »

Boa tarde,

Desde já tenho a dizer que acho o forum muito bom e bem conseguido. É uma grande ajuda para tirar dúvidas e não só.

Como o calendário não pára e eu já nem sei o que pensar, é só de mim ou ainda não saiu mesmo nada da FCT? É que por vezes chego mesmo a pensar que serei eu que estarei a ver mal...

Cumprimentos

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

clio2012 Escreveu:Boa tarde,

Desde já tenho a dizer que acho o forum muito bom e bem conseguido. É uma grande ajuda para tirar dúvidas e não só.

Como o calendário não pára e eu já nem sei o que pensar, é só de mim ou ainda não saiu mesmo nada da FCT? É que por vezes chego mesmo a pensar que serei eu que estarei a ver mal...

Cumprimentos
tenho a infelicidade de te dar uma visão 20/20. :?

bwo2012
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 4:41 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por bwo2012 »

Isto continua tudo indefinido: sem datas, sem regulamento, etc.

Fazendo uma pesquisa pelo fórum, encontrei este "post" datado de 25 de Fevereiro de 2012, fazendo referência a uma entrevista do presidente da FCT:

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... ais#p25975

Tendo em conta esta entrevista, a existir concurso das duas uma:

- Ou o regulamento vai sofrer alterações significativas;

- Ou vamos ter uma solução de concurso atrapalhada e desajustada da nossa realidade universitária. Destaco em particular o problema do "plano de trabalhos", uma vez que na situação actual do 3º ciclo (bolonha) os doutoramentos possuem um programa curricular em que só no final da parte lectiva é possível definir o tema a a respectiva avaliação/aprovação por parte da comissão científica do curso.

Esta situação do plano de trabalhos vs programa doutoral coloca bastantes problemas. Tendo contactado algumas universidades que possuem programas de doutoramento da minha área, estas não aceitam comprometer-se (nem os possíveis orientadores) num plano de trabalhos para efeitos da candidatura à bolsa. Dizem que tal só é possível no final da parte lectiva (2 ou 3 semestres iniciais), depois de consolidado e aprovado o tema, na sequência directa da parte lectiva!

Como é possível resolver esta situação? Alguma sugestão? Ou a única solução é apresentar a candidatura só depois de realizada a parte lectiva (2 ou 3 semestres)?

:?

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

bwo2012 Escreveu:Isto continua tudo indefinido: sem datas, sem regulamento, etc.

Fazendo uma pesquisa pelo fórum, encontrei este "post" datado de 25 de Fevereiro de 2012, fazendo referência a uma entrevista do presidente da FCT:

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... ais#p25975

Tendo em conta esta entrevista, a existir concurso das duas uma:

- Ou o regulamento vai sofrer alterações significativas;

- Ou vamos ter uma solução de concurso atrapalhada e desajustada da nossa realidade universitária. Destaco em particular o problema do "plano de trabalhos", uma vez que na situação actual do 3º ciclo (bolonha) os doutoramentos possuem um programa curricular em que só no final da parte lectiva é possível definir o tema a a respectiva avaliação/aprovação por parte da comissão científica do curso.

Esta situação do plano de trabalhos vs programa doutoral coloca bastantes problemas. Tendo contactado algumas universidades que possuem programas de doutoramento da minha área, estas não aceitam comprometer-se (nem os possíveis orientadores) num plano de trabalhos para efeitos da candidatura à bolsa. Dizem que tal só é possível no final da parte lectiva (2 ou 3 semestres iniciais), depois de consolidado e aprovado o tema, na sequência directa da parte lectiva!

Como é possível resolver esta situação? Alguma sugestão? Ou a única solução é apresentar a candidatura só depois de realizada a parte lectiva (2 ou 3 semestres)?

:?
bem, em apanhado, tu concorres a uma bolsa com duração até 48 meses, que é a duração do plano de trabalhos e o período em que a FCT te paga as propinas. podes concorrer a um programa doutoral, pagar o primeiro ano de propinas do teu bolso e só no final definir um plano de trabalhos com um orientador...
no entanto, não é isso que eu vejo acontecer à minha volta... acontece isto: a maior parte das pessoas termina a tese de mestrado e concorre a bolsa de doutoramento com o seu orientador do mestrado (no seguimento dessa linha de investigação), para um programa doutoral da sua universidade. quando começa a componente curricular do doutoramento, continua a fazer investigação...

noutras notícias, a FCT está viva e de saúde (???????), tendo publicado recentemente o edital, regulamento e etc para o prémio pulido valente:
http://www.fct.pt/apoios/premios/pulido ... l.phtml.pt

será que este ano não há bolsas de phd ou postdoc para ninguém?

Duarte Gonçalves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 24, 2012 1:08 am
University/ Institute: FCSH/NOVA || ISCTE-IUL

Mensagem por Duarte Gonçalves »

O que corre é que existe uma questão com desvio de fundos do QREN e que se está a aguardar a decisão da UE sobre se vão ou não ser mobilizadas as verbas necessárias para as bolsas.
Por outra parte, também parece que há pessoas já convocadas para júris. Talvez seja mais fácil desconvocar não havendo fundos do que, havendo, preparar tudo em cima da hora. Muito provavelmente está tudo pronto para arrancar e não avança por causa dos fundos a serem mobilizados (em consequência dos desviados...)
A ser verdade, não se compreende por que razão não se divulga.

Mas também qualquer outra hipótese de causa também não parece justificar deixar os candidatos em sufoco especulativo. Excepto talvez a iminência de um ataque e a necessidade vital de canalizar fundos para a defesa, o que também traria um poucochinho de lógica às medidas de austeridade, mas pronto.

Entretanto, podemos ver os relatos da maravilhosa situação em que nos queremos meter, um privilégio bem sofrido: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/bolsa ... -4071.html

SaloméAA
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 28, 2012 4:42 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por SaloméAA »

Questões relevantes:
Tendo em conta que ainda não saiu o regulamento do concurso, não existem prazos a cumprir em relação a isso? Ou seja, tendo em conta que o regulamento deveria ser divulgado 15 dias antes do inicio do concurso, o facto de tal não ter ainda acontecido não altera obrigatoriamente os prazos estipulados pela FCT?
Existe algum prazo mínimo para a duração do concurso, ou seja pode o concurso estar aberto apenas 15 dias sem ter havido qualquer informação sobre o regulamento do mesmo previamente?
Alguém tem resposta para estas questões?

Já não há comentários para a falta de respeito por todos os investigadores interessados neste concurso...

Duarte Gonçalves
recém-chegado
recém-chegado

1. Creio que é tudo na base do discricionário, i. e., se houvesse prazos, as alterações seriam formais e não com base em notícias exibidas no sítio da FCT. Os prazos são estipulados tal como, aparentemente, podem ser alterados sem qualquer repercussão legal, pelo que, tendo a FCT a faca, o queijo, a tábua, os pratos e a mesa na mão, creio que a questão nem se põe.
2. Será o regulamento, não publicado ainda, a estipular as datas de abertura e término do concurso, pelo que se reforça a ideia que tentei transmitir em cima.

Não tenho resposta, não existe. Não existe lei a determinar qualquer obrigatoriedade de abertura anual de concurso bolsas de doc e pós-doc, tal como não existe lei a estipular prazos vinculativos do incumprimento dos quais resultasse sanção. Pelo que, a discricionariedade é limite. E... ainda que existissem tais leis, as leis têm aquela coisa que podem ser mudadas. E até, como se vê actualmente, ignoradas.
Resta-nos esperar.

tres_as
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 1:05 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por tres_as »

Será que as pessoas que têm tudo programado para começar em Outubro de 2012 ainda podem concorrer? Ou estarão completamente excluídas? Alguém sabe o que acontece a pessoas nesta situação?

Duarte Gonçalves
recém-chegado
recém-chegado

ATENÇÃO A TODOS OS CANDIDATOS!

Abriu o concurso:
https://concursos.fct.mctes.pt/bolsas/

Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012
Call for Individual Doctoral and Post-Doctoral Grants 2012
(Aberto de 06-06-2012 a 03-07-2012 17:00:00)
(Opened from 06-06-2012 to 03-07-2012 17:00:00)

demichelis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 24, 2011 1:23 am
University/ Institute: ITPT

Mensagem por demichelis »

Algum sítio onde se veja o regulamento?

EDIT: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... 2.phtml.pt

ruigusmao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jun 06, 2012 12:08 pm
University/ Institute: UCT Praga
Contacto:

Mensagem por ruigusmao »

tres_as
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 1:05 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por tres_as »

Peço desculpa por voltar a fazer a mesma pergunta (que já era relativa ao regulamento que acabou de sair):

Será que as pessoas que têm tudo programado para começar em Outubro de 2012 ainda podem concorrer? Ou estarão completamente excluídas? Alguém sabe o que acontece a pessoas nesta situação? Há muita gente nesta situação?

Responder