Estou a preparar o meu projecto e tive uma dúvida.
Será que na duração do projecto posso colocar os 48 meses... ou tenho de colocar apenas o plano de trabalhos apenas os 37 meses??
Boa sorte a todos
Até aqui, no caso do pós-doc, e até um máximo de 3 anos (para o outro triénio, se existir, terão de fazer outro projecto), tem sido o candidato que indica a duração do projecto. Ou pelo menos assim foi quando concorri (2010, 2008).vera.ff wrote:Esta também é uma dúvida que tenho, mas relativamente ao Pos-doc: somos nós, em conjunto com a instituição de acolhimento, quem define a duração do projecto?
Obrigada,
Vera
OláBolseira2012 wrote:Olá a todos! Infelizmente, ainda não temos notícias sobre a abertura deste concurso!
Estou a preparar o meu projecto e tive uma dúvida.
Será que na duração do projecto posso colocar os 48 meses... ou tenho de colocar apenas o plano de trabalhos apenas os 37 meses??
Boa sorte a todos
Na verdade, a FCT disse que o período não deveria exceder 7 dias. Tiveram justamente o cuidado de não fazer qualquer compromisso. Além disso, o dia ainda não terminou.bwo2012 wrote:Mais um vez a FCT falta ao compromisso assumido.
"o prazo para o início das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pos-doutoramento, inicialmente previsto para o dia 16 de Maio, é adiado por um período que não deverá exceder sete dias."
É possível, mas se tivesse de apostar diria que é a habitual descoordenação entre diferentes ministérios e repartições públicas.bwo2012 wrote: Todo este processo está repleto de recuos e adiamentos, comprimindo de forma absurda o período para as candidaturas. Mantendo o dia 28 de Junho como data limite terá como resultado um número inferior de candidaturas, uma vez que muitos ficarão impossibilitados de realizar qualquer submissão de candidatura! Talvez o objectivo seja mesmo esse.
Como já foi apontado por vários colegas, começa a ser urgente procurar financiamento externo. Na verdade, toda esta situação começa a ser alarmante, não só para os novos candidatos, mas também para os que deverão renovar a sua bolsa no final de 2012. Já para não falar daqueles que, como eu, ainda não viram um cêntimo da bolsa que começou em Janeiro deste ano...bwo2012 wrote:Tudo isto está a ficar verdadeiramente kafkiano e desanimador...
caro ricardo, era só para o relembrar que 16+7 = 23 (ontem, nos fusos horários aplicáveis a portugal). assim, podemos dizer que o dia, de facto, já acabou.ricardo.figueiredo wrote:Na verdade, a FCT disse que o período não deveria exceder 7 dias. Tiveram justamente o cuidado de não fazer qualquer compromisso. Além disso, o dia ainda não terminou.
Tens razão! Tanta é a confusão que já nem sei a quantas ando.igor.marques wrote: caro ricardo, era só para o relembrar que 16+7 = 23 (ontem, nos fusos horários aplicáveis a portugal). assim, podemos dizer que o dia, de facto, já acabou.![]()
Acompanhado de um rebuçado a cada candidato, por ser o dia da criança?igor.marques wrote: noutras notícias, vamos fazer apostas sobre quando abre o concurso?
eu acho que é a 1 de junho
quanto a esta questão eu ponho algumas dúvidas... atrasando a data do fecho do concurso acaba por ser vantajoso para muitos estudantes de mestrado, que defendam as suas teses durante o período em que o concurso está aberto, e acredito que até para estudantes de doutoramento acabe por ser bom!bwo2012 wrote:Quaisquer que sejam as circunstâncias que levaram a esta situação, devem ser remediadas com o mínimo de bom senso e respeito para com as pessoas. No mínimo exige-se que o limite do prazo seja alargado em igual medida do adiamento do início do concurso. Se estava previsto o concurso entre 2 de Maio e 28 de Junho, ao adiar de forma significativa o início do mesmo (um mês?) seria razoável o alargamento da data limite em igual proporção!
No que se refere a esta questão não há qualquer problema. Para efeitos da obtenção do grau que permite a candidatura à bolsa, o que conta não é o período do prazo do concurso mas o que está estabelecido no regulamento. À semelhança dos anos anteriores, as regras que têm vigorado são as seguintes:igor.marques wrote:quanto a esta questão eu ponho algumas dúvidas... atrasando a data do fecho do concurso acaba por ser vantajoso para muitos estudantes de mestrado, que defendam as suas teses durante o período em que o concurso está aberto, e acredito que até para estudantes de doutoramento acabe por ser bom!
Não me parece plausível aceitar a desculpa de um erro com a "ameaça" de outro. Ou seja, se falharam no início de todo o processo, têm de ser capazes de remediar os erros cometidos, acelerando todas as burocracias após o fecho do concurso.igor.marques wrote:no entanto, surgiria o efeito bola de neve: atraso no fecho do concurso poderá levar a atraso nas avaliações e publicação dos resultados; atraso no início das burocracias com submissão de documentos, contratos, etc...; atraso nos pagamentos dos subsídios mensais de manutenção (pessoas que em setembro de 2011 tiveram bolsa, apesar de já terem enviado toda a papelada para a FCT, só em julho é que começarão a recebem!); ...
sim, eu sei disso. o facto de concorrer com a tese defendida só aumenta a confiança à maltabwo2012 wrote:Como é muito provável que as bolsas só tenham início a partir de Janeiro de 2013, então os candidatos podem obter o grau académico necessário até 31 de Dezembro.
nunca, jamais, duvides da capacidade da FCT para falhar.bwo2012 wrote:Ou seja, se falharam no início de todo o processo, têm de ser capazes de remediar os erros cometidos, acelerando todas as burocracias após o fecho do concurso.
bwo2012 wrote: Independentemente das circunstâncias, não me parece plausível suavizar as responsabilidades da FCT.
Em altura alguma pretendi suavizar a incompetência e falta de bom senso da FCT, especialmente porque a isso se deve a situação económica dramática que atravesso neste momento. Se dei essa impressão, lamento.bwo2012 wrote: Julgo que a este nível não estamos a falar de entidades amadoras e/ou de vão de escada. Trata-se de uma instituição com responsabilidades e deveres para com os cidadãos. As relações de deveres e obrigações não podem ser unilaterais, sendo válidas apenas para uma das partes.
Faço investigação em Matemática Pura, por isso percebo bem (e na pele) o que dizes. Quando referi financiamento externo, referia-me a financiamento fora de Portugal (para projectos a desenvolver fora de Portugal), e não a financiamento privado em geral. Certo tipo de projectos, apesar de fulcrais a longo prazo numa sociedade ambiciosa, terão quase sempre de ser financiados por organismos públicos ou estatais.bwo2012 wrote: Quanto ao assunto dos 'pseudo' financiamentos externos, trata-se de uma matéria muito sensível que não pode ser generalizada como eventual solução. A título de exemplo, existe o problema muito concreto das brutais diferenças entre as diversas áreas científicas. Uma coisa é falarmos das ciências aplicadas outra coisa é, por exemplo, falarmos de estudos literários ou artísticos! A não ser que tenhamos uma visão que todo o ensino e investigação seja reduzido a essas áreas aplicadas (a meu ver uma visão bastante redutora), caso contrário será difícil encontrar financiamentos para as outras áreas. Esta situação condicionaria gravemente a investigação.
queres esclarecer isso? ...Juana wrote:O Igor Marques diz que "o facto de concorrer com a tese defendida só aumenta a confiança à malta", mas não é isso que se limita a fazer, uma vez que o facto de já ter o grau, seja de mestrado ou de doutoramento, concorrendo respectivamente a BD e BPD, acrescenta pontuação ao mérito do candidato.