Contratos Assinados pela FCT! Quanto tempo demora? BD 2011.

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Re: Contratos Assinados pela FCT! Quanto tempo demora? BD 20

Mensagem por Mush »

phdwannabe Escreveu:
Mush Escreveu:phdwannabe,
tu ainda nao recebeste?
Nem um cêntimo. E ninguém me atende o telefone quando tento ligar para a FCT. Temo que não aterre nada na minha conta este mês, contrariamente ao que me foi dito há umas semanas via telefone.

E as contas de Maio já estão em cima da secretária, à espera de serem pagas...
Oh meu deus...!!! :(

Para conseguir falar com a FCT costumo ficar a marcar o numero repetidamente durante uns 10 minutos (eu sei, que seca) ate chamar. Nao podes desistir ao fim de 5 -10 vezes... Espero que nao se atrasem mais com estes pagamentos.

Cátia Severino
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda abr 23, 2012 2:47 pm
University/ Institute: FLUL

Mensagem por Cátia Severino »

souumet Escreveu:Olá,

Recebi o contrato por correio esta manhã.
Fui também à FCT informar-me e disseram-me que tinha o processo concluído desde Abril (acho piada "desde", uma vez que entreguei os papeis em Fevereiro. Até parece que foi super rápido pela maneira como falam).
Não me falaram nessa questão da tranche... Espero que até lá tenham dinheiro para nos pagar. Acho ridículo que a FCT esteja a ser financiada desta forma. Não existem orçamentos para prever já as bolsas que vão ter que pagar no inicio do ano? Isto só comprova que "a falta de pessoal" não passa de uma desculpa para o processo moroso e doloroso que nos têm feito passar.

Esperemos que Junho seja mesmo o mês de pagamento para todos nós!
Souumet,

Como deves calcular, isto são informações que não se dizem. Claro que não te disseram, nem iriam dizer (chama-lhe técnica de manipulação da conversa, a levares a pessoa a dizer o que não quer ou não é suposto dizer). Mas é um facto. E foi-me por diversas vezes salientado que, apesar de o meu processo estar concluído e já ter recebido o contrato e toda a restante documentação, não garantem que recebamos em Junho; mas, garantidamente, receberemos o mais tardar em Julho. O dinheiro vem do fundo do QREN e esperemos de a fatia que nos cabe chegue tardiamente o quanto antes.

abraços

oliveira23
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jan 31, 2011 4:57 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por oliveira23 »

Sim, recebi o dinheiro na conta sem ter recebido ainda a carta com o contrato. Recebi-a hoje de manhã, a carta vinha aberta mas o contrato estava intacto.

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

oliveira23 Escreveu:Sim, recebi o dinheiro na conta sem ter recebido ainda a carta com o contrato. Recebi-a hoje de manhã, a carta vinha aberta mas o contrato estava intacto.
Como assim, aberta? Quem a abriu, o carteiro? Alguém dentro dos CTT? Isso é no mínimo bizarro...

Eu cá ainda não recebi contrato (nem dinheiro) nenhum, apesar de me terem dito por telefone que ia começar a receber este mês.

souumet
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jan 17, 2012 11:05 am
University/ Institute: FCT-UNL

Mensagem por souumet »

phdwannabe Escreveu:
oliveira23 Escreveu:Sim, recebi o dinheiro na conta sem ter recebido ainda a carta com o contrato. Recebi-a hoje de manhã, a carta vinha aberta mas o contrato estava intacto.
Como assim, aberta? Quem a abriu, o carteiro? Alguém dentro dos CTT? Isso é no mínimo bizarro...

Eu cá ainda não recebi contrato (nem dinheiro) nenhum, apesar de me terem dito por telefone que ia começar a receber este mês.

A minha carta também vinha aberta. Pelo que li em posts mais antigos, isso tem vindo a acontecer.
Deve ser para "poupar" tempo... lol

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

souumet Escreveu: A minha carta também vinha aberta. Pelo que li em posts mais antigos, isso tem vindo a acontecer.
Deve ser para "poupar" tempo... lol
Para poupar tempo? Mas o envelope vinha por fechar? Ou a correspondência estava efectivamente violada? Ambas as hipótese são incríveis mas a primeira é a mais estranha, especialmente tendo em conta que muitos bolseiros residem no estrangeiro, o que significa que a carta vai anda a passear de avião e comboio... aberta.

E não se trata propriamente de um folheto publicitário ou de algo sem importância. Nem de algo que se queira aberto para qualquer pessoa ler (ou roubar).

Cada vez mais os procedimentos internos da FCT me deixam completamente boquiaberto. Palavra de honra.

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por ricardo.figueiredo »

Recebi o meu contrato de volta esta manhã, se quiserem podem adicionar os meus dados à lista no Google Docs. Foi-me dito por telefone que receberei o primeiro pagamento no mês de Junho.

Como aconteceu com outros colegas, a minha carta chegou aberta, algo que considero muito sério. Sobre este assunto, criei um novo tópico chamado: [Contratos FCT - BD 2011] - [Correspondência Violada]

ATPm
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 07, 2012 2:31 pm
University/ Institute: Biocant - Associação de Trnasferência de Tecnologia

Mensagem por ATPm »

Boa tarde caros colegas,

Agradeço desde já toda a partilha de informação que se vê neste forum e que me tem ajudado ao longo do processo.

Venho agora partilhar a minha experiência.

Após mais de 30 minutos a ligar constantemente para a FCT, fui atendido por uma senhora que estava claramente exausta de atender pessoas a perguntar pelo mesmo, que me disse simpaticamente que estava tudo OK da minha parte e que só faltava provimento da parte deles e por isso ainda não sabiam se me pagavam em Junho. A senhora disse para voltar a ligar la para 20 e tais deste mês que nessa altura já sabiam se me pagavam ou não.

O contrato só enviam mais perto do pagamento.

Resumindo aqui ficam as datas chave do meu "calvário":

Envio documentos online 01-02-2012
Disponibilização contrato 13-03-2012
Envio documentos papel 21-03-2012
Recepção contrato ??-05(??)-2012
Pagamento Junho? Julho?
Data início bolsa 01-02-2012

Saudações a todos,

André Melo

Cátia Severino
recém-chegado
recém-chegado

ATPm Escreveu:Boa tarde caros colegas,

Agradeço desde já toda a partilha de informação que se vê neste forum e que me tem ajudado ao longo do processo.

Venho agora partilhar a minha experiência.

Após mais de 30 minutos a ligar constantemente para a FCT, fui atendido por uma senhora que estava claramente exausta de atender pessoas a perguntar pelo mesmo, que me disse simpaticamente que estava tudo OK da minha parte e que só faltava provimento da parte deles e por isso ainda não sabiam se me pagavam em Junho. A senhora disse para voltar a ligar la para 20 e tais deste mês que nessa altura já sabiam se me pagavam ou não.

O contrato só enviam mais perto do pagamento.

Resumindo aqui ficam as datas chave do meu "calvário":

Envio documentos online 01-02-2012
Disponibilização contrato 13-03-2012
Envio documentos papel 21-03-2012
Recepção contrato ??-05(??)-2012
Pagamento Junho? Julho?
Data início bolsa 01-02-2012

Saudações a todos,

André Melo

Olá, André.

Vens assim confirmar o que escrevi no dia 4. Agora é uma questão de entrada de dinheiro.
Só me pergunto porque é que não fazem os contratos quando efectivamente têm dinheiro. Escusado estarmos atados a um contrato em regime de exclusividade quando alguns de nós poderiam estar a trabalhar e a receber por outras vias. No meu caso, poderia ter tido um prolongamento do meu anterior contrato e não estaria entalada em dívidas até aos olhos.

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht

Mensagem por vera.ff »

E isto já foi divulgado nos orgãos de comunicação social? Estes atrasos? Há algum grupo parlamentar que tenha conhecimento disto e tenha interesse em denunciar?

helder10
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 07, 2010 3:27 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por helder10 »

Olá a todos,

Que eu saiba isto ainda não foi divulgado na comunicação social (que eu saiba lol).

No entanto, tenho trocado alguns emails com a ABIC (revelaram-se muito conscientes da nossa situação, e parece-me que estão a fazer o possível por nos ajudar) foi-me informado que a FCT atrasa (como nós sabemos) o pagamento, porque a nosso estatuto como bolseiro é precário. A ABIC disse-me que devido ao estatuto que temos a FCT não é obrigada a pagar juros por demoras, ora isto acontecendo acaba por ser "normal" esta demora, uma vez que a própria FCT não tem pressão para pagar rapidamente. Acho obvio que se houvesse juros eles despachariam-se a pagar sobre pena de terem que gastar mais uns trocos...

Se calhar alguns de vós já sabiam disto, mas confesso que não tinha noção sobre o podermos ou não cobrar juros.

P.S. Eu não sabia mas a ABIC de momento tem pouquíssimos voluntários, sendo que apenas são 2 as pessoas que procuram responder aos nossos pedidos.

A meu ver e depois de receber claro, a nossa luta deveria de ser em relação ao nosso estatuto como bolseiros!!!

Há por aí pessoal que quer mudar este nosso estatuto? Já chega de ano após ano todos os BD e BDP passarem pelo mesmo...

Cumprimentos

anaLJMS
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta abr 05, 2012 11:47 am
University/ Institute: UMinho

Mensagem por anaLJMS »

Olá

Enviei o meu contrato dia 16 de Fevereiro e recebi hoje o contrato de volta.
Cumps,

vera.ff
cientista regular
cientista regular

Mensagem por vera.ff »

O que eu acho é que devíamos emitir um comunicado aos órgãos de comunicação social. Do que é que a ABIC precisa? Talvez fosse mais eficaz se a ABIC dissesse aqui de que ajuda precisa para que possamos então encontrar voluntários para cada tarefa.

Pedro1
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 10, 2012 3:22 pm
University/ Institute: IHC-FCSH

Mensagem por Pedro1 »

Olá a todos,

Concordo com a Vera, esta situação é inadmissível e a comunicação social tem de ficar a saber disto.
Andam a brincar com a nossa vida de forma impune. Já era tempo de organizarmos um protesto.

vera.ff
cientista regular
cientista regular

Mensagem por vera.ff »

Olá Pedro e a todos,

O que podemos fazer: propostas:

I- redigir um doumento que exponha a actual situação (pode-se utlizar ainformação que se encontra dispersa no fórum), apresentando os números que estão disponíveis (penso que há foi criado uma tabela, não foi?) e enviá-lo aos órgãos de comunicação social e aos grupos paralementares;

II- criar outras formas de protesto: redes sociais, manifestação: sugestões?

- voluntários ncessários para:
1. redigir o documento que deverá ser apresentado à direcção da ABIC para que esta o finalize;
2. reunir contactos (como referi, meios de comunicação sociale grupos parlamentares): lista com nomes e emails;
3. tornar este problam visível nas redes sociais.

Vou colocar este post num novo tópico aqui no Fórum e no Fb da Abic. Vamos pensar em conjunto e, mais importante, agir?

Um abraço,
Vera

helder10
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por helder10 »

Boas pessoal,

A ABIC não me deu nenhuma dica, apenas disse que iam ver...

O email deles é o seguinte:

"Em primeiro lugar, gostaria de explicar que recebemos muitos pedidos de ajuda no Apoio ao Bolseiro da ABIC. Infelizmente, desde há 2 anos que somos apenas 2 pessoas a responder a todos estes pedidos (no último ano já recebemos mais de 400 pedidos), que incluem pedidos de sócios da ABIC que têm prioridade no atendimento.
Esclareço também que as (poucas) pessoas que trabalham voluntariamente na ABIC são todas bolseiros de investigação a tempo inteiro.

Por isso, peço-lhe que compreenda as nossas limitações, que resultam sobretudo do facto que apenas uma dúzia de bolseiros - dos cerca de 15000 que existirão no país - se disponibilizam para ajudar o muito trabalho que a ABIC tem para fazer...

Lamento e comprendo bem as suas dificuldades. E posso garantir-lhe que ABIC não está a ignorar de maneira nenhuma os atrasos sistemáticos no início do pagamentos de bolsas da FCT. Poderei explicar-lhe melhor aquilo que estamos a tentar fazer sobre este problema. Estamos também interessados em ouvir as suas sugestões.

Dito isto, passo a pedir-lhe alguma informação adicional para que na próxima semana eu possa contactar a FCT. Parte da informação adicional que lhe peço a seguir servirá para nos ajudar a compreender o tipo de problemas e atrasos que afectam o processamento da bolsa.

Por favor, peço-lhe, por isso, que responda às seguintes perguntas:

1 - Qual é a referência da sua bolsa FCT?

2 - Em que data soube que a sua bolsa tinha sido concedida (condicionalmente)?

3 - Em que data terminou de submeter online (lacrou) todos os documentos da sua candidatura?
(se o colega demorou algum tempo - semanas, meses - até conseguir submeter todos os documentos exigidos, por favor explique as razões desta demora)

4 - Depois da lacragem, quanto tempo demorou a FCT a verificar estes documentos e a disponibilizar o seu contrato de bolsa online?

5 - Em que data(s) enviou para a FCT os documentos originais (em papel) ? (incluindo o contrato de bolsa assinado pelo bolseiro)

6 - Que data indicou no contrato de bolsa para início oficial da sua bolsa?

7 - Quanto tempo demorou a FCT a devolver o contrato de bolsa assinado pela FCT? (se é que a FCT já devolveu o contrato de bolsa)

8 - Se durante o processo a FCT pediu mais documentos ou a sua substituição, por favor refira que documentos adicionais foram pedidos ou porque tiveram que ser substituídos."

Entretanto aguardo por uma resposta deles.

Vera vou ver se consigo algum contacto.

Assim que tiver algo aviso. Já agora alguém com um blog para também espalhar a notícia dessa forma? Poderá ajudar a partilhar no facebook.

Cumprimentos

Cátia Severino
recém-chegado
recém-chegado

Estou falta que me digam que vou receber todos os retroactivos quando finalmente pagarem.

Estou falta que digam que todos os anos se passa o mesmo.

É vergonhoso. O meu telefone não pára de tocar com telefonemas do banco a dizer que estou em dívida com as prestações. E as taxas de juros de dívida a acumular (por esses, seguramente não serei compensada).

Estou farta de pedir dinheiro emprestado para me suster.

Estou farta pensar se efectivamente vou ter dinheiro amanhã para o que for.

Neste momento, estou com as contas a zero, cartões bloqueados por falta de pagamento e poupanças estoiradas (as minhas e as de quem me pode emprestar dinheiro).

E estou farta de uma instituição que acha que este seu comportamento é normal e aceitável.

Isto é irresponsável e só demonstra falta de carácter e de respeito para com a condição do outro. E as atitudes só reflectem arrogância por parte de quem faz o que lhe apetece, conformismo, indiferencia.

E para os bolseiros dos concursos de 2012? Vão ter de passar pelo mesmo? Herança vergonhosa.

asequeira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 17, 2012 2:17 pm
University/ Institute: ISCTE

Mensagem por asequeira »

Acabei de ler as vossas mensagens neste tópico, constatando que somos muitos na mesma situação. É desesperante, as contas que se acumulam, o ter de pedir dinheiro emprestado para a renda e para as contas e para a comida, a forma vergonhosa como funciona a investigação científica em Portugal, o absolutamente mal-tratados que somos e que me deixa a pensar se de facto vale a pena continuar aqui, ou se faz sentido ter deixado a bolsa de investigação num outro projecto em que me encontrava pela incompatibilidade com a bolsa de doc da FCT...

Se quiserem acrescentar os meus dados na vossa spreadsheet...

A aprovação da bolsa veio no final de Dezembro passado;
O processo foi lacrado na última de Janeiro;
Recebo na 2ª de Fevereiro informação de que um dos documentos não foi aceite, pelo que foi novamente lacrado em Março;
O contrato foi enviado na última semana de Março;
Este foi entregue mais os originais dos documentos a 2 de Abril.

Não me deram previsões para o início dos pagamentos. Só que iria receber com retroactivos (como se pudesse pagar assim as minhas contas também, com retroactivos).

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por ricardo.figueiredo »

asequeira Escreveu: Não me deram previsões para o início dos pagamentos. Só que iria receber com retroactivos (como se pudesse pagar assim as minhas contas também, com retroactivos).
Pois, respondem sempre com essa dos retroactivos. Se me respondessem que pagavam com retroactivos acrescidos de juros, até aceitava. Assim, nem pensar.

A cláusula de exclusividade deixa-nos completamente na mão da FCT, que nos trata como mendigos a quem se digna de dar uma esmola. Indecente.

helder10
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por helder10 »

Boas pessoal,

Trago más notícias, pelo menos para mim são!!

Como sabem tenho contactado com a ABIC, estes enviaram-me agora um email, afirmando que contactaram a FCT sobre o meu processo e hoje obtiveram a seguinte resposta:

Helder Silva - SFRH/BD//2011
"O processo está completo e em princípio entrará nos pagamentos de Julho, mas tal carece de confirmação."

A ABIC informou-me também que vão tentar entrar em contacto com a Presidência da FCT, para pedir mais esclarecimentos.

Portanto, quem está numa situação parecida com a minha (com as mesmas datas de envio de documentos, por aí fora) só deverá de receber em Julho, 7 meses depois :S

Há uns dias atrás também fui contactado pela ABIC para ver se podiam ceder o meu contacto a um jornalista do semanário Sol, uma vez que este iria fazer uma entrevista dobre os atrasos no pagamento por parte da FCT, entretanto ainda não recebi nenhum contacto...

Assim que surja alguma novidade, colocarei aqui.

Cumprimentos

Responder