Curiosidade sobre CV e comunicações orais

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Alexandra_F
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: domingo jul 01, 2007 11:12 am

Curiosidade sobre CV e comunicações orais

Mensagem por Alexandra_F »

Boa tarde!
Depois de ver alguns CVs de colegas e de falar com algumas pessoas fiquei com uma dúvida que esperava que me pudessem ajudar a esclarecer.
No CV do sistema da FCT, na zona reservada para comunicações orais, costumam colocar apenas comunicações realizadas em contexto de conferências/encontros ou também referem as comunicações realizadas "sem peer review", ou seja, quando são convidados directamente por outro grupo/instituição para fazer uma apresentação do trabalho?
Obrigada!

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 347
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Curiosidade sobre CV e comunicações orais

Mensagem por DC »

Olá,

Sempre entendi que esse campo é para comunições orais feitas por convite e/ou sem publicação. Nas outras, a publicação ganha mais peso que a comunicação e coloco-as (apenas) nas publicações e não nas comunicações.

Não sei é se outros colegas e os avaliadores têm visão diferente da questão...

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1709
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Curiosidade sobre CV e comunicações orais

Mensagem por spca »

Cuidado com as áreas e não confundir comunicação oral "simples" de comunicação com proceeding! Há áreas onde é comum conferências com proceedings que podem ser considerados publicações e outras onde apenas se faz uma comunicação oral com um breve resumo (abstracts) no respectivo livro. São situações diferentes.
Uma comunicação com proceeding pode ir para as publicações, mas uma comunicação oral com um simples abstract não.

Creio que comunicações em qualquer género de congresso, com passagem por "peer-review" ou não, podem ser colocadas aí sem problema.
Creio que uma comunicação por convite noutro ou no mesmo centro de investigação para um público alargado (mas não apenas para o próprio grupo), também.
O colocar comunicações "internas" para um grupo de investigação ou para a avaliação do centro de investigação já se calhar é um pouco "esticado", mas creio que não serás condenada por isso, é mais uma questão de estilo pessoal...
Até agora as comunicações (sem proceeding), orais ou em poster, parecem ter contado muito pouco para a classificação dos candidatos na generalidade das áreas.

Responder