JFFG wrote:Acabei de ligar para a Segurança Social e informaram-me que, caso não me inscrevesse já (embora a perspectiva seja de receber seja sabe-se lá quando e ainda não tenha a declaração em como sou bolseira) que poderei não conseguir iniciar o período de contribuições desde o início da bolsa mas apenas da altura em que me inscrever. Ora isto é algo que já tinham dito a uma colega minha e que me parece que varia consoante os serviços aos quais nos dirigimos.
Aquilo que eu penso ser o correcto, até pelo aquilo que já foi dito aqui, é que podemos inscrevermos-nos até 1 ano depois e pagar as contribuições desde o início da bolsa mas correndo o risco de pagar juros de mora. Estou certa?
Nunca ouvi falar de nada escrito "preto no branco" como dizes.
Creio que inscrever, podes inscrever-te em qualquer altura desde que a tua bolsa seja elegível para isso (duração >= 6 meses???) Talvez só permitam descontos até 1 ano antes, não sei.
Agora, a partir de quanto tempo é que se começa a pagar juros de mora, não sei. No meu caso comecei a pagar aos 7 meses de bolsa, em Outubro de 2011, e não tive de pagar juros, como referi acima. Mas já sou passado...
Mas penso que para te poderes inscrever no SSV
como bolseiro tens de ter um comprovativo em como és bolseiro (nota que qualquer pessoa se pode inscrever no SSV, é a contribuição disponível para quem não tem qualquer actividade profissional...)
A meu ver, as pessoas em grave dificuldade económica poderão adiar isto um mês ou dois, até receberem confirmação da bolsa. Possivelmente mesmo que tenham de pagar juros de mora, será menos mau que terem de pagar a contribuição na hora de aperto. Assim que tiverem a confirmação, acho melhor que se vão inscrever e só entreguem a declaração médica obrigatória para concluir o processo de inscrição quando começarem a receber. Assim, minimizam o risco de virem a ter de pagar contribuições sem terem dinheiro, e de pagar juros.