Contratos Assinados pela FCT! Quanto tempo demora? BD 2011.

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Eduardo98
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 14, 2011 10:41 am
University/ Institute: University of Groningen, NL

Re: Contratos Assinados pela FCT! Quanto tempo demora? BD 20

Mensagem por Eduardo98 »

Isto deve ser uma brincadeira, só pode.

Eu tenho 314 euros na minha única conta bancária. A renda do quarto em residência são 376 euros. O meu programa começou a 1 de Novembro. Faço parte de uma equipa que segue normalmente o doutoramento e eu, o Português, continua sem contrato, sem dinheiro, sem coisa alguma.

Os meus pais recebem o salário minimo nacional e está 2 meses em atraso. Contam comigo para ajudar! Mas isto de bolsas e doutoramentos parece encarado como brincadeira...

Felizmente consigo comer uma vez por dia e nem sempre a refeição é quente.

Ansia..
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta set 16, 2011 3:27 pm
University/ Institute: Estrangeiro

Mensagem por Ansia.. »

Olà eduardo,

É mesmo de ficar revoltado!! Deveria estar na mesma situação que tu, mas impus-me em relação a equipa de investigação e universidade e recusei-me em ir enquanto nao recebesse pelo menos o contrato assinado por parte fa FCT.

O problema, é que no meu caso quem fica mal visto sou eu, e nao a FCT.. pois deveriamos ter começado em outubro, depois afinal janeiro.. e agora, sei la quando vou para la!-.-' E enquanto isso eles devem pensar que nao me quero meter ao trabalho, o que nao é o caso pois tenho adiantado o que posso adiantar.. Mas é uma situaçao terrivel quando os supervisores fazem pressão.. :/ Mas de facto, tal como tu nao tenho condições para viver la.. os meus pais n desemprego.. eu larguei o meu trabalho em julho.. enfim..

Eu sei que a minha msg n adianta de muito.. :/ Fica-se só pelo espirito de solidariedade..

Boa sorte, espero que isto se resolva rapido!

Souki
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 25, 2011 10:01 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Souki »

Caros colegas,

Cá me encontro na mesma situação que muitos vocês, a aguardar que a FCT me devolva o contrato e comece a efectuar os pagamentos... Tendo tido que cessar actividade a 31 de Dezembro por não poder estar a desempenhar quaisquer funções enquanto bolseira, está a ser um mês dificílimo sem nenhum tipo de rendimento!! Enfim... Só espero que em Fevereiro comecem a pagar, e que o contrato chegue entretanto.

Deixei os documentos originais na FCT (pessoalmente!) junto com o contrato assinado por mim no início de Dezembro, ou finais de Novembro, já não me lembro bem do dia... Acham que ainda terei muito que esperar? Ando a pensar em mandar-lhes um email ou ligar para lá, mas resolvi vir aqui perguntar-vos primeiro, caso soubessem alguma coisa...

Força a todos nós que temos que arranjar motivação para trabalhar sem qualquer tipo de rendimentos, e com contas para pagar!!

Falcao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 07, 2010 11:25 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por Falcao »

Souki Escreveu:Caros colegas,

Cá me encontro na mesma situação que muitos vocês, a aguardar que a FCT me devolva o contrato e comece a efectuar os pagamentos... Tendo tido que cessar actividade a 31 de Dezembro por não poder estar a desempenhar quaisquer funções enquanto bolseira, está a ser um mês dificílimo sem nenhum tipo de rendimento!! Enfim... Só espero que em Fevereiro comecem a pagar, e que o contrato chegue entretanto.

Deixei os documentos originais na FCT (pessoalmente!) junto com o contrato assinado por mim no início de Dezembro, ou finais de Novembro, já não me lembro bem do dia... Acham que ainda terei muito que esperar? Ando a pensar em mandar-lhes um email ou ligar para lá, mas resolvi vir aqui perguntar-vos primeiro, caso soubessem alguma coisa...

Força a todos nós que temos que arranjar motivação para trabalhar sem qualquer tipo de rendimentos, e com contas para pagar!!
Souki:

O meu caso é muito similar.

Remeti o contrato assinado no dia 2 de Dezembro por correio. A 12 de Janeiro recebi dois originais que lhes tinha remetido para devolverem, com data de envio de 4 de Janeiro. Liguei para lá no dia 17, a perguntar por bolsa e contrato. Explicaram que, depois de verificado o processo fisico, era feito informaticamente um lançamento de todos os valores a recebermos até ao final do ano, e só depois disso o processo administrativo estaria terminado, remetendo o contrato e toda a documentação que necessitaremos (nomeadamente para a segurança social).

Tendo deixado o emprego em 31 de dezembro, também necessito da bolsa no início de Fevereiro para pagar as contas. Quando sondei sobre se receberia agora, a resposta foi simples, se receber será nos primeiros dias de Fevereiro, senão só em Março.
De qualquer modo disse-me que se entretanto, até final deste mês, receber o contrato devolvido, então é certo que receberei a bolsa no inicio de Fevereiro (a senhora mencionou mesmo o 1º dia útil do mês como dia de pagamento).

Como vês é uma resposta estilo, "se receberes recebeste, senão só pró mês que vem", mas calculo que seja a resposta que estão obrigadas a dar.

Resta esperar e tentar levar a situação o melhor possível, de preferência (e para nosso próprio bem) com serenidade.

Cumprimentos

mariadascouves
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 29, 2011 4:09 pm
University/ Institute: n.a.

Mensagem por mariadascouves »

Sugiro à ABIC que avance com medidas urgentes para denunciar as irregularidades e atrasos cometidos pela FCT no âmbito das Bolsas de Doutoramento. Sugiro também que se avance com uma petição neste sentido.
Estou, como muitos: no estrangeiro, sem dinheiro, desde Setembro, a realizar o 1º ano do doutoramento, a pagar propinas, quarto e alimentação do meu bolso e sem outra alternativa senão desistir. Pessoalmente, vou avançar com uma acção judicial e animo os restantes a fazê-lo; podem solicitar o apoio judiciário à segurança social para o efeito.

Ansia..
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Ansia.. »

Olá Maria,

Acho que a petição, ou uma carta bem escrita a FCT era bem escrita seria uma óptima ideia. Isto de facto é uma vergonha!

Confesso que ja pensei na acção judicial.. mas de facto depois de ter pensado, qual é o tribunal que nos vai dar razão?? afinal de contas so recebemos a resposta em setembro (p isso quem largou o azar, ninguem mandou! e no momento da resposta dizia logo, que so podiamos começar a partir de janeiro..p isso azar pra quem abandonou outra vez o seu trab - obviamente tou a fazer uma caricatura da situação que também me põe bem fula).. a FCT nao assinou nada a se comprometer nada.. e de uma forma geral os piores casos, sao mesmo as Bd's no estrangeiro.. :/

Força pra tds!*

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça out 11, 2011 2:56 am
University/ Institute: IST

Mensagem por João Filipe »

Caros Colegas,

A verdade é que pela experiência de anteriores colegas, bolseiros, já estávamos advertidos para que o início das bolsas pudesse demorar. Neste sentido, talvez seja melhor contar apenas com o início dos pagamentos em fevereiro ou Março. O importante é que venham!

Bom trabalho para todos!
Cumprimentos,
João

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação

Caros Colegas,

A verdade é que pela experiência de anteriores colegas, bolseiros, já estávamos advertidos para que o início das bolsas pudesse demorar. Neste sentido, talvez seja melhor contar apenas com o início dos pagamentos em fevereiro ou Março. O importante é que venham!

Bom trabalho para todos!
Cumprimentos,
João

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação

Caros Colegas,

Bom trabalho para todos!
Cumprimentos,
João

Eduardo98
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 14, 2011 10:41 am
University/ Institute: University of Groningen, NL

Mensagem por Eduardo98 »

O importante é que venham?!
Um - por favor - muito grande carissimo para este tipo de abordagem ao caso.

João Filipe
investigador em formação
investigador em formação

Caros colegas,

Já recebi o e mail referente ao pagamento da bolsa! Agora é esperar pelos próximos dias de Fevereiro.
Bom Trabalho a todos!

Cumprimentos,
João

souumet
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jan 17, 2012 11:05 am
University/ Institute: FCT-UNL

Mensagem por souumet »

Há aqui alguém que tenha lacrado os documentos apenas em dezembro e que esteja ainda à espera do contrato, como eu?

Já alguém recebeu o contrato para assinar?

Jo :)s
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 15, 2009 5:50 pm
University/ Institute: FMV_UTL

Mensagem por Jo :)s »

Holla,

Antes de mais um VIVA a quem teve a brilhante ideia de criar este forum pelo bem que faz a partilha das nossas angustias enquanto bolseiros, conhecendo tanta gente na mesma situação que a nossa.

O meu caso é semelhante:

- Submeti os documentos electronica/ dia 8 de Novembro;
- Recebi a notificação que faltava um documento, i.e., avaliaram o meu processo, dia 4 de Janeiro;
- Validaram tudo e disponibilizaram o contrato, dia 5 de Janeiro;
- Entreguei todos os documentos e as 2 cópias do contrato assinado, dia 5 de janeiro (Aqui o Sr "simpático" disse para contar com Março pois a meados do mês, eles fecham os pagamentos do mês seguinte. Lembrei-o que era dia 5 e que ainda faltando 10 dias para dia 15, podia contar com Fevereiro. Respondeu-me "é melhor contar com talvez março, e assim, se receber antes é uma surpresa") :evil:

- Ainda hoje espero a cópia do contrato assinada e, tendo em conta que enviam mail a dizer que vão pagar e todos os meus colegas já receberam e eu não, vou esperar que seja mesmo em Março!

Nota: Também pedi inicio da bolsa em Janeiro, ou seja, passo estes 2 meses a contar cêntimos porque os preguiçosos demoram 1 mês e meio a dar despacho ao que devem não pensando que são vidas de pessoas que empatam e hipotecam.

TENHO DITO! :P

Resta-nos esperar e não desesperar! :shock:

Diogo88
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta fev 01, 2012 6:16 pm
University/ Institute: SARC_Queen's University Belfast

Mensagem por Diogo88 »

Caros,

assinei o contrato antes do Natal. Disseram-me para contar receber "lá para Fevereiro". Ainda nao recebi sequer a cópia do contrato. Conheço outros bolseiros de outros anos que hoje, dia 1, já receberam o pagamento de Fevereiro. Comecei o doutoramento em Outubro no estrangeiro (tal como indiquei na candidatura), por isso já vou no 4º mes... Alguém sabe se os bancos facilitam empréstimos específicos para vítimas da fct?...

akma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 30, 2011 12:06 am
University/ Institute: ULisboa

Mensagem por akma »

Senhor simpático :D

vamos esperar que o sacana não nos tenha aldrabado e que dia 1 de mar recebamos 3 vencimentos (jan, fev + mar) + 750€ para participação em conferências de uma vez....

a p*t*a da loucura senhores, nunca mais terei tanto dinheiro no banco como nesses primeiros dias de março

cheers
Jo :)s Escreveu:Holla,

Antes de mais um VIVA a quem teve a brilhante ideia de criar este forum pelo bem que faz a partilha das nossas angustias enquanto bolseiros, conhecendo tanta gente na mesma situação que a nossa.

O meu caso é semelhante:

- Submeti os documentos electronica/ dia 8 de Novembro;
- Recebi a notificação que faltava um documento, i.e., avaliaram o meu processo, dia 4 de Janeiro;
- Validaram tudo e disponibilizaram o contrato, dia 5 de Janeiro;
- Entreguei todos os documentos e as 2 cópias do contrato assinado, dia 5 de janeiro (Aqui o Sr "simpático" disse para contar com Março pois a meados do mês, eles fecham os pagamentos do mês seguinte. Lembrei-o que era dia 5 e que ainda faltando 10 dias para dia 15, podia contar com Fevereiro. Respondeu-me "é melhor contar com talvez março, e assim, se receber antes é uma surpresa") :evil:

- Ainda hoje espero a cópia do contrato assinada e, tendo em conta que enviam mail a dizer que vão pagar e todos os meus colegas já receberam e eu não, vou esperar que seja mesmo em Março!

Nota: Também pedi inicio da bolsa em Janeiro, ou seja, passo estes 2 meses a contar cêntimos porque os preguiçosos demoram 1 mês e meio a dar despacho ao que devem não pensando que são vidas de pessoas que empatam e hipotecam.

TENHO DITO! :P

Resta-nos esperar e não desesperar! :shock:

recém-chegado
recém-chegado

Acho que vou tirar o extracto e emoldurar nesse dia..espero eu!!

Alguém assinou o contrato em inicios de Janeiro e continue à espera da cópia assinada pelo presidente da FCT?

É que nunca mais chega!!!

recém-chegado
recém-chegado

Acho que vou tirar o extracto e emoldurar nesse dia..espero eu!!

Alguém assinou o contrato em inicios de Janeiro e continue à espera da cópia assinada pelo presidente da FCT?

É que nunca mais chega!!!

akma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 30, 2011 12:06 am

Mensagem por akma »

Entreguei pessoalmente o contracto dia 6 de janeiro...
e ainda à espera

cheers

Ansia..
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Ansia.. »

Olà,

A FCT recebeu o meu contrato a 17 de Janeiro via correio, e dia 2 de fevereiro mandaram-me um mail a pedir documentos originais, pois consideram que os documentos com assinatura digital NAO SAO ORIGINAIS! -.-'

O tempo que a universidade està a demorar a mandar isso.. ja se foi a minha bolsa em Março.. :(

Palavras pra quê...

ReadS
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 20, 2010 10:36 pm

Mensagem por ReadS »

Yay! Estas noticias são sempre boas ouvir...como terminei o meu mestrado em Dezembro só consegui lacrar o processo dia 11 de Janeiro....

Ainda não recebi o contracto sequer...e parece que vou ter muito que esperar :((

Responder