períodos no estrangeiro - bolsas nacionais

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado abr 18, 2009 10:29 pm
University/ Institute: FPCEUC

Re: períodos no estrangeiro - bolsas nacionais

Mensagem por crmartins »

Sim, tudo isso como valores máximos, sim.

c

r_howie
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 11, 2011 2:44 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico
Contacto:

Mensagem por r_howie »

Obrigado a todos pelas respostas esclarecedoras.

Estive na Loja do Cientista e disseram-me para fazer o seguinte:
  • redigir uma estimativa de custos que contenha essencialmente duas componentes: despesas de viagem e despesas de estadia (esta última inclui alojamento, alimentação, transportes, etc.)
  • escrever tal documento fazendo conta que a tabela de valores e subsídios não existe (claro que depois a FCT na sua avaliação interna vai considerar aquela tabela como "upper bound", mas o bolseiro deve fazer uma sua proposta ignorando-a)
  • ter alguma precisão em relação às datas de partida e de regresso, que obviamente podem ser diferentes do que dia 1 e dia 30 do mês
Como escreveu pedro.ac.costa, depois de algum tempo a FCT fará ao bolseiro uma proposta alternativa, que "ou aceitamos ou não vamos".

Basicamente é isto. Acrescento só alguns pormenores em relação às minhas perguntas anteriores:
r_howie Escreveu: 1) começar a estadia no estrangeiro num dia diferente do que o primeiro dia do mês (ex.: a partir de dia 15 em vez que dia 1);
É possível, e neste caso recebe-se o subsídio para actividades de formação complementar só na importância relativa aos últimos 15 dias do mês.

Como escrevi em cima, convém ter alguma precisão quando se faz o pedido de financiamento à FCT. Claro que, ao longo das semanas em que se aguarda resposta de aprovação, os planos podem mudar ligeiramente (ex: devido às tarifas dos bilhetes aéreos posso ajustar as datas face ao que tinha inicialmente pedido).

Quando se faz o pedido de renovação da bolsa para o quarto ano, o orientador pode ter de confirmar que o estudante efectivamente esteve a trabalhar no estrangeiro de um tempo X a um tempo Y.

Convém guardar os comprovativos de viagem, mas em princípio não serão pedidos.
r_howie Escreveu: 2) começar a estadia no estrangeiro num mês que ainda faz parte do meu segundo ano de bolsa (ex.: Abril de 2012) e os restantes dois meses fazem parte do meu terceiro ano de bolsa (ex.: Maio e Junho). Isto é, uma estadia "a cavalo" da passagem de ano da minha bolsa. Neste momento ainda não obtive nem pedi a renovação de bolsa para o terceiro ano, porque faltam alguns meses para o fim do segundo.
Neste caso é possível (e aconselhável, porque dá menos trabalho a todos) pedir ao orientador para escrever uma única carta a pedir a) a renovação da bolsa do estudante e b) o subsídio para financiar a formação complementar na instituição estrangeira.
r_howie Escreveu: 3) após aprovação do período de estudo no estrangeiro, a FCT costuma efectuar o pagamento daqueles meses num único pagamento, certo? Será antes ou depois da minha estadia fora?
Geralmente será num único pagamento, acrescentado ao montante pago no dia 1 do mês em que começa o período de estudo no estrangeiro.

Exemplo: suponhamos que, para financiar a minha estadia no estrangeiro, a FCT me pague um extra de € 300 euros por cada mês, portanto € 900 no caso de 3 meses. Assim, no primeiro mês irei receber os € 980 do normal subsídio de manutenção mensal + os € 900 para toda a estadia. No segundo e no terceiro mês, recebem-se os normais € 980.
Travel is the cure for racism, bigotry and prejudice. Ciao,
-Giovanni

JFFG
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 14, 2011 10:04 pm

Mensagem por JFFG »

Como é feita a "contra-proposta" pela FCT? Por carta, email ou telefone?

crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por crmartins »

No final do período dos três meses, sabem se deverá realizar-se um relatório específico ao período em causa ou os trabalhos constarão do relatório anual a enviar à FCT?

c

crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por crmartins »

Desculpem... ainda uma outra questão

sabem se a FCT financia apenas um mês no estrangeiro?

(isto pq há aspectos q eu n desenvolvi neste período e preciso de regressar num período que pertence já outro ano, mas n preciso de três meses, pelo menos não seguidos).

Bom Trabaho a todos!

c
cm

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

JFFG Escreveu:Como é feita a "contra-proposta" pela FCT? Por carta, email ou telefone?
Se ainda for igual a 2003, recebes uma carta (agora provavelmente e-mail) a indicar o valor que a FCT te irá atribuir. Não chamaria a isto uma negociação: simplesmente se achares que não é suficiente e decidires não ir, tens de o comunicar à FCT.

Tiago

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

crmartins Escreveu:No final do período dos três meses, sabem se deverá realizar-se um relatório específico ao período em causa ou os trabalhos constarão do relatório anual a enviar à FCT?
Juntas a informação toda no relatório anual, que é parte integrante do parecer do orientador. Nota que agora não é necessário relatório do bolseiro sobre os trabalhos realizados, mas sim um parecer do orientador que faça alusão ao trabalho realizado e se pronuncie sobre a renovação da bolsa (para além de outros documentos).

Tiago

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

crmartins Escreveu:sabem se a FCT financia apenas um mês no estrangeiro?
Sim: a FCT financia períodos de actividades noutra instituição estrangeira para bolsas no país, com duração até 3 meses. Assim, não pode é ultrapassar três meses, mas pode ser menos tempo.

Tiago

crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por crmartins »

OBRIGADA TIAGO...

(depois tb será visto, possivelemnte casoa caso se financiam a viagem...os supostos 300 eur pq n o farão para cada período for se form fragmentados os períodos...)

c

r_howie
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

Mensagem por r_howie »

Mais uma dúvida: alguém já frequentou disciplinas (cadeiras) durante o período passado no estrangeiro? Nesse caso, a intenção foi comunicada previamente à FCT?

Eu queria passar 4 meses fora (o primeiro mês pertence ao ano corrente de bolsa, os restantes ao ano seguinte) e durante este período há uma disciplina relacionada com o meu doutoramento a ser dada no instituto que me recebe. Aliás, o docente da disciplina é a mesma pessoa com a qual eu iria trabalhar durante os 4 meses de investigação lá, e o trabalho que concordei desenvolver com ele durante a minha estadia, coincidiria com o projeto final para aprovação da tal disciplina (além disso teria de fazer alguns homeworks).

Não estou preocupado com equivalências e créditos reconhecidos para o meu curso de doutoramento (que é inteiramente em Portugal) quando eu regressar - disso trato depois na minha universidade, o meu orientador concorda.
Estou apenas com dúvidas acerca da oportunidade de pedir à FCT apoio financeiro para passar um período no estrangeiro a fazer investigação *e frequentar uma disciplina*...

Desculpem se a pergunta é ingénua, estou a escrever o pedido de financiamento à FCT e tenho de entregá-lo brevemente.
-Giovanni

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

r_howie Escreveu:[...]Estou apenas com dúvidas acerca da oportunidade de pedir à FCT apoio financeiro para passar um período no estrangeiro a fazer investigação *e frequentar uma disciplina*...
Eu não referiria a parte da disciplina. Para teres acesso ao reconhecimento dos créditos, terás de fazer inscrição oficial nessa disciplina, mas o importante no caso é que vais para fora para realizar outras actividades de investigação e aproveitas para fazer essa disciplina. Digo isto porque no financiamento desses períodos, o regulamento (alínea a do número 5 do artigo 27º) refere, explicitamente, que pode financiar outras actividades, excepto cursos. Assim, é importante mostrar que não vais para fora fazer um curso (disciplina ou equivalente), mas sim fazer investigação. A disciplina é um extra e não vejo importância em salientá-la no pedido.

Bom trabalho.
Tiago

emekapa
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Mensagem por emekapa »

Boa Tarde,

Estive a ler mas ainda tenho uma duvida .. no meu caso eu vou uma semana a Inglaterra em abril e depois provavelmente 2 meses em junho/julho .. Para esta semana que vou la posso pedir os 300 euros? O que devo fazer na minha situacao?

Cumps

r_howie
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

Mensagem por r_howie »

Tiago: obrigado, faz sentido e já entreguei os meus papéis dessa forma.
emekapa Escreveu: Estive a ler mas ainda tenho uma duvida .. no meu caso eu vou uma semana a Inglaterra em abril e depois provavelmente 2 meses em junho/julho .. Para esta semana que vou la posso pedir os 300 euros? O que devo fazer na minha situacao?
Sim, podes pedi-los mesmo para uma viagem de 1 dia. Depois, claro que os €300 só serão dados no máximo uma vez por cada ano de bolsa. Se junho/julho fizer parte do mesmo ano, então só tos vão dar uma vez, por exemplo agora em abril.
Aconselho-te a fazer uma simples previsão do budget necessário para a semana de abril (viagem e estadia, conforme esta minha mensagem anterior). Também podes já entregar o documento análogo em relação a junho/julho: aliás, é boa ideia fazê-lo o mais cedo possível.
-Giovanni

emekapa
cientista regular
cientista regular

Mensagem por emekapa »

E só mais uma dúvida: a carta pode ser enviada por e-mail ou convem ser por correio?

Em ambos gostaria de saber qual o e-mail para o qual envio ou, no caso de ser por correio, se a morada é a mesma para a qual enviamos os documentos.

Cumps

r_howie
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

Mensagem por r_howie »

Olá emekapa, desculpa a demora na resposta.
emekapa Escreveu:E só mais uma dúvida: a carta pode ser enviada por e-mail ou convem ser por correio?
É indiferente. O fax da Loja do Cientista também dá (213907481).
emekapa Escreveu: Em ambos gostaria de saber qual o e-mail para o qual envio ou, no caso de ser por correio, se a morada é a mesma para a qual enviamos os documentos.
Se por email: enviar para id.bolsas@fct.mctes.pt, pôr a referência da bolsa no título do mail, não esquecer dos anexos!

Se por correio: enviar para a Loja do Cientista (ver http://www.fct.pt/contactos.phtml), penso que seja a mesma morada para a quel enviaste os documentos.
-Giovanni

emekapa
cientista regular
cientista regular

Mensagem por emekapa »

Mto obrigado r_howie :)

O problema é que ainda estou à espera que me validem os documentos ... até lá vamos ver se ainda dá tempo para fazer o pedido! :(

Souki
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 25, 2011 10:01 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Souki »

Peço desculpa estar a "ressuscitar" um post antigo, mas tenho uma dúvida que se prende com o que estava a ser aqui discutido.

Sabem se é possível ter um período de estadia no estrangeiro de mais do que 3 meses, mas pedir o aumento do subsídio mensal apenas referente a 3 meses? Ou seja, se eu no pedido que fizer referir apenas 3 meses, mesmo que fique lá mais 2, não haverá problema, certo? (Espero eu.)

Vou agora passar uma temporada a fazer investigação nos Estados Unidos, fui aceite por Berkeley por isso conseguia que eles me enviassem esse documento de aceitação, mas eles se calhar enviam o documento em relação ao período total (de 5 meses, tudo no mesmo ano de bolsa). Se eu pedir financiamento só para os 3 meses será que a FCT me vai "chatear" por o período ser, na realidade, maior? A justificação da minha orientadora que o período de 5 meses foi ideia dela, porque ela achava que era o mínimo aceitável, chegará?

Tantas perguntas, desculpem :) Se me puderem esclarecer agradeço!

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Souki Escreveu:Peço desculpa estar a "ressuscitar" um post antigo, mas tenho uma dúvida que se prende com o que estava a ser aqui discutido.

Sabem se é possível ter um período de estadia no estrangeiro de mais do que 3 meses, mas pedir o aumento do subsídio mensal apenas referente a 3 meses? Ou seja, se eu no pedido que fizer referir apenas 3 meses, mesmo que fique lá mais 2, não haverá problema, certo? (Espero eu.)

Vou agora passar uma temporada a fazer investigação nos Estados Unidos, fui aceite por Berkeley por isso conseguia que eles me enviassem esse documento de aceitação, mas eles se calhar enviam o documento em relação ao período total (de 5 meses, tudo no mesmo ano de bolsa). Se eu pedir financiamento só para os 3 meses será que a FCT me vai "chatear" por o período ser, na realidade, maior? A justificação da minha orientadora que o período de 5 meses foi ideia dela, porque ela achava que era o mínimo aceitável, chegará?

Tantas perguntas, desculpem :) Se me puderem esclarecer agradeço!
Ola!
Eu penso que nao deves ter problema, mas claro convem confirmar com a FCT. Digo isto porque no meu caso (bolsa mista) estava previsto ficar 3 anos no estrangeiro e com a mudanca do regulamento fiquei limitada a 2 anos. A resposta da FCT ao meu caso foi que basicamente eles nao querem saber quanto tempo fico no estrangeiro, mas que apenas pagam como se estivesse no estrangueiro durante 2 anos. O ano extra vou ter que me desenrascar de alguma maneira :/
Boa sorte e boa estadia nos states :)

Souki
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 25, 2011 10:01 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Souki »

Pois, se fosse assim era bom :) Assim ao menos durante 3 meses tinha uma ajudinha...

Mas esse subsídio para bolsas nacionais, ou seja, esse período de 3 meses no estrangeiro, agora ficou limitado a 1 vez durante a bolsa toda, certo? Pelo que li no regulamento, foi essa ideia com que fiquei... É que assim fico na dúvida se peço já ou se guardo para outra ocasião em que precise mais :/

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Souki Escreveu:Pois, se fosse assim era bom :) Assim ao menos durante 3 meses tinha uma ajudinha...

Mas esse subsídio para bolsas nacionais, ou seja, esse período de 3 meses no estrangeiro, agora ficou limitado a 1 vez durante a bolsa toda, certo? Pelo que li no regulamento, foi essa ideia com que fiquei... É que assim fico na dúvida se peço já ou se guardo para outra ocasião em que precise mais :/
Ola.
Sim, passou a ser apenas uma vez durante toda a bolsa (salvo futuras mudancas que na actual conjuntura me parece improvavel acontecerem em breve).
Mas nao sei se sera assim tao boa ideia deixares de o pedir agora, que vais de certeza para fora, para pedir futuramente, nao sabes quando ou sequer se acontecera, ou se nao havera alguma mudanca futura em que deixe de ser possivel pedir esse extra...

Boa sorte.

Responder