períodos no estrangeiro - bolsas nacionais
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado abr 18, 2009 10:29 pm
- University/ Institute: FPCEUC
períodos no estrangeiro - bolsas nacionais
Olá a todos!
Como têm feito para solicitar autorização para as deslocações ao estrageiros?
- usam alguma carta-tipo?
- ambos os orientadores (da inst portug e da estrang) redigem parecer?
- com que antecedência o fazem?
- enviam previsão de orçamento?
- quanto (e quando) é q a FCT financia durante este período?
Obrigada!!!
c
Como têm feito para solicitar autorização para as deslocações ao estrageiros?
- usam alguma carta-tipo?
- ambos os orientadores (da inst portug e da estrang) redigem parecer?
- com que antecedência o fazem?
- enviam previsão de orçamento?
- quanto (e quando) é q a FCT financia durante este período?
Obrigada!!!
c
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: períodos no estrangeiro - bolsas nacionais
Olá.
A solicitação destes apoios é equivalente a outro contacto com a FCT: uma carta indicando a referência da bolsa e solicitando o apoio pretendido.
Esse pedido de apoio deve ser apoiado por um parecer do orientador (sobre a relevância desse período para a bolsa) e um parecer do investigador responsável pelo periodo fora (dizendo que te receberá e que tem as condições para o que pretendes fazer).
Deves incluir uma estimativa de gastos, incluindo viagem e estadia.
Quanto a valores, há um máximo de 750 euros (indicado na tabela de valores, no subsídio relativo à alinea a do nº 5 do artigo 27º do Regulamento) e diz-se que o valor a atribuir inclui também a diferença entre o valor da bolsa no estrangeiro e no país durante o período que se está fora.
Faz o pedido com alguma antecedência: eu diria uns 2 meses...
Bom trabalho.
Tiago
A solicitação destes apoios é equivalente a outro contacto com a FCT: uma carta indicando a referência da bolsa e solicitando o apoio pretendido.
Esse pedido de apoio deve ser apoiado por um parecer do orientador (sobre a relevância desse período para a bolsa) e um parecer do investigador responsável pelo periodo fora (dizendo que te receberá e que tem as condições para o que pretendes fazer).
Deves incluir uma estimativa de gastos, incluindo viagem e estadia.
Quanto a valores, há um máximo de 750 euros (indicado na tabela de valores, no subsídio relativo à alinea a do nº 5 do artigo 27º do Regulamento) e diz-se que o valor a atribuir inclui também a diferença entre o valor da bolsa no estrangeiro e no país durante o período que se está fora.
Faz o pedido com alguma antecedência: eu diria uns 2 meses...
Bom trabalho.
Tiago
-
- recém-chegado
- Registado: sábado set 17, 2011 2:48 pm
- University/ Institute: ISPA
Boa tarde,
Estou na mesma situação, a elaborar o pedido de subsídio para visita. De acordo com os estatutos da FCT para subsídios, solicitei os valores de viagem europa (300€), estadia (1000€) e acréscimo de bolsa mensal igual aos de estadias no estrangeiro para bolsas mistas (750€ mês). Será o mais correcto? Não tenho ideia do que a FCT subsidia nestas visitas.
E quanto à carta com o pedido, o é necessário em termos de justificação? Ninguém tem uma carta de algum pedido aceite que possa partilhar? (riscando os dados pessoas, claro).
Obrigado,
Pedro
Estou na mesma situação, a elaborar o pedido de subsídio para visita. De acordo com os estatutos da FCT para subsídios, solicitei os valores de viagem europa (300€), estadia (1000€) e acréscimo de bolsa mensal igual aos de estadias no estrangeiro para bolsas mistas (750€ mês). Será o mais correcto? Não tenho ideia do que a FCT subsidia nestas visitas.
E quanto à carta com o pedido, o é necessário em termos de justificação? Ninguém tem uma carta de algum pedido aceite que possa partilhar? (riscando os dados pessoas, claro).
Obrigado,
Pedro
-
- cientista assíduo
Olá
Eu não fazia ideia que existia uma "tabela" ou valores normativos... por isso, estimei as despesas para os 3 meses (viagem, estadia e alimentação) e enviei a referência desses valores.
Não sei se o valor fica sujeito a aprovação ou se até o tecto dos 750 eur é sempre atribuído.
c
Eu não fazia ideia que existia uma "tabela" ou valores normativos... por isso, estimei as despesas para os 3 meses (viagem, estadia e alimentação) e enviei a referência desses valores.
Não sei se o valor fica sujeito a aprovação ou se até o tecto dos 750 eur é sempre atribuído.
c
cm
-
- cientista assíduo
Olá Pedro
Recebi hoje resposta da FCT. Já sabes alguma coisa quanto à tua situação?
abraço
c
Recebi hoje resposta da FCT. Já sabes alguma coisa quanto à tua situação?
abraço
c
-
- recém-chegado
Olá ç
Ainda não enviei o pedido, porque me falta ainda a carta de aceitação da instituição que me vai acolher. Devo enviar nos próximos dias.
Foi aprovado teu pedido, e o orçamento que enviaste?
Pedro
Ainda não enviei o pedido, porque me falta ainda a carta de aceitação da instituição que me vai acolher. Devo enviar nos próximos dias.
Foi aprovado teu pedido, e o orçamento que enviaste?
Pedro
-
- cientista assíduo
não te atrases (qt tempo falta?)
n me aprovaram o que eu "pedi", mas vão transferir uns dias depois de eu chegar lá... já ajuda!
se eu for mais cedo e for sabendo algumas coisas, dispõe.
(quando vais?)
n me aprovaram o que eu "pedi", mas vão transferir uns dias depois de eu chegar lá... já ajuda!
se eu for mais cedo e for sabendo algumas coisas, dispõe.
(quando vais?)
cm
-
- recém-chegado
Eu só iriei em Fevereiro, ainda tenho tempo. Mas como vou para Londres, a parte dos dinheiros é fundamental para procurar casa e etc..
Boa sorte para ti. Quando souber alguma coisa comunico por aqui.
É verdade, quanto tempo demoraram a dar-te uma resposta?
Pedro
Boa sorte para ti. Quando souber alguma coisa comunico por aqui.
É verdade, quanto tempo demoraram a dar-te uma resposta?
Pedro
Olá.
Encontro-me na mesma situação e vinha pedir se algum de vocês me podia enviar o "modelo" da carta que enviaram por favor?
Além disso gostaria de saber se é possível ficar mais do que os 3 meses fora (obviamente sem receber os extras), se conhecem alguém que o tenha feito e como fizeram. Queria ficar mais do que os 3 meses mesmo que não receba mais mas não sei se não me levantarão problemas.
Obrigada.
Encontro-me na mesma situação e vinha pedir se algum de vocês me podia enviar o "modelo" da carta que enviaram por favor?
Além disso gostaria de saber se é possível ficar mais do que os 3 meses fora (obviamente sem receber os extras), se conhecem alguém que o tenha feito e como fizeram. Queria ficar mais do que os 3 meses mesmo que não receba mais mas não sei se não me levantarão problemas.
Obrigada.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta nov 11, 2011 2:44 pm
- University/ Institute: Instituto Superior Técnico
- Contacto:
Boas,
tenho uma BD e queria passar um período de 3 meses numa universidade estrangeira. Queria saber se para a FCT há problemas em relação a:
1) começar a estadia no estrangeiro num dia diferente do que o primeiro dia do mês (ex.: a partir de dia 15 em vez que dia 1);
2) começar a estadia no estrangeiro num mês que ainda faz parte do meu segundo ano de bolsa (ex.: Abril de 2012) e os restantes dois meses fazem parte do meu terceiro ano de bolsa (ex.: Maio e Junho). Isto é, uma estadia "a cavalo" da passagem de ano da minha bolsa. Neste momento ainda não obtive nem pedi a renovação de bolsa para o terceiro ano, porque faltam alguns meses para o fim do segundo.
Mais uma dúvida:
3) após aprovação do período de estudo no estrangeiro, a FCT costuma efectuar o pagamento daqueles meses num único pagamento, certo? Será antes ou depois da minha estadia fora?
Obrigado.
tenho uma BD e queria passar um período de 3 meses numa universidade estrangeira. Queria saber se para a FCT há problemas em relação a:
1) começar a estadia no estrangeiro num dia diferente do que o primeiro dia do mês (ex.: a partir de dia 15 em vez que dia 1);
2) começar a estadia no estrangeiro num mês que ainda faz parte do meu segundo ano de bolsa (ex.: Abril de 2012) e os restantes dois meses fazem parte do meu terceiro ano de bolsa (ex.: Maio e Junho). Isto é, uma estadia "a cavalo" da passagem de ano da minha bolsa. Neste momento ainda não obtive nem pedi a renovação de bolsa para o terceiro ano, porque faltam alguns meses para o fim do segundo.
Mais uma dúvida:
3) após aprovação do período de estudo no estrangeiro, a FCT costuma efectuar o pagamento daqueles meses num único pagamento, certo? Será antes ou depois da minha estadia fora?
Obrigado.
Travel is the cure for racism, bigotry and prejudice. Ciao,
-Giovanni
-Giovanni
-
- cientista assíduo
Olá Howie!
Só consigo responder-te a uma das questões:
Mais uma dúvida:
Efectua o pagamento de uma só vez e comigo foi antes de ir (continua a pagar subs manutenção mensal) tb tive dúvidas nessa questão de os 3 meses abrangerem 2 anos pq a minha bolsa tb é de maio a maio. Como tinha outras questões, acabei por n usar esse salto-a-cavalo
Só consigo responder-te a uma das questões:
Mais uma dúvida:
Efectua o pagamento de uma só vez e comigo foi antes de ir (continua a pagar subs manutenção mensal) tb tive dúvidas nessa questão de os 3 meses abrangerem 2 anos pq a minha bolsa tb é de maio a maio. Como tinha outras questões, acabei por n usar esse salto-a-cavalo
cm
-
- recém-chegado
Olá
No meu caso a FCT autorizou a visita e transferiu-me o dinheiro de uma só vez. Os valores não foram os tabelados, e foram um pouco abaixo do que eu tinha pedido. Mas terá de ser suficiente
O que me explicaram na altura é que eles avaliariam caso a caso dependendo do destino, tempo, etc. Eu enviei um orçamento, e eles fizeram uma proposta alternativa, que ou aceitamos ou não vamos.
Marcio, espero que isto ajude. O que eu fiz foi avaliar as despesas com alojamento + viagem ida e volta + outras despesas (alimentação e transportes). Penso que eles só consideraram alojamento e viagem para o orçamento.
Eu vou em Fevereiro para Londres.. onde o dinheiro é sempre pouco!
Pedro
No meu caso a FCT autorizou a visita e transferiu-me o dinheiro de uma só vez. Os valores não foram os tabelados, e foram um pouco abaixo do que eu tinha pedido. Mas terá de ser suficiente
O que me explicaram na altura é que eles avaliariam caso a caso dependendo do destino, tempo, etc. Eu enviei um orçamento, e eles fizeram uma proposta alternativa, que ou aceitamos ou não vamos.
Marcio, espero que isto ajude. O que eu fiz foi avaliar as despesas com alojamento + viagem ida e volta + outras despesas (alimentação e transportes). Penso que eles só consideraram alojamento e viagem para o orçamento.
Eu vou em Fevereiro para Londres.. onde o dinheiro é sempre pouco!
Pedro
-
- recém-chegado
Olá Howie, eu consigo responder.te à segunda questão.
Os BD têm direito a 3 meses por ano no estrangeiro (sujeito a aprovação). No teu caso, se te interessar, podes pedir 4 meses seguidos. Isto porque, como me explicaram na FCT, podes gozar até 6 meses seguidos se forem 3 de um ano + 3 de outro. Se te interessar mais tempo podes aproveitar esta situação.
Em relação à primeira questão, não me parece que haja qualquer problema...
Boa sorte!
Pedro
Mais uma dúvida:
Obrigado.[/quote]
Os BD têm direito a 3 meses por ano no estrangeiro (sujeito a aprovação). No teu caso, se te interessar, podes pedir 4 meses seguidos. Isto porque, como me explicaram na FCT, podes gozar até 6 meses seguidos se forem 3 de um ano + 3 de outro. Se te interessar mais tempo podes aproveitar esta situação.
Em relação à primeira questão, não me parece que haja qualquer problema...
Boa sorte!
Pedro
Mais uma dúvida:
Obrigado.[/quote]
-
- cientista assíduo
já agora tb aproveito eu (peço desculpa pela alarvice)
e sabes se tb é possíve se for um mês por ex. em Setembro e outros dois em Março e Abril (como sendo so três meses de um mesmo ano de Maio a Maio)?
c
e sabes se tb é possíve se for um mês por ex. em Setembro e outros dois em Março e Abril (como sendo so três meses de um mesmo ano de Maio a Maio)?
c
-
- cientista assíduo
Vais ver que o dinheiro n vai ser O Problema (eu sei q é sempre pouco...estou na Holanda e tenho-me como rapariga moderada, mas no alojamento a moderação tem um limite, mts vezes a arruinar o orçamento).
-
- cientista assíduo
Períodos no estrangeiro -como o referir no curriculum
Se for importante ou necessário expor no cv o período de tempo no estrangeiro, como acham q deve referir-se?
c
c
-
- Sócios
Olá.crmartins Escreveu:já agora tb aproveito eu (peço desculpa pela alarvice)
c
Acho que é possível fazer mais do que um período, desde que o somatório não ultrapasse 3 meses e no total só te atribuem o limite máximo de subsídio previsto.
Bom trabalho.
Tiago
-
- Sócios
Re: Períodos no estrangeiro -como o referir no curriculum
Podes referir numa secção de "research experience" ou coisa assim, indicando esses períodos como "visiting researcher..."crmartins Escreveu:Se for importante ou necessário expor no cv o período de tempo no estrangeiro, como acham q deve referir-se?
c
Tiago
-
- cientista assíduo
Obrigada Tiago
Eu tb vejo mais a coisa nesses termos (mas aqui referem sempre a minha presença como estando num internship...e n me parece bem isso q)
abraço
obrigada
Eu tb vejo mais a coisa nesses termos (mas aqui referem sempre a minha presença como estando num internship...e n me parece bem isso q)
abraço
obrigada
-
- recém-chegado
- Registado: quinta abr 09, 2009 11:31 pm
- University/ Institute: Universidade de Coimbra
Algum de vocês me pode dizer quanto pediram ou quanto é que a FCT financiou para a instituição estrangeira?
Em relação ao bolseiro, pelo que me informaram, tem direito a 300 euros para a viagem (valor máximo) e 730 euros por mês (valor máximo) para as restantes despesas, onde já se inclui a estadia.
Obrigada
Margarida
Em relação ao bolseiro, pelo que me informaram, tem direito a 300 euros para a viagem (valor máximo) e 730 euros por mês (valor máximo) para as restantes despesas, onde já se inclui a estadia.
Obrigada
Margarida