Subsídio de desemprego

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Giselle
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 16, 2011 6:12 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Subsídio de desemprego

Mensagem por Giselle »

Bom dia!

Gostava, por favor, que me esclarecessem sobre o direito ou não a subsídio de desemprego, no final da minha bolsa de doutoramento pela FCT, que termina em Setembro.
Uma vez que se trata do final de um contrato de 4 anos, parece-me lógico esse direito mas...

Muito obrigada

Sílvia

ssneves
Sócios
Sócios
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Subsídio de desemprego

Mensagem por ssneves »

Olá Sílvia,

Infelizmente, não. Os bolseiros de investigação não têm direito a subsídio de desemprego, independentemente da duração da sua bolsa.

Os bolseiros de investigação que se inscrevam no Seguro Social Voluntário (SSV) têm direito a alguns subsídios (parentalidade, doença, invalidez, velhice) no seu escalão mínimo, mas não têm direito a subsídio de desemprego.
Ver, por exemplo, a página 5/16 do Guia Prático do SSV:
http://www1.seg-social.pt/preview_docum ... 2791&m=PDF

Cumprimentos,
Susana

--------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC

Giselle Escreveu:Bom dia!

Gostava, por favor, que me esclarecessem sobre o direito ou não a subsídio de desemprego, no final da minha bolsa de doutoramento pela FCT, que termina em Setembro.
Uma vez que se trata do final de um contrato de 4 anos, parece-me lógico esse direito mas...

Muito obrigada

Sílvia

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: Subsídio de desemprego

Mensagem por Echuu »

Pois...
Para licenças, dias de férias, etc., seguimos o código do trabalho. Podemos inclusivamente descontar para a Segurança Social. Mas curiosamente não somos trabalhadores.
Resta saber como é que a Ciência em Portugal avança se há tanta gente a "não trabalhar"...

Responder