Apresentar recurso - concurso BD 2011-sugestões

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
FACT
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 1:41 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências da UL

Re: Apresentar recurso - concurso BD 2011-sugestões

Mensagem por FACT »

eu fui mais seco e direto:
Caros,

Gostaria de saber se o guião de avaliação utilizado na área da Química foi o que se encontra no link - http://dl.dropbox.com/u/2781607/Guiao_A ... d_2011.pdf - e, em caso afirmativo, como é que o meu mérito pessoal foi avaliado, considerando que ainda não completei o mestrado, estando ainda a tempo de o concluir, até 31 de Dezembro - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt - tal como indiquei na minha candidatura.

Obrigado,
Igor
deve vir uma nega. seja como for, não fiquei calado ^^[/quote]

Olá a todos,

Eu enviei também um mail à FCT a perguntar se esse guião tinha sido utilizado pelo painel de Ciências e Engenharia de Materiais e a resposta foi a seguinte:

"Exma. Senhora,
Informamos que o guião de avaliação se encontra disponível desde a data de inicio do concurso em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt

Com os melhores cumprimentos,
Joana Francisco"

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

FACT Escreveu:Olá a todos,

Eu enviei também um mail à FCT a perguntar se esse guião tinha sido utilizado pelo painel de Ciências e Engenharia de Materiais e a resposta foi a seguinte:

"Exma. Senhora,
Informamos que o guião de avaliação se encontra disponível desde a data de inicio do concurso em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt

Joana Francisco"

essa foi a senhora com quem falei na fct. é simpática :)

joana francisco
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 24, 2011 2:55 pm
University/ Institute: universidade tecnica de lisboa

Mensagem por joana francisco »

alguém sabe responder quanto tempo demoram a sair os resultados da AP?

abraçinhos
Joana Magalhães Francisco

acatt6
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça nov 30, 2010 10:34 am
University/ Institute: IPIMAR

Mensagem por acatt6 »

Acho que ninguém sabe... Talvez no final do mês, mas não há limite certo.

N_C_P_de_Gloucester
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta out 19, 2011 1:24 pm
University/ Institute: Coimbra University
Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
Contacto:

Mensagem por N_C_P_de_Gloucester »

FACT Escreveu:"eu fui mais seco e direto:
Caros,

Gostaria de saber se o guião de avaliação utilizado na área da Química foi o que se encontra no link - http://dl.dropbox.com/u/2781607/Guiao_A ... d_2011.pdf - e, em caso afirmativo, como é que o meu mérito pessoal foi avaliado, considerando que ainda não completei o mestrado, estando ainda a tempo de o concluir, até 31 de Dezembro - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt - tal como indiquei na minha candidatura.

Obrigado,
Igor
..."

Olá a todos,

"Exma. Senhora,

Joana Francisco""

Hi!,

Why were the old guidelines for 2011 mentioned in the email from Joana Francisco to FACT? Joana Francisco was mentioned in the Author field of Guiao_Avaliacao_modificad_2011.pdf

Guiao_Avaliacao_modificad_2011.pdf contains no mention that it is only for chemistry. Why are all disciplines not treated equally?

Why is Guiao_Avaliacao_modificad_2011.pdf not on the website of FCT but was on Dropbox instead?

N_C_P_de_Gloucester
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta out 19, 2011 1:24 pm
University/ Institute: Coimbra University
Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
Contacto:

Mensagem por N_C_P_de_Gloucester »

Pangol Escreveu:"Olá a todos,

É a primeira vez que escrevo no fórum e quero antes de mais dizer que os comentários e os documentos que aqui têm sido disponibilizados foram de grande ajuda!
Também me candidatei a BD este ano e fiquei abaixo da linha de corte. Mas quando vi a minha avaliação percebi que tinha sido penalizada em 0,5 pontos no meu mérito de candidata, o que foi suficiente para não ter bolsa. Resumindo, apesar de ter média ponderada de 15 no mestrado integrado, atribuiram-me 3,0 valores. Nem sei bem o que contaram, se contabilizaram o facto de ser BI há ano e meio, ou o poster em conferencia internacional, ou outras coisas, mas o facto é que na única coisa que não é subjectiva como é o caso da média, eles conseguiram avaliar mal! Por isso, e porque entretanto fui sabendo de imensos casos em que cometeram erros na avaliação do mérito dos candidatos, já submeti o texto da minha audiência prévia e já está lacrado. ACONSELHO a todos os que foram prejudicados por falhas na avaliação do seu mérito como candidato, a fazer a audiencia prévia e a não esperar pelo recurso porque foram cometidas injustiças graves e todos temos a obrigação de dar conhecimento disso aos orgãos máximos da FCT! Infelizmente, se não reclamarmos quando devemos, aí é que nunca haverá atribuição de responsabilidades a quem deve ser...

Boas Audiencias prévias"
As I mentioned in
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... &start=920
...

In 2008 I applied to FCT for a scholarship. FCT pretended that my primary degree was worth much less than it is.

FCT acted illegally against me depriving me of a scholarship which I was entitled to. I enrolled in a university in Portugal anyway. I am very poor. Eventually I learnt that I could get a gratis lawyer so I successfully applied for one.

You might get some idea of getting a gratis lawyer from
HTTP://WWW2.Seg-Social.Pt/ingles/app/ProcJuridica/

To get a gratis lawyer I used a form which had:
" SEGURANÇA SOCIAL

REQUERIMENTO DE PROTECÇÃO JURÍDICA
Pessoa Singular"
near the top of the first page. Such a form was available from
HTTP://www2.seg-social.pt/preview_formu ... 7569&m=PDF
(and extra information on
HTTP://www2.seg-social.pt/do_formulario ... Action=Ver
).

You probably would not have a case if you did not persist with the appeal before trying to get a lawyer. When you get the decision of the appeal from FCT, if you were to sue, then you would need to begin suing within approximately 15 days. The form for "REQUERIMENTO DE PROTECÇÃO JURÍDICA" would probably not result in granting you a lawyer before circa 30 days. If you did begin suing on time, then the people who process the form for "REQUERIMENTO DE PROTECÇÃO JURÍDICA" might decide that you can afford a lawyer so do not need a gratis lawyer. Life is not fair.

The lawyer told me that appeals in every country are just a formality forced upon the evil-doers by laws, and that the evil-doers basically ignore the appeals and they cannot be sued for ignoring the appeals. This seems to be the case with FCT.

The lawyer also told me that everything in Portugal takes a very long time and that the court case (if it ever gets started) could take years. I applied for the lawyer on March 3rd, 2010. I was first informed that the lawyer was assigned to me in a letter dated March 31st, 2010.

After more than three years I still do not have a scholarship from FCT. Good luck to Pangol. If someone can help me, then please do.

darkangelll
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 05, 2011 6:58 pm
University/ Institute: coimbra

Mensagem por darkangelll »

Um Mês que se passa, e nós sem resposta da Avaliação Previa...

Esperando... esperando...

pb2011
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 22, 2011 10:18 am
University/ Institute: UNL

Mensagem por pb2011 »

Na FCT dizem que não há qualquer estimativa para a saída dos resultados. Estarão à espera da aprovação do orçamento de estado que só será no final de Novembro?

Huginn
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 17, 2011 2:11 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por Huginn »

Se formos consultar as estatísticas, vemos que este ano houve cerca de 3700 candidaturas a BD e cerca de 1500 candidaturas a BPD.

Se tomarmos os ultimos 2 anos como referência e já considerando um decréscimo no número de bolsas concedidas, este ano deverão ser concedidas cerca de 1400/1500 BD e 500/700 BPD.

Considerando estes valores, estima-se que o número total de candidatos a quem não lhes foi atribuída a bolsa (BD e BPD), deverá rondar este ano os 3000. Se uma percentagem considerável (ex: 60 % a 80 %) destes candidatos tiver formulado comentários no ambito da audiência prévia, então a FCT terá uns milhares de processos a analizar... e portanto, não deve demorar menos que no ano passado (cerca de 2 meses).

No entanto, caso se venha a verificar a existência de irregularidades grosseiras em várias candidaturas (omissão de graus académicos, e /ou de dados relevantes da candidatura), então o procedimento legal a levar a cabo deveria ser a impugnação do concurso. Por muito menos, outros concursos na administração pública têm sido anulados. Que credibilidade tem um concurso onde as ponderações dadas em cada componente da avaliação não foram uniformes para todos os candidatos?? Vamos acreditar que estes erros foram inocentes por parte dos paineis?

djnix
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 02, 2011 7:04 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por djnix »

Huginn Escreveu:Se formos consultar as estatísticas, vemos que este ano houve cerca de 3700 candidaturas a BD e cerca de 1500 candidaturas a BPD.

Se tomarmos os ultimos 2 anos como referência e já considerando um decréscimo no número de bolsas concedidas, este ano deverão ser concedidas cerca de 1400/1500 BD e 500/700 BPD.

Considerando estes valores, estima-se que o número total de candidatos a quem não lhes foi atribuída a bolsa (BD e BPD), deverá rondar este ano os 3000. Se uma percentagem considerável (ex: 60 % a 80 %) destes candidatos tiver formulado comentários no ambito da audiência prévia, então a FCT terá uns milhares de processos a analizar... e portanto, não deve demorar menos que no ano passado (cerca de 2 meses).

No entanto, caso se venha a verificar a existência de irregularidades grosseiras em várias candidaturas (omissão de graus académicos, e /ou de dados relevantes da candidatura), então o procedimento legal a levar a cabo deveria ser a impugnação do concurso. Por muito menos, outros concursos na administração pública têm sido anulados. Que credibilidade tem um concurso onde as ponderações dadas em cada componente da avaliação não foram uniformes para todos os candidatos?? Vamos acreditar que estes erros foram inocentes por parte dos paineis?
Se uma percentagem considerável de, aproximadamente, 3000 candidatos apresenta comentarios em AP, é indicativo que os painéis não fizeram uma correcta avaliação.

Também é compreensível o elevado número de AP´s já que o próprio guião de avaliação não era específico para muitas situações (noemadamente para candidatos com publicações, actas em proceedings,...) assim como era discriminatório para candidatos com licenciaturas e mestrados pré-bolonha.

Teoricamente, todos os méritos dos candidatos devem ser avaliados em igualdade de condições, não é?

Por quê não é admitido pela FCT o guião alternativo que neste fórum foi colocado? Será que se for admitido, o concurso poderá ser impugnado?

Cumprimentos

joana francisco
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 24, 2011 2:55 pm
University/ Institute: universidade tecnica de lisboa

Mensagem por joana francisco »

caros amigos hoje recebi um email da Srª Joana Francisco em resposta a um mail que lhe enviei no dia 11-10-2011, passo a citar o que enviei:

On 11/10/26 02:22, "Joana Magalhães Francisco" <jmf@joanafrancisco.com> wrote:

Bom dia,

Venho por este meio colocar-lhes uma questão referente à época de recurso para o Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2011.

Gostaria de saber quando irão sair os resultados da Audiências Prévias e quando irá abrir o período de recurso.

Ficarei a aguardar a vossa breve resposta.

Resposta hoje da FCT:

-----Original Message-----
From: info bolsas [mailto:info.bolsas@fct.mctes.pt]
Sent: 03 November 2011 10:52
To: Joana Magalhães Francisco
Subject: Re: Periodo de Recurso para o cConcurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2011
Importance: High

Exma. Senhora,
Lamentamos mas de momento não são conhecidas datas para a divulgação dos resultados definitivos, logo que o sejam serão todos os interessados notificados via e-mail.

Joana Francisco

por incrível que isto pareça a srª tem o mesmo nome que eu, mas não sou eu, é só para esclarecer.

beijinhos a todos e boa sorte.

Joana Magalhães Francisco

Huginn
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 17, 2011 2:11 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por Huginn »

djnix Escreveu:
Huginn Escreveu:Se formos consultar as estatísticas, vemos que este ano houve cerca de 3700 candidaturas a BD e cerca de 1500 candidaturas a BPD.

Se uma percentagem considerável de, aproximadamente, 3000 candidatos apresenta comentarios em AP, é indicativo que os painéis não fizeram uma correcta avaliação.

Também é compreensível o elevado número de AP´s já que o próprio guião de avaliação não era específico para muitas situações (noemadamente para candidatos com publicações, actas em proceedings,...) assim como era discriminatório para candidatos com licenciaturas e mestrados pré-bolonha.

Teoricamente, todos os méritos dos candidatos devem ser avaliados em igualdade de condições, não é?

Por quê não é admitido pela FCT o guião alternativo que neste fórum foi colocado? Será que se for admitido, o concurso poderá ser impugnado?

Cumprimentos
Boas questões Djnix. Embora nós também não saibamos de onde veio esse guião.
No entanto sabemos duas coisas:

1. Actualmente há uma crise financeira, que inevitavelmente irá afectar a FCT e os fundos de que dispõe;
2. Todos os membros dos paineis de avaliação têm conflitos de interesses, na medida em que pertencem ou chefiam unidades de investigação e/ou departamentos de faculdades onde os programas de trabalhos (BD e BPD) são desenvolvidos. Para além disso, precisam de nós (dos bolseiros) para publicar, pois uma boa parte destes srs. prof. já não publica como primeiro autor há muito tempo (isto partindo do pressuposto que já publicaram algo em rev. internacionais).

Resumindo, temos pelo menos dois problemas: falta de verba e conflitos de interesses...

Cumprimentos

djnix
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por djnix »

Estimado Huginn

Na minha opinião, interesses dos avaliadores são a componente da avaliação mais importante e não o mérito, o programa ou as instituições.

Relativamente ao guião modificado, ao meu ver, acredito que seja efectuado pela própria FCT como medida para "arranjar" as graves deficiências do guião "oficial". Também não acredito que venham a ser admitido já que, nesse caso, violaria as próprias regras do concurso.

Em quanto à questão económica, obviamente que tudo depende do orçamento destinado para as bolsas. Mas isto tem uma simples solução, abrir concurso para um número determinado de bolsas de doc e de pos-doc ou deixar de comprar submarinos (LOL).

Agora, o que não se pode admitir é que por motivos orçamentais seja elaborado um guião para discriminar candidatos (reduzindo assim os possíveis bolseiros) e/ou realizar uma incorrecta avaliação dos candidatos

Cumprimentos

darkangelll
investigador em formação
investigador em formação

"esperavam que saíssem este ano"???

E andamos nós nesta porcaria de espera, que só atrasa as nossas vidas.
Estar a investir num projecto que depois pode não se poder continuar porque não se tem dinheiro, custa muito.
É vergonhoso mesmo... depois os políticos ainda têm a lata de vir falar para a comunicação social que vão continuar a apoiar a investigação e o desenvolvimento no Ensino Superior.
Isto só me deixa sem animo mesmo...
Ás vezes dá vontade de desistir de tudo.

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação

estava com medo que os resultados tivessem saído e eu não tivesse visto...
bem, renovo os meus votos de boa sorte para todos!

back to thesis :)

djnix
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por djnix »

Já passa de um mês...and still waiting

Se alguns fossem pagos pelo seu rendimento...

darkangelll
investigador em formação
investigador em formação

AP = FCT = QUEM ESPERA DESESPERA

djnix
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por djnix »

De tanto esperar pelos resultados da AP, já estou a criar raízes...

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação

pessoas,

enquanto esperam que saiam os resultados, considerem a seguinte petição: http://www.peticaopublica.com/?pi=ABIC2011

bom trabalho,
igor

Idalina Machado
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta nov 09, 2006 5:06 pm

Mensagem por Idalina Machado »

Alguém tem novidades?! parece que continuam a brincar às bolsas... na minha opinião, só estão a adiar o resultado da AP para adiar o inicio dos recursos...Assim, o resultados dos recursos será só lá para Abril, Maio e passamos a ter outra vez 2 fases!! lol tão espertos os "FCT boys"... sabem o que é mesmo verdade verdadinha de "fonte segura": eles continuam a receber o deles ao fim do mês...e nós aqui à espera...com a vida pendente...enfim.... É O PAÍS QUE TEMOS...

Responder