Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
sserradas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 8:04 pm
University/ Institute: IMM

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por sserradas »

Boa noite a todos,

para grande alegria minha, recebi uma BD 2011 na Universidade de Cambridge e gostava de pedir a vossa ajuda/ideias/opiniões sobre o que devo fazer relativamente a uma discrepância entre as deadlines da FCT e da Universidade.

O programa na UC começa daqui a duas semanas e é necessário que apresente até lá uma prova de como terei financiamento para suportar a minha estadia. Foi-me dito por parte da FCT que esta declaração não pode ser passada dado que a oferta da bolsa ainda é condicional e dependente da entrega de documentos e da assinatura de um contrato (o que demorará mais do que duas semanas...).

Acredito que não deverei ser o primeiro caso deste tipo e gostava de perguntar o que devo fazer nesta situação.

Muito obrigado pela vossa ajuda!
Sara Serradas Duarte

Mike42
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 8:02 pm
University/ Institute: ISCTE-IUL

Mensagem por Mike42 »

Souki Escreveu:
Mike42 Escreveu:Boa noite pessoal.

Antes de mais, parabéns a todos os que conseguiram bolsa! Infelizmente fiquei a 0.1 da atribuição, mas penso que houve um engano e contava convosco para me darem certezas.

Candidatei-me com nota 17 de licenciatura (3 anos, pós-bolonha), no entanto apenas me foi dado 3.5 relativamente a essa nota. Pelo que vejo no guião de avaliação, deveria ter tido 4.0 e, consequentemente, teria nota suficiente para conseguir a bolsa. Foi mesmo um engano da parte deles?

Aqui fica o link para o guião: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2011

É assim, eu com média de 16.33 também fiquei com 3.5 no mérito do candidato. No meu caso eu achava que ia ter 4.0 porque lá diz "Licenciatura com mais de 16 valores" ou qualquer coisa assim, e visto ter 16.33 pensei que ainda desse para considerarem a minha média como "maior que 16" (pelos vistos não). Agora, no teu caso, de certeza que houve um engano, se a tua média é 17 devias ter 4.0 sem dúvida! Pede recurso! Ou pode ser que tenhas já sorte na AP. Boa sorte :)

-> Já agora, eu estou a falar em relação a mim, que apenas tenho Licenciatura (passei da Licenciatura directamente para o Doutoramento). Se tens Mestrado essa nota pode ter influência e já ser diferente!
Obrigado pela resposta Souki. Eu não me candidatei com Mestrado visto que ainda não o terminei. Só coloquei lá um certificado com algumas notas, mas de qualquer maneira também dava uma média de 17, pelo que penso que não tenha sido disso. O que diz mesmo na ficha de avaliação é o seguinte: "Licenciatura (3 anos) com média de 17 valores (3.5 pontos)"

Vou pedir recurso e espero que rectifiquem a situação, no caso de ser mesmo engano.

Souki
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 25, 2011 10:01 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Souki »

Mike42 Escreveu:
Souki Escreveu:
Mike42 Escreveu:Boa noite pessoal.

Antes de mais, parabéns a todos os que conseguiram bolsa! Infelizmente fiquei a 0.1 da atribuição, mas penso que houve um engano e contava convosco para me darem certezas.

Candidatei-me com nota 17 de licenciatura (3 anos, pós-bolonha), no entanto apenas me foi dado 3.5 relativamente a essa nota. Pelo que vejo no guião de avaliação, deveria ter tido 4.0 e, consequentemente, teria nota suficiente para conseguir a bolsa. Foi mesmo um engano da parte deles?

Aqui fica o link para o guião: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2011

É assim, eu com média de 16.33 também fiquei com 3.5 no mérito do candidato. No meu caso eu achava que ia ter 4.0 porque lá diz "Licenciatura com mais de 16 valores" ou qualquer coisa assim, e visto ter 16.33 pensei que ainda desse para considerarem a minha média como "maior que 16" (pelos vistos não). Agora, no teu caso, de certeza que houve um engano, se a tua média é 17 devias ter 4.0 sem dúvida! Pede recurso! Ou pode ser que tenhas já sorte na AP. Boa sorte :)

-> Já agora, eu estou a falar em relação a mim, que apenas tenho Licenciatura (passei da Licenciatura directamente para o Doutoramento). Se tens Mestrado essa nota pode ter influência e já ser diferente!
Obrigado pela resposta Souki. Eu não me candidatei com Mestrado visto que ainda não o terminei. Só coloquei lá um certificado com algumas notas, mas de qualquer maneira também dava uma média de 17, pelo que penso que não tenha sido disso. O que diz mesmo na ficha de avaliação é o seguinte: "Licenciatura (3 anos) com média de 17 valores (3.5 pontos)"

Vou pedir recurso e espero que rectifiquem a situação, no caso de ser mesmo engano.

Só pode ser engano, como é que a minha Licenciatura com 16 vale 3.5 e a tua com 17 também? Só quem tinha 18 é que teria 4.0? Não me parece :) Deve ser engano. Mas um engano estranho, se escreveram assim na tua avaliação. Na minha é mais vago, aparece apenas a nota que me dão e depois nas Observações diz "De acordo com a base de referência da FCT". E não tenho mais nada lá escrito. Por isso é estranho o teu caso! Reclama reclama, que se por isso ficaste sem bolsa não é nada justo!

Mike42
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 8:02 pm
University/ Institute: ISCTE-IUL

Mensagem por Mike42 »

Souki Escreveu: Só pode ser engano, como é que a minha Licenciatura com 16 vale 3.5 e a tua com 17 também? Só quem tinha 18 é que teria 4.0? Não me parece :) Deve ser engano. Mas um engano estranho, se escreveram assim na tua avaliação. Na minha é mais vago, aparece apenas a nota que me dão e depois nas Observações diz "De acordo com a base de referência da FCT". E não tenho mais nada lá escrito. Por isso é estranho o teu caso! Reclama reclama, que se por isso ficaste sem bolsa não é nada justo!
Sim, acho que conseguia bolsa caso não se tivessem enganado. A minha nota final foi 3.85 e a linha de corte foi 3.95. Se me tivesse dado os 4.0 pela licenciatura, acabava com 4.1 e com muitos candidatos entre mim e a linha. Vale a pena AP ou espero pelo recurso? É considerado um "erro administrativo"?

JonhyRico
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 15, 2010 11:07 am
University/ Institute: ICBAS

Mensagem por JonhyRico »

Como se faz um recurso?

Basta enviar umas pequenas frases a argumentar que deveriamos ser avaliados de forma diferente e justificar essa opinião?

Ou é necessário alterar o conteúdo da proposta?

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

JonhyRico Escreveu:Como se faz um recurso?

Basta enviar umas pequenas frases a argumentar que deveriamos ser avaliados de forma diferente e justificar essa opinião?

Ou é necessário alterar o conteúdo da proposta?
Olá.
Não podes alterar o conteúdo da proposta. Nesta fase de audiência prévia e posteriormente de recurso, o que fazes é referir que não concordas com a avaliação, especificar os pontos em desacordo e justificar da melhor forma possível.

Bom trabalho,
Tiago

mariah.madeira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 19, 2011 2:17 pm
University/ Institute: Coimbra

Mensagem por mariah.madeira »

ola a todos

Tenho nota final de licenciatura de 15 valores, e estou a terminar o mestrado (aguardo apenas a defesa). Quando preenchi o formulário de candidatura coloquei que estava em fase de conclusão do mestrado, e terminava até 30 de Outubro, sendo que no sitio onde deveria colocar nota final não coloquei nada, uma vez que não a tinha, mas enviei uma declaração com o histórico do meu mestrado e classificações obtidas no 1º ano (cuja média é 16)

No entanto agora dizem-me que não apresento nota final esperada do mestrado, e por isso tive apenas 2.5 na avaliação do mérito pessoal, quando devia ter 3.5, e assim não tive bolsa.

Vou pedir uma audiência previa justificando que não apresentei no ta final esperada pois não sei qual a nota que irei ter na dissertação, e consequentemente qual a minha nota final.

Alguém sabe se é possível anexar documentos na audiência previa?

é que vou pedir uma declaração a faculdade a dizer que aguardo defesa da dissertação para completar o mestrado.

O texto é algo simples? Alguém me pode dar "umas luzes" de como começar a dizer que não concordo?

Obrigada

sserradas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 8:04 pm
University/ Institute: IMM

Mensagem por sserradas »

Boa noite a todos,

para grande alegria minha, recebi uma BD 2011 na Universidade de Cambridge e gostava de pedir a vossa ajuda/ideias/opiniões sobre o que devo fazer relativamente a uma discrepância entre as deadlines da FCT e da Universidade.

O programa na UC começa daqui a duas semanas e é necessário que apresente até lá uma prova de como terei financiamento para suportar a minha estadia. Foi-me dito por parte da FCT que esta declaração não pode ser passada dado que a oferta da bolsa ainda é condicional e dependente da entrega de documentos e da assinatura de um contrato (o que demorará mais do que duas semanas...).

Acredito que não deverei ser o primeiro caso deste tipo e gostava de perguntar o que devo fazer nesta situação.

Muito obrigado pela vossa ajuda!
Sara Serradas Duarte

darkangelll
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 05, 2011 6:58 pm
University/ Institute: coimbra

Mensagem por darkangelll »

Bom Dia a Todos,

Quem já teve a experiência de recorrer á audiência prévia, sabem quanto tempo eles demoram a responder???

paulasbrito
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: segunda jun 14, 2010 11:23 am
University/ Institute: ISEL

Mensagem por paulasbrito »

Olá caros colegas e persistentes.

Eu, pela segunda vez, vi o meu projecto recusado por acharem que era demasiado ambicioso. Dizem que é um bom projecto, com objectivos pertinentes e bem definidos mas que é demasiado ambicioso.
Queria aplicar os meus conhecimentos como doutorada e mão-de-obra especializada que sou, no desenvolvimento do nosso país e até tinha um projecto de futura empresa que iria em muito ajudar a produção agrícola em Portugal. Recusam porque acham que estou a querer demais, a querer ajudar o meu país a desenvolver-se com novas tecnologias adaptadas à pouca industria que ainda nos sobra...
Não posso fazer mais nada por este lado. Sinto-me frustrada em querer ajudar quem não quer ser ajudado. Já emigrei duas vezes na minha vida e tenho um filho pequeno que depende apenas de mim pois o pai 'foi-se'. Não quero emigrar outra vez e acho que tenho direito a viver no país que ainda amo e que é a minha casa.
Desisto da ciência! Andei 16 anos a estudar ciência, a pensar que era uma bela coisa que podia ajudar a desenvolver os povos mas enganei-me. Fartei-me de andar a mendigar migalhinhas em bolsas FCT que, afinal são sempre trabalho precário.
Não mendigo mais. Não me sinto dignificada ao saber que tenho de andar a mendigar bolsas para ajudar o meu país a ser melhor.
Acabou-se a ciência para mim.
Vou abrir um negócio próprio para crianças e serei de certeza mais feliz assim. Estou, pelo menos, a ajudar uma nova geração a crescer. Uma geração que talvez venha um dia a perceber que a ciência não é um frete para o Estado mas sim uma grande mais-valia!

Muito boa sorte a todos!
Só se vive uma vez e todos temos o direito de ser felizes!

Santos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 18, 2007 11:21 am
Contacto:

Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011

Mensagem por Santos »

Boa tarde pessoal.

Antes de mais, parabéns a todos os que conseguiram bolsa! Já tinha dito aqui que o resultado da minha candidatura não aparecia. Entrei em contacto com a FCT e fui informado que a minha candidatura não foi avaliada porque não lacrei a mesma.

Melhor dizendo: apesar de minha candidatura ter sido associada e lacrada pelo orientador era necessário também eu a lacrar. Eu, óbviamente e por ser a 1ª vez que concoro, não sabia desse procedimento. Eu pensava que bastava o orientador associar e lacrar a candidatura. Olha, lixei-me.

Infelizmente não tive bolsa não porque tive uma má avaliação mas porque cometi o erro mais grave de que tenho memória em toda minha vida.

O que mais me dói é saber que o meu trabalho não foi analizado e a minha ansiedade até o momento serviu zero (0). Concordo que o erro foi meu. Espero que não venha a acontecer com mais ninquém. É muito doloroso.

Tenho licenciatura pré-bolonha 15, Mestrado pós bolonha 18, experiencia profissional no estrangeiro e já tinha sido aceite para doutoramento.

Acabei agora de cancelar a matricula e comunicar a minha desistencia de doutoramento.

Pess
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 09, 2011 4:02 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por Pess »

Melhor dizendo: apesar de minha candidatura ter sido associada e lacrada pelo orientador era necessário também eu a lacrar.
Não achaste estranho o teu orientador ter que lacrar e tu não?

alvma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jun 21, 2011 7:12 pm
University/ Institute: Universidade Coimbra

Mensagem por alvma »

Oi

Será que alguém me podia arranjar a listagem das BPD na àrea das Ciências Biológicas?

Obrigado!

wicca
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 02, 2011 3:32 pm
University/ Institute: Aveiro

Mensagem por wicca »

Olá a todos!

Parabéns aos que conseguiram bolsa!

Não sou nenhuma entendida nestas coisas das avaliações mas posso dizer que tanto eu como uma amiga minha tiveémos 4 pontos por ter licenciatura de 17.

Tenho é uma dúvida, quem puder esclarecer agradeço.

Nas observações da avaliação ao mérito do candidato eles escreveram que eu tenho licenciatura de 4 anos com média 17 e duas publicações. Eu tive 4,715 pontos. Podem dizer-me se esss pontos são relativos somente á licenciatura e ás publicações? É que eles não referiram mais nada mas eu declarei que defendo a tese até dezembro. Agr fiquei na dúvida se eles tiveram isso em conta, ou se não conta para nada na minha pontuação.

Obrigada!

Malta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 20, 2011 9:42 pm
University/ Institute: FPCEUP

Mensagem por Malta »

PROPINAS DOS CURSOS 3º CICLO (DOUTORAMENTOS): Regulamento nº 239/2011, aprovado pelo Conselho Geral da UPorto em 18 de Março de 2011 e publicado no DR, 2ª série, nº 71, de 11 de Abril de 2011:

Artigo 13.º
4- No caso de estudantes de doutoramento que se tenham candida-
tado a bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que se tenham
matriculado e inscrito num programa doutoral e que venham a obter a
bolsa, é devido o pagamento de 25 % do valor da propina relativa ao
primeiro ano de inscrição se a bolsa da FCT for atribuída depois de
passados três meses sobre o inicio do programa doutoral, devendo o
director da unidade orgânica autorizar o seu pagamento em prestações
a liquidar nos doze meses subsequentes à comunicação da atrribuição
da bolsa.

Souki
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 25, 2011 10:01 am

Mensagem por Souki »

Malta Escreveu:PROPINAS DOS CURSOS 3º CICLO (DOUTORAMENTOS): Regulamento nº 239/2011, aprovado pelo Conselho Geral da UPorto em 18 de Março de 2011 e publicado no DR, 2ª série, nº 71, de 11 de Abril de 2011:

Artigo 13.º
da bolsa.

Ah bom! Mas pelos vistos isso muda de Universidade para Universidade.

Fui ler o regulamento das propinas da UC e diz basicamente que enquanto não se souber o resultado (de qualquer bolsa de estudos) não se está vinculado a prazos de pagamento de propinas. E depois só fala do caso de a bolsa não ser concedida. Ainda bem que ando a ajudar na Secretaria da minha Faculdade, amanhã já vejo isso e digo aqui para quem eventualmente também for da UC ;)

paulasbrito
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: segunda jun 14, 2010 11:23 am
University/ Institute: ISEL

Mensagem por paulasbrito »

Acho que vou acabar a minha contribuição neste fórum dizendo:

faz-se o que se pode... faz-se o que se pod... faz-se o que se po... faz-se o que se.. faz-se o que... faz-se... faz...

nb
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta nov 15, 2006 3:06 pm

Mensagem por nb »

Existem universidades espanholas onde as propinas do doutoramento apresentam valores que rondam os 100 euros. Estes senhores perceberam que a mão de obra da investigação são os alunos de doutoramento e que mais mão de obra significa mais produtividade dando lugar a um maior número de projectos de investigação aprovados o que, por sua vez, significa mais dinheiro para a universidade.
Não conhecendo muito bem a situação portuguesa, parece-me que em lugar de se facilitar o acesso ao doutoramento, atraindo mão de obra (barata) para universidades e institutos, este acesso é dificultado. Sendo que esta situação não beneficia universidades, alunos ou grupos de investigação. Este tipo de fenómenos deve resultar do facto das pessoas que regulam a ciência nunca terem estado num laboratório.

otilia.c.dalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda ago 29, 2011 6:43 pm
University/ Institute: UCoimbra

Mensagem por otilia.c.dalmeida »

Souki Escreveu:
Malta Escreveu:PROPINAS DOS CURSOS 3º CICLO (DOUTORAMENTOS): Regulamento nº 239/2011, aprovado pelo Conselho Geral da UPorto em 18 de Março de 2011 e publicado no DR, 2ª série, nº 71, de 11 de Abril de 2011:

Artigo 13.º
da bolsa.
Ah bom! Mas pelos vistos isso muda de Universidade para Universidade.

Fui ler o regulamento das propinas da UC e diz basicamente que enquanto não se souber o resultado (de qualquer bolsa de estudos) não se está vinculado a prazos de pagamento de propinas. E depois só fala do caso de a bolsa não ser concedida. Ainda bem que ando a ajudar na Secretaria da minha Faculdade, amanhã já vejo isso e digo aqui para quem eventualmente também for da UC ;)
grazie Souki :o coleguinha de universidade xp

tferreira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 21, 2011 12:09 pm

Mensagem por tferreira »

Boa tarde,

realizei a candidatura a bolsa de doutoramento e foi recusada. Como foi a primeira vez tenho algumas dúvidas (como também tive algumas aquando da candidatura) mas não tinha connhecimento do forum bolseiros.

Por exemplo, no meu formulário de candidatura, na parte do curriculum (habilitações académicas) eu apenas coloquei a licenciatura porque efectivamente era o que eu ainda tinha... Contudo, já no formulario da candidatura, especificamente no ponto 9 (graus académicos) eu coloquei novamente a licenciatura e inseri a informação relativemente ao mestrado (não integrado), acrescentado que estava em fase de conclusão...

Posto isto, tive apenas cotação de 1,5 no mérito do candidato, ou seja, apenas a licenciatura foi contabilizada, certo?

Gostaria de ver esclarecida a minha dúvida, inclusive se vale a pena formalizar uma reclamação.

Cumprimentos académicos

Telma Ferreira

Responder