Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
mariasg
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 05, 2011 10:39 am
University/ Institute: Porto

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por mariasg »

pessoal, de quem teve a bolsa, alguém ja recebeu um email? eu ainda nao.. obrigada.

tamaral
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 20, 2005 2:22 pm
University/ Institute: INEB

Mensagem por tamaral »

edrdo Escreveu:>A minha ficha de avaliação (julgo que como todas) apresenta classificações para os três >critérios. Mas, na coluna Observações, a classificação atribuída ao critério Mérito do >Candidato vem dividida em 4 parcelas, relativas a: instituição do doutoramento, ano do >doutoramento, publicações e cartas de referência. Presumo que isto possa variar de área >para área (a minha é EEI) ou mesmo de avaliador para avaliador.

Ok, EEI, mesma àrea que eu, mas numa única caixa, certo? ...
Exacto, uma única caixa com observações relativas à avaliação do mérito do candidato. A 0.2 da linha de corte acho que deves mesmo recorrer. Agora, depois de ler algumas mensagens hoje, estou na dúvida sobre se se deve ou não enviar comentários sobre a avaliação do mérito do candidato para a audiência prévia... Vou esperar mais uns dias e continuar a seguir os tópicos.
Telmo

otilia.c.dalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda ago 29, 2011 6:43 pm
University/ Institute: UCoimbra

Mensagem por otilia.c.dalmeida »

mariasg Escreveu:pessoal, de quem teve a bolsa, alguém ja recebeu um email? eu ainda nao.. obrigada.
Eu não recebi nada...mas também não me parece que enviem. A documentação necessária e o procedimento estão no FCT-sig.

FCT-sig >> entras com as tuas credenciais >> » Resultados Concurso Bolsas >> entras no link da tua bolsa >> Submissão de dados adicionais e pré-submissão electrónica de documentos

Pelo menos foi o que eu vi...

Alguém sabe como vai ser com as propinas? é que se a bolsa começa para o ano...as propinas vão ser respeitantes a que ano lectivo? (tenho cá para mim que ainda vou ter de pagar o 1º ano...)

franciscosta84
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jun 01, 2009 1:02 am
University/ Institute: UEA

Mensagem por franciscosta84 »

Caros colegas,

antes de mais os meus parabens aos bolseiros deste ano e desejo tambem a maior sorte e forca aos que ainda nao conseguiram para nao desitirem.

Felizmente foi-me atribuida uma bolsa de BD, mas no entanto deparei-me com o problema do inicio da bolsa. Na aplicacao online aparece que as bolsas poderam apenas ter inicio apos o dia 1-1-2012, no entanto o meu programa de estudos comeca no dia 1-1-2011.

Contactei a FCT, e foi-me dito que foi decidido internamente que as bolsas teriam todas inicio apenas depois de Janeiro de 2012 independentemente da data de inicio do programa de estudos. Chamei atencao para o que esta na pagina do concurso (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt), onde se le:

"As bolsas aprovadas, cujos candidatos tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Outubro de 2011, desde que a data de obtenção do grau não seja posterior a 30 de Setembro; as bolsas aprovadas, cujos candidatos apenas obtenham o grau académico exigido entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Janeiro de 2012."

No entanto, a resposta manteve-se a mesma. Parece-me bastante inconveniente e sobretudo em cima da hora esta "decisao interna".

Pedia aqueles que estejam na mesma situacao a partilharem qualquer informacao que tenham obtido a este respeito e se e possivel formalizar uma reclamacao.

Um abraco.

franciscosta84
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jun 01, 2009 1:02 am
University/ Institute: UEA

Mensagem por franciscosta84 »

Apenas uma correcao ao post anterior, pois o meu programa de estudos tem inicio a 1 de Outrubro de 2011 e nao Janeiro.

Abraco.

subras
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 13, 2011 11:54 am
University/ Institute: non

Mensagem por subras »

mariasg Escreveu:pessoal, de quem teve a bolsa, alguém ja recebeu um email? eu ainda nao.. obrigada.
Olá,

Acabei de receber o e-mail da FCT com os resultados das bolsas.

Neste e-mail, eles não referem nada, de que em audiência prévia apenas se deverá ter em conta problemas administrativos. No e-mail eles dizem que se houver algo com o qual não concordemos que podemos expo-lo à FCT.

Confesso que fiquei um pouco confusa.
A minha bolsa foi recusada, e em principio irei submeter comentários em audiência prévia, uma vez que no mérito do candidato não houve explicação de nota a não ser poucas publicações em proceeding.

Boa sorte a quem vai a audiência prévia e Parabéns a quem conseguiu a bolsa.

bolsa10
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 13, 2011 12:41 am
University/ Institute: UNL

Mensagem por bolsa10 »

Boa tarde!
Alguém sabe informar quanto tempo temos para mandar os documentos apartir do dia do resultado?
Obrigado a todos!

Rutegard
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Mensagem por Rutegard »

bolsa10 Escreveu:Boa tarde!
Alguém sabe informar quanto tempo temos para mandar os documentos apartir do dia do resultado?
Obrigado a todos!

6 meses creio

tania_m_s
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 11:14 am
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Mensagem por tania_m_s »

subras Escreveu:
Olá,

Acabei de receber o e-mail da FCT com os resultados das bolsas.

Neste e-mail, eles não referem nada, de que em audiência prévia apenas se deverá ter em conta problemas administrativos. No e-mail eles dizem que se houver algo com o qual não concordemos que podemos expo-lo à FCT.

Confesso que fiquei um pouco confusa.
A minha bolsa foi recusada, e em principio irei submeter comentários em audiência prévia, uma vez que no mérito do candidato não houve explicação de nota a não ser poucas publicações em proceeding.

Boa sorte a quem vai a audiência prévia e Parabéns a quem conseguiu a bolsa.
Estou exactamente com o mesmo problema, quero contestar a nota do merito do candidato e recebi o mesmo email, o que raio se deve fazer na audiência previa??? E o que querem eles dizer com problemas administrativos???

angelo14
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 5:23 pm
University/ Institute: CT2M

Mensagem por angelo14 »

Boa tarde a todos.

Eu fiquei a 0,019 da linha de corte, o 1º não colocado!!!!

Gostaria de saber o que acontece se alguém desistir.

Serei eu a ocupar a vaga restante ou essa vaga será eliminada, uma vez que os restantes candidatos ( que não obtiveram bolsa) não apresentam média condizente com a obtenção de bolsa.

Aguardo respostas.

Cumprimentos a todos e PARABÉNS aos novos bolseiros!!! :)

The Blues
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça abr 19, 2011 5:09 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por The Blues »

angelo14 Escreveu:Boa tarde a todos.

Eu fiquei a 0,019 da linha de corte, o 1º não colocado!!!!

Gostaria de saber o que acontece se alguém desistir.

Serei eu a ocupar a vaga restante ou essa vaga será eliminada, uma vez que os restantes candidatos ( que não obtiveram bolsa) não apresentam média condizente com a obtenção de bolsa.

Aguardo respostas.

Cumprimentos a todos e PARABÉNS aos novos bolseiros!!! :)
Não tenho a certeza total do que te estou a dizer, mas penso que eles "guardam" essas bolsas extras para as pessoas que através da audiencia previa e do recurso mostrarem merecer bolsa.

otilia.c.dalmeida
recém-chegado
recém-chegado

franciscosta84 Escreveu:Caros colegas,

antes de mais os meus parabens aos bolseiros deste ano e desejo tambem a maior sorte e forca aos que ainda nao conseguiram para nao desitirem.

Felizmente foi-me atribuida uma bolsa de BD, mas no entanto deparei-me com o problema do inicio da bolsa. Na aplicacao online aparece que as bolsas poderam apenas ter inicio apos o dia 1-1-2012, no entanto o meu programa de estudos comeca no dia 1-1-2011.

Contactei a FCT, e foi-me dito que foi decidido internamente que as bolsas teriam todas inicio apenas depois de Janeiro de 2012 independentemente da data de inicio do programa de estudos. Chamei atencao para o que esta na pagina do concurso (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt), onde se le:

"As bolsas aprovadas, cujos candidatos tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Outubro de 2011, desde que a data de obtenção do grau não seja posterior a 30 de Setembro; as bolsas aprovadas, cujos candidatos apenas obtenham o grau académico exigido entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Janeiro de 2012."

No entanto, a resposta manteve-se a mesma. Parece-me bastante inconveniente e sobretudo em cima da hora esta "decisao interna".

Pedia aqueles que estejam na mesma situacao a partilharem qualquer informacao que tenham obtido a este respeito e se e possivel formalizar uma reclamacao.

Um abraco.
Enviei um e-mail para lá e o que me disseram foi...

"Informamos que começando a bolsa em Janeiro de 2012 serão apenas
considerados custos de formação de 2012."

Voltei a insistir que os programas doutorais começam agora, e que sao por anos lectivos, portanto o 1º ano apanha 2012.

O que me responderam foi:
"Informamos que os custos de formação uma das componentes das bolsas não são considerados por anos lectivos mas sim por anos civis, por essa razão foi devidamente esclarecida que iniciando a bolsa em 2012 apenas serão considerados os custos de formação desse mesmo ano."

Ou seja...trocando por miúdos...num programa doutoral de 4 anos no maximo a FCT paga 3 anos de propinas.... :?: :?: :roll:

Souki
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 25, 2011 10:01 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Souki »

Ou seja, eles não pagam as propinas deste ano lectivo?? :/ Armo já aqui um escândalo! Isso não é normal, ter que pagar propinas mesmo sendo bolseira, tecnicamente! De certeza que é isso que eles querem dizer?

otilia.c.dalmeida
recém-chegado
recém-chegado

Souki Escreveu:Ou seja, eles não pagam as propinas deste ano lectivo?? :/ Armo já aqui um escândalo! Isso não é normal, ter que pagar propinas mesmo sendo bolseira, tecnicamente! De certeza que é isso que eles querem dizer?
Foi o que me responderam...eu acho ridículo...só resta saber é se teremos de pagar o integral das propinas, ou os meses até 2012....

Souki
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Souki »

otilia.c.dalmeida Escreveu:
Souki Escreveu:Ou seja, eles não pagam as propinas deste ano lectivo?? :/ Armo já aqui um escândalo! Isso não é normal, ter que pagar propinas mesmo sendo bolseira, tecnicamente! De certeza que é isso que eles querem dizer?
Foi o que me responderam...eu acho ridículo...só resta saber é se teremos de pagar o integral das propinas, ou os meses até 2012....
Acho bem que seja só os meses até 2012!! Ou aliás, devia ser possível mostrar o comprovativo de que somos bolseiros na nossa Universidade e não termos que pagar propinas, e depois a FCT que pagasse o valor total em 2012. Já me está a stressar esta situação!! As minhas propinas não são nada baratas, e eu sem rendimentos nenhuns.... Aiai!

mariafneutel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mai 03, 2011 9:07 pm
University/ Institute: ISCTE - IUL

Mensagem por mariafneutel »

Primeiro que tudo parabéns aos que conseguiram bolsa, eu sou uma das recusadas por 5 decimas.. E a única critíca é o facto das minhas orientadoras não terem trabalhos na área do meu projecto (que é algo inovador em Portugal e no estrangeiro apenas existem programas de intevenção).. Mas não consigo perceber a formula que eles utilizam.. Porque pensava que a nota individual que nos era atribuida era dividida pelo factor de ponderação.. E o valor final que me dá nessas contas não é o mesmo que o que lhes dá a eles.. Alguém me pode ajudar e esclarecer como se chega ao valor final deles?

Agradeço uma ajuda por favor, obrigado.

otilia.c.dalmeida
recém-chegado
recém-chegado

Souki Escreveu:
otilia.c.dalmeida Escreveu:
Acho bem que seja só os meses até 2012!! Ou aliás, devia ser possível mostrar o comprovativo de que somos bolseiros na nossa Universidade e não termos que pagar propinas, e depois a FCT que pagasse o valor total em 2012. Já me está a stressar esta situação!! As minhas propinas não são nada baratas, e eu sem rendimentos nenhuns.... Aiai!
Segundo a senhorita da FCT...só os custos de 2012.....os meses de 2011 já não contam...

mas assim sendo...os custos de 2012 tb ja n são da nossa conta...portanto pelo menos terão de pagar por mês...

penso eu de que....(se bem que o que eu penso não conta...eles é que aldrabam tdo...mafiosos :| )

Souki
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Souki »

Mandei também um e-mail, bastante directo, a pedir informações sobre o pagamento das propinas. A ver vamos.

É como diz a minha mãe, mesmo que a gente receba bolsas e tudo, esta gente para dar dinheiro é só entraves!

Mike42
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 8:02 pm
University/ Institute: ISCTE-IUL

Mensagem por Mike42 »

Boa noite pessoal.

Antes de mais, parabéns a todos os que conseguiram bolsa! Infelizmente fiquei a 0.1 da atribuição, mas penso que houve um engano e contava convosco para me darem certezas.

Candidatei-me com nota 17 de licenciatura (3 anos, pós-bolonha), no entanto apenas me foi dado 3.5 relativamente a essa nota. Pelo que vejo no guião de avaliação, deveria ter tido 4.0 e, consequentemente, teria nota suficiente para conseguir a bolsa. Foi mesmo um engano da parte deles?

Aqui fica o link para o guião: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2011

Souki
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Souki »

Mike42 Escreveu:Boa noite pessoal.

Antes de mais, parabéns a todos os que conseguiram bolsa! Infelizmente fiquei a 0.1 da atribuição, mas penso que houve um engano e contava convosco para me darem certezas.

Candidatei-me com nota 17 de licenciatura (3 anos, pós-bolonha), no entanto apenas me foi dado 3.5 relativamente a essa nota. Pelo que vejo no guião de avaliação, deveria ter tido 4.0 e, consequentemente, teria nota suficiente para conseguir a bolsa. Foi mesmo um engano da parte deles?

Aqui fica o link para o guião: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2011

É assim, eu com média de 16.33 também fiquei com 3.5 no mérito do candidato. No meu caso eu achava que ia ter 4.0 porque lá diz "Licenciatura com mais de 16 valores" ou qualquer coisa assim, e visto ter 16.33 pensei que ainda desse para considerarem a minha média como "maior que 16" (pelos vistos não). Agora, no teu caso, de certeza que houve um engano, se a tua média é 17 devias ter 4.0 sem dúvida! Pede recurso! Ou pode ser que tenhas já sorte na AP. Boa sorte :)

-> Já agora, eu estou a falar em relação a mim, que apenas tenho Licenciatura (passei da Licenciatura directamente para o Doutoramento). Se tens Mestrado essa nota pode ter influência e já ser diferente!
Última edição por Souki em segunda set 19, 2011 8:14 pm, editado 1 vez no total.

Responder