Apresentar recurso - concurso BD 2011-sugestões

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
OlgaMartinho
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jun 06, 2011 3:56 pm
University/ Institute: UM/ICVS

Re: Apresentar recurso - concurso BD 2011-sugestões

Mensagem por OlgaMartinho »

tamaral Escreveu:
OlgaMartinho Escreveu:... Pelo menos a BD há alguma referência para a nota base, e para BPD há o quê!??? Nada mais nada menos que o critério adoptado por cada um dos avaliadores ...
Concordo inteiramente. Concorri a uma BPD e os factores tidos em conta na avaliação do meu mérito foram:
  • instituição em que fiz o doutoramento;
  • ano em que completei o doutoramento;
  • publicações em revistas e/ou conferências;
  • e cartas de recomendação.
Para teres noção dos critérios rigorosos deles: a instituição em que fiz o doutoramento;ano em que completei o doutoramento; e cartas de recomendação, não foram minimamente tidas e conta na minha avaliação! Como vês, extremamente coerentes...Fantástico!!! Bahhhh

tamaral
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 20, 2005 2:22 pm
University/ Institute: INEB

Mensagem por tamaral »

OlgaMartinho Escreveu:Para teres noção dos critérios rigorosos deles: a instituição em que fiz o doutoramento; ano em que completei o doutoramento; e cartas de recomendação, não foram minimamente tidas e conta na minha avaliação! Como vês, extremamente coerentes...Fantástico!!! Bahhhh
O guião diz: "Consideram-se preferencialmente candidatos doutorados há menos de 5 anos." Julgo que foi por isso que me atribuíram uma parcela de 0.5 valores pelo doutoramento completado em 2011. Se é também o teu caso, toma nota disso. Por três cartas de recomendação abertas, deram-me uma parcela de 0.25. Quanto à instituição, julgo que deveria sempre ser tida em conta, estrangeira ou nacional. Em suma, parece confirmar-se que a avaliação do mérito fica mesmo ao critério de cada avaliador e que não existe um esforço de uniformização nem uma base na qual assentar uma contra-argumentação...
Telmo

OlgaMartinho
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jun 06, 2011 3:56 pm
University/ Institute: UM/ICVS

Mensagem por OlgaMartinho »

tamaral Escreveu:
OlgaMartinho Escreveu:Para teres noção dos critérios rigorosos deles: a instituição em que fiz o doutoramento; ano em que completei o doutoramento; e cartas de recomendação, não foram minimamente tidas e conta na minha avaliação! Como vês, extremamente coerentes...Fantástico!!! Bahhhh
O guião diz: "Consideram-se preferencialmente candidatos doutorados há menos de 5 anos." Julgo que foi por isso que me atribuíram uma parcela de 0.5 valores pelo doutoramento completado em 2011. Se é também o teu caso, toma nota disso. Por três cartas de recomendação abertas, deram-me uma parcela de 0.25. Quanto à instituição, julgo que deveria sempre ser tida em conta, estrangeira ou nacional. Em suma, parece confirmar-se que a avaliação do mérito fica mesmo ao critério de cada avaliador e que não existe um esforço de uniformização nem uma base na qual assentar uma contra-argumentação...

Como é que sabes que te atribuiram isso!?? está especificado!?? Na verdade eu ainda nem terminei, termino em Novembro...pelo que estou bem dentro do prazo de 5 anos...e tb tenho 3 cartas de referencia! Não sei se consideraram isso ou não, mas se consideraram não especificaram na minha candidatura....

tamaral
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 20, 2005 2:22 pm
University/ Institute: INEB

Mensagem por tamaral »

OlgaMartinho Escreveu:
tamaral Escreveu:
Como é que sabes que te atribuiram isso!?? está especificado!?? Na verdade eu ainda nem terminei, termino em Novembro...pelo que estou bem dentro do prazo de 5 anos...e tb tenho 3 cartas de referencia! Não sei se consideraram isso ou não, mas se consideraram não especificaram na minha candidatura....
Ou seja, até aquilo que é especificado ou não na ficha de avaliação parece ficar ao critério de cada avaliador! Na minha ficha, efectivamente especificam os valores das quatro parcelas que compõem o mérito do candidato... Só é pena não dizerem qual o valor máximo atribuível a cada parcela. Para a audiência prévia, poderei dizer coisas inteligentes como: na parcela A, deram-me X valores; apesar de não fazer a mínima ideia do máximo possível para essa parcela, não tenho dúvidas de que me deveriam ter dado, vá lá, X+1... :-|
Telmo

Gambix
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo set 18, 2011 5:49 pm
University/ Institute: _-_-_

Mensagem por Gambix »

Ola a todos

Antes de mais parabéns a todos os que ganharam bolsa! Mas infelizmente não me incluo nesse lote...
Concorri a uma BPD, mas não consegui por 0,1... a avaliação gabou muito o projecto e a instituição de acolhimento mas não consegui mais no mérito pessoal porque...ainda não acabei o doutoramento (!). Com artigos publicados (embora não me tenham contado com um), e mais outros na calha, arrisco-me a dizer que acabo o doc com mais publicações que outros que já o tenham acabado há uns anos.

Tal como outros, estou a ponderar reclamar para ver se consigo algo mais, embora tenha noção que pode ser infrutífero. E também estou um bocado à nora sobre o que argumentar, dado que não dá para ter a certeza de quanto vale o quê.

Claro que há sempre a hipótese de tentar para o ano. Mas, estando no estrangeiro por agora, fortalece-se o cenário de não voltar para Portugal tão cedo. É curioso que numa altura que falam tanto da fuga de cérebros, várias das BPD atribuídas no agrupamento que fui avaliado tenham ido para estrangeiros. Certamente devem ter uns projectos fantásticos (espera-se, embora uns pareçam que vão para os "amigos do costume"), mas quantos terão intenção de ficar a longo prazo? Eu cá já me apercebi que a sorte de portugueses com agência de outros países não é muita, e parece que com a do nosso também não...

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

Gambix Escreveu:Concorri a uma BPD, mas não consegui por 0,1... a avaliação gabou muito o projecto e a instituição de acolhimento mas não consegui mais no mérito pessoal porque...ainda não acabei o doutoramento (!).
estou numa situação semelhante, embora num nível abaixo: ainda não concluí o mestrado... a tua avaliação de mérito pessoal também dizia condicional ou alguma coisa semelhante?
é que ando a roer-me por dentro por só ter colocado na nota final do mestrado em conclusão, enquanto os meus colegas que também não tinham terminado colocaram previsões das notas (coisas que podem não se concretizar!)

e pronto, estou assim e amanhã lá vou falar calmamente sobre isto com o meu orientador e depois para a FCT ou algo que o valha.

Ines_C
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta ago 18, 2010 3:01 pm
University/ Institute: UC/CNC

Mensagem por Ines_C »

igor.marques Escreveu:a tua avaliação de mérito pessoal também dizia condicional ou alguma coisa semelhante?
é que ando a roer-me por dentro por só ter colocado na nota final do mestrado em conclusão, enquanto os meus colegas que também não tinham terminado colocaram previsões das notas (coisas que podem não se concretizar!)
Ola Igor,
Na minha opinião o teu problema foi esse. É que pela tabela das notas, tu tens um determinado valor pela licenciatura, mas caso o mestrado tenha nota igual ou superior à da licenciatura, tens direita a mais 0,5 pontos. Ou seja, uma licenciatura de 16 dá-te uma nota base de 3,5; mas caso o teu mestrado seja de 16 ou mais, já tens direito a 4 . Como tu não indicaste qualquer nota (poderias ter posto - por concluir mas nota esperada x), presumo que te terão dado a classificação mais baixa, contando que o teu mestrado fosse inferior à licenciatura.

Gambix
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo set 18, 2011 5:49 pm
University/ Institute: _-_-_

Mensagem por Gambix »

Nop, nada quanto a condicionais ou não. Talvez porque neste caso não haja a atribuição de notas nem depender de cadeiras, não sei...

Realmente dava jeito saber quanto vale o quê nos méritos...se para BPD conta só o doutoramento, se vale de alguma coisa os méritos anteriores, o quanto valem os papers em revistas internacionais indexadas, e quanto chega a valer apresentações em conferências...se é que vale.

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

Ines_C Escreveu:Ola Igor,
Na minha opinião o teu problema foi esse. É que pela tabela das notas, tu tens um determinado valor pela licenciatura, mas caso o mestrado tenha nota igual ou superior à da licenciatura, tens direita a mais 0,5 pontos. Ou seja, uma licenciatura de 16 dá-te uma nota base de 3,5; mas caso o teu mestrado seja de 16 ou mais, já tens direito a 4 . Como tu não indicaste qualquer nota (poderias ter posto - por concluir mas nota esperada x), presumo que te terão dado a classificação mais baixa, contando que o teu mestrado fosse inferior à licenciatura.
obrigado inês
pois, a licenciatura de 15 capou-me (não-literalmente...). realmente, é como já muita gente disse por aqui: por que raio é que a licenciatura, de 3 anos e inespecífica, conta mais que o mestrado de 2 anos, com 1 ano de trabalho na área de investigação? FCT rules.not
Última edição por igor.marques em domingo set 18, 2011 8:12 pm, editado 1 vez no total.

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
University/ Institute: FDL

Mensagem por marisa.quaresma.reis »

Huginn Escreveu:E que tal esta?:

Mérito do candidato:
Licenciatura: 15 + Mestrado + 2 artigos em revistas internacionais peer-review com Impact Factor + 2 artigos nacionais peer-review + 6 abstracts + 7 comunicações + 6 posters + experiência profissional na área de vários anos = 3.5 pontos!!!

(aposto que foi batido o recorde da trafulhice!!!)

E que tal uma providência cautelar a estes senhores que fazem disto e continuam as suas vidinhas como se nada fosse!! Viva a mediocridade!!!
huginn... nem sei o q dizer. tive a mesma classificacao que tu, com menos trabalho cientifico pelo menos em quantidade. tenho porem um premio importante e trabalho de investigacao como research fellow desde 2009. mas tive 14 na licenciatura. tive 17 no mestrado, o que deve ter ajudado de alguma forma. no meu caso ja achei de uma injustiça atroz porque parece que só me consideraram a licenciatura e tudo resto vale pevas. se eu tivesse tido 15 na licenciatura tenho a certeza de que tinha tido a bolsa.
a unica coisa que posso dizer é: tu recorre!!!! eu vou recorrer e esperar q me subam 2 decimas no merito pessoal e assim ja consigo. vamos ver. boa sorte, que bem mereces.

Huginn
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 17, 2011 2:11 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por Huginn »

marisa.quaresma.reis Escreveu:
Huginn Escreveu:E que tal esta?:

Mérito do candidato:
Licenciatura: 15 + Mestrado + 2 artigos em revistas internacionais peer-review com Impact Factor + 2 artigos nacionais peer-review + 6 abstracts + 7 comunicações + 6 posters + experiência profissional na área de vários anos = 3.5 pontos!!!

(aposto que foi batido o recorde da trafulhice!!!)

E que tal uma providência cautelar a estes senhores que fazem disto e continuam as suas vidinhas como se nada fosse!! Viva a mediocridade!!!
huginn... nem sei o q dizer. tive a mesma classificacao que tu, com menos trabalho cientifico pelo menos em quantidade. tenho porem um premio importante e trabalho de investigacao como research fellow desde 2009. mas tive 14 na licenciatura. tive 17 no mestrado, o que deve ter ajudado de alguma forma. no meu caso ja achei de uma injustiça atroz porque parece que só me consideraram a licenciatura e tudo resto vale pevas. se eu tivesse tido 15 na licenciatura tenho a certeza de que tinha tido a bolsa.
a unica coisa que posso dizer é: tu recorre!!!! eu vou recorrer e esperar q me subam 2 decimas no merito pessoal e assim ja consigo. vamos ver. boa sorte, que bem mereces.
Obrigado Marisa. Boa sorte também para ti!
O recurso é uma boa chance, mas entretanto já fomos prejudicados... e alguém deveria ser responsabilizado, porque os erros não foram poucos nem de pormenor! Sou da opinião que o painel só deveria avaliar os projectos. E de preferência por mais do que um avaliador, como nas revistas pee-review... A ver vamos...

emekapa
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Mensagem por emekapa »

Pessoal tenho uma pergunta que pode parecer óbvia mas não sei ....

Tipo imaginem que alguém, graças ao recurso, consegue ficar acima da linha de corte e fica com bolsa. O que estava em último colocado perde o direito à bolsa? Ou abrem mais uma vaga?

The Blues
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça abr 19, 2011 5:09 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por The Blues »

emekapa Escreveu:Pessoal tenho uma pergunta que pode parecer óbvia mas não sei ....

Tipo imaginem que alguém, graças ao recurso, consegue ficar acima da linha de corte e fica com bolsa. O que estava em último colocado perde o direito à bolsa? Ou abrem mais uma vaga?
Não, a quem lhe for concedida bolsa e conseguir arranjar os papeis necessários para mandar para a FCT fica sempre com bolsa. É por isso, basicamente, que muitos que mereciam bolsa mas não a tem por causa de erros do painel/FCT também não a consegue no recurso, pois a FCT já não tem dinheiro para mais bolsas..

José Manuel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 11:13 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por José Manuel »

Meus caros,

Um aspecto surepreendeu-me quanto à minha recusa, a saber, a alegada falta de pormenor
do meu Plano... Sobretudo pelo facto do meu orientador achar, pelo contrário, que o mesmo era demasiado extenso e subdividido!...

Gostaria de ouvir os vossos comentários ou recomendações a este repeito,

Obrigado

Cumprimentos,

jm

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Alguem na FCT (quem atendeu o telefone) disse que nao era possivel ver os processos antes da AP. Mais alguem teve a mesma resposta?

tania_m_s
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 11:14 am
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Mensagem por tania_m_s »

Bom dia

Eu concori a bolsa de doutoramento e não consegui por menos de 0.2 pontos.. tudo isto porque no merito do candidato eles só consideraram a nota da licenciatura (15) e não o facto de eu ter participado em dois projectos europeus, de ter feito eu estagio em espanha, de ter varias comunicações em poster e duas orais (nenhuma sobre o mesmo tema) e tudo isto durante um ano no mestrado...

Falei com a FCT hoje de manha e disse que queria recorrer da decisão, contestar a avaliação do juri, e eles disseram-me que só posso fazer isso depois de sair a decisão final e não posso fazer nada agora na audiencia previa (que segundo eles incide so sobre erros administrativos...) Mas vejo que muitos vão fazer isso!

Alguém me podia aconselhar no que devo fazer???
Obrigada desde já e parabens aqueles que conseguiram a bolsa

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação

Mush Escreveu:Alguem na FCT (quem atendeu o telefone) disse que nao era possivel ver os processos antes da AP. Mais alguem teve a mesma resposta?
sim, disseram-me o mesmo

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação

José Manuel Escreveu:Meus caros,

Um aspecto surepreendeu-me quanto à minha recusa, a saber, a alegada falta de pormenor
do meu Plano... Sobretudo pelo facto do meu orientador achar, pelo contrário, que o mesmo era demasiado extenso e subdividido!...

Gostaria de ouvir os vossos comentários ou recomendações a este repeito,

Obrigado

Cumprimentos,

jm

olá José,

comigo aconteceu o mesmo, em especial na fundamentacao (que creio ser exigida no guiao de avaliacao) na atribuicao de apenas 0,5 de bonificacao tendo em conta trabalho. académico e o cv. se calhar é um bom argumento para apresentar em sede de audiencia previa, dado que me parece claramente uma questao processual.

José Manuel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 11:13 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por José Manuel »

olá José,

comigo aconteceu o mesmo, em especial na fundamentacao (que creio ser exigida no guiao de avaliacao) na atribuicao de apenas 0,5 de bonificacao tendo em conta trabalho. académico e o cv. se calhar é um bom argumento para apresentar em sede de audiencia previa, dado que me parece claramente uma questao processual.
Olá Marisa,

Agradeço a resposta, mas não a entendi... A que fundamentação aludes e que aspecto processual? Desculpa a ignorânca...

obrigado,

jm

nsns
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 5:34 pm
University/ Institute: fcsh

Mensagem por nsns »

alguém me sabe dizer se se confirma a hipótese de caso o mestrado tenha nota superior à da licenciatura temos direito a mais 0,5 pontos? se sim, onde é que eu encontro isso, nos guiões de avaliação ou noutro sítio, que é para poder citar essa norma e ver se subo uns pontos.

fiquei a 0,2 da linha de corte. tive 5 na instituição. 4,5 no projecto. 2,5 no mérito, sendo que tenho uma licenciatura pré-bolonha de 14, e dois mestrados, um de 16 e outro de 17. se se confirmassem esses 0,5 pelo facto de os mestrados terem melhor classificação do que a licenciatura ficava mais perto de conseguir.

obrigada

Responder