Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Huginn
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 17, 2011 2:11 pm
University/ Institute: Portugal

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por Huginn »

Caros colegas,

Tendo em consideração o descalabro de erros grosseiros que temos vindo a assistir por parte dos painéis de avaliação, gostaria de vos deixar uma proposta:

Nós, os bolseiros e através da ABIC, poderíamos apresentar uma proposta à FCT no sentido de responsabilizar os avaliadores que negligenciaram grosseiramente os dados que constam no CV dos candidatos e por consequência os prejudicaram no concurso e nas suas carreiras profissionais. Sou da opinião que determinados erros de avaliação (significativos) deveriam impedir que o (a) avaliador (a) voltasse a fazer parte de um jurí da FCT, sendo, deste modo responsabilizado pelos actos cometidos. Pequenos erros são toleráveis, mas não respeitar o guião de avaliação, os artigos científicos que foram publicados pelo candidato, ou os graus académicos por este obtidos e comprovados... são erros que não podem sair sem resposta!
É inadmissível que Professores supostamente idóneos continuem a cometer este tipo de injustiças e interfiram com o curso profissional e pessoal de pessoas com valor científico em Portugal!!!

Mais uma sugestão: porque é que a FCT não cria um formulário de preenchimento online na candidatura, apenas para os dados curriculares e que atribua automaticamente uma pontuação ao candidato. Posteriormente, o candidato apenas teria de comprovar os dados por ele declarados.

Cumprimentos,

HS

avila
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta out 09, 2008 5:28 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por avila »

Comungo com as pessoas que acham que é deveras redutor um dos pontos mais valorizados ser a nota de licenciatura, algo que é construído entre os 18 e os 22 anos, esquecendo por completo o amadurecimento profissional ao longo dos anos. É deveras injusto e triste.

É preferível a exportação de mão-de-obra qualificada e que o proveito seja de outros países, parece ser esse o lema dos últimos anos.

Este país merece muito melhor do que os seres que nele habitam e comandam. Penso eu.

Santos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 18, 2007 11:21 am
Contacto:

Mensagem por Santos »

Não consigo ver o resultado do concurso. O mesmo foi submetido e lacrado mas no FCT|SIG não me aparece o link para ver o resultado. Melhor dizendo, só aparece
» Curriculum vitae
» Dedicação a Projectos
» Actualização de Equipas

o link que estou a usar é: https://www.fct.mctes.pt/fctsig/default_in.asp

Será que estou no sitio corecto? Será que alquem poderia deixar aqui o link completo?
Já enviei mail para fct mas não respondem//

Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta fev 11, 2011 4:52 pm
University/ Institute: UTAD

Mensagem por Queentrix »

Em 2009.. e ainda agora na minha pagina (exactamente esse link) tenho:

Lista de Opções:
» Curriculum vitae
» Dedicação a Projectos
» Actualização de Equipas
» Resultados Concurso Bolsas

FACT
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 1:41 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências da UL

Mensagem por FACT »

O link é este

https://www.fct.mctes.pt/fctsig/

Boa sorte ;)

ac_bq
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 01, 2011 2:50 pm
University/ Institute: UEvora

Mensagem por ac_bq »

marisa.quaresma.reis Escreveu:eu aprendi umas coisas importantes com esta experiencia:

1) uma pessoa pode esforçar-se imenso num mestrado em direito (pre-bolonha) numa publica e ter uma brilhantes nota a ponto de ser convidado a apresentar directamente a tese per saltum,
2) ser research fellow ha 2 anos numa instituicao internacional de investigacao na area em q se candidata,
3) ter premios de distincao atribuidos pelo comissao europeia pelo trabalho de investigacao e disseminacao de resultados que tem levado a cabo,
4) ter participacoes em congressos internacionais e publicacoes em peer-reviewed journals, e
5) ser inclusivamente Editora num peer-reviewed jouirnal,

que se tiver menos de 15 na licenciatura nao vai a lado nenhum

tivesse eu tido 15 na licenciatura e tudo teria sido diferente. (tive 14 em direito numa publica e num programa tambem pre-bolonha, e quem conhece a área sabe bem que é não uma má nota).

na prática só é decisiva a nota da licenciatura, sendo que o trabalho desenvolvido no mestrado é muito mais próximo do tipo de trabalho que se faz num doutoramento.

também de pouco ou nada serve (em alguns casos serve mesmo de nada, no meu caso serviu apenas 0,5) o trabalho desenvolvido com imenso esforço e reconhecido internacional e nacionalmente.

ou seja, na FCT nao há espaço para que o indivíduo melhore, amadureça evolua porque ficará agarrado ao que foi dos 17 aos 22 anos e não ao que é aos 32, que é o meu caso.

tambem nao ha distincao entre quem estudou 5+ 3 (que na pratica foram 4 mas enfim) ou quem estudou 3+2.

tambem só me falta 0,1 para estar no limite da linha de corte. basta subirem 2 decimas no meu merito pessoal (q foi 3,5) e ja consigo a bolsa.

vou tentar a AP e em ultima instancia o recurso.

na AP vou pegar no merito pessoal pela falta de fundamentacao sobre o valor da bonificacao. no recurso, alem disso, vou focar-me no desconhecimento na minha area de investigacao que existe em Portugal o q vou presumir que tenha dificultado a avaliacao do plano de trabalhos e da justificacao do tema.

boa sorte a todos (e a mim, já agora!)
É um bocado injusto sermos prejudicados pela "baixa" média de Licenciatura (não é que 14 seja mau, mas para o Júri não chega...), deveriam ter mais em conta o trabalho que é feito depois, no Mestrado, publicações, etc...
Vou tentar tambem a AP fundamentando sobre o valor da bonificação, o porque de so contarem 1publicação indexada em ISI, quando ainda tenho outra numa acta de congresso que também foi uma publicação indexada em ISI e não vem mencionada nas observações...
Enfim... Se AP não resultar, tenta-se recurso. Posso não ter sorte, mas pelo menos sem tentar não sei.

Cumps e Boa Sorte a todos tbm!

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
University/ Institute: FDL

Mensagem por marisa.quaresma.reis »

ac_bq Escreveu:
marisa.quaresma.reis Escreveu:eu aprendi umas coisas importantes com esta experiencia:

1) uma pessoa pode esforçar-se imenso num mestrado em direito (pre-bolonha) numa publica e ter uma brilhantes nota a ponto de ser convidado a apresentar directamente a tese per saltum,
2) ser research fellow ha 2 anos numa instituicao internacional de investigacao na area em q se candidata,
3) ter premios de distincao atribuidos pelo comissao europeia pelo trabalho de investigacao e disseminacao de resultados que tem levado a cabo,
4) ter participacoes em congressos internacionais e publicacoes em peer-reviewed journals, e
5) ser inclusivamente Editora num peer-reviewed jouirnal,

que se tiver menos de 15 na licenciatura nao vai a lado nenhum

tivesse eu tido 15 na licenciatura e tudo teria sido diferente. (tive 14 em direito numa publica e num programa tambem pre-bolonha, e quem conhece a área sabe bem que é não uma má nota).

na prática só é decisiva a nota da licenciatura, sendo que o trabalho desenvolvido no mestrado é muito mais próximo do tipo de trabalho que se faz num doutoramento.

também de pouco ou nada serve (em alguns casos serve mesmo de nada, no meu caso serviu apenas 0,5) o trabalho desenvolvido com imenso esforço e reconhecido internacional e nacionalmente.

ou seja, na FCT nao há espaço para que o indivíduo melhore, amadureça evolua porque ficará agarrado ao que foi dos 17 aos 22 anos e não ao que é aos 32, que é o meu caso.

tambem nao ha distincao entre quem estudou 5+ 3 (que na pratica foram 4 mas enfim) ou quem estudou 3+2.

tambem só me falta 0,1 para estar no limite da linha de corte. basta subirem 2 decimas no meu merito pessoal (q foi 3,5) e ja consigo a bolsa.

vou tentar a AP e em ultima instancia o recurso.

na AP vou pegar no merito pessoal pela falta de fundamentacao sobre o valor da bonificacao. no recurso, alem disso, vou focar-me no desconhecimento na minha area de investigacao que existe em Portugal o q vou presumir que tenha dificultado a avaliacao do plano de trabalhos e da justificacao do tema.

boa sorte a todos (e a mim, já agora!)
É um bocado injusto sermos prejudicados pela "baixa" média de Licenciatura (não é que 14 seja mau, mas para o Júri não chega...), deveriam ter mais em conta o trabalho que é feito depois, no Mestrado, publicações, etc...
Vou tentar tambem a AP fundamentando sobre o valor da bonificação, o porque de so contarem 1publicação indexada em ISI, quando ainda tenho outra numa acta de congresso que também foi uma publicação indexada em ISI e não vem mencionada nas observações...
Enfim... Se AP não resultar, tenta-se recurso. Posso não ter sorte, mas pelo menos sem tentar não sei.

Cumps e Boa Sorte a todos tbm!

é mesmo isso.. enquanto houver caminho... nao desistir. boa sorte!

tamaral
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 20, 2005 2:22 pm
University/ Institute: INEB

Mensagem por tamaral »

Concorri a uma BPD e os factores tidos em conta na avaliação do meu mérito foram:
  • instituição em que fiz o doutoramento;
  • ano em que completei o doutoramento;
  • publicações em revistas e/ou conferências;
  • e cartas de recomendação.
Não discordo desta escolha de factores (por exemplo, faz mais sentido considerar a instituição do doutoramento do que uma longínqua média de licenciatura/mestrado). Mas... alguém me sabe dizer se existe uma base de referência para os valores que cada um destes factores pode atingir? A minha impressão é que, no caso de BPDs, os critérios de avaliação do mérito caem quase inteiramente na categoria de "adaptações consideradas razoáveis ... para os outros tipos de bolsas" (ver guião de avaliação, apontado em baixo). Será isto possível? Como pode um candidato fundamentar uma contra-argumentação se não existe uma base de referência clara?
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt
Telmo

edrdo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta dez 03, 2008 2:36 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por edrdo »

No concurso das bolsas de BDP é referido que:

"Solicita-se aos Painéis de Avaliação que, partindo desta base de referência, analisem o conjunto dos elementos que integram cada candidatura e as valorizem de acordo com o julgamento global sobre o mérito do candidato. O uso de uma grelha de classificação alternativa, mais pormenorizada ou melhor adaptada a uma dada área científica deverá ser justificada e incluída no Relatório Final do respectivo painel."

http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/guiao2011

É que pelo critério base (média, licenciatura, mestrado) eu deveria em princípio ter conseguido bolsa somado a outros aspectos formais. Vou recorrer, mas alguém sabe se estes benditos relatórios já sairam e onde estão online, para saber com o que contar e que famosas "grelhas alternativas" são essas ?

Obrigado,
Eduardo Marques

tamaral
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por tamaral »

edrdo Escreveu:No concurso das bolsas de BDP é referido que: ...
Repara que o excerto que citaste faz parte do guião de avaliação para BD e BPD. Ora, o que se depreende do primeiro parágrafo dessa secção é que a base de referência fornecida destina-se especificamente a BD e que são feitas "as adaptações consideradas razoáveis ... para os outros tipos de bolsas". Por exemplo, no meu caso as médias de licenciatura e mestrado não foram consideradas, apenas a instituição e o ano em que obtive o doutoramento. Também gostaria muito de saber se essas possíveis grelhas alternativas serão publicadas, pois certamente dariam conhecer quais as "adaptações consideradas razoáveis" feitas em cada área...
Telmo

edrdo
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por edrdo »

Muito obrigado,

Talvez não tenha tanta sorte afinal :(

Mas a FCT tem de disponibilizar as tais grelhas, espero que em breve ... ui :(

edrdo
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por edrdo »

>Por exemplo, no meu caso as médias de licenciatura e mestrado não foram >consideradas, apenas a instituição e o ano em que obtive o doutoramento. Também >gostaria muito de saber se essas possíveis grelhas alternativas serão publicadas, pois >certamente dariam conhecer quais as "adaptações consideradas razoáveis" feitas em >cada área...

Está-se a referir apenas aos três critérios p/média ponderada, certo?
Ou existe informação mais detalhada. No FCTSIG não consigo ver mais nada.

Obrigado,
Eduardo Marques

tamaral
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por tamaral »

edrdo Escreveu:Muito obrigado,

Talvez não tenha tanta sorte afinal :(

Mas a FCT tem de disponibilizar as tais grelhas, espero que em breve ... ui :(
Não tinha intenção de desmotivar. Acho é que é importante ter em conta os critérios de avaliação, para não se "acertar ao lado" na argumentação enviada para a audiência prévia... Claro: para ter em conta os critérios, primeiro é preciso conhecê-los! Pessoalmente, não acredito que vá conseguir a bolsa, mas acho importante reclamar se se entende que houve alguma injustiça na avaliação.
edrdo Escreveu:Está-se a referir apenas aos três critérios p/média ponderada, certo?
Ou existe informação mais detalhada. No FCTSIG não consigo ver mais nada.
A minha ficha de avaliação (julgo que como todas) apresenta classificações para os três critérios. Mas, na coluna Observações, a classificação atribuída ao critério Mérito do Candidato vem dividida em 4 parcelas, relativas a: instituição do doutoramento, ano do doutoramento, publicações e cartas de referência. Presumo que isto possa variar de área para área (a minha é EEI) ou mesmo de avaliador para avaliador.
Telmo

ReadS
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 20, 2010 10:36 pm
University/ Institute: ULisboa

Mensagem por ReadS »

Olá a todos:)

Felizmente consegui bolsa na minha área, Ciências Veterinárias.

Só achei um pouco baixo o valor atribuido ao meu mérito pessoal. Infelizmente, parece que só lhes interessa mesmo a média de licenciatura/mestrado integrado. Se tivesse 14 não teria bolsa e faria muito longe da linha de corte.

Mais alguém para ciencias veterinárias?:)

Boa sorte para os recursos!Nada de desistir! :)

Santos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 18, 2007 11:21 am
Contacto:

Mensagem por Santos »

Alquém ja tentou telefonar hoje para fct? teve sucesso em falar?

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Santos Escreveu:Alquém ja tentou telefonar hoje para fct? teve sucesso em falar?
Sim, pedi ao meu pai para telefonar (eu estou no estrangeiro) mas em relacao a consultar os processos disseram-lhe que nao podia ser agora em AP. Mais alguem teve a mesma resposta?

tania_m_s
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 19, 2011 11:14 am
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Mensagem por tania_m_s »

Bom dia

Eu concori a bolsa de doutoramento e não consegui por menos de 0.2 pontos.. tudo isto porque no merito do candidato eles só consideraram a nota da licenciatura (15) e não o facto de eu ter participado em dois projectos europeus, de ter feito eu estagio em espanha, de ter varias comunicações em poster e duas orais (nenhuma sobre o mesmo tema) e tudo isto durante um ano no mestrado...

Falei com a FCT hoje de manha e disse que queria recorrer da decisão, contestar a avaliação do juri, e eles disseram-me que só posso fazer isso depois de sair a decisão final e não posso fazer nada agora na audiencia previa (que segundo eles incide so sobre erros administrativos...) Mas vejo que muitos vão fazer isso!

Alguém me podia aconselhar no que devo fazer???
Obrigada desde já e parabens aqueles que conseguiram a bolsa

José Manuel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 11:13 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por José Manuel »

Meus caros,

Um aspecto surepreendeu-me quanto à minha recusa, a saber, a alegada falta de pormenor
do meu Plano... Sobretudo, pelo facto do meu orientador achar, pelo contrário, que o mesmo era demasiado extenso e subdividido, tendo, aliás, recomendado algumas supressões!...

Gostaria de ouvir os vossos comentários ou recomendações a este repeito,

Obrigado

Cumprimentos,

jm

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
University/ Institute: FDL

Mensagem por marisa.quaresma.reis »

Mush Escreveu:
Santos Escreveu:Alquém ja tentou telefonar hoje para fct? teve sucesso em falar?
Sim, pedi ao meu pai para telefonar (eu estou no estrangeiro) mas em relacao a consultar os processos disseram-lhe que nao podia ser agora em AP. Mais alguem teve a mesma resposta?
sim, foi o mesmo que me disseram a mim. eu aconselho as pessoas a, quando ligarem, marcarem o nove (falar com assistente) em vez de marcar a opcao 1 (bolsas). assim sao atendidos e aguardam em lista de espera.

edrdo
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por edrdo »

>A minha ficha de avaliação (julgo que como todas) apresenta classificações para os três >critérios. Mas, na coluna Observações, a classificação atribuída ao critério Mérito do >Candidato vem dividida em 4 parcelas, relativas a: instituição do doutoramento, ano do >doutoramento, publicações e cartas de referência. Presumo que isto possa variar de área >para área (a minha é EEI) ou mesmo de avaliador para avaliador.

Ok, EEI, mesma àrea que eu, mas numa única caixa, certo? Não são referidas as cartas de referência por nenhum dos dois avaliadores. E de facto depende da atenção e rigor do avaliador: tive comentários contradictórios de um e outro. Sei que foram dois porque um escreveu em inglês, outro em português.

Enfim seria desejável conhecer a grelha, que terá de ter critérios objectivos e subjectivos também necessariamente que dependem da perspectiva do avaliador.

Obrigado, tenho a noção, por algumas peculiaridades do meu currículo (ex: publicações numa àrea desconexa à do projecto em geral prejudicaram-me) que dificilmente conseguirei um recurso procedente, apesar de estar apenas a 0.2 da linha de corte.

De resto parece que o processo pode arrastar-se vários meses, mas vou de qq forma em principío submetê-lo ... enfim depois de perceber melhor com a FCT o que realmente involve.

Obrigado,
Eduardo Marques

Responder