Apresentar recurso - concurso BD 2011-sugestões

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Investigadora
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 30, 2011 10:47 pm
University/ Institute: Lx1

Re: Apresentar recurso - concurso BD 2011-sugestões

Mensagem por Investigadora »

Boa tarde!

Estou a pensar apresentar recurso em audiência prévia. No entanto, precisava de ajuda de pessoal mais experiente e principalmente de quem tenha feito e obtido bolsa neste contexto.

Na audiência prévia, devemos focar-nos mais no mérito do candidato e na instituição de acolhimento certo?

Peço em primeiro lugar desculpa por perguntar isto, mas gostava de ter uma ideia do valor das bonificações atribuidas extra CV (pontuação extra por participação em projectos, artigos publicados, conferências etc).

Alguém pode ajudar?

Desde já o meu obrigada e temos de acreditar que será agora :)

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
University/ Institute: FDL

Mensagem por marisa.quaresma.reis »

eu aprendi umas coisas importantes com esta experiencia:

1) uma pessoa pode esforçar-se imenso num mestrado em direito (pre-bolonha) numa publica e ter uma brilhantes nota a ponto de ser convidado a apresentar directamente a tese per saltum,
2) ser research fellow ha 2 anos numa instituicao internacional de investigacao na area em q se candidata,
3) ter premios de distincao atribuidos pelo comissao europeia pelo trabalho de investigacao e disseminacao de resultados que tem levado a cabo,
4) ter participacoes em congressos internacionais e publicacoes em peer-reviewed journals, e
5) ser inclusivamente Editora num peer-reviewed journal,

que se tiver menos de 15 na licenciatura nao vai a lado nenhum

tivesse eu tido 15 na licenciatura e tudo teria sido diferente. (tive 14 em direito numa publica e num programa tambem pre-bolonha, e quem conhece a área sabe bem que é não uma má nota).

na prática só é decisiva a nota da licenciatura, sendo que o trabalho desenvolvido no mestrado é muito mais próximo do tipo de trabalho que se faz num doutoramento, o que não se compreende.

também de pouco ou nada serve (em alguns casos serve mesmo de nada, no meu caso serviu apenas 0,5) o trabalho desenvolvido com imenso esforço e reconhecido internacional e nacionalmente.

ou seja, na FCT nao há espaço para que o indivíduo melhore, amadureça evolua porque ficará agarrado ao que foi dos 17 aos 22 anos e não ao que é aos 32, que é o meu caso.

tambem nao ha distincao entre quem estudou 5+3 (que na pratica foram 4 mas enfim) ou quem estudou 3+2. Nem entre quem já concluiu o Mestrado e quem não concluíu caso a nota de licenciatura seja = ou > que 15.

falta-me 0,1 para estar no limite da linha de corte. basta subirem 2 decimas no meu merito pessoal (q foi 3,5) e ja consigo a bolsa. vou tentar puxar para os 3,7... ou subir um pouco o plano de trabalhos.

vou tentar a AP e em ultima instancia o recurso.

na AP vou pegar no merito pessoal pela falta de fundamentacao sobre o valor da bonificacao. no recurso, alem disso, vou focar-me no desconhecimento na minha area de investigacao que existe em Portugal o q vou presumir que tenha dificultado a avaliacao do plano de trabalhos e da justificacao do tema.

como fazemos para consultar as candidaturas da nossa área para compararmos e fazermos algo fundamentado?

boa sorte a todos (e a mim, já agora!)

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

marisa.quaresma.reis Escreveu:como fazemos para consultar as candidaturas da nossa área para compararmos e fazermos algo fundamentado?

boa sorte a todos (e a mim, já agora!)
supostamente, podemos ter acesso às atas das avaliações... agora não sei se são individuais ou por área. Queentrix referiu-as... e no outro tópico, também houve alguém a falar nisso.
EDIT: foi a mush - http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=23398#p23398
Última edição por igor.marques em sábado set 17, 2011 3:48 pm, editado 1 vez no total.

Ana Campos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 9:01 pm
University/ Institute: am_campos@hotmail.com

Mensagem por Ana Campos »

Cara Marisa Reis,

de facto, a tua situação é incompreensível. Não é nada justo o peso que dão às nossas notas de licenciatura. Não percebo qual a lógica de usarem aquela tabela, parece que foi feita para despachar o assunto. Seria muito mais lógico pedirem aos candidatos para apresentarem, juntamente com o certificado de licenciatura e mestrado, um documento da faculdade no qual é especificado o "percentil" do candidato, como se faz nas candidaturas às bolsas Fulbright. Ou seja, as nossas notas no conjunto das notas atribuídas nesse ano, naquela turma. Por exemplo, no meu caso o 14 de licenciatura foi acima da média... Mas isso já dá mais trabalho.

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
University/ Institute: FDL

Mensagem por marisa.quaresma.reis »

Ana Campos Escreveu:Cara Marisa Reis,

de facto, a tua situação é incompreensível. Não é nada justo o peso que dão às nossas notas de licenciatura. Não percebo qual a lógica de usarem aquela tabela, parece que foi feita para despachar o assunto. Seria muito mais lógico pedirem aos candidatos para apresentarem, juntamente com o certificado de licenciatura e mestrado, um documento da faculdade no qual é especificado o "percentil" do candidato, como se faz nas candidaturas às bolsas Fulbright. Ou seja, as nossas notas no conjunto das notas atribuídas nesse ano, naquela turma. Por exemplo, no meu caso o 14 de licenciatura foi acima da média... Mas isso já dá mais trabalho.
Olá Ana,

obrigada pelas palavras.
a tabela não faz sentido absolutamente nenhum.
de facto um 17 no mestrado valeu-me de ZERO e o meu 14 há-de acompanhar-me até ao fim dos meus dias. mas a esperança é a última a morrer, enquanto houver caminho para andar. seja como for, o meu caso é igual a muitos que estão na mesma situação, porque se estamos todos aqui é porque trabalhámos para ter condições de concorrer a uma bolsa de Doutoramento. Enfim....

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Que seja do meu conhecimento existem 2 coisas que podem (e devem) consultar :

1. A acta do painel de avaliação da area a que concorreram (bastante inutil mas, nunca se sabe)

2. O processo de TODOS os candidatos da area a que concorreram (inclui CV, candidatura e ficha de avaliacao como a que receberam para a vossa candidatura)

Para procederem a esta consulta tem que enviar um email para id.bolsas@fct.mctes.pt a pedir para consultarem os processos e acta. Indiquem o vosso numero de telemovel e alguem na FCT telefona a marcar dia e hora para se deslocarem a Loja do Cientista (sim, tem que ir a Lisboa).

Uma vez na Loja do cientista, deixam-vos ter acesso aos processos atravez de um computador. Levem caneta e papel para apontarem o que acharem relevante.

PS. tentem conter o riso ao verem os outros processos :) eu tive serios problemas em nao me desmanchar a rir com tamanha palhacada que vi

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

Mush Escreveu:Que seja do meu conhecimento existem 2 coisas que podem (e devem) consultar :

1. A acta do painel de avaliação da area a que concorreram (bastante inutil mas, nunca se sabe)

2. O processo de TODOS os candidatos da area a que concorreram (inclui CV, candidatura e ficha de avaliacao como a que receberam para a vossa candidatura)

no meio de tanta info, é possível saber a composição do painel de avaliadores?

Investigadora
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 30, 2011 10:47 pm
University/ Institute: Lx1

Mensagem por Investigadora »

Mush, mas essa consulta pode ser feita já para a audiência prévia ou apenas para o recurso?

Obrigada

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

igor.marques Escreveu:
Mush Escreveu:Que seja do meu conhecimento existem 2 coisas que podem (e devem) consultar :

no meio de tanta info, é possível saber a composição do painel de avaliadores?
Essa informacao esta online ha muito tempo:
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 28&idav=37

FCT tb disponiblisa os CV dos avaliadores

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

Investigadora Escreveu:Mush, mas essa consulta pode ser feita já para a audiência prévia ou apenas para o recurso?

Obrigada
O ano passado so pedi para consultar depois da AP vir recusada, mas penso que estara ja disponivel.

ac_bq
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 01, 2011 2:50 pm
University/ Institute: UEvora

Mensagem por ac_bq »

marisa.quaresma.reis Escreveu:
Ana Campos Escreveu:Cara Marisa Reis,

Olá Ana,

obrigada pelas palavras.
a tabela não faz sentido absolutamente nenhum.
de facto um 17 no mestrado valeu-me de ZERO e o meu 14 há-de acompanhar-me até ao fim dos meus dias. mas a esperança é a última a morrer, enquanto houver caminho para andar. seja como for, o meu caso é igual a muitos que estão na mesma situação, porque se estamos todos aqui é porque trabalhámos para ter condições de concorrer a uma bolsa de Doutoramento. Enfim....

Olá!

Pois, há muitos casos assim... Também tive "apenas" 14 na Licenciatura e 17 no Mestrado... Tinha alguma esperança que esse 17 "salva-se" algo... Mas infelizmente, "cortam-nos as pernas" com a Licenciatura :s
Damos o máximo no Mestrado, trabalhamos muito para conseguir uma boa média de Mestrado, mas depois não chega para compensar :(

ac_bq
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 01, 2011 2:50 pm
University/ Institute: UEvora

Mensagem por ac_bq »

Para procederem a esta consulta tem que enviar um email para id.bolsas@fct.mctes.pt a pedir para consultarem os processos e acta. Indiquem o vosso numero de telemovel e alguem na FCT telefona a marcar dia e hora para se deslocarem a Loja do Cientista (sim, tem que ir a Lisboa).

Uma vez na Loja do cientista, deixam-vos ter acesso aos processos atravez de um computador. Levem caneta e papel para apontarem o que acharem relevante.

PS. tentem conter o riso ao verem os outros processos :) eu tive serios problemas em nao me desmanchar a rir com tamanha palhacada que vi
hum... só é pena o ter que ir de propósito a Lisboa para fazer essa pesquisa...
Mas também não sei se seria muito bom para mim :( só tenho 2 publicações (comparado com pessoal que diz que tem 7 e tiveram uma bonificação miserável) enfim... a ver vamos o que a AP e recurso nos reserva...

SandL
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 31, 2006 2:21 pm

Mensagem por SandL »

Mush, muito obrigada pelo "manual de instruções" :lol: . Eu estava precisamente a pensar como ia fazer isto. Não tenho grandes esperanças de que vá adiantar muito mas é sempre educativo ver as asneiras que a FCT comete.

Boa sorte a todos.

OlgaMartinho
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jun 06, 2011 3:56 pm
University/ Institute: UM/ICVS

Mensagem por OlgaMartinho »

Olá,

Parabéns a todos os que tiveram bolsa! Boa sorte para todos os que não tiveram, pois certamente vão precisar muito de sorte, pois "justiça" neste pais esqueçam porque não existe!

Bem, eu concorri a BPD e não tive bolsa! Estou incrédula até agora com os resultados...

Se há quem ache uma "palhaçada" a tabela aplicada para estratificação de candidatos a BD, eu já acho que a verdadeira palhaçada está na avaliação dos candidatos a BPD. Pelo menos a BD há alguma referência para a nota base, e para BPD há o quê!??? Nada mais nada menos que o critério adoptado por cada um dos avaliadores...ou seja, a justiça no seu mais alto nível!!

Pergunto-me para que servem os coordenadores de painel??? Não deviam olhar para todas as candidaturas a uniformizar as avaliações dadas pelos avaliadores??? Enfim, parece que ninguém faz o trabalho de casa e quem se lixa é o mexilhão...desculpem-me a expressão!!!

Por favor, alguém já apresentou recurso a BPD!??? Vale a pena reclamar a classificação dada ao mérito do candidato???

Vejo pouca coisa neste forum dos alunos de BPD...por favor partilhem experiência!!!

Obrigada

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

OlgaMartinho Escreveu:Olá,

Parabéns a todos os que tiveram bolsa! Boa sorte para todos os que não tiveram, pois certamente vão precisar muito de sorte, pois "justiça" neste pais esqueçam porque não existe!

Bem, eu concorri a BPD e não tive bolsa! Estou incrédula até agora com os resultados...

Se há quem ache uma "palhaçada" a tabela aplicada para estratificação de candidatos a BD, eu já acho que a verdadeira palhaçada está na avaliação dos candidatos a BPD. Pelo menos a BD há alguma referência para a nota base, e para BPD há o quê!??? Nada mais nada menos que o critério adoptado por cada um dos avaliadores...ou seja, a justiça no seu mais alto nível!!

Pergunto-me para que servem os coordenadores de painel??? Não deviam olhar para todas as candidaturas a uniformizar as avaliações dadas pelos avaliadores??? Enfim, parece que ninguém faz o trabalho de casa e quem se lixa é o mexilhão...desculpem-me a expressão!!!

Por favor, alguém já apresentou recurso a BPD!??? Vale a pena reclamar a classificação dada ao mérito do candidato???

Vejo pouca coisa neste forum dos alunos de BPD...por favor partilhem experiência!!!

Obrigada
Ola! Sei perfeitamente do que estas a falar.
Nao percas a esperanca e tenta reclamar. Tenho uma amiga que no ano passado conseguiu subir a classificacao do merito do candidato para BPD em AP.

OlgaMartinho
recém-chegado
recém-chegado

Mush Escreveu:
OlgaMartinho Escreveu:Olá,

Obrigada
Ola! Sei perfeitamente do que estas a falar.
Nao percas a esperanca e tenta reclamar. Tenho uma amiga que no ano passado conseguiu subir a classificacao do merito do candidato para BPD em AP.

Eu tenho plena noção que não há bolsas para todos, e eu aceitaria a decisão se fosse justa! Não é só a frustração de chegar ao fim de 4 anos de tanto trabalho, de ter contribuído para a melhoria da ciência no País e ver que não serviu de nada e que se calhar o melhor é fazer ciência lá fora. Mais do que isso é a revolta de ver que a única fonte de financiamento que temos no país, a FCT, não é capaz ao fim de tantos anos, formar painéis de avaliação coerentes e critérios de avaliação rigorosos...isto é absolutamente ridículo!!!

Não vou desistir, vou tentar claro, embora tenha noção que posso cair novamente nas mãos de um avaliador que não vá com a "minha cara" , ou que não faça o trabalho de casa ao ponto de ver que foram atribuídas classificações melhores a currículos bastante inferiores....

Não me podes indicar essa tua amiga, ou sabes que argumentos ela usou para contrapor a nota que lhe foi dada no mérito!??

Obrigada!!!

Huginn
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 17, 2011 2:11 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por Huginn »

E que tal esta?:

Mérito do candidato:
Licenciatura: 15 + Mestrado + 2 artigos em revistas internacionais peer-review com Impact Factor + 2 artigos nacionais peer-review + 6 abstracts + 7 comunicações + 6 posters + experiência profissional na área de vários anos = 3.5 pontos!!!

(aposto que foi batido o recorde da trafulhice!!!)

E que tal uma providência cautelar a estes senhores que fazem disto e continuam as suas vidinhas como se nada fosse!! Viva a mediocridade!!!

OlgaMartinho
recém-chegado
recém-chegado

Olá novamente,

Dediquei-me agora a fazer contas....e é ridiculo constatar que este ano no meu painel (com uma linha de corte de 4.250) quem tivesse tido 3.5 no merito e cotação máxima no resto teria tido bolsa. Ora vejamos, um candidato a BPD com 3.5 (considerando que a cliassificação foi justa) tem qualificação necessária para desenvolver um projecto excelente numa instituição de excelência!??? Que me desculpem, e não quero ferir susceptibilidades, mas no meu ponto de vista não, não tem!!!! Eu tive injustamente 4, porque merecia mais, tenho 13 artigos, 1 capitulo de livro, varias comunicações e prémios, etc, etc...o que num candidato a BPD devia ter muito peso porque é isto que mostra capacidade de produção e trabalho...no entanto não tenho bolsa!!!

Preferem apostar naqueles em que o avaliador considerou que tinham um projecto excelente mesmo que o aluno durante o doutoramento não tenho mostrado capacidade de o executar!!!

Digam-me afinal que critérios são estes??? Em quem é que o pais está a apostar!??

Absolutamente revoltante esta falta de critérios!!!

Huginn
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 17, 2011 2:11 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por Huginn »

Tens toda a razão Olga!

Os senhores que fizeram esta avaliação deviam ser responsabilizados pelo que fizeram. E a FCT não os devia autorizar mais a pertencer a um painel de avaliação.

Se temos bons recursos humanos estes têm de ser valorizados e intergados na comunidade científica!

PAGAVA para saber quantas publicações estes senhores avaliadores tinhas em revistas internacionais com IF quando tinham a nossa idade... (adorava mesmo!!!lolololol)

Mais um aparte: a FCT pede-nos exclusividade como BD. Depois, por erros grosseiros, não nos atribuem a BPD e ficamos por nossa conta com um passado refém de uma exclusividade comprometedora para o nosso futuro profissional!!

Parabéns Portugal!!

tamaral
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 20, 2005 2:22 pm
University/ Institute: INEB

Mensagem por tamaral »

OlgaMartinho Escreveu:... Pelo menos a BD há alguma referência para a nota base, e para BPD há o quê!??? Nada mais nada menos que o critério adoptado por cada um dos avaliadores ...
Concordo inteiramente. Concorri a uma BPD e os factores tidos em conta na avaliação do meu mérito foram:
  • instituição em que fiz o doutoramento;
  • ano em que completei o doutoramento;
  • publicações em revistas e/ou conferências;
  • e cartas de recomendação.
Não discordo desta escolha de factores (por exemplo, faz mais sentido considerar a instituição do doutoramento do que uma longínqua média de licenciatura/mestrado). Mas aparentemente não existe uma base de referência para os valores que cada um destes factores pode atingir! A minha impressão é que, no caso de BPDs, os critérios de avaliação do mérito caem quase inteiramente na categoria de "adaptações consideradas razoáveis ... para os outros tipos de bolsas" (ver guião de avaliação, apontado em baixo). Como pode um candidato fundamentar uma contra-argumentação se não existe uma base de referência clara?
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 1.phtml.pt
Telmo

Responder