Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
MsAlmaMater
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta set 01, 2011 2:43 pm
University/ Institute: UMinho

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por MsAlmaMater »

Souki Escreveu:Eu acho que consegui a bolsa, mas foi por pouco!! Só tenho duas pessoas por baixo de mim na lista.... Mas se diz A Conceder é pq tenho right?? Tou toda confusa já xD

E já tou como muita gente aqui - e agora??? :D
Sim, conseguiste! :) Parabéns! :D

Agora... pois, boa pergunta! Temos que ver a documentação que eles pedem e enviar para lá. Mas sinceramente hoje não estou com muita cabeça para ver exactamente o que é ;)

Souki
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 25, 2011 10:01 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Souki »

Já agora, andei ali a ver a página onde temos que enviar os documentos, e é impressão minha ou diz que a bolsa tem que começar dia 1/1/2012? :/

"Data pretendida para o início da Bolsa [DD/MM/AAAA]
Your proposal for grant start date [DD/MM/YYYY]

NOTA: As bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no primeiro ciclo, poderão ter início em data não anterior a 01-01-2012; as bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no segundo ciclo, poderão ter início em data não anterior a 01-01-2012."

Então qual era a ideia de nos deixar começar em Outubro? Afinal terá mesmo que ser em Janeiro? E se sim, até lá podemos trabalhar ou não?

E_Nygma
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 23, 2010 12:57 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por E_Nygma »

Não vejo grande arrogância. São só factos. Arrogância seria dizer que acho que valho isto ou aquilo. Aqui trata-se só de fazer notar que eles achavam que valia 4 o ano passado e este ano acham que valho 2,4. Não fui eu que me avaliei o ano passado, foram eles.

De qualquer modo nem sequer me passa pela cabeça ter a bolsa. Mas sim, o melhor é suprimir o comentário final, porque é ofensivo (e eles bem merecem ser ofendidos, mas enfim...).

MsAlmaMater
investigador em formação
investigador em formação

Onde é que viste isso?

Souki
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Souki »

MsAlmaMater Escreveu:Onde é que viste isso?
Na parte para submissão dos documentos, clicas lá e aparecem umas instruções, e depois tem uma parte em que tens que dizer qual é o teu NIB e quando queres começar a receber a bolsa, e estava escrito isso! É a primeira vez que me candidato, por isso estou completamente à nora...!

NotYet
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jun 27, 2011 2:54 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por NotYet »

Será que alguém pode enviar-me a tabela de resultados da área da engenharia electrotécnica e informática? Tenho um amigo que não tem acesso à internet e quer muito saber o resultado. Obrigada.

MsAlmaMater
investigador em formação
investigador em formação

E_Nygma Escreveu:Não vejo grande arrogância. São só factos. Arrogância seria dizer que acho que valho isto ou aquilo. Aqui trata-se só de fazer notar que eles achavam que valia 4 o ano passado e este ano acham que valho 2,4. Não fui eu que me avaliei o ano passado, foram eles.

De qualquer modo nem sequer me passa pela cabeça ter a bolsa. Mas sim, o melhor é suprimir o comentário final, porque é ofensivo (e eles bem merecem ser ofendidos, mas enfim...).
Desculpa se me fiz entender mal. Eu não acho que seja arrogância, pelo contrário! Acho que tens TODA a razão! Mas acho que ELES poderão interpretar dessa forma...

É assim, não vi o resto da tua avaliação, nem sequer sei a que área concorreste, mas esperança é sempre a última a morrer e deves apresentar o recurso, independentemente de achares que consegues ou não a bolsa. Não perdes nada! E quanto mais não seja, evidencias a incoerência de avaliações que eles fazem, por vezes!

SandL
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 31, 2006 2:21 pm

Mensagem por SandL »

marisa.quaresma.reis Escreveu:eu com licenciatura 14, mestrado pre-bolonha 17, ambas em Direito e numa publica conceitada (deram-me 3) + editora principal de uma revista peer-reviewed internacional (na alemanha) na minha area, com 4 artigos editados, 1 a caminho e participacao em 2 coloquios cientificos internacionais sendo q alem de oradora fui organizadora de um eles a ate recebi um premio de "outstanding project" pelo meu trabalho na pessoa do Durao Barroso em representacao da comissao europeia.. deram-me mais 0,5 e bonificacao vai ate 2,5...
ja nem falo do resto do cv...

estou mt tentada a recorrer porque me sinto injustiçada. mais umas decimas aqui e tinha conseguido a bolsa. bastava umas decimas! o meu merito pessoal foi 3,5! confesso q a ser recusada e por mt pouco, n pensei q fosse por este campo.

o mais curioso é q indo eu fazer doutoramento numa instituicao classificada com fair pela propria fct .. deram-me a nota maxima nas condicoes de acolhimento pq é conceituadíssima!!!! q avaliacoes sao isentas !

alguem com relatos de sucesso em recursos passados?
Isso é muito comum, conheço muitos casos em que contam apenas com a nota de licenciatura. Por exemplo, a minha classificação base de mérito de candidata seria sempre 4. Concorri a BPB, tenho 3 artigos, um deles na revista #2 do ranking da minha área (sendo que na #1 só se escreve por convite), 2 apresentações orais em congressos internacionais, 2 posters em congressos internacionais, um prémio de escrita científica internacional (o único em Portugal) avaliado pelo EMBL/EMBO. Mérito de candidata continua a ser 4, não me contaram nada do que eu fiz nestes 4 anos.

Mas vale sempre a pena recorrer, não se perde nada e há muitos casos em que dá resultado.

goliveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 13, 2011 10:25 am
University/ Institute: Tinbergen

Mensagem por goliveira »

Eu tive sucesso na minha candidatura e só o sei por causa dos participantes deste magnífico fórum ;) :mrgreen: :smt005

Obrigado! Agora falta tratar da papelada final :?

Quanto aos que vão a recurso, boa sorte.

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
University/ Institute: FDL

Mensagem por marisa.quaresma.reis »

SandL Escreveu:
marisa.quaresma.reis Escreveu:eu com licenciatura 14, mestrado pre-bolonha 17, ambas em Direito e numa publica conceitada (deram-me 3) + editora principal de uma revista peer-reviewed internacional (na alemanha) na minha area, com 4 artigos editados, 1 a caminho e participacao em 2 coloquios cientificos internacionais sendo q alem de oradora fui organizadora de um eles a ate recebi um premio de "outstanding project" pelo meu trabalho na pessoa do Durao Barroso em representacao da comissao europeia.. deram-me mais 0,5 e bonificacao vai ate 2,5...
ja nem falo do resto do cv...

estou mt tentada a recorrer porque me sinto injustiçada. mais umas decimas aqui e tinha conseguido a bolsa. bastava umas decimas! o meu merito pessoal foi 3,5! confesso q a ser recusada e por mt pouco, n pensei q fosse por este campo.

o mais curioso é q indo eu fazer doutoramento numa instituicao classificada com fair pela propria fct .. deram-me a nota maxima nas condicoes de acolhimento pq é conceituadíssima!!!! q avaliacoes sao isentas !

alguem com relatos de sucesso em recursos passados?
Isso é muito comum, conheço muitos casos em que contam apenas com a nota de licenciatura. Por exemplo, a minha classificação base de mérito de candidata seria sempre 4. Concorri a BPB, tenho 3 artigos, um deles na revista #2 do ranking da minha área (sendo que na #1 só se escreve por convite), 2 apresentações orais em congressos internacionais, 2 posters em congressos internacionais, um prémio de escrita científica internacional (o único em Portugal) avaliado pelo EMBL/EMBO. Mérito de candidata continua a ser 4, não me contaram nada do que eu fiz nestes 4 anos.

Mas vale sempre a pena recorrer, não se perde nada e há muitos casos em que dá resultado.
estou chocadíssima! como é possível uma coisa dessas? é q ainda por cima em direito um 14 é uma boa nota! sim, porque na minha área eles la inventam tectos fictícios... mas agora fico agarrada à nota da licenciatura sendo q o trabalho de mestrado é mt mais parecido ao q se espera de um trabalho de doutoramento? e é mais recente e demonstra melhor a evolucao e esforço da pessoa? nao faz sentido. e ainda faz menos sentido terem 2,5 pontos para valorizar a o merito do candidato e em situacoes como a tua contarem BOLA com todo o esforço investido e reconhecimento obtido! lamento muito. lamento mesmo muito.

Ana_CMS
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 07, 2011 1:48 pm
University/ Institute: Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia (IBB)

Mensagem por Ana_CMS »

Bem... a FCT enganou-se nas minhas contas! eu de acordo com as minhas notas (licenciatura = 18 valores) tenho pelo menos 4, mas a minha avaliação foi de 3,8 (3,5 + 0,3 de publicações).... No final tive 4,07... mas deveria ter 4,32 (apenas a contar com esse erro).... o limite de corte foi 4,24.... Desta forma teria bolsa! Vou reclamar.... Alguém conhece algum caso como o meu?

MsAlmaMater
investigador em formação
investigador em formação

Souki Escreveu:
Na parte para submissão dos documentos, clicas lá e aparecem umas instruções, e depois tem uma parte em que tens que dizer qual é o teu NIB e quando queres começar a receber a bolsa, e estava escrito isso! É a primeira vez que me candidato, por isso estou completamente à nora...!
Sim, já vi e tal como tu, não entendo! 2ª feira liga-se para a FCT e confirma-se a data possível de início de bolsa. Na minha candidatura eu tinha posto a 01/10/2011....

Souki
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Souki »

Ana_CMS Escreveu:Bem... a FCT enganou-se nas minhas contas! eu de acordo com as minhas notas (licenciatura = 18 valores) tenho pelo menos 4, mas a minha avaliação foi de 3,8 (3,5 + 0,3 de publicações).... No final tive 4,07... mas deveria ter 4,32 (apenas a contar com esse erro).... o limite de corte foi 4,24.... Desta forma teria bolsa! Vou reclamar.... Alguém conhece algum caso como o meu?

A minha licenciatura também é de 16,33 e eles só me deram 3.5, e nada pelas publicações... Felizmente que tinha boa nota no projecto senão também tinha ficado sem bolsa!! Pede recurso, sem dúvida, isso não tem lógica nenhuma, eles às vezes parece que se enganam mesmo!

Souki
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Souki »

MsAlmaMater Escreveu:
Souki Escreveu:
Sim, já vi e tal como tu, não entendo! 2ª feira liga-se para a FCT e confirma-se a data possível de início de bolsa. Na minha candidatura eu tinha posto a 01/10/2011....
Eu também tinha posto 1 de Outubro, e mesmo com atrasos de pagamento estava a contar com pelo menos retroactivos desde essa data, porque preciso mesmo, tenho tanto livro para comprar que nem sei para onde me virar... Que chatice se for só em Janeiro, e se calhar com atrasos também!! :(

NotYet
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jun 27, 2011 2:54 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por NotYet »

Por favor, alguém me disponibiliza a tabela de resultados de informática?

MsAlmaMater
investigador em formação
investigador em formação

Souki Escreveu:
Eu também tinha posto 1 de Outubro, e mesmo com atrasos de pagamento estava a contar com pelo menos retroactivos desde essa data, porque preciso mesmo, tenho tanto livro para comprar que nem sei para onde me virar... Que chatice se for só em Janeiro, e se calhar com atrasos também!! :(
Isso atrasos há sempre...
Também comecei o meu doutoramento a 01/10 e só comecei a receber em Março do ano seguinte!! (mas com retroactivos, claro!)
Mas eu cá para mim, há um erro naquela "nota". Porque não faz sentido nenhum!

"NOTA: As bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no primeiro ciclo, poderão ter início em data não anterior a 01-01-2012; as bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no segundo ciclo, poderão ter início em data não anterior a 01-01-2012."

Qual é a diferença então entre os ciclos de avaliações? Se não houvesse diferenciação punham só algo tipo "As bolsas aprovadas poderão ter início em data não anterior a 01-01-2012", não? :?

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

caros,

tenho duas dúvidas em relação ao que poderei ou não reclamar:

1
tive 3.5 de mérito pessoal porque tinha 15 da licenciatura e ainda não concluí o mestrado. por outro lado, a avaliação que tenho nesse campo é
Candidato com primeiro ciclo de estudos de Bolonha concluído (15 valores) e segundo ciclo não concluído (AVALIAÇÃO CONDICIONAL: pressupõe-se a sua conclusão no decorrer do processo de avaliação, com média igual ou superior à do primeiro ciclo).
o que quer dizer isto da avaliação condicional? se terminar o mestrado com média de 17 (por exemplo), esse valor poderá subir?

2
na avaliação do plano de trabalhos, com avaliação de 4.5, recebi o seguinte comentário:
Projeto muito bem estruturado e detalhado embora com recurso a metodologias e técnicas pouco inovadoras.
eu sei que estou a trabalhar numa área de ponta, com recurso ao mais avançado que existe... se eu tentar demonstrar que isto é o mais avançado que se pode fazer de momento, haverá esperanças? (4.7 chega! :) )

EDIT:
obrigado! :)
Última edição por igor.marques em sexta set 16, 2011 6:06 pm, editado 2 vezes no total.

Rutegard
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Mensagem por Rutegard »

que chatice...será mesmo em Janeiro?

MsAlmaMater
investigador em formação
investigador em formação

Oops, mas entretanto fui preenchendo aquilo tudo e pus a data de início 01-10-2011 e deu erro:

"01-10-2011 » Data de início inválida - Deverá ser posterior a 01-01-2012" :evil:

Andei eu a acelerar a defesa da minha tese para poder começar a 01/10 para agora ser assim?! :smt017

Ana_CMS
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 07, 2011 1:48 pm
University/ Institute: Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia (IBB)

Mensagem por Ana_CMS »

[quote="Souki"][quote="Ana_CMS"]Bem... a FCT enganou-se nas minhas contas! eu de acordo com as minhas notas (licenciatura = 18 valores) tenho pelo menos 4, mas a minha avaliação foi de 3,8 (3,5 + 0,3 de publicações).... No final tive 4,07... mas deveria ter 4,32 (apenas a contar com esse erro).... o limite de corte foi 4,24.... Desta forma teria bolsa! Vou reclamar.... Alguém conhece algum caso como o meu?[/quote]

A minha licenciatura também é de 16,33 e eles só me deram 3.5, e nada pelas publicações... Felizmente que tinha boa nota no projecto senão também tinha ficado sem bolsa!! Pede recurso, sem dúvida, isso não tem lógica nenhuma, eles às vezes parece que se enganam mesmo![/quote]

Pois.... vou mesmo reclamar! bem.... vamos lá ver se consigo! Espero que sim :)

Responder