Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por D_Little_B »

SandL Escreveu:Já agora, e isto é só uma curiosidade. Quem me chamou a atenção para isto foi a minha orientadora. A minha ficha de avaliação veio escrita em inglês mas a de um colega que concorreu na mesma área veio em português (ambos em BPB, eu não tive e ele teve).

Isto costuma acontecer? Parece que o painel de avaliação foi outro.
Significa tão somente que o avaliador foi diferente. O painel (=conjunto de avaliadores) é internacional.
J

E_Nygma
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 23, 2010 12:57 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por E_Nygma »

Estive aqui a ler-vos praticamente neste último mês.

Não tive a bolsa, mas sinceramente não estou nem revoltado, nem ressentido, nem deprimido. Claro que isto é um desastre em termos financeiros, mas para muitas pessoas que são reconhecidas onde estudam ou trabalham, os resultados parecem de facto arbitrários e sem o mínimo de rigor.

O meu caso é este: o MESMO (leram bem, o MESMO) plano de trabalhos que no ano passado me valeu 4 e um monte de elogios...este ano valeu-me 2,4 e as maiores críticas!

Como é que não se há-de soltar uma gargalhada cínica quando se lê isto?

otilia.c.dalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda ago 29, 2011 6:43 pm
University/ Institute: UCoimbra

Mensagem por otilia.c.dalmeida »

ruiner Escreveu:Careful. Segundo consta, a oficialização dos resultados está dependente do orçamento de estado que será publicado a 6 de outubro.
Hein? :| quer dizer que ainda estamos em risco?????? :shock:

Quer dizer...eu n sei o que tenho de fazer neste momento mas?...

Rutegard
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Mensagem por Rutegard »

E_Nygma Escreveu:Estive aqui a ler-vos praticamente neste último mês.

Não tive a bolsa, mas sinceramente não estou nem revoltado, nem ressentido, nem deprimido. Claro que isto é um desastre em termos financeiros, mas para muitas pessoas que são reconhecidas onde estudam ou trabalham, os resultados parecem de facto arbitrários e sem o mínimo de rigor.

O meu caso é este: o MESMO (leram bem, o MESMO) plano de trabalhos que no ano passado me valeu 4 e um monte de elogios...este ano valeu-me 2,4 e as maiores críticas!

bem que situação mais caricata....vais para recurso espero!

Souki
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 25, 2011 10:01 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Souki »

Eu acho que consegui a bolsa, mas foi por pouco!! Só tenho duas pessoas por baixo de mim na lista.... Mas se diz A Conceder é pq tenho right?? Tou toda confusa já xD

E já tou como muita gente aqui - e agora??? :D

àespera
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta set 09, 2011 11:14 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por àespera »

Rutegard Escreveu:

okey :shock:

aps_ferraz
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 26, 2011 5:39 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por aps_ferraz »

Houve alguém que perguntou se valia a pena ir para recurso. Vale sim a pena! Um colega meu no ano anterior conseguiu obter a bolsa no âmbito da audiência prévia.

Boa sorte a todos.

darkangelll
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 05, 2011 6:58 pm
University/ Institute: coimbra

Mensagem por darkangelll »

Ajudem-me por favor...
Última edição por darkangelll em quarta set 21, 2011 5:46 pm, editado 1 vez no total.

SandL
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 31, 2006 2:21 pm

Mensagem por SandL »

marisa.quaresma.reis Escreveu:alguem sabe responder-me se vale a pena recorrer dos resultados, designadamente da avaliacao? ha casos de anos anteriores em q isso serviu de alguma coisa?
é q estou proxima da linha de corte na minha área. sou a segunda ex aequo a nao ter entrado.
e ja agora.. se houver desistencias de bolsas, vao repescar os os primeiros dos excluídos ou simplesmente nao concedem essa bolsas a ng?

obrigada.
Eu acho que vale sempre a pena recorrer. Em 2006 eu tive bolsa logo na audiência prévia por discrepâncias na avaliação, por exemplo. Tenho colegas que tiveram bolsa no recurso. Ainda por cima tão perto da linha de corte, vale sem dúvida a pena. Mas não fiques dependente apenas nisso, é um conselho.

Acerca das desistências nunca ouvi falar em repescagens, acho que não concedem essas bolsas a ninguém.

CatiaMoreira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado ago 27, 2011 2:19 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por CatiaMoreira »

Obrigada a todos os que sofreram comigo graças as fontes segurissimas e tudo o resto!
Eu nao tive a bolsa mas deixa-la!pelo menos nao sofro mais e ate estou contente porque a minha avaliaçao de merito pessoal foi bem boa(4.3)!
Para o ano ca estou eu outra vez a desesperar (calada) com os que ainda ca estiverem!

Beijos e Parabens aos novos Bolseiros! :lol:

SandL
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 31, 2006 2:21 pm

Mensagem por SandL »

Infelizmente é caso recorrente, garanto-te.

E_Nygma
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 23, 2010 12:57 pm
University/ Institute: Portugal

Mensagem por E_Nygma »

Rutegard Escreveu:

Não. Vou fazer o recurso, mas vou escrever exactamente isto:

"Premissa: plano de 2010 = plano de 2011.

1) Avaliação de 2010 [transcrição]
2) Avaliação de 2011 [transcrição]

Rigor ou arbitrariedade? Você decide!"

E mais nada. Não há mais nada para dizer.

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
University/ Institute: FDL

Mensagem por marisa.quaresma.reis »

eu com licenciatura 14, mestrado pre-bolonha 17, ambas em Direito e numa publica conceitada (deram-me 3) + editora principal de uma revista peer-reviewed internacional (na alemanha) na minha area, com 4 artigos editados, 1 a caminho e participacao em 2 coloquios cientificos internacionais sendo q alem de oradora fui organizadora de um eles a ate recebi um premio de "outstanding project" pelo meu trabalho na pessoa do Durao Barroso em representacao da comissao europeia.. deram-me mais 0,5 e bonificacao vai ate 2,5...
ja nem falo do resto do cv...

estou mt tentada a recorrer porque me sinto injustiçada. mais umas decimas aqui e tinha conseguido a bolsa. bastava umas decimas! o meu merito pessoal foi 3,5! confesso q a ser recusada e por mt pouco, n pensei q fosse por este campo.

o mais curioso é q indo eu fazer doutoramento numa instituicao classificada com fair pela propria fct .. deram-me a nota maxima nas condicoes de acolhimento pq é conceituadíssima!!!! q avaliacoes sao isentas !

alguem com relatos de sucesso em recursos passados?

JoanaF
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 14, 2011 6:03 pm

Mensagem por JoanaF »

Antes de mais parabéns a todos os que conseguiram bolsa :D

Alguém me consegue arranjar a lista de BD em Ciências Agrárias e enviar por PM please? Tenho uma amiga que concorreu nessa área mas está bem longe da civilização e a desesperar neste momento por notícias.E já agora também de Ciências Veterinárias por favor! Obrigada!
Última edição por JoanaF em sexta set 16, 2011 5:11 pm, editado 2 vezes no total.

marisa.quaresma.reis
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
University/ Institute: FDL

Mensagem por marisa.quaresma.reis »

obrigada àqueles que partilharam os casos de recursos com sucesso. é o q vou fazer..

nem é q esteja desiludidíssima por nao ter conseguido a bolsa. gostava mt de ter conseguido, claro, mas estava preparada para q isso nao acontecesse. estou é desiludida com a nota no meu merito pessoal. vamos ver o que o recurso me reserva.

desejo do fundo do coração muitas felicidades a todos e obrigada pela companhia que me fizeram nestes dias de ansiedade. :smt006

jlopes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 4:56 pm
University/ Institute: Weill Cornell Medical College

Mensagem por jlopes »

Olá a todos,

Tenho lido os vossos comentários nas últimas semanas e por isso envio os parabéns para quem conseguiu bolsa e um abraço para quem não conseguiu. Eu não concorri, estou a trabalhar (pós-doutoramento) fora do país e a ser pago cá, portanto felizmente não estou dependente da FCT, mas a minha namorada concorreu para BD mista e daí a ansiedade e o meu acompanhamento dos vossos comentários. Fiz o doutoramento em Portugal, com BD da FCT (concurso de 2006).

Apenas dois comentários:

Marisa, pode valer a pena recorrer. A maioria das vezes não resulta, mas conheço quem tenha conseguido. Uma colega conseguiu BPD em ciências da saúde no recurso. Fundamentou-o bastante bem, sobretudo ao nível da classificação do mérito, uma vez que andou a ver onde é que cada um dos candidatos que tiveram bolsa andou a publicar e quantos artigos e assim comparou com o caso dela, chegando à conclusão que foi mal avaliada.

Quanto à dependência do orçamento, claro que tudo isto é dependente da aprovação do orçamento, mas este é um governo de maioria e nunca seria na ciência que haveria grandes divergências nos debates.

Abraço.

MsAlmaMater
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta set 01, 2011 2:43 pm
University/ Institute: UMinho

Mensagem por MsAlmaMater »

otilia.c.dalmeida Escreveu:
ruiner Escreveu:Careful. Segundo consta, a oficialização dos resultados está dependente do orçamento de estado que será publicado a 6 de outubro.
Hein? :| quer dizer que ainda estamos em risco?????? :shock:

Quer dizer...eu n sei o que tenho de fazer neste momento mas?...
Não, não estamos em risco e não dependemos de nada. Na nossa ficha de avaliação diz "A conceder (*)". A única coisa de que estamos dependentes é do envio da documentação toda necessária e da comprovação da FCT da respectiva documentação.
Como julgo que todos nós temos a documentação que nos comprometemos a entregar posteriormente, não estamos em risco nenhum!

NotYet
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jun 27, 2011 2:54 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por NotYet »

Boas!

Sou mais um que não conseguiu bolsa. Queria pedir a quem conhece pessoas que tenham tido sucesso nos recursos do ano passado se poderão dar umas dicas de como recorrer. O tipo de coisas que escrevem, como justificam. Exemplos de recurso seriam muito bem vindos, mas imagino que ninguém deva querer partilhar. Se poderem ajudar eu agradecia muito.

Obrigada e parabéns a quem conseguiu.

MsAlmaMater
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta set 01, 2011 2:43 pm
University/ Institute: UMinho

Mensagem por MsAlmaMater »

E_Nygma Escreveu:
Rutegard Escreveu:

Não. Vou fazer o recurso, mas vou escrever exactamente isto:

"Premissa: plano de 2010 = plano de 2011.

1) Avaliação de 2010 [transcrição]
2) Avaliação de 2011 [transcrição]

Rigor ou arbitrariedade? Você decide!"

E mais nada. Não há mais nada para dizer.
E_Nygma: realmente seria mais do que bem respondido, mas não te aconselho a escreveres isso. Humildade é o que normalmente resulta melhor.... Eu poria algo tipo "não entendo como no ano passado me avaliam X e este ano, perante exactamente o mesmo plano de trabalhos, me avaliam Y..." e divagava mais um bocadinho.....
Mas a sério, embora dê mesmo vontade de escrever o que sugeriste, aquilo que pode ser interpretado por eles como arrogância não te beneficia em nada.

Falcao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 07, 2010 11:25 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por Falcao »

Gostaria de dar um abraço a todos os que conseguiram que esta espera dolorosa terminasse bem (como eu :) ), mas um abraço maior aos outros, que vão ter de recorrer ou de esperar mais um ano, já estive nessa posição e sei que pode ser muito frustrante. Boa Sorte.

Responder