Bolsa FCT e despesas bancarias

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Inezia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado mar 31, 2007 1:45 am

Bolsa FCT e despesas bancarias

Mensagem por Inezia »

Ola a todos,

So ha pouco tempo verifiquei que o banco onde e depositada a bolsa nao considera a mesma como sendo "ordenado" e por esse motivo ser obrigada a pagar as despesas de manutencao da conta ( 6.5 euros/mes...). Perguntei ao gestor de conta, pois fiquei indignada que 1700 euros de rendimento fixo anual nao seja considerado para conta-ordenado.
O banco em questao e o BES, alguem tem a mesma experiencia ou e possivel revogar esta decisao? A justificacao que dao e que quando o valor e transferido para a conta, nao vem com o codigo certo para o banco considerar "salario"....

obrigada.

Cumprimentos,

Ines

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsa FCT e despesas bancarias

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Eu tenho a mesma experiência, com o mesmo banco. A razão é a mesma e pelo que percebi, não será só com bolsas.
A questão do código da transferência aparece nas letrinhas pequeninas... se não no BES, já a vi noutro banco...

Tiago

RitaM
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça nov 02, 2010 4:16 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por RitaM »

Olá,

no banco Montepio a bolsa é considerada ordenado.
Tentem com esta informação pressionar, não sei. Só espero que o Montepio depois não altere esta norma.. eheh.

nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta set 17, 2008 4:57 am
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Mensagem por nowikissyou »

Ou ainda mais fácil: mudem para um banco (ou um balcão) que vos proporcione melhores condições, tais como isenção de taxas de manutenção, cartões de crédito sem anuidade, transf. gratuitas online, etc..

Perdem-se umas horas a consultar preçários e a ler as letras miudinhas dos contratos, e um ou dois dias a ir falar pessoalmente com os gestores dos balcões, mas vale a pena.

Obviamente, quanto mais atractivo for o vosso perfil de potencial cliente, mais poder de negociação vão ter.

Quanto à questão específica das BDs da FCT, inequivocamente elas NÃO são salários. Fica à consideração do banco reavaliar essas situações com base no senso comum (ou não...).

mjtcorreia
Sócios
Sócios
Registado: sexta jun 22, 2007 6:48 pm
University/ Institute: Universidade do Algarve, CCMAR

Mensagem por mjtcorreia »

Infelizmente também me encontro na mesma situação. A minha conta do Bes começou a cobrar custos de manutenção a partir de Junho do ano passado (Algo estranho pois tenho a bolsa domiciliada nessa conta vai fazer 3 anos...). Depois de ter ido ao balcão informar-me, lá disseram-me que é por causa do código pelo qual a transferência por parte da FCTenvia o dinheiro para a minha conta. Pelo que me informaram esse mesmo código deveria ser o 08 (referente a ordenados). Como a bolsa não é ordenado, a transferência do dinheiro pela parte da FCT é uma transferência bancária normal.
A minha primeira reação foi procurar outros bancos como alternativa e posso já dizer que o BPI e o Totta funcionam do mesmo modo, por isso deixam de ser opção.
Ainda me restam outras opções mas o que me parece é que é algo geral. Os bancos já não conseguem obter dinheiro por via dos cartões de crédito, agora vão xulando o zé povinho, entrando com taxas disto e daquilo. Cabe-nos procurar outras alternativas, se é que existem....

Uma sugestão: Porque não a ABIC pressionar junto da FCT a arranjar um compromisso/protocolo junto dos bancos para solucionar esta questão... É que regra geral para haver insenção destes custos de manutenção de conta, os bancos pedem um saldo médio de 3.500€ na conta, ora vida de bolseiro não me parece ser compativel com estas obrigações....

José M.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 01, 2011 1:44 pm
University/ Institute: FC UL

Mensagem por José M. »

ActivoBank.pt oferece conta e cartão sem cobrar despesas de manutenção!

Purpura
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça ago 10, 2010 1:41 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Purpura »

Tenho conta na Caixa Geral de Depósitos e bolsa há 1 ano, e nunca me deparei com essas despesas de manutenção mensais.

José M.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 01, 2011 1:44 pm
University/ Institute: FC UL

Mensagem por José M. »

Depedende da idade. Na CGD, a partir dos 26 anos é necessário ter saldos mensais médios de 1500 ou contas poupança... (mais ou menos estes valores)

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por D_Little_B »

RitaM Escreveu:Olá,

no banco Montepio a bolsa é considerada ordenado.
Tentem com esta informação pressionar, não sei. Só espero que o Montepio depois não altere esta norma.. eheh.
Confirmo que no Montepio a BD da FCT conta como ordenado.
J

givaz
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 29, 2008 12:57 pm
University/ Institute: TCD

Mensagem por givaz »

Ja agora deixo aqui a informacao que no millenium tambem nao conta como ordenado!

Maria.A
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 17, 2015 4:16 pm
University/ Institute: UNL

Mensagem por Maria.A »

Em relação a este tópico, apercebi-me hoje que o meu banco, Millennium está a retirar a taxa de manutenção por não considerar a transferência da FCT como ordenado.

Ainda se mantém esta situação desde 2010? Há novidades em relação a este assunto?

Obrigada.

Maria

Responder