Bolsas de PHD e Posdoc em França (pagas pela FCT)

Concursos para bolsas, empregos ou casas para alugar. Pede-se que se encontre no universo do bolseiro.
Post Reply
Aragao
Sócios
Sócios
Posts: 1079
Joined: Sat Apr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Location: Oxfordshire, United Kingdom
Contact:

Bolsas de PHD e Posdoc em França (pagas pela FCT)

Post by Aragao »

CONCURSO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE EM FORMAÇÃO AVANÇADA NA EUROPEAN SYNCHROTRON RADIATION FACILITY (ESRF), GRENOBLE, FRANÇA.

. No âmbito do Acordo de Associação Portugal/ESRF e decorrendo da qualidade de Membro Associado da iniciativa do ESRF na “Partnership for Structural Biology” (PSB) encontram-se disponíveis 5 posições neste Laboratório Internacional, mas só 4 serão financiadas pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT):

1ª posição
Destina-se a doutorados em Biologia, Bioquímica, Biofísica, Cristalografia de Proteínas, ou áreas afins. Pretende-se seleccionar um candidato que demonstre uma grande motivação para a área de biologia estrutural. É desejável que possua experiência em biologia molecular, expressão e purificação de proteínas recombinantes e caracterização bioquímica.

FUNÇÃO:
O investigador seleccionado participará no programa de investigação do ESRF em Genómica Estrutural. Um dos aspectos relevantes neste programa é o estudo da resposta ao stress oxidativo em Deinococcus radiodurans. Esta bactéria apresenta um fenótipo único, que lhe permite sobreviver em condições extremas. Os projectos de investigação em curso destinam-se a caracterizar estrutural e funcionalmente membros das famílias de fosfohidrolases, que aparecem em número elevado unicamente no genoma de Dr; estudar o sistema toxina-antitoxina, que regula a fisiologia do stress e determinar o mecanismo dos reguladores de transcrição que controlam a degradação do açúcar.
Candidatos que pretendam desenvolver o seu próprio projecto de investigação, no contexto do programa de investigação do ESRF, são encorajados a concorrer, apresentando um plano breve do projecto.
O trabalho decorrerá fundamentalmente no Laboratório C.I. Branden (Partnership for Structural Biology, http://www.psb-grenoble.eu/), mas também nas linhas de radiação sincrotrão do ESRF dedicadas à Biologia Estrutural.
O investigador seleccionado participará ainda nas actividades de suporte a utilizadores externos das linhas de Cristalografia de Macromoléculas.

2ª posição
Destina-se a portadores do grau de Mestre ou 2º ciclo em Biologia, Bioquímica, Biofísica ou áreas afins. Pretende-se seleccionar um candidato que demonstre uma grande motivação para a área de biologia estrutural. Experiência laboratorial em bioquímica ou computação é desejável embora não seja essencial. Conhecimentos de cristalografia de proteínas ou técnicas de espectroscopia não são essenciais embora sejam uma vantagem.

FUNÇÃO:
O trabalho consiste no estudo da utilização de radiação UV para a determinação da estrutura de macromoléculas. A radiação UV tem sido usada para induzir alterações específicas que são por vezes usados para determinar a estrutura tridimensional de proteínas. Pretende-se caracterizar os danos induzidos em diferentes aminoácidos e cofactores e aplicá-los na determinação da estrutura da proteína modificada. As técnicas utilizadas serão a difracção de raios-X e espectroscopia de UV-visível.
O trabalho decorrerá fundamentalmente no Laboratório C.I. Branden (Partnership for Structural Biology, http://www.psb-grenoble.eu/), mas também nas linhas ID29 - Structural Biology Beamline (http://www.esrf.eu/UsersAndScience/Expe ... lines/ID29) e ID29S -cryobench laboratory (http://www.esrf.eu/UsersAndScience/Expe ... Cryobench/).


3ª posição
Destina-se a portadores do grau de Mestre ou 2º ciclo em Biologia, Bioquímica, Biofísica ou áreas afins. Pretende-se seleccionar um jovem que demonstre uma grande motivação para a área de biologia estrutural. É desejável que possua experiência em purificação e caracterização bioquímica de proteínas.

FUNCÃO:
Deinococcus radiodurans (Dr) é uma bactéria com capacidade de sobreviver em várias condições extremas e os mecanismos associados a esta resistência têm atraído grande parte da investigação nesta bactéria Neste trabalho serão utilizadas várias metodologias, de forma a caracterizar metaloproteínas isoladas de Dr. Estas serão cristalizadas para posterior determinação estrutural.
O trabalho decorrerá fundamentalmente no Laboratório C.I. Branden (Partnership for Structural Biology, http://www.psb-grenoble.eu/), mas também nas linhas de radiação sincrotrão do ESRF dedicadas à Biologia Estrutural.


4ª posição
Destina-se a doutorados em Biologia, Bioquímica, Biofísica, Cristalografia de Proteínas, ou áreas afins. Pretende-se seleccionar um candidato que demonstre uma grande motivação para a área de biologia estrutural. É desejável que possua experiência em cristalografia de proteínas, expressão e purificação de proteínas recombinantes e caracterização bioquímica.



FUNÇÃO:
O investigador seleccionado participará num projecto de investigação integrado visando a caracterização estrutural e funcional de factores de infecção e virulência de patogénios humanos, utilizando Micoplasmas como organismo modelo. Apesar do tamanho reduzido dos seus genomas, as bactérias deste grupo possuem sistemas avançados de adaptação a um estilo de vida parasitário, entre os quais se contam a variação antigénica e a capacidade de se locomoverem sobre superfícies sólidas e de aderirem às células hospedeiras. Este projecto visará especialmente a caracterização dos mecanismos moleculares subjacentes à capacidade de locomoção dos micoplasmas, sendo para tal fundamental a determinação das estruturas tridimensionais dos componentes proteicos intervenientes neste processo.
O trabalho decorrerá fundamentalmente no Laboratório C.I. Branden (Partnership for Structural Biology, http://www.psb-grenoble.eu/), mas também nas linhas de radiação sincrotrão do ESRF dedicadas à Biologia Estrutural. O investigador seleccionado participará ainda nas actividades de suporte a utilizadores externos das linhas de Cristalografia de Macromoléculas.


5º posição
Esta posição destina-se a um recém licenciado em Ciência de Computadores ou licenciatura afim. Dá-se preferência a quem possua conhecimentos em: UNIX e Linux, Python, Qt graphical toolkit, XML, SOAP e linguagem de scripting (Ruby, Lua, Perl). O trabalho poderá ser considerado como unidade curricular no âmbito de um mestrado.

FUNÇÃO:
O grupo de Biologia Estrutural do ESRF tem 6 linhas dedicadas à cristalografia de macromoléculas (MX). Uma das características importantes destas linhas é serem dotadas de uma interface simples para o utilizador, permitindo a sua operação sem que haja um conhecimento específico do sistema por parte do utilizador. Nos últimos anos isto permitiu simplificar consideravelmente a utilização dos equipamentos, aumentando de forma muito considerável a produtividade das linhas MX. Agora que o sistema ID29S-Cryobench, dedicado à espectroscopia em cristais de proteínas, se encontra disponível para os utilizadores, torna-se premente a implementação de uma interface gráfica que permita simplificar a sua utilização.
Pretende-se:
- Desenvolver uma nova interface para controlar o sistema ID29S-Cryobench,de forma análoga à interface (mxCuBE) existente na linha MX.
- Implementar a nova interface no Sistema de Controle de Software existente nas linhas MX.

. O ESRF é um instituto de investigação multinacional localizado em Grenoble, França, e financiado por 19 países, na sua maioria europeus. Possui uma fonte de radiação sincrotrão com cerca de 30 linhas dedicadas que cobrem uma vasta gama de áreas de investigação científica, nomeadamente a biologia e medicina, química, ciências da terra e do ambiente, materiais e superfícies, e física. A investigação no ESRF é realizada pelos investigadores do ESRF e por milhares de utilizadores externos, vindos de universidades, laboratórios de investigação públicos e indústria, que anualmente utilizam as instalações.
Mais informação pode ser solicitada a Daniele de Sanctis - desancti@esrf.fr, Sean Mc Sweeney - seanmcs@esrf.fr ou Ana Margarida Damas - amdamas@ibmc.up.pt

. A linguagem de trabalho no ESRF é o inglês. Elevado nível de polivalência, iniciativa pessoal assim como capacidade de comunicação são factores essenciais para trabalhar numa instituição internacional como o ESRF.

. A participação dos licenciados ou doutores de nacionalidade portuguesa ou com título de residência em Portugal nas actividades do ESRF acima descritas será apoiada através da concessão, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, de bolsas apropriadas - bolsas para estágios em Organizações Científicas e Tecnológicas Internacionais (BEST). A concessão da bolsa concretiza-se mediante a aprovação de um subsidio nas condições previstas no regulamento de bolsas de formação avançada da FCT. As bolsas terão, de acordo com o nº3 do artigo 12 do regulamento de bolsas da FCT, a duração de um ano prorrogável até ao máximo de 5 anos.

. Os interessados deverão enviar ao Departamento de Relações Europeias, Bilaterais e Multilaterais da FCT a respectiva manifestação de interesse, através do preenchimento de formulário próprio e acompanhada de curriculum vitae em inglês, indicando claramente a(s) posição(s) a que se candidatam. O ESRF analisará as manifestações de interesse recebidas na FCT e procederá ao processo de selecção dos candidatos.

. O concurso encontra-se aberto de 26 de Abril de 2011 a 9 de Junho de 2011 e os formulários poderão ser obtidos nos contactos abaixo indicados.

. As candidaturas poderão ser enviadas pelo correio, e-mail ou entregues em mão no Departamento de Relações Europeias, Bilaterais e Multilaterais da FCT
Av. D Carlos I nº 126 - 7º
1249-074 Lisboa
Drª Maria José Almeida – Tel: 213911529 - e-mail: m.j.almeida@fct.mctes.pt
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
Post Reply