BD - retroactivos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
tomematos
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Sevilha

BD - retroactivos

Post by tomematos »

Olá

Concorri a BD na 1ª fase do último concurso mas apenas tive confirmaçao de que tinha sido aceite em janeiro deste ano. Como concorri na 1ª fase a bolsa poderia começar a 1-1-2011.

Desde dezembro do ano passado que ando a tratar da matrícula na universidade onde realizo o doutoramento. O processo é lentíssimo, já leva 4 meses e é capaz de levar 2 meses mais. É o único documento que me falta para enviar tudo para lisboa.

Tive que me deslocar para o estrangeiro e estou aqui a trabalhar desde setembro, sem ver nem um cêntimo. O meu medo é que quando tenha os papéis prontos me digam que a bolsa só tem efeito a partir da data em que me matriculei na universidade e nao a partir de quando pedi a bolsa (1 de janeiro).

Alguém me sabe responder a esta questao?
ssneves
Sócios
Sócios
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: BD - retroactivos

Post by ssneves »

tomematos wrote:Olá

Concorri a BD na 1ª fase do último concurso mas apenas tive confirmaçao de que tinha sido aceite em janeiro deste ano. Como concorri na 1ª fase a bolsa poderia começar a 1-1-2011.

Desde dezembro do ano passado que ando a tratar da matrícula na universidade onde realizo o doutoramento. O processo é lentíssimo, já leva 4 meses e é capaz de levar 2 meses mais. É o único documento que me falta para enviar tudo para lisboa.

Tive que me deslocar para o estrangeiro e estou aqui a trabalhar desde setembro, sem ver nem um cêntimo. O meu medo é que quando tenha os papéis prontos me digam que a bolsa só tem efeito a partir da data em que me matriculei na universidade e nao a partir de quando pedi a bolsa (1 de janeiro).

Alguém me sabe responder a esta questao?

Caro colega,

A FCT só paga bolsa e propinas a estudantes de doutoramento a partir do momento em que estes estejam oficialmente inscritos na universidade de acolhimento. Se a sua universidade é estrangeira, a FCT irá transferir o valor das propinas para a sua conta pessoal. Muitas universidades não aceitam inscrições sem o pagamento de propinas/bench fees, logo muitos estudantes não podem inscrever-se antes de pagar. Não sei se este é o seu caso ou se existem outros motivos para a demora na sua inscrição.
Seja como for, o colega vai ter que apresentar à FCT recibo do pagamento das propinas (no caso de universidade estrangeira). A FCT não irá aceitar uma data de inscrição na universidade posterior à data do seu início de bolsa; o contrário é possível, estar inscrito antes, e começar a bolsa depois.

Presumo que o colega ainda não assinou o contrato de bolsa; é no contrato que irá indicar a data de início da bolsa. Quando tiver o contrato, deve indicar como início de bolsa a data de inscrição na universidade. Se ainda não está inscrito e a sua universidade não aceita inscrições retroactivas, então não pode pedir bolsa de doutoramento desde Janeiro.

Cumprimentos,
Susana

-------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
tomematos
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Sevilha

Re: BD - retroactivos

Post by tomematos »

Muito obrigado pela resposta apesar de n ser bem o que esperava. N foi essa a informaçao que tive inicialmente. O problema nao é o valor das propinas, sao apenas 50€ anuais. É mesmo a burocracia que demora muito tempo.
Ainda nao assinei o contrato porque nao tenho o documento de inscriçao na faculdade. Já estou a trabalhar desde outubro e logo quando saíram os resultados da bolsa enviei um documento da comissao de investigaçao (nao existe conselho científico) dizendo que tinha sido aceite como estudante de doutoramento, mas a FCT nao o aceitou.
Vou tentar que a universidade me faça uma inscripçao retroactiva entao.
Mais uma vez muito obrigado pela informaçao.
Post Reply