Seguro Social Voluntario, como funciona?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
maluca
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta nov 17, 2010 4:53 pm
University/ Institute: universidade do minho

Re: Seguro Social Voluntario, como funciona?

Mensagem por maluca »

outra pergunta para se increverem na ss tem de ser obrigatoriamente na ss ou a loja do cidadao tambem dá....

schutz
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por schutz »

maluca Escreveu:outra pergunta para se increverem na ss tem de ser obrigatoriamente na ss ou a loja do cidadao tambem dá....
Loja do cidadão também dá (foi onde me inscrevi). Mas atenção que se depois precisares de pagar contribuições só poderás fazer em Lojas do Cidadão que tenham Tesouraria no balcão da SS (nem todas têm).

Isto às vezes é necessário para o primeiro pagamento visto que eles costumam levar algum tempo a te inscrever o que leva a ficares com as primeiras x contribuições em atraso (invalidando o pagamento por MB).

Podes pedir a inscrição com início a data anterior e, se justificado (a instituição só te deu o papel naquela altura, etc), não pagarás juros de mora nas prestações em atraso.

Boa sorte, isto quando se lida com a SS às vezes é preciso de sorte porque as pessoas que te atendem ao balcão estão muito mal informadas :)

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

maluca Escreveu:olá spca

entao posso tratra da ssv antes de ter o contrato assinado, ou tenho que esperar.....

obrigada por me aturarem....sou nova nisto....e as duvidas sao muitas.....
Acho que só poderás tratar depois de teres o contrato assinado. Pois terás de entregar algum comprovativo de que és bolseira, e até estar o contrato assinado pela FCT ainda não o és.

Boa sorte.

vedumarques
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado dez 11, 2010 12:51 am
University/ Institute: UTL

Mensagem por vedumarques »

spca Escreveu:
maluca Escreveu:olá spca

entao posso tratra da ssv antes de ter o contrato assinado, ou tenho que esperar.....

obrigada por me aturarem....sou nova nisto....e as duvidas sao muitas.....
Acho que só poderás tratar depois de teres o contrato assinado. Pois terás de entregar algum comprovativo de que és bolseira, e até estar o contrato assinado pela FCT ainda não o és.

Boa sorte.
Alguém da segunda fase 2010 já recebeu o contrato assinado? Alguém já foi à SS?
Vedu

maluca
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta nov 17, 2010 4:53 pm
University/ Institute: universidade do minho

Mensagem por maluca »

Obrigado schutz e spca

sou nova e as duvidas sao muitas...e é mto bom ter alguem que esta a passar ou já passou por isto a esclarecer-nos.

smaravilhas@ua.pt
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo mar 13, 2011 7:31 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por smaravilhas@ua.pt »

Olá
Estive a ler todos os vossos comentários mas não encontro solução para mim. Apelo, por isso, ao vosso apoio e conhecimentos.
Desde 2005 que sou Assistente Convidado e tive Bolsa de Dout. em Setembro de 2010.

1ª questão - faço descontos para a ADSE e para a SS nessa condição (Docente Universitário - Assistente Convidado).
Tenho na mesma que fazer o tal SSV aqui descrito e referido pelos colegas bolseiros? e, se tenho que fazer, a FCT paga-nos isso contra o confirmativo de pagamento, é isso? Além do valor da bolsa eles ainda cobrem isso?

2ª questão - Sou Assistente Convidado a 50% - 6h semanais. Os srs. da FCT recusaram-se a pagar-me desde 1 de Outubro, altura em que devia ter começado a receber por ter essas 6h semanais, e só me vão pagar a partir de 15 de Fevereiro pois a partir de 9 de Fevereiro só estou a leccionar 4h semanais. Reclamei mas... sabem como aquele feudo funciona... 'come e cala' senão não recebes nada, é o lema deles! Acham isto justo e lícito? tenho colegas com 50 e 60% e recebem bolsa sem problemas... porquê eu? Parece que este ano foi criada uma comissão que decidiu assim no meu caso. Eles não me conhecem, não sabem qual o avanço do meu trabalho, não conhecem a minha calendarização de tarefas... mas podem dizer que a leccionar 6h semanais (que é uma miséria...) não serei capaz de realizar o trabalho...! a maioria das pessoas que conheço fez PhD com 12h semanais... horário completo! Enfim...

3ª questão - Para quem fica cá a fazer o PhD, mas vive a cerca de 80kms da Universidade onde estuda há algum apoio para alojamento, deslocações, alimentação, etc. Sei que há para quem vai para 'fora' mas e os outros? Há algum apoio à compra de livros, software, pagamento de mensalidade do software de web survey, compra de material informático ou outro tipo de ajudas?
Sei que me vão dizer que está tudo no Regulamento de bolsas, que já li, mas lá também diz que os srs. da FCT pagam as propinas de Doutoramento mesmo a quem não tem bolsa e quando questionados a esse respeito... está lá mas nunca foi atribuído. Isso é legal? terem algo publicado para consulta pública, fazerem as pessoas tomarem decisões com base nessa informação e depois poderem dizer sem qualquer tipo de repercussão "está lá mas não te pagamos, vai-te queixar ao Camões"... isto é país que se apresente com este tipo de presunção e postura de 'quero, posso e mando'?
Pode-se publicar um Regulamento e depois não o cumprir?
Desculpem todos estas dúvidas mas quem é novo nisto é muita informação para digerir e muitas vezes quem já passou por elas sabe melhor como ultrapassar as dificuldades.
Muito grato
SM

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

smaravilhas@ua.pt Escreveu:1ª questão - faço descontos para a ADSE e para a SS nessa condição (Docente Universitário - Assistente Convidado).
Tenho na mesma que fazer o tal SSV aqui descrito e referido pelos colegas bolseiros? e, se tenho que fazer, a FCT paga-nos isso contra o confirmativo de pagamento, é isso? Além do valor da bolsa eles ainda cobrem isso?
Não. Se já descontas para um regime obrigatório de Segurança Social, não podes descontar pelo Seguro Social Voluntário. Este é só para quem não tem nenhuma outra cobertura da segurança social.
smaravilhas@ua.pt Escreveu:2ª questão - Sou Assistente Convidado a 50% - 6h semanais. Os srs. da FCT recusaram-se a pagar-me desde 1 de Outubro, altura em que devia ter começado a receber por ter essas 6h semanais, e só me vão pagar a partir de 15 de Fevereiro pois a partir de 9 de Fevereiro só estou a leccionar 4h semanais. Reclamei mas... sabem como aquele feudo funciona... 'come e cala' senão não recebes nada, é o lema deles! Acham isto justo e lícito? tenho colegas com 50 e 60% e recebem bolsa sem problemas... porquê eu? Parece que este ano foi criada uma comissão que decidiu assim no meu caso. Eles não me conhecem, não sabem qual o avanço do meu trabalho, não conhecem a minha calendarização de tarefas... mas podem dizer que a leccionar 6h semanais (que é uma miséria...) não serei capaz de realizar o trabalho...! a maioria das pessoas que conheço fez PhD com 12h semanais... horário completo! Enfim...
Esta questão da compatibilidade entre outras actividades, como a docência, e a bolsa é analisada caso a caso pela FCT. Não há nenhuma regra escrita sobre o número de horas e temos de acreditar que é analisado com bom senso, atendendo à exequibilidade do programa de trabalhos. Se tens colegas com mais horas e a quem foi permitido acumular, é estranho. Referiste isto quando reclamaste?
smaravilhas@ua.pt Escreveu:3ª questão - Para quem fica cá a fazer o PhD, mas vive a cerca de 80kms da Universidade onde estuda há algum apoio para alojamento, deslocações, alimentação, etc. Sei que há para quem vai para 'fora' mas e os outros? Há algum apoio à compra de livros, software, pagamento de mensalidade do software de web survey, compra de material informático ou outro tipo de ajudas?
O apoio para compra de livros e outras coisas deverá ser dado pela instituição/grupo de investigação a que te encontras ligado, acho eu. Acho que uma parte das propinas que a bolsa cobre serve precisamente para isso.

Tiago

smaravilhas@ua.pt
recém-chegado
recém-chegado

Olá Tiago
Muito obrigado pelas respostas que são, sem dúvida, muito úteis.
Sim, referi quando reclamei... mas não citei nomes para que não se lembrassem de ir averiguar e eventualmente ainda prejudicarem as colegas.

A questão de solicitar o pagamento dos materiais através das propinas também já referi mas não me pareceu que gostassem da ideia. Mas, se é assim, vou voltar a insistir.
É bom saber disso.

Aliás, já fui a conferências e paguei tudo do meu bolso... e ando a pagar o uso MENSAL do software de web survey... que país este...

DEPOIS ADMIRAM-SE QUE AS PESSOAS VÃO PARA FORA INVESTIGAR E FIQUEM...
AQUI É ASSIM, SEMPRE FOI E CONTINUARÁ A SER A MESMA 'COISA' .
AQUILO QUE PODERIA FAZER O PAÍS EVOLUIR E CRIAR EMPREGOS DE QUALIDADE COM SALÁRIOS CONDIGNOS - A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA - FICA SEMPRE RELEGADO PARA SEGUNDO PLANO.

Felicidades para todos e que tudo vos corra excepcionalmente

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

smaravilhas@ua.pt Escreveu:A questão de solicitar o pagamento dos materiais através das propinas também já referi mas não me pareceu que gostassem da ideia. Mas, se é assim, vou voltar a insistir.
Isto em princípio terá a ver com a tua universidade, não com a FCT. A FCT paga as propinas à universidade onde te estás a doutorar. O que essa universidade faz com o dinheiro é com ela.
No meu caso, nos tempos de antigamente do escudo, pagavam salvo erro 550 contos de propina. Desses a universidade encaminhava cerca de 400 contos para o grupo de investigação onde eu estava inserido, que serviam supostamente para as despesas da minha investigação - mas podiam aplicar onde quisessem.
Portanto, se no teu caso ocorrer algo semelhante (nada obriga a que assim seja, creio eu), o teu grupo de investigação (ou a universidade?) poderá pagar essas despesas de software, material, etc a partir do dinheiro das propinas que for destinado à tua investigação.

Boa sorte para o teu trabalho e reclamações.

smaravilhas@ua.pt
recém-chegado
recém-chegado

Olá
sim, eu percebi isso.
Agora são 2.750€... isto sobe todos os anos, o valor da bolsa... é o que se sabe!
E qualquer dia ainda pagamos 23% disto...

;O)

Mais uma vez, muito grato
atent
SM

ictsantos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 03, 2012 12:29 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por ictsantos »

Olá!

A segurança social publicou em Junho de 2012 um guia com instruções sobre INSCRIÇÃO, ALTERAÇÃO E CESSAÇÃO DO SEGURO SOCIAL VOLUNTÁRIO (ver http://www2.seg-social.pt/preview_docum ... 2791&m=PDF).

Espero que tenha ajudado.
Boa sorte

Responder