SSV contactos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UTAD

SSV contactos

Post by Queentrix »

Sou bolseira de Doutoramento desde jun/2010. Aderi ao SSV e segui os passos do wiki.bolseiros, ou seja, tenho enviado os recibos carimbados por carta. Mas pelo que percebi aqui no forum a maioria usa o e-mail.
Gostava de saber que é possível enviar apenas os recibos digitalizados? Sem duplicar depois em papel. E que contacto (e-mail) usam para enviar?

Obrigada
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: SSV contactos

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Eu faço-o por e-mail, enviando os recibos digitalizados para o endereço id.bolsas@fct.mctes.pt

No assunto da mensagem deves identificar a tua bolsa, com a indicação da referência.

Boa sorte.
Tiago
Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UTAD

Post by Queentrix »

Já não espero que sejam mais rápidos do que a lentidão costume. Mas sempre poupo no selo :-)

Obrigada Tiago!
João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
University/ Institute: University

Post by João »

Queentrix wrote:Já não espero que sejam mais rápidos do que a lentidão costume. Mas sempre poupo no selo :-)

Obrigada Tiago!
Olá,

Eu também envio os recibos por mail (para o mail que o Tiago indicou) e costumo mandar os recibos correspondentes ao pagamento de 4 ou 5 meses para não enviar todos os meses cada um. Se enviares os recibos até ao dia 15 de cada mês, a FCT em príncipio paga logo no mês seguinte. É um processo muito rápido e sempre se poupa papel.

Cumprimentos,
João
PhD
schutz
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: ___

Post by schutz »

Olá a todos.

Foi-me concedida uma Bolsa de Doutoramento no concurso deste ano, a qual submeti esta semana os documentos necessários para o contrato que pedi para iniciar a 1 de Março.

Além disso tenho tido Bolsas de Investigação (ou equiparadas) e decidi inscrever-me ao SSV em Abril de 2010 do qual só paguei ainda 3 contribuições (tive medo de continuar a pagar antes de receber o reembolso das que paguei).

Notei agora na minha conta na Segurança Social Directa que tenho as contribuições dos meses de Outubro, Novembro, Dezembro 2010 e Janeiro 2011 por pagar (deviam ser de Julho, Agosto, Setembro 2010).

Algumas questões:

1. Eu inscrevi-me ao SSV para um contrato de 6 meses. Não devia ter de pagar só 6 meses de contribuições?

2. Depois desses 6 meses a minha bolsa mudou para 900€, portanto não posso pagar estas contribuições porque não dizem respeito aos 900€? Edit: Depois de rever bem o site sobre o SSV percebi que o valor é calculado sobre o escalão ao qual se está inscrito (1xIAS) e que não depende do valor da bolsa.

3. Tenho de re-inscrever para o SSV da BD da FCT/MCTES? Isto requer algum documento da FCT/MCTES?

4. Costumo pagar por homebanking e depois imprimir a confirmação da transação do pagamento à segurança social. Isto serve para pedir reembolso à FCT (por email)? O documento tem a seguinte estrutura:
De acordo com as suas instruções recebidas através dos Canais Directos efectuámos nesta data a seguinte operação:

Pagamentos da Segurança Social

Número do Pedido xxxxxxxx
Data do Pedido 2010-07-11
Estado do Pedido Tratado
Canal BESnet PC

Conta Origem xxxx xxxx xxxx
Tipo de Regime: Seguro Social Voluntário
No de Beneficiário: xxxxxxxxxxx
Ano/Mês Referência: 2010-04
Tipo de Remuneração: Mensal - Mês Completo
Montante Pago 83,84 EUR
Identificação do Pagamento xxxxxxxxxxx
No de Contribuinte: xxxxxxxxx
Em relação à 1 e 3 penso que quando se inscreve no SSV fica-se a pagar até se pedir a cessação do SSV ou até não se pagar 12 meses de contribuições mas gostaria de confirmar convosco (principalmente o ponto 3).

O ponto 2 deriva do facto de ter tido um colega que pagava mais em contribuições (supostamento também no 1º escalão) mas que também recebia mais de bolsa (ele tinha uma BD enquanto que eu recebia uma BI de 745€).

Não sei se me conseguem ajudar, vou tentar esclarecer junto da Segurança Social mas o atendimento telefónico é mesmo muito mau e não tenho disponibilidade para ir a uma loja do cidadão ficar horas na fila.

Obrigada.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

schutz wrote:...decidi inscrever-me ao SSV em Abril de 2010...
Inscreveste-te em Abril de 2010 ou foste inscrita em Abril de 2010? Ou seja, Abril de 2010 é a data que a Segurança Social considerada para início dos descontos? É que tipicamente demora algum tempo desde o pedido até à inscrição, sendo que podes pedir a inscrição desde o início da bolsa.

Relativamente às perguntas:
schutz wrote:1. Eu inscrevi-me ao SSV para um contrato de 6 meses. Não devia ter de pagar só 6 meses de contribuições?
Supostamente aderes ao SSV na qualidade de bolseira e só terias esse estatuto durante a vigência da bolsa. No entanto, perante a Segurança Social e como dizes, eles só cancelam o estatuto se o pedires ou se deixares de pagar durante 12 meses.
schutz wrote:2. Depois desses 6 meses a minha bolsa mudou para 900€, portanto não posso pagar estas contribuições porque não dizem respeito aos 900€? Edit: Depois de rever bem o site sobre o SSV percebi que o valor é calculado sobre o escalão ao qual se está inscrito (1xIAS) e que não depende do valor da bolsa.
Como referes, o valor a pagar é relativo ao IAS. Podes pagar por um escalão diferente, de acordo com umas regras da SSV, mas a FCT ou entidade financiadora só têm obrigação de reembolsar o valor do 1º escalão. Assim, a tua colega pode ter optado por pagar mais, mesmo não sendo reembolsada. Ou pode ser de uma instituição que reembolse o valor de um escalão mais próximo do valor da bolsa...
schutz wrote:3. Tenho de re-inscrever para o SSV da BD da FCT/MCTES? Isto requer algum documento da FCT/MCTES?
Se não chegaste a cancelar o SSV, então não tens de te reinscrever. No entanto, nestas condições todos os valores não pagos continuarão em dívida. Se foste sempre bolseira, a entidade financiadora deve reembolsar esse valor.
schutz wrote:4. Costumo pagar por homebanking e depois imprimir a confirmação da transação do pagamento à segurança social. Isto serve para pedir reembolso à FCT (por email)?
Pelo que percebi, usas o besnet. Eu usei o mesmo sistema no último pagamento e já recebi informação da FCT dizendo que irá reembolsar o valor pago. Assim, isso serve para pedires o reembolso.
Já agora, não recomendo a utilização dos débitos directos. Nesse sistema, é muito difícil conseguir um comprovativo que permita o reembolso do valor pago...

Bom trabalho.
Tiago
schutz
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: ___

Post by schutz »

Tiago H. Silva wrote: Inscreveste-te em Abril de 2010 ou foste inscrita em Abril de 2010? Ou seja, Abril de 2010 é a data que a Segurança Social considerada para início dos descontos? É que tipicamente demora algum tempo desde o pedido até à inscrição, sendo que podes pedir a inscrição desde o início da bolsa.
Esqueci-me desse pormenor quando descrevi a situação. Fui inscrita no SSV desde Abril de 2010.

De facto fui sempre bolseira, com contratos diferentes mas da mesma intituição, e já confirmei que em príncipio serei reembolsada (é que já fecharam as contas de 2010 mas como os pagamentos vão ser efectuados em 2011 não deverá haver problema).

Agradeço imenso a confirmação/respostas às minhas suspeitas/questões. Por mais óbvio que às vezes pareca eu fico sempre reticente com assuntos sobre a Segurança Social (já tive más experiências por não ter sido devidamente informada e nem sempre é fácil encontrar a informação no site deles).
Tiago H. Silva wrote: Pelo que percebi, usas o besnet. Eu usei o mesmo sistema no último pagamento e já recebi informação da FCT dizendo que irá reembolsar o valor pago. Assim, isso serve para pedires o reembolso.
Já agora, não recomendo a utilização dos débitos directos. Nesse sistema, é muito difícil conseguir um comprovativo que permita o reembolso do valor pago...
Exacto, uso o Besnet. Obrigada pela confirmação e pelo conselho!

Cumprimentos
Post Reply