Boa tarde,
Espero que os vossos trabalhos estejam a correr bem.
Eu estou a pedir uma ajuda na elaboração do último pedido de renovação da minha bolsa (BD para o 4º ano). O plano inicial de trabalhos de doutoramento submetido à FCT indicava 36 meses, mas tenho a necessidade de pedir mais um ano de bolsa para concluir os trabalhos.
Tenho um colega que se já passou por um processo semelhante e obteve um 4º ano de bolsa sem qualquer problema e exigência da FCT. No entanto, como já passou algum tempo, gostava que me indicassem casos recentes bem como algumas dicas para o pedido e parece do orientador a enviar para a FCT.
Agradeço, desde já, a atenção prestada.
Cumprimentos,
João Gomes
Renovação de BD (FCT) para 4º Ano - Ajuda
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: Renovação de BD (FCT) para 4º Ano - Ajuda
Olá.
Eu também pedi o 4º ano quando inicialmente só se tinham previsto 36 meses, mas também já foi há uns anos.
Acho que na altura nem entrei em grandes detalhes para justificação, mas se fizeste algo que não estava inicialmente previsto no plano, podes fazer referência a isso, dizendo que foi importante explorar essa vertente, mas que isso implicou um gasto de tempo que impossibilitou a realização de outras tarefas e por isso estás a solicitar o 4º ano. O parecer do orientador deve ser coerente com isto, até porque se houver alterações ao plano de trabalhos, isso deve acontecer com anuência do orientador.
Boa sorte.
Tiago
Eu também pedi o 4º ano quando inicialmente só se tinham previsto 36 meses, mas também já foi há uns anos.
Acho que na altura nem entrei em grandes detalhes para justificação, mas se fizeste algo que não estava inicialmente previsto no plano, podes fazer referência a isso, dizendo que foi importante explorar essa vertente, mas que isso implicou um gasto de tempo que impossibilitou a realização de outras tarefas e por isso estás a solicitar o 4º ano. O parecer do orientador deve ser coerente com isto, até porque se houver alterações ao plano de trabalhos, isso deve acontecer com anuência do orientador.
Boa sorte.
Tiago
-
- recém-chegado
Olá Tiago,
Agradeço a resposta.
Vou falar com os orientadores (são dois) e preparar a justificação para mais um ano de bolsa em relação ao inicialmente previsto.
De qualquer forma, de acordo com os artigos 6º e 14º do regulamento de 2010, penso que não haverá problema. É claro que tem de ser devidamente justificado.
“Artigo 24º
Renovação de bolsas
1. As bolsas podem ser renovadas por períodos adicionais até ao seu limite
máximo de duração.”
“Artigo 6º
Bolsas de doutoramento (BD)
2. A duração da bolsa é, em regra, anual, prorrogável até ao máximo de quatro
anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses
consecutivos.”
Cumprimentos,
João Gomes
Agradeço a resposta.
Vou falar com os orientadores (são dois) e preparar a justificação para mais um ano de bolsa em relação ao inicialmente previsto.
De qualquer forma, de acordo com os artigos 6º e 14º do regulamento de 2010, penso que não haverá problema. É claro que tem de ser devidamente justificado.
“Artigo 24º
Renovação de bolsas
1. As bolsas podem ser renovadas por períodos adicionais até ao seu limite
máximo de duração.”
“Artigo 6º
Bolsas de doutoramento (BD)
2. A duração da bolsa é, em regra, anual, prorrogável até ao máximo de quatro
anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses
consecutivos.”
Cumprimentos,
João Gomes
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: FCUL
Ainda ontem perguntei isso na Loja do Cientista, porque a minha situação é similar. É fazer uma renovação normal, fazendo uma pequena achega ao porquê de os trabalhos se estenderem (tanto na tua carta como no parecer do/s orientador/es).
J
-
- recém-chegado
Agradeço a mensagem.
Praticamente tenho os documentos prontos para enviar para a FCT. A minha carta refere a necessidade de mais um ano e aponto a justificação para os pareceres dos orientadores (actualmente não exigem um documento do bolseiro com a indicação dos trabalhos realizados). Também em anexo, envio um plano de trabalhos para o quarto e último ano.
Cumprimentos,
João Gomes
Praticamente tenho os documentos prontos para enviar para a FCT. A minha carta refere a necessidade de mais um ano e aponto a justificação para os pareceres dos orientadores (actualmente não exigem um documento do bolseiro com a indicação dos trabalhos realizados). Também em anexo, envio um plano de trabalhos para o quarto e último ano.
Cumprimentos,
João Gomes