ssv valor actualizado

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

ssv valor actualizado

Post by SUSYmodel »

...
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 1:22 pm, edited 1 time in total.
pcosta
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FCT|FCCN

Re: ssv valor actualizado

Post by pcosta »

Eu paguei o meu SSV no dia 01 de Janeiro e ainda estava no valor antigo. Vou ter de pagar o que falta do mês de Janeiro? Será que vem no valor de Fevereiro (ainda não vi o valor a pagar este mês...)?
PhD Student in Computer Science at ISCTE-IUL
renalves

Post by renalves »

SUSYmodel wrote:ola pessoal,
ia agora pagar o ssv de janeiro e o valor que aparece é 102,71 se nao me engano :P é mesmo assim? a fct reembolsa a totalidade?
Segundo o EBI, artigo 10º:
«4.Os beneficiários do Estatuto previsto na presente lei têm direito à assunção, por parte da instituição financiadora, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões referidos no artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 40/89, de 1 de Fevereiro, correndo por conta própria o acréscimo de encargos decorrente da opção por uma base de incidência superior»

Portanto nem me passa pela cabeça que a FCT possa pensar em não reembolsar!
pcosta wrote:Eu paguei o meu SSV no dia 01 de Janeiro e ainda estava no valor antigo. Vou ter de pagar o que falta do mês de Janeiro? Será que vem no valor de Fevereiro (ainda não vi o valor a pagar este mês...)?
Este valor que pagaste diz respeito ao SSV de Dezembro. As contribuições pagam-se sempre no mês seguinte a que dizem respeito, por isso em Fevereiro quando pagares a contribuição de Janeiro, já terás o valor actualizado.

Estes aumentos vêm do novo Código Contributivo e já repararam que o aumento vai ser progressivo e em 2015 chega quase a 30% do IAS! Mesmo que o IAS não aumente, como aconteceu nos ultimos anos, as contribuições vão aumentar.
Também acho que alteraram os prazos de pagamento. Tenho ideia que era até ao ultimo dia do mês seguinte a que respeita a contribuição, mas agora é até ao dia 20 do mês seguinte. Alguém confirma isto?
pcosta
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FCT|FCCN

Post by pcosta »

Fiz ainda à pouco o pagamento e o valor foi actualizado, agora espero que a FCT faça o reembolso na totalidade.

Quanto às datas limite de pagamento desconheço, mas o tempo que a FCT leva responder aos pedidos de reembolso leva, muitas das vezes, muito mais do que o mês seguinte para reavermos o dinheiro que entretanto dispensámos.
Já escrevi vários emails para eles a indicar que seria mais lógico associarem o valor do SSV a cada mensalidade para aqueles que comprovem que estão inscritos. Seria muito mais fácil para nós e bastaria haver troca de informações entre a segurança social e a FCT para identificar aqueles que entretanto desistam do SSV durante a bolsa. A resposta que me deram foi que enviasse todos os meses os pedidos de reembolso. Preferem que lhes entupam o servidor de email com pedidos todos os meses, enfim...
PhD Student in Computer Science at ISCTE-IUL
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

...
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 1:22 pm, edited 1 time in total.
Sportinguista
cientista sempre presente
University/ Institute: UBI

Post by Sportinguista »

Eu deixo sempre acumular uns 6 meses, e depois peço o reembolso de todos. Da última vez demoraram para aí um mês a responder, mas o reembolso depois caiu na conta.

Também me assustei hoje quando fui pagar o SSV, de 86 para 102€, foi um aumento bem jeitoso para eles...
Docem velle summs est eruditio
nitta
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: INESC Porto

Post by nitta »

Olá a todos,

Com a entrada em vigor do novo Código Contributivo da Segurança Social basicamente existem as seguintes alterações:

1. Requerimento: O requerimento de adesão ao seguro social voluntário deve ser acompanhado de uma _declaração_ sob compromisso de de honra, de que o requerente não se encontra abrangido por regime obrigatório de protecção social e de uma _certificação_médica_ comprovativa de que o interessado se encontra apto para o trabalho.

2. Eventualidades cobertas: A taxa contributiva corresponde à protecção nas eventualidades doença, doenças profissionais, parentalidade, invalidez, velhice e morte

3.Taxa contributiva : A taxa contributiva do Seguro Social Voluntário dos bolseiros vai aumentar gradualmente até 2015 (26 % em 2012; 27,5% em 2013; 29% em 2014; 29,6% em 2015), sendo que em 2011 será de 24,5% sobre o 1º escalão do IAS (indexante de apoios sociais) a saber: EUR102,71

4. Obrigação contributiva: O pagamento das contribuições é efectuado mensalmente até ao dia 20 do mês seguinte àquele a que diga respeito

5. Cessação da obrigação contributiva: Cessa no mês seguinte àquele em que o beneficiário o tenha requerido ou na falta de pagamento das contribuições por um período igual ou superior a um ano

Espero que tenha sido útil.
Sportinguista
University/ Institute: UBI

Post by Sportinguista »

nitta wrote:Olá a todos,

Com a entrada em vigor do novo Código Contributivo da Segurança Social basicamente existem as seguintes alterações:

1. Requerimento: O requerimento de adesão ao seguro social voluntário deve ser acompanhado de uma _declaração_ sob compromisso de de honra, de que o requerente não se encontra abrangido por regime obrigatório de protecção social e de uma _certificação_médica_ comprovativa de que o interessado se encontra apto para o trabalho.

2. Eventualidades cobertas: A taxa contributiva corresponde à protecção nas eventualidades doença, doenças profissionais, parentalidade, invalidez, velhice e morte

3.Taxa contributiva : A taxa contributiva do Seguro Social Voluntário dos bolseiros vai aumentar gradualmente até 2015 (26 % em 2012; 27,5% em 2013; 29% em 2014; 29,6% em 2015), sendo que em 2011 será de 24,5% sobre o 1º escalão do IAS (indexante de apoios sociais) a saber: EUR102,71

4. Obrigação contributiva: O pagamento das contribuições é efectuado mensalmente até ao dia 20 do mês seguinte àquele a que diga respeito

5. Cessação da obrigação contributiva: Cessa no mês seguinte àquele em que o beneficiário o tenha requerido ou na falta de pagamento das contribuições por um período igual ou superior a um ano

Espero que tenha sido útil.
Muito útil, obrigado nitta :smt006
Docem velle summs est eruditio
Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UTAD

Post by Queentrix »

tenho enviado os recibos carimbados por carta. Vocês usam o e-mail sem problema e sem ter de entregar os recibos originais em papel?! Que contacto usam?
Obrigada
Post Reply