Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
carlasofia04
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Porto

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Post by carlasofia04 »

Epa, depois de ler aqui a discussão sobre os dias úteis tenho a dizer:

PESSOAL, dia 24 e dia 31 são dias úteis, pontes a que os funcionários tenham tido direito também são dias úteis. Como dias não úteis consideramos apenas fins de semana e feriados. Como tal os resultados terão que sair até aí por volta de dia 12. Não fiz as contas mas penso que será mais ou menos assim. O que conta é o calendário oficial. E não as tolerâncias que são concedidas.
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Aveiro

Post by margarida oliveira »

carlasofia04 wrote:Epa, depois de ler aqui a discussão sobre os dias úteis tenho a dizer:

PESSOAL, dia 24 e dia 31 são dias úteis, pontes a que os funcionários tenham tido direito também são dias úteis. Como dias não úteis consideramos apenas fins de semana e feriados. Como tal os resultados terão que sair até aí por volta de dia 12. Não fiz as contas mas penso que será mais ou menos assim. O que conta é o calendário oficial. E não as tolerâncias que são concedidas.
eu não contei com as pontes. Só não contei fins de semana e feriados... O 90º dia é dia 17 de janeiro
carlasofia04
investigador em formação
investigador em formação

Post by carlasofia04 »

margarida oliveira wrote:
carlasofia04 wrote:Epa, depois de ler aqui a discussão sobre os dias úteis tenho a dizer:

eu não contei com as pontes. Só não contei fins de semana e feriados... O 90º dia é dia 17 de janeiro

não é não....é dia 12... façam as contas....só contam feriados nacionais e fins de semana, 24 e 31 sao dias uteis...
dnumb
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Edimburgo

Post by dnumb »

carlasofia04 wrote: ...

não é não....é dia 12... façam as contas....só contam feriados nacionais e fins de semana, 24 e 31 sao dias uteis...
Ó carlasofia04 já fizeram... Podes ir ver o post do p111135 na pagina 141
mikebrito
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: lfi

Post by mikebrito »

Malta mais vale mentalizarem-se para o dia mais tarde possível (15 ou 17). Já sabem que isto dos dias úteis tem muito que se lhe diga... Principalmente quando há pessoas que já assistiram aos resultados a sairem em dias não uteis. A FCT aqui tem margem de manobra...
EmEspera
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Lisboa

Post by EmEspera »

Bom dia,

Eu também estive a contar e considerando o os dias da cimeira, o dia 24 de dez e o dia 31 úteis isto da dia 14, sexta feira da próxima semana! Mas tendo a própria FCT apontado para dia 15 eu vou esperar ate esse dia! Pelo andar que isto leva não me parece que as coisas fiquem resolvidas esta semana! Pensando bem eles já andam desde novembro para homologar e ate agora nada... Eu só gostava de saber o que eles estão a espera! Sempre me acalmava um pc!
carlasofia04
investigador em formação
investigador em formação

Post by carlasofia04 »

EmEspera wrote:Bom dia,

Eu também estive a contar e considerando o os dias da cimeira, o dia 24 de dez e o dia 31 úteis isto da dia 14, sexta feira da próxima semana! Mas tendo a própria FCT apontado para dia 15 eu vou esperar ate esse dia! Pelo andar que isto leva não me parece que as coisas fiquem resolvidas esta semana! Pensando bem eles já andam desde novembro para homologar e ate agora nada... Eu só gostava de saber o que eles estão a espera! Sempre me acalmava um pc!

Sim, é dia 14 está certo. Não 17, o que significa que não pode passar da próxima semana ou já estão em incumprimento.
mikebrito
recém-chegado
recém-chegado

Post by mikebrito »

Posto aqui mensagem recebida da nossa colega Susana da ABIC:

Caro Miguel,

Obrigada pela sua mensagem.
Regressei esta noite a casa, depois de ter estado fora vários dias, primeiro em casa de família, e nos últimos dois dias em viagem de trabalho. Como desde sexta que não tinha acesso à internet não pude responder ao seu email antes, nem escrever no Fórum dos Bolseiros. A verdade é que na quinta feira passada eu estava a escrever uma mensagem para colocar no Fórum e responder às solicitações de esclarecimento de vários colegas, quando este site ficou fora de serviço por se ter ultrapassado outra vez o limite de tráfego atribuído. Nesse mesmo dia (quinta 30 Dez) avisei por email e telefonicamente o grupo web da ABIC sobre o problema no Fórum. Infelizmente, o colega da ABIC que está a gerir a parte informática do Fórum tem estado doente com gripe, e só no dia seguinte (31 Dez), ao fim da noite, conseguiu voltar a pôr o Fórum online, numa altura em que eu já não tinha acesso à internet.

Como o meu colega da ABIC Tiago Silva já explicou no Fórum dos Bolseiros, recebi a informação sobre a previsão de saída dos resultados das bolsas em conversa telefónica com um responsável da FCT no Departamento de Formação dos Recursos Humanos. Transmiti no Fórum a informação que recebi, e logo a seguir enviei por escrito para a FCT uma mensagem que incluia o texto que escrevi no Fórum. O mesmo responsável da FCT agradeceu logo a seguir a informação. Este facto confirma que o que escrevi no Fórum refletiu correctamente a nossa conversa telefónica.

Caro colega, o que lhe posso dizer é que tenho a certeza que a informação dada pela FCT foi dada em boa fé, por acreditarem ser perfeitamente possível divulgar os resultados antes do fim do ano. Infelizmente, as pessoas da FCT não podem tudo, e neste caso concreto a previsão saiu gorada por o processo depender também de entidades externas que têm que aprovar o financiamento das bolsas. Como sabe, o ano de 2010 foi muito complicado no que se refere à aprovação do orçamento de estado e dos seus pormenores...

Estou o ler o Fórum agora (mensagens dos últimos dias) e assim que for possível vou responder às questões que entretanto foram colocadas e que não tenham já sido respondidas. Amanhã vou também tentar contactar a FCT para saber o que aconteceu, e o que está acontecer, mas desconfio que, desta vez, os responsáveis não vão querer arriscar uma nova data para saída dos resultados...

Aproveito para relembrar que na ABIC todos somos voluntários, bolseiros ou à espera de bolsa. Infelizmente em muitas ocasiões não conseguimos responder imediatamente a todas as solicitações que nos são feitas.

Desejos de um Bom Ano 2011 e de sucesso na sua candidatura a bolsa.

Cumprimentos,
Susana

-----------------------------
Susana Neves
Pelo Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
RitaM
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FCUL

Post by RitaM »

Pessoal, os tempos são muito difícieis para nós e já há muito que isto se arrasta, é certo, mas há que confiar nas nossas candidaturas, nas pessoas da FCT, nas pessoas da ABIC, sei lá...
Não vai demorar muito mais, não pode.

Depois até vamos ter saudades deste "cunbíbio" do forum, ahn?? :mrgreen:
EmEspera
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Lisboa

Post by EmEspera »

E ligar para a FCT hj? Eu ligava mas não tenho telefone em casa! podia ser que eles já tem mais informações...
aclmcc
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FCSH

Post by aclmcc »

EmEspera wrote:E ligar para a FCT hj? Eu ligava mas não tenho telefone em casa! podia ser que eles já tem mais informações...

Há sempre o telemóvel... Ou a clássica "cabine" telefónica.
Rutegard
cientista sempre presente
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

RitaM wrote:Pessoal, os tempos são muito difícieis para nós e já há muito que isto se arrasta, é certo, mas há que confiar nas nossas candidaturas, nas pessoas da FCT, nas pessoas da ABIC, sei lá...
Não vai demorar muito mais, não pode.

Depois até vamos ter saudades deste "cunbíbio" do forum, ahn?? :mrgreen:

o cunbíbio é na verdade a única coisa de jeito :P
mikebrito
recém-chegado
recém-chegado

Post by mikebrito »

aclmcc wrote:
Isto há com cada um... Se tens facilidade então liga
tareca
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UnivA

Post by tareca »

mikebrito wrote:
aclmcc wrote:
Isto há com cada um... Se tens facilidade então liga

ligar de telemóvel para a FCT só se for para ficar sem saldo! :shock:
F56R
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by F56R »

Muito sinceramente já estou um bocado farto de ler sobre o prazo, tempo legal, contagem dos dias úteis e afins... Já todos chegamos a uma conclusão óbvia: está tudo mais que classificado e decidido, só falta COMUNICAR aos interessados o resultado. E para isso não deveria ser admissível considerar que "existe um prazo máximo" de não sei quantos dias/meses. Quem iniciou o programa doutoral como eu iniciei em Outubro não pode ficar até Janeiro sem saber com o que contar tipo roleta da sorte! Mas que raio de calendário é este? É profundamente injusto que sejam os mesmos que tiveram uma vida inteira de bolsas e "empregos para a vida" a "avisar" agora que temos muita sorte em não estar à frente de uma caixa do supermercado de bairro! Que temos de nos sujeitar! É preciso ter muita lata!
Não estamos a mendigar "bolsas para todos" e "empregos seguros á-prova-de-crises"! Estamos a falar de ter uma oportunidade justa!
Tudo isto está mal dimensionado! Depois de 1974, 1986, 1989, 1999, etc, tudo mudou. As propinas mudaram, apareceu "Bolonha" para o melhor e para o pior, mudou tudo menos as "cabecinhas pensadoras" de quem decide "UNIVERSIDADE" em Portugal. O que é que eles pretendem com tudo isto dos Mestrados/Doutoramentos/Pós-Doutoramentos? É gerar estatísticas e a mesma rede de interesses e capelinhas de sempre, agora com outras roupagens mais "contemporâneas" aproveitando para assobiar "os prazos máximos" mesmo quando já se percebeu que o sistema tem que mudar?
Enfim, este assunto é muito extenso e estou é farto de "ouvir" o argumento do prazo máximo e dos dias úteis para justificar o injustificável.
Já agora, no sentido de contribuir para uma discussão positiva e aberta sobre o que "andamos todos aqui a fazer", proponho a leitura deste artigo duro mas importante:

http://www.economist.com/node/17723223
ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: UC/DEQ

Post by ltrfilipe »

F56R wrote:Muito sinceramente já estou um bocado farto de ler sobre o prazo, tempo legal, contagem dos dias úteis e afins... Já todos chegamos a uma conclusão óbvia: está tudo mais que classificado e decidido, só falta COMUNICAR aos interessados o resultado. E para isso não deveria ser admissível considerar que "existe um prazo máximo" de não sei quantos dias/meses. Quem iniciou o programa doutoral como eu iniciei em Outubro não pode ficar até Janeiro sem saber com o que contar tipo roleta da sorte! Mas que raio de calendário é este? É profundamente injusto que sejam os mesmos que tiveram uma vida inteira de bolsas e "empregos para a vida" a "avisar" agora que temos muita sorte em não estar à frente de uma caixa do supermercado de bairro! Que temos de nos sujeitar! É preciso ter muita lata!
Não estamos a mendigar "bolsas para todos" e "empregos seguros á-prova-de-crises"! Estamos a falar de ter uma oportunidade justa!
Tudo isto está mal dimensionado! Depois de 1974, 1986, 1989, 1999, etc, tudo mudou. As propinas mudaram, apareceu "Bolonha" para o melhor e para o pior, mudou tudo menos as "cabecinhas pensadoras" de quem decide "UNIVERSIDADE" em Portugal. O que é que eles pretendem com tudo isto dos Mestrados/Doutoramentos/Pós-Doutoramentos? É gerar estatísticas e a mesma rede de interesses e capelinhas de sempre, agora com outras roupagens mais "contemporâneas" aproveitando para assobiar "os prazos máximos" mesmo quando já se percebeu que o sistema tem que mudar?
Enfim, este assunto é muito extenso e estou é farto de "ouvir" o argumento do prazo máximo e dos dias úteis para justificar o injustificável.
Já agora, no sentido de contribuir para uma discussão positiva e aberta sobre o que "andamos todos aqui a fazer", proponho a leitura deste artigo duro mas importante:

Estás a falar de calendário de que estás a fazer programa doutoral desde outubro e estamos em janeiro e ainda não saiu nada, mas julgo que a data dos programas doutorais também deveria ser adequada à data de divulgação de financiamento. Eu também estou a fazer programa doutoral num lado, investigação noutro lado e em área diferente
perfeitoanormal
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: INESC

Post by perfeitoanormal »

F56R wrote:Muito sinceramente já estou um bocado farto de ler sobre o prazo, tempo legal, contagem dos dias úteis e afins... Já todos chegamos a uma conclusão óbvia: está tudo mais que classificado e decidido, só falta COMUNICAR aos interessados o resultado. E para isso não deveria ser admissível considerar que "existe um prazo máximo" de não sei quantos dias/meses. Quem iniciou o programa doutoral como eu iniciei em Outubro não pode ficar até Janeiro sem saber com o que contar tipo roleta da sorte! Mas que raio de calendário é este? É profundamente injusto que sejam os mesmos que tiveram uma vida inteira de bolsas e "empregos para a vida" a "avisar" agora que temos muita sorte em não estar à frente de uma caixa do supermercado de bairro! Que temos de nos sujeitar! É preciso ter muita lata!

Muito bom o artigo embora seja um ponto de vista puramente americano, na Europa as coisas não são bem assim.
Rutegard
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

perfeitoanormal wrote:Muito bom o artigo embora seja um ponto de vista puramente americano, na Europa as coisas não são bem assim.

foi o suficiente para me arrepiar toda quando o li
anti-tachos
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: U.M.

Post by anti-tachos »

Esse artigo dá que pensar. Mas para fazer investigação é o único caminho que temos em Portugal pq na industria pouco se aposta em investigação infelizmente.
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Aveiro

Post by margarida oliveira »

Tentei ligar para FCt mas dá sempre ocupado

Alguém tem novidades?
Locked