Tb acho que isso devia ser alterado para ficar mais correcto. Eu pus a minha a 1 de Janeiro precisamente por ter lido isso - se podia começar dia 1, para quê esperar mais?Carla Pais-Vieira wrote:Não acho normal estar-se a colocar em causa todos os candidatos ,à bolsa, que colocaram o dia 1 de Janeiro como o dia de início das actividades. Então se eles próprios dizem:
"As bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no primeiro ciclo, poderão ter início em data não anterior a 1 de Outubro de 2010; as bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no segundo ciclo, poderão ter início em data não anterior a 1 de Janeiro de 2011".
Porque havíamos nós de andar a fazer contas se os 90 dias úteis são antes ou depois do dia 1 de Janeiro?...Porque havíamos nós de desconfiar da coerência das regras impostas pela própria fundação?
Para mim é uma falha, e não considero que seja uma falha dos candidatos, mas sim, da delimitação das regras por parte da FCT.
Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase
-
- cientista sempre presente
- University/ Institute: porto
Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase
-
- investigador em formação
- University/ Institute: UAM
São duas fases de concurso e não o mesmo concurso. O tempo de um é distinto do tempo do outro.carla moreira wrote:Há alguém que se está a esquecer que há bastantes pessoas que concorreram na 1ª fase, que estão em stand by desde 6 de Setembro e que iniciaram o seu plano de trabalhos em Outubro, independentemente dos resultados. Acho que efectivamente os 90 dias, para estes casos, estão mais do que ultrapassados!!
Não pensem que me agrada a espera, mas fico espantado quando reclamam por coisas sem razão!
Se não gostam das regras, e eu não gosto, há que fazer por muda-las. Reclamar só porque nos apetece parece-me um acto sem sentido. Sempre que concorremos a algo, estamos a concordar com as regras do concurso, e nós associados (por intermédio da ABIC) podemos pressionar para mudar as regras do concurso.
Muito pior vejo os atrasos no pagamento, o ser bolsa durante 4 anos e não 2 bolsa + 2 contrato, injustiças na avaliação... Agora isto??
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: UC/DEQ
tal como muitos de vocês, também eu pus o dia 1 de janeiro como data de início do plano de trabalhos, uma vez que em anos anteriores os resultados não eram publicados perto do prazo máximo de divulgação
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: Universidade de Algures
nunodsousa wrote:São duas fases de concurso e não o mesmo concurso. O tempo de um é distinto do tempo do outro.carla moreira wrote:Há alguém que se está a esquecer que há bastantes pessoas que concorreram na 1ª fase, que estão em stand by desde 6 de Setembro e que iniciaram o seu plano de trabalhos em Outubro, independentemente dos resultados. Acho que efectivamente os 90 dias, para estes casos, estão mais do que ultrapassados!!
Não pensem que me agrada a espera, mas fico espantado quando reclamam por coisas sem razão!
Se não gostam das regras, e eu não gosto, há que fazer por muda-las. Reclamar só porque nos apetece parece-me um acto sem sentido. Sempre que concorremos a algo, estamos a concordar com as regras do concurso, e nós associados (por intermédio da ABIC) podemos pressionar para mudar as regras do concurso.
Muito pior vejo os atrasos no pagamento, o ser bolsa durante 4 anos e não 2 bolsa + 2 contrato, injustiças na avaliação... Agora isto??
A minha interpretação é que é um concurso com 2 fases. E é isso que a FCT lhe chama. Tanto que existem candidatos que transitam de uma fase para outra, e não de concurso para concurso.
-
- cientista regular
- University/ Institute: Lisboa
Estou exausta de tanta indecisão, cansada por não saber exactamente o que se esta a passar, a justificação para este atraso! Eu acredito piamente que a FCT esta a fazer o seu melhor para nos mostrar bons resultados e o mais rapidamente possível... Mas e de compreender que não saber o que se esta a passar e extremamente penoso para quem espera! E como se a nossa esperança diminuísse a cada dia que passa. Eu pelo menos sinto isso!
Eu estou esperançosa que seja amanha, se assim não for meto a cabeça na agua ate dia 15! E ultra desgastante...
Eu estou esperançosa que seja amanha, se assim não for meto a cabeça na agua ate dia 15! E ultra desgastante...
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: UC/DEQ
sim, vamos acreditar que estão a tentar gerir o orçamento para atribuir o maior numero de bolsas que conseguem dar!EmEspera wrote:Estou exausta de tanta indecisão, cansada por não saber exactamente o que se esta a passar, a justificação para este atraso! Eu acredito piamente que a FCT esta a fazer o seu melhor para nos mostrar bons resultados e o mais rapidamente possível... Mas e de compreender que não saber o que se esta a passar e extremamente penoso para quem espera! E como se a nossa esperança diminuísse a cada dia que passa. Eu pelo menos sinto isso!
-
- recém-chegado
- University/ Institute: U_LX
Caros Colegas,
de referir que em 2002 houve uma situação invulgar que poderá voltar a acontecer.
Sei isto por experiência própria...
Na altura tinha concorrido a bolsa de doutoramento e a data anunciada no concurso para início dos trabalhos era dia 1 de Julho (equivalente neste caso a 1 de Janeiro).
Quando os resultados saíram fomos todos (phD e postdoc) avisados que afinal os trabalhos só podiam ter início a 1 de Setembro (3 meses depois) e que só em casos especiais é que podia ser mesmo o dia 1 de Julho.
Recorri e alertei que já estava a trabalhar sem receber desde 1 de Maio; de nada valeu, só comecei a receber bolsa de doutoramento dia 1 de Setembro. Na altura telefonei para a FCT e disseram-me que nenhum aluno de doutoramento tinha começado a receber dia 1 de Julho e que só os postdoc é que terão tido essa possibilidade.
Não faço ideia se esta situação voltou a acontecer depois de 2002.
Fica o aviso...
Bom ano
de referir que em 2002 houve uma situação invulgar que poderá voltar a acontecer.
Sei isto por experiência própria...
Na altura tinha concorrido a bolsa de doutoramento e a data anunciada no concurso para início dos trabalhos era dia 1 de Julho (equivalente neste caso a 1 de Janeiro).
Quando os resultados saíram fomos todos (phD e postdoc) avisados que afinal os trabalhos só podiam ter início a 1 de Setembro (3 meses depois) e que só em casos especiais é que podia ser mesmo o dia 1 de Julho.
Recorri e alertei que já estava a trabalhar sem receber desde 1 de Maio; de nada valeu, só comecei a receber bolsa de doutoramento dia 1 de Setembro. Na altura telefonei para a FCT e disseram-me que nenhum aluno de doutoramento tinha começado a receber dia 1 de Julho e que só os postdoc é que terão tido essa possibilidade.
Não faço ideia se esta situação voltou a acontecer depois de 2002.
Fica o aviso...
Bom ano
-
- University/ Institute: Universidade do Minho
Vá de retro, de_volta_a_pt!!!! Vá de retro!!!
Oh hai 

-
- Sócios
Olá.
O início da bolsa é definido, efectivamente, quando se assina o contrato de bolsa. Assim, nessa altura, indicarão qual é o mês de início, com a limitação de que não pode ser anterior a 1 de Janeiro de 2011 (para os candidatos com avaliação na 2ª fase). Se a data for anterior à data de assinatura do contrato, a FCT pagará com retroactivos.
Em relação às 2 fases, tem sido dito que a transição que há de alguns candidatos da primeira para a segunda fase (os da chamada zona cinzenta) existe para minimizar injustiças entre quem concorre na 1ª e quem concorre na 2ª, como por exemplo um candidato ver a sua bolsa recusada na 1ª fase e outro candidato ter a bolsa aprovada na 2ª fase, com nota inferior. Assim, penso que estes candidatos da zona cinzenta devem passar a ser considerados como candidatos da segunda fase. Eu sei que a espera é longa, mas penso que é melhor que aconteça isto do que simplesmente recusarem logo a bolsa. Ainda assim, na minha opinião, era preferível que houvesse dois concursos anuais independentes (podendo as pessoas candidatarem-se aos dois).
Boa sorte.
Tiago
O início da bolsa é definido, efectivamente, quando se assina o contrato de bolsa. Assim, nessa altura, indicarão qual é o mês de início, com a limitação de que não pode ser anterior a 1 de Janeiro de 2011 (para os candidatos com avaliação na 2ª fase). Se a data for anterior à data de assinatura do contrato, a FCT pagará com retroactivos.
Em relação às 2 fases, tem sido dito que a transição que há de alguns candidatos da primeira para a segunda fase (os da chamada zona cinzenta) existe para minimizar injustiças entre quem concorre na 1ª e quem concorre na 2ª, como por exemplo um candidato ver a sua bolsa recusada na 1ª fase e outro candidato ter a bolsa aprovada na 2ª fase, com nota inferior. Assim, penso que estes candidatos da zona cinzenta devem passar a ser considerados como candidatos da segunda fase. Eu sei que a espera é longa, mas penso que é melhor que aconteça isto do que simplesmente recusarem logo a bolsa. Ainda assim, na minha opinião, era preferível que houvesse dois concursos anuais independentes (podendo as pessoas candidatarem-se aos dois).
Boa sorte.
Tiago
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Univ. Porto
Por este andar ainda chegamos é às 3000 mensagens ;(
-
- recém-chegado
Alguém ligou ou vai ligar para lá hoje?
Antes de mais um Feliz 2011 para todos!
Obrigada Tiago (Abic) pelos esclarecimentos...No entanto dá que pensar em relação a colocar alguns candidatos em stand-by para haver equidade entre as duas fases, não vejo quais os mecanismos que a FCT tem para tentar ser mais justa. Não há acesso por parte dos candidatos a nenhum guião com uma "grelha" de avaliação da candidatura mais específica. No caso do painel onde concorro de cinco avaliadores da primeira fase passou-se para quatro na segunda fase e só dois deles são comuns às duas fases. Logo parece-me que avaliadores diferentes, com um guião de avaliação que pelo que sei é só orientativo, não contribui muito para que as avaliações nas duas fases sejam feitas do mesmo modo! Imagino ainda einda em paineis com muitos "avaliadores"...
Por isso era mesmo melhor que fossem feitas duas fases independentes uma da outra ou até só uma!
Um abraço à malta da 1ªfase que ainda está à espera.
Obrigada Tiago (Abic) pelos esclarecimentos...No entanto dá que pensar em relação a colocar alguns candidatos em stand-by para haver equidade entre as duas fases, não vejo quais os mecanismos que a FCT tem para tentar ser mais justa. Não há acesso por parte dos candidatos a nenhum guião com uma "grelha" de avaliação da candidatura mais específica. No caso do painel onde concorro de cinco avaliadores da primeira fase passou-se para quatro na segunda fase e só dois deles são comuns às duas fases. Logo parece-me que avaliadores diferentes, com um guião de avaliação que pelo que sei é só orientativo, não contribui muito para que as avaliações nas duas fases sejam feitas do mesmo modo! Imagino ainda einda em paineis com muitos "avaliadores"...
Por isso era mesmo melhor que fossem feitas duas fases independentes uma da outra ou até só uma!
Um abraço à malta da 1ªfase que ainda está à espera.
-
- cientista regular
- University/ Institute: Universidade de Edimburgo
Tenho dito... e é bom k seja depressa pk só qd lá chegarmos é k saem os resultados :Somarques wrote:Por este andar ainda chegamos é às 3000 mensagens ;(
-
- University/ Institute: Portugal
"Logo parece-me que avaliadores diferentes, com um guião de avaliação que pelo que sei é só orientativo, não contribui muito para que as avaliações nas duas fases sejam feitas do mesmo modo! Imagino ainda einda em paineis com muitos "avaliadores"..."
Ora aí está. Basicamente, os critérios são uma treta. Um aluno amiguinho é sobreavaliado sempre que possível. Um aluno não amiguinho é sempre subavaliado. Enfim.
Ora aí está. Basicamente, os critérios são uma treta. Um aluno amiguinho é sobreavaliado sempre que possível. Um aluno não amiguinho é sempre subavaliado. Enfim.
Olá,Tiago H. Silva wrote: Ainda assim, na minha opinião, era preferível que houvesse dois concursos anuais independentes (podendo as pessoas candidatarem-se aos dois).
Concordo totalmente.
No ano que concorri foi o primeiro ano em que a FCT aplicou esse método das duas fases. Sinceramente, não vejo grande vantagem em concorrer na primeira fase, já que depois os candidatos são todos misturados e quem concorre na segunda sempre fica com mais tempo para enriquecer o CV (acabar um grau ou ter mais publicação). Talvez seja bom para quem te médias muito altas e acaba por ter uma bolsa garantida à partida e assim pode começar a trabalhar de imediato. No entanto, como a linha de corte varia de área para área, isto é muito relativo. Quem tem "bolsa garantida à patida": quem tem média de 17 para cima? Quantos são? 20 ao todo? uma primeira fase para 20 pessoas?! Confesso que não vejo grande lógica (e justiça) neste método das duas fases...
DC
-
- University/ Institute: FCUP
ABIC, Susana, Tiago:
Postem pf o mail que a FCT vos mandou!! Já falaram com a FCT hoje para saber o que se passou??? Como é que garantem a minhares de pessoas que a divulgação seria em 2010???
Obrigada pelo vosso apoio,
Filipa
Postem pf o mail que a FCT vos mandou!! Já falaram com a FCT hoje para saber o que se passou??? Como é que garantem a minhares de pessoas que a divulgação seria em 2010???
Filipa
Eu enviei ontem um mail para a ABIC a pedir que contactassem novamente a FCT a fim de obter uma justificação para aquilo que se passou. Mas ainda aguardo por uma resposta.fmpgp wrote:ABIC, Susana, Tiago:
Filipa
-
- cientista regular
- University/ Institute: Lisboa
Nota-se que este fórum esta a ficar "cansado", esta muito pouco activo. Pensei que os 3000 Posts fossem chegar antes. Bem, estou a escrever para agradecer a malta que contactou a Abic a fim de sabermos o que se passa que justifique este atraso em relação aos anos anteriores! O meu muito obrigada!
-
- cientista sempre presente
- University/ Institute: Faculdade de Ciências
..and I wonder why....EmEspera wrote:Nota-se que este fórum esta a ficar "cansado", esta muito pouco activo.

Esta situação é desmoralizante... Eu já cheguei a um ponto em que estou pouco me borrifando se vá ter bolsa ou não. Quero é que o raio dos resultados saiam para poder começar a definir a minha vida! Já tive uma oferta de fora do País a que não posso dar uma resposta definitiva por causa desta situação absurda!Rutegard wrote:..and I wonder why....EmEspera wrote:Nota-se que este fórum esta a ficar "cansado", esta muito pouco activo.
Será que custa assim tanto divulgar os resultados? Então ainda não sabem as verbas que serão atribuídas este ano?
Para alguns governantes ciência pode ser um hobby mas para a grande maioria das pessoas neste forum é o ganha-pão...
Mandei um mail para a FCT a perguntar se têm alguma estimativa de quando os resultados saírão mas não obtive resposta.
Seria interessante se a ABIC voltasse a contactá-los sobre o porquê de não terem cumprido com o prazo que deram á ABIC de que os resultados seriam divulgados antes do fim de 2010.