Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
EmEspera
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Lisboa

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Post by EmEspera »

mikebrito wrote:Eu compreendo o que estão a dizer. E leio nas entrelinhas que o nosso "receio" em agir tem mais a ver com o facto de a FCT ter a nossa vida nas mãos do que com a compreensão por estarem dentro do prazo legal.
De qualquer forma vou contactar a ABIC nem que seja a pedir que eles contactem a FCT no sentido de nos esclarecerem o porquê desta brincadeira de mau gosto...

Sim também concordo! Até porque tendo sido uma correspondência entre duas instituições melhor seria se a própria ABIC entrasse novamente com contacto com a FCT. Acho que merecemos uma explicação caramba! Pelo menos para não ficarmos no desconhecido e ansiosamente começar até a falar mal da FCT, que até pode estar a fazer todo o possível e mais algum!!
edbrito
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by edbrito »

EmEspera wrote:
mikebrito wrote:Eu compreendo o que estão a dizer. E leio nas entrelinhas que o nosso "receio" em agir tem mais a ver com o facto de a FCT ter a nossa vida nas mãos do que com a compreensão por estarem dentro do prazo legal.
De qualquer forma vou contactar a ABIC nem que seja a pedir que eles contactem a FCT no sentido de nos esclarecerem o porquê desta brincadeira de mau gosto...

Sim também concordo! Até porque tendo sido uma correspondência entre duas instituições melhor seria se a própria ABIC entrasse novamente com contacto com a FCT. Acho que merecemos uma explicação caramba! Pelo menos para não ficarmos no desconhecido e ansiosamente começar até a falar mal da FCT, que até pode estar a fazer todo o possível e mais algum!!
Ou então...

Image
Oh hai Image
MIBCM
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UMCG

Post by MIBCM »

EmEspera wrote:Olá olá bom dia gente,

Esta por aqui algum pos-doc???? Alguém recebeu alguma coisa? Eu não tenho nada no meu email ou no fctsig mas ouvi dizer que há malta pos-doc que recebeu um email da FCT! Alguém sabe Alguma coisa?

Olá,

eu concorri a pos-doc na segunda fase, e não recebi email nenhum da FCT.
Vamos esperar com a maior serenidade possível....
joaopmcosta
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by joaopmcosta »

eu concorri à segunda fase e nada tb :s
spca
cientista sempre presente

Post by spca »

EmEspera Escreveu:
Olá olá bom dia gente,

Esta por aqui algum pos-doc???? Alguém recebeu alguma coisa? Eu não tenho nada no meu email ou no fctsig mas ouvi dizer que há malta pos-doc que recebeu um email da FCT! Alguém sabe Alguma coisa?
Mail da FCT relativamente a concurso de bolsas, não recebi nada.

Recebi na 4ª-feira passada um inquérito estatístico a doutorados, CDH09, que de alguma forma deve estar ligado à FCT, mas não tem nada a ver com este concurso.
spca

Post by spca »

Relativamente a manifestações de desagrado, brincadeiras de mau gosto da FCT, etc... Eu acho que é bom ter-se alguma calma e ponderação. Também estou a sofrer a angústia da espera e estou farto disto tudo, inclusivamente a minha eventual bolsa devia começar em Janeiro, mas a FCT ainda não está em incumprimento. E certamente não tem interesse nenhum em estar com "brincadeiras de mau gosto" com os futuros bolseiros, como algumas pessoas já começaram aí a dizer. Todos sabemos que este é um ano bastante complicado em termos de orçamento, e li algures que estão a procurar fontes de financiamento alternativas, pelo que é possível que também tenham sido ultrapassados por acontecimentos exteriores.
mikebrito
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: lfi

Post by mikebrito »

Não discordo. Espero que a FCT tenha realmente todos os motivos do mundo para ter garantido uma coisa e ter feito outra sem dar nenhuma justificação.
E também espero que isso signifique que estão a lutar por outras opções de financiamento, a contornar os problemas e tudo o resto. Mas não deixo de achar que foi realmente muito mal terem dito uma coisa e não só não a terem cumprido (mesmo que com o melhor dos motivos) como também não terem deixado nem que fosse uma nota de rodapé com uma explicação.
Profissionalismo não é sinónimo de pouca consideração.
E_Nygma
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Portugal

Post by E_Nygma »

Já ninguém tem um "filingue"? hehehehe

:twisted:
Rutegard
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

E_Nygma wrote:Já ninguém tem um "filingue"? hehehehe

:twisted:

acho que já esgotamos os filingues todos :P
nunodsousa
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UAM

Post by nunodsousa »

spca wrote:Relativamente a manifestações de desagrado, brincadeiras de mau gosto da FCT, etc... Eu acho que é bom ter-se alguma calma e ponderação. Também estou a sofrer a angústia da espera e estou farto disto tudo, inclusivamente a minha eventual bolsa devia começar em Janeiro, mas a FCT ainda não está em incumprimento. E certamente não tem interesse nenhum em estar com "brincadeiras de mau gosto" com os futuros bolseiros, como algumas pessoas já começaram aí a dizer. Todos sabemos que este é um ano bastante complicado em termos de orçamento, e li algures que estão a procurar fontes de financiamento alternativas, pelo que é possível que também tenham sido ultrapassados por acontecimentos exteriores.

Obviamente que tem razão. Não vejo qualquer motivo para reclamar. Parece-me claro que a data de inicio do plano de trabalhos deve ser depois da data limite do fim do concurso. Eu tive em conta isso e o inicio foi definido como 1 de Fevereiro. Se tivesse posto 30 de Outubro fazia tanto sentido como 1 de Janeiro, simplesmente estava a ignorar o risco dos resultados não saírem a tempo.
Toda gente sabe que o dinheiro não abunda, e que ciência em Portugal não é prioridade. É preferível esperar um pouco mais e haver um maior numero de bolsas que sair já e estas serem reduzidas.
É preciso ter calma... :D

Cumprimentos

PS: perdão ter mandado a msg em private, esta-me sempre a acontecer...
Lopes.raphael
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: PARIS XI

Post by Lopes.raphael »

Isso seria de rir se não fosse coisa séria... Agora é necessário definir o seu plano de trabalho a contar com os atrasos da FCT?!! Bem, desisto... ninguém leva a investigação de forma séria em Portugal...
EmEspera
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Lisboa

Post by EmEspera »

Filingue??? O meu vai para amanha! :D
nunodsousa
investigador em formação
investigador em formação

Post by nunodsousa »

Lopes.raphael wrote:Isso seria de rir se não fosse coisa séria... Agora é necessário definir o seu plano de trabalho a contar com os atrasos da FCT?!! Bem, desisto... ninguém leva a investigação de forma séria em Portugal...

Posso saber qual é o atraso da FCT?

Talvez seja interessante relembrar o artigo 21º, Divulgação dos resultados:

1. Os resultados da avaliação são divulgados, para consulta pelos candidatos, no sítio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.

Quanto ao levar a sério a ciência em Portugal, acho que ficou um esclarecimento por dar, porque não sou capaz de relacionar esse comentário com o planeamento adequado do plano doutoral. Num primeiro olhar, parece-me que o erro está em não conhecer as regras e portanto o comentário é simplesmente ridículo.
Relativamente aos concursos noutros países, em Espanha, pois onde estou a fazer doutoramento, a forma de controlar o tempo de saída dos resultados das bolsas (FPI que é o equivalente) é igual. E não me recordo de ninguém concorrer com um plano de trabalhos que comece antes da data máxima de publicação de resultados.
saragsilva
University/ Institute: porto

Post by saragsilva »

Filingues?? Eu já nem tenho forças para atirar filingues, já percebi que isto sai quando tiver que sair e mais nada, e se me dissessem que ia sair no último dia do prazo até acreditava. Não que o meu valha de muito (ok pronto não vale de nada mas adiante), forças telepáticas estão a comunicar com o meu tico e a minha aposta vai para amanhã...e se não sair amanhã....como a cabeça ao pai natal de chocolate que guardei e deixo as partes restantes para terça. E se não sair na terça, passo para os carneiros de barro.
Rutegard
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

e já agr...o que acontece a uma pessoa que tenha colocado janeiro de 2011 como data de início? certamente só vai poder começar em fevereiro ou março....a fct dps paga com retroactivos ou mais vale pedir um adiantamento da bolsa a fct?
nunodsousa
investigador em formação
investigador em formação

Post by nunodsousa »

Rutegard wrote:e já agr...o que acontece a uma pessoa que tenha colocado janeiro de 2011 como data de início? certamente só vai poder começar em fevereiro ou março....a fct dps paga com retroactivos ou mais vale pedir um adiantamento da bolsa a fct?
Eu fiz uma vez essa pergunta à FCT e disseram-me que era ajustada a data.
Quanto ao pagamento da bolsa, não sei se existe a possibilidade de adiantamento, mas que demoram a pagar isso é um facto. Dependendo do grupo onde o bolseiro vai trabalhar, pode ser possível este adiantar algum dinheiro. Nada como falar com o Boss! :D
saragsilva

Post by saragsilva »

Rutegard wrote:e já agr...o que acontece a uma pessoa que tenha colocado janeiro de 2011 como data de início? certamente só vai poder começar em fevereiro ou março....a fct dps paga com retroactivos ou mais vale pedir um adiantamento da bolsa a fct?
Ai dá para ajustar Nuno? Não sabia.
Eu compreendo o que o Nuno disse e agora realmente se fosse bruxa até teria colocado o dia 16 de Janeiro como data de início na eventualidade de ter bolsa e não 1 de Janeiro. Mas, pela experiência no ano passado de saírem a 23 Out, NUNCA NA VIDA me passou pela cabeça que seria Janeiro e ainda estaria à espera. Mas realmente faz sentido, já vi, estar atento a esses prazos. Só acho mal então dizerem "As bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no primeiro ciclo, poderão ter início em data não anterior a 1 de Outubro de 2010; as bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no segundo ciclo, poderão ter início em data não anterior a 1 de Janeiro de 2011". Claro que o pessoal quer começar a trabalhar o quanto antes e se há possibilidade de começar dia 1 quererá começar nessa data. Ao menos alterem para data não anterior ao fim dos 90 dias úteis...
Mas pronto, esperemos com calma. Pffff que grande seca isto!
edit: mesmo assim, se conseguisse bolsa, acho que iria escolher os retroactivos em vez de estar a mudar datas por umas semanas e enfrentar mais burocracias.
carla moreira
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Vigo

Post by carla moreira »

Há alguém que se está a esquecer que há bastantes pessoas que concorreram na 1ª fase, que estão em stand by desde 6 de Setembro e que iniciaram o seu plano de trabalhos em Outubro, independenetemente dos resultados. Acho que efectivamente os 90 dias, para estes casos, estão mais do que ultrapassados!!
saragsilva

Post by saragsilva »

carla moreira wrote:Há alguém que se está a esquecer que há bastantes pessoas que concorreram na 1ª fase, que estão em stand by desde 6 de Setembro e que iniciaram o seu plano de trabalhos em Outubro, independenetemente dos resultados. Acho que efectivamente os 90 dias, para estes casos, estão mais do que ultrapassados!!
Bem visto, realmente só estava a pensar na 2ª fase...nem imagino...!!! Mas eles podem dar sempre a justificação que se fez reset no momento em que ficaram pendentes...
Carla Pais-Vieira
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Aveiro/Duke U.

Post by Carla Pais-Vieira »

Não acho normal estar-se a colocar em causa todos os candidatos ,à bolsa, que colocaram o dia 1 de Janeiro como o dia de início das actividades. Então se eles próprios dizem:

"As bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no primeiro ciclo, poderão ter início em data não anterior a 1 de Outubro de 2010; as bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no segundo ciclo, poderão ter início em data não anterior a 1 de Janeiro de 2011".

Porque havíamos nós de andar a fazer contas se os 90 dias úteis são antes ou depois do dia 1 de Janeiro?...Porque havíamos nós de desconfiar da coerência das regras impostas pela própria fundação?

Para mim é uma falha, e não considero que seja uma falha dos candidatos, mas sim, da delimitação das regras por parte da FCT.
Locked