um copo de óleo?? Tipo, cheio? Isso é quê? Bomba atómica?

Amanhã experimento.
Eu também acho que não se deve ser pessimista, mas há uma diferença entre ser pessimista e ser realista... Precisamos de nos preparar para o melhor e o pior, sem perder a esperança, por mais ínfima que seja. É importante prepararmo-nos para o pior. Continuo a achar que é melhor enfrentar uma fase de cada vez, mas sempre a pensar em todas as possibilidades.
O ano passado foi muito chato para mim, sim o recurso só saiu em Maio e estive até lá numa ansiedade constante. Não foi nada agradável não conseguir depois de tanto esforço e desgaste. Continuei/continuo ligada a um centro, mas continuo a trabalhar pro bono...pelo que não posso continuar nesta situação por muito mais tempo, apesar de ter sido bom por me ter permitido continuar bastante activa e a desenvolver trabalho interessante, mas a grande custo pessoal e financeiro, pelo que se não conseguir a bolsa este ano, uma forte alternativa é mesmo ir lá para fora outra vez.
Mas por agora prefiro pensar numa coisa de cada vez e manter uma atitude positiva. Se não sair vai ser mau, mas por experiência, o mundo não acaba e é preciso pôr mãos à obra para tentar dar a volta e nunca desistir do que queremos, mesmo que tenhamos de apanhar 2 ou 3 autocarros em vez de um directo, ou dar uma volta maior.
Haja paciência, e amor à camisola!