Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Locked
saragsilva
cientista sempre presente
University/ Institute: porto

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Post by saragsilva »

É verdade, concordo que se soubéssemos que saíam amanhã estávamos na mesma ansiedade. :)
Mas em relação às irregularidades, acho que não devemos pôr a carroça à frente dos bois. Esta fase, por ser longa e cansativa, é mesmo convidativa a um certo adormecimento e até é normal que o pessoal, para descomprimir e desdramatizar a ansiedade, faça umas piadas – o fórum nesse aspecto é 5 estrelas. Depois dos resultados da segunda fase saírem, aí sim, e apenas aí, teremos oportunidades de expurgar o adormecimento e ir à luta e partir a loiça toda, e a FCT concede-nos essa oportunidade. Nesta altura não temos motivos para o fazer e até acho que para nos protegermos emocionalmente e mantermos a nossa sanidade mental intacta (ou o que resta dela - a minha já não é muita) temos de lidar com uma coisa de cada vez.
Não estou a dizer que o processo não deveria ser melhor conduzido – no ano passado fui à luta com tudo o que tinha e não me valeu de nada, houve até algumas irregularidades que considero crassas não me foram corrigidas pois são de certa maneira dependentes de interpretações, por isso até concordo que algumas coisas poderiam ser mais específicas, mas noutras admito que poderia ter “jogado” melhor, especialmente ao escolher a área de candidatura (o que é sempre difícil quando o projecto engloba várias…). Mas aceito que podia ter programado melhor essa parte (apesar de ter sido difícil aperceber-me disso na altura, no calor do momento). Mudei-a este ano, mas mesmo assim não sei se vai resultar pois tb tive de alterar o projecto para a incorporar, e essa avaliação tb é mto subjectiva.
Ou seja, não estou a dormir, mas é preciso saber gerir as energias guerreiras para quando precisarmos realmente delas as podermos usar em toda a sua plenitude. E acima de tudo, não podemos encarar a não concessão da bolsa como o fim do mundo, por mais que o pareça na altura. You win some, you lose some foi o que aprendi. É preciso procurar alternativas e acima de tudo, nunca desistir!!!
Por isso, até amanhã :smt006
RitaM
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FCUL

Post by RitaM »

Olá a todos.. já sentia falta do forum! ;)

E num dia de greve não se espera que haja grandes novidades.
Tenho um feeling que a minha falta de feeling indica que os resultados saem amanhã!!!

And so it begins..
jgaspar
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: FLUL

Post by jgaspar »

Olá a todos

Tenho acompanhado a discussão no fórum, embora seja a primeira vez que escrevo. Aguardo como todos os resultados. Já tenho uma certa experiência nesta coisas, já tive BM, BGCT e BD, mas nem por isso a ansiedade é menor. O tempo passa, a família aumenta e as responsabilidades também. Sinto que tenho muito em jogo nesta bolsa e o que mais me custa é que enquanto não saírem os resultados estou de mãos atadas, sem saber o que vai ser a minha vida a partir de Janeiro. Para mim, está em jogo a minha continuação na investigação, porque senão conseguir a bolsa vou ter de arranjar emprego a fazer sabe-se lá o quê, visto que na minha área não há mercado de trabalho.
Não me sinto desanimada. Só ansiosa para saber se vou poder continuar a fazer o que gosto ou se começo a ver anúncios de emprego e a preparar currículos, onde vou ter de cortar metade das minhas qualificações, porque ninguém quer um quase doutor com uma série de artigos publicados, mas nenhuma experiência de trabalho prático!
Quanto ao funcionamento da FCT que tanto se tem discutido, só posso dizer que nos meus muitos anos de trabalho com eles, não tenho razão de queixa. Pagam a tempo e horas, dão-nos total liberdade de trabalho e depois de se conseguir "entrar" no sistema acho que as coisas funcionam bem. Eu, por exemplo, gozei de duas licenças de maternidade durante a BD e não tive qualquer problema. Tenho tantas amigas a recibos verdes que não têm qualquer apoio nestes momentos ou são até despedidas!

Estamos todos no mesmo barco, não é? A espera é necessária, mas é uma chatice!
Boa sorte a todos.
saragsilva
University/ Institute: porto

Post by saragsilva »

Olha, já funciona :P
Tb me parece que não é hj com greves etc. e tb não ando com nenhum feeling para estes dias.
ps - jgaspar: força!
paciencia
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FCT

Post by paciencia »

Ah pois, esta espera desesperante não faz nada bem a ninguém. Tenho acompanhado este forum e devo dizer que desde o início de Novembro já contactei o ministério e a FCT. Segunda falei com uma pessoa da FCT, durante algum tempo, que me indicou que de facto os resultados encontram-se no ministério para homologação e não em tratamento de dados (voltamos às contradições), que a saída dos resultados poderá ser feita até 90 dias úteis, mas que a FCT normalmente não os utiliza na totalidade e portanto é expectável que saem já em Dezembro, que têm tido imensos problemas com as Audiências Prévias, uma vez que quase todas os candidatos decidiram reclamar. Bem em 2009 os resultados sairam em meados de Agosto, em Outubro...vejam lá que até houve uma segunda chamada para projectos em todos os domínios. Só em BD e BDP foram gastos mais de 140 000 000 euros (um recorde!!!!!!) .... imaginem lá o que aconteceu em 2009?

Haja paciência
paulasbrito
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: ISEL

Post by paulasbrito »

Pois é, eu sou das que meteu audiência prévia... estava cheio de gralhas o meu relatório de avaliação. Alguém tem ideia se os resultados das AP saem antes ou depois dos resultados da 2ª fase?

boa sorte a todos! está para breve!!
Rutegard
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

tive saudades tuas forum1!!
jrestolho
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: IST

Post by jrestolho »

Olá a todos!

Já que se tem falado tanto em feelings, o meu feeling é que os resultados só sairão após a aprovação final do OE! Ontem começou a votação do orçamento por especialidades e na sexta será votado na generalidade. Creio que apenas após isso, o Ministério decidirá quantas bolsas irá dar. Até lá resta-nos a ansiedade...
paciencia
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by paciencia »

Bom dia,

Os resultados da Audiência Prévia deviam sair antes dos resultados da 2ª fase, no entanto pelo que aconteceu nos anos anteriores e de acordo com a situação de que quase todos reclamaram (vai se lá saber porquê) os resultados deverão sair depois dos da 2ª fase.

OBrigado
paciencia
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by paciencia »

Também parece que seja mais isso. No entanto saiu a notícia de que a investigação não vai sofrer cortes. Mas como já disseram aqui no forúm eu sei lá ....

é só humidade:)

jrestolho wrote:Olá a todos!

Já que se tem falado tanto em feelings, o meu feeling é que os resultados só sairão após a aprovação final do OE! Ontem começou a votação do orçamento por especialidades e na sexta será votado na generalidade. Creio que apenas após isso, o Ministério decidirá quantas bolsas irá dar. Até lá resta-nos a ansiedade...
Rutegard

Post by Rutegard »

eu acho que o mais importante que temos a reter neste momento é:

"eu sei lá"
paciencia
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by paciencia »

Penso que a troca de desabafos e angústias é uma boa terapia.

Mas o que mais me deixa ansioso e triste é que realmente existem colegas que já sabem os resultados. A verdade é que vai sempre existir fuga de informação. Sortudos dos que já sabem do resultado... É injusto é!!!
Rutegard

Post by Rutegard »

paciencia wrote:Penso que a troca de desabafos e angústias é uma boa terapia.

Mas o que mais me deixa ansioso e triste é que realmente existem colegas que já sabem os resultados. A verdade é que vai sempre existir fuga de informação. Sortudos dos que já sabem do resultado... É injusto é!!!

nesse sentido, e se a nossa nota ja está dada, porque é que a FCT não diz qual foi a nossa classificação?

ia gerar mais confusão certo?

mas por ex se eu soubesse que tinha tido 4.5, sabia que tinha bolsa de certeza, se soubese que tinha tido 4, sabia que não ia ter de certeza e podia avançar com a minha vida certo?
paulasbrito
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: ISEL

Post by paulasbrito »

Para mim, o pior já começa a ser não conseguir resolver nada da minha vida enquanto não souber o resultado. Está tudo pendente e o "estou à espera dos resultados" já começa a não pegar noutras situações onde tenho de dar resposta...
Já estou por tudo! quero é saber!! para andar para a frente (ou para trás). eu quero é andar para algum lado!
uffa!
que nervos!
ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: UC/DEQ

Post by ltrfilipe »

paciencia wrote:Penso que a troca de desabafos e angústias é uma boa terapia.

Como é que algumas pessoas têm acesso aos resultados?
paciencia
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by paciencia »

Na minha opinião, como a lista de candidatos por área já se encontra ordenada, e tendo por base as linhas de corte da 1ª fase, quem se encontrar confortavelmente acima...tem bolsa. Quero acreditar que nas situações em que as pessoas se encontrem abaixo da linha de corte, mesmo que saibam o resultado, estarão como nós ... à espera que definam, de uma vez por todas, a linha de corte definitiva.

É desesperante saber que a avaliação já foi ...que a lista já está feita ... e esperamos esperamos esperamos....a vida está suspensa.

Eu já estou como a Paula...gostava de saber se sim ou sopas. Fechar esta novela que já dura desde junho. Daqui a pouco já se equipara à do Anjo Selvagem lol.
AMMT
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Uinversidade do Porto

Post by AMMT »

Boas!

Dava realmente jeito conhecermos as nossas notas. Alguém conhece um espião dentro da FCT que dê um jeito ao pessoal? :roll:
carlos13
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: xxX

Post by carlos13 »

Olá pessoal!!! Também estava com saudades do fórum!!!
Bem o meu feeling é mesmo para Dezembro :( mas espero estar enganado.
Um espião na FCT dava mesmo jeito vamos procurar por um?
:twisted: .
ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: UC/DEQ

Post by ltrfilipe »

Acho que depois do OE, lá para Dezembro, é uma boa data para divulgação dos resultados! Está quase! Não vamos desesperar pois não adianta nada
Rutegard

Post by Rutegard »

nos outros anos foi comum sairem em dez?
Locked