Mas em relação às irregularidades, acho que não devemos pôr a carroça à frente dos bois. Esta fase, por ser longa e cansativa, é mesmo convidativa a um certo adormecimento e até é normal que o pessoal, para descomprimir e desdramatizar a ansiedade, faça umas piadas – o fórum nesse aspecto é 5 estrelas. Depois dos resultados da segunda fase saírem, aí sim, e apenas aí, teremos oportunidades de expurgar o adormecimento e ir à luta e partir a loiça toda, e a FCT concede-nos essa oportunidade. Nesta altura não temos motivos para o fazer e até acho que para nos protegermos emocionalmente e mantermos a nossa sanidade mental intacta (ou o que resta dela - a minha já não é muita) temos de lidar com uma coisa de cada vez.
Não estou a dizer que o processo não deveria ser melhor conduzido – no ano passado fui à luta com tudo o que tinha e não me valeu de nada, houve até algumas irregularidades que considero crassas não me foram corrigidas pois são de certa maneira dependentes de interpretações, por isso até concordo que algumas coisas poderiam ser mais específicas, mas noutras admito que poderia ter “jogado” melhor, especialmente ao escolher a área de candidatura (o que é sempre difícil quando o projecto engloba várias…). Mas aceito que podia ter programado melhor essa parte (apesar de ter sido difícil aperceber-me disso na altura, no calor do momento). Mudei-a este ano, mas mesmo assim não sei se vai resultar pois tb tive de alterar o projecto para a incorporar, e essa avaliação tb é mto subjectiva.
Ou seja, não estou a dormir, mas é preciso saber gerir as energias guerreiras para quando precisarmos realmente delas as podermos usar em toda a sua plenitude. E acima de tudo, não podemos encarar a não concessão da bolsa como o fim do mundo, por mais que o pareça na altura. You win some, you lose some foi o que aprendi. É preciso procurar alternativas e acima de tudo, nunca desistir!!!
Por isso, até amanhã