Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Locked
ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: UC/DEQ

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Post by ltrfilipe »

jrestolho wrote:Olá a todos.

Tal como vocês eu também me encontro a concurso para a atribuição de BD.

De facto o ano passado (que eu tbm concorri) os resultados saíram bem mais cedo (23 de Outubro). No entanto, a FCT ainda não excedeu o tempo regulamentar. Se analisarem o regulamento podem verificar que os resultado podem sair até um prazo máximo de 90 dia ÚTEIS, o que dá qql coisa como fina de Novembro...

Por isso resta-nos esperar.

Os 90 dias uteis dá qualquer coisa como meados de Janeiro e não como finais de Novembro :)
paulasbrito
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: ISEL

Post by paulasbrito »

spca wrote:
paulasbrito wrote:e mais! deram-me uma nota de 2 como merito de candidato quando tenho mais artigos que alguns que foram aceites, artigos esses em jornais de elevado factor de impacto! tenho uma patente internacionalmente reconhecida e até vendida a uma farmacêutica multinacional!
Estas coisas das avaliações têm sempre muito que se lhe diga. Agora, para teres uma nota tão baixa, não será possível que tenham considerado que não tenhas currículo na área a que concorreste?

No meu caso, concorri 1 ano numa área diferente da minha e tive 3,5 no candidato por falta de currículo nessa área (e reconheço-lhes razão na argumentação, foi uma má aposta). No ano seguinte, na minha área, tive 5.

Pode também haver outros factores que também pesem no mérito do candidato, ex. restante currículo, experiência profissional, média de curso (que não sendo tão determinante como nas BD, também pode contar), ...
a área a que concorri é a mesma do projecto financiado pela FCT e que obteve nota de excelente, por isso não deve ser por aí. a minha média de curso é de 14 mas penso que para BPD não é tão relevante como para as BD. O que eles utilizam como argumento é o baixo numero de publicações! apesar de serem em jornais importantes e de elevado facto de impacto. nem contam sequer com a patente! tenho apresentações orais e plenários feitos em congressos internacionais (um na china por exemplo!) mas parece que nada disso é tido em conta... E experiência profissional já tenho alguma se bem que em áreas diferentes.
Eu acho que a minha nota é muito baixa para os parâmetros de avalição deles.
não entendo estes critérios mas não vou baixar os braços e além do pré-recurso que já meti tenciono recorrer de novo se continuar a ser indeferido o meu pedido.
Andei a pesquisar os nomes dos candidatos admitidos e alguns deles não têm um cv nem publicações tão importantes como as minhas... o que eles têm é o facto de serem já bolseiros de BD e agora prosseguirem para BPD, e claro favorecidos na aprovação. Isto é um bocado tipo "só para clientes habituais". e fica sempre a pergunta: "como é que me torno cliente habitual se não me deixam entrar??"
É que todos (mas todos) os candidatos admitidos já têm bolsas da FCT e/ou fazem parte de alguma universidade como investigadores...
Eu, que venho do estrangeiro onde com muito sacrificio (tenho um filho bebé) fiz o doutoramento brilhantemente e quero trabalhar em Portugal, fecham-me as portas! não acho justo ...
carla moreira
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Vigo

Post by carla moreira »

Olá paulasbrito e todos os bolseiros/futuros bolseiros.

Eu entendo as tuas lamentações, mais ainda se, de facto, houve injustiça na tua avaliação. No entanto, não concordo com alguma coisas que dizes, nomeadamente, "dão bolsa aos da casa", pois eu nunca estive em Portugal e fui avaliada sem ninguém conhecer ninguém da minha universidade. Acabei o doutoramento e neste momento aguardo ansiosamente pelos resultados da 2ª fase para BPD. Fiquei na zona cinzenta com 4.76!!!!

Desejo a maior sorte a todos e mal saibam de algo comuniquem!!
AMAD
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Porto

Post by AMAD »

como te compreendo, isto de ficar na zona cinzenta é frustante. fui a primeira a ficar acizentada tb para uma BPD. dizem que é bom ser dos primeiros a ficar pendentes, mas não sei não... não tenho lá muita esperança!

vamos ver.
ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: UC/DEQ

Post by ltrfilipe »

AMAD wrote:como te compreendo, isto de ficar na zona cinzenta é frustante. fui a primeira a ficar acizentada tb para uma BPD. dizem que é bom ser dos primeiros a ficar pendentes, mas não sei não... não tenho lá muita esperança!

vamos ver.
Eu´cheguei a concorrer a BM, e fiquei em 2º lugar... e não me foi atribuída bolsa por atribuírem apenas uma única bolsa na área de ciencias de saúde. É uma das situações em que ficar em 2º lugar também não quer dizer que se tenha bolsa :)
dnumb
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Edimburgo

Post by dnumb »

ltrfilipe wrote:
jrestolho wrote:Olá a todos.

Tal como vocês eu também me encontro a concurso para a atribuição de BD.

De facto o ano passado (que eu tbm concorri) os resultados saíram bem mais cedo (23 de Outubro). No entanto, a FCT ainda não excedeu o tempo regulamentar. Se analisarem o regulamento podem verificar que os resultado podem sair até um prazo máximo de 90 dia ÚTEIS, o que dá qql coisa como fina de Novembro...

Por isso resta-nos esperar.

Os 90 dias uteis dá qualquer coisa como meados de Janeiro e não como finais de Novembro :)
Exacto até amanhã e tirando os 2 feriados de que me lembrei (5 Out e 1 Nov) dão-me 57 dias úteis, consequentemente o final do ano contabiliza 80 dias úteis (tendo tirado apenas o 1 e 8 de Dez já que não sei se os dias de greve e tolerâncias de ponto entram... :? ).

Quanto ao desespero... já sabíamos à partida que a resposta demoraria até 90 dias úteis, e como esse tempo ainda não foi ultrapassado não o percebo. Querem datas e eles deram, agora é aguardarmos com CALMA!! :smt002
paulasbrito
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by paulasbrito »

carla moreira wrote:Olá paulasbrito e todos os bolseiros/futuros bolseiros.

Eu entendo as tuas lamentações, mais ainda se, de facto, houve injustiça na tua avaliação. No entanto, não concordo com alguma coisas que dizes, nomeadamente, "dão bolsa aos da casa", pois eu nunca estive em Portugal e fui avaliada sem ninguém conhecer ninguém da minha universidade. Acabei o doutoramento e neste momento aguardo ansiosamente pelos resultados da 2ª fase para BPD. Fiquei na zona cinzenta com 4.76!!!!

Desejo a maior sorte a todos e mal saibam de algo comuniquem!!
fizeste o mesmo que eu, doutoramento no estrangeiro e tentaiva de BPD em portugal. Olha, eu não sei se estou a ser injusta mas o que sei é isto:
Estive a investigar os candidatos admitidos na minha área na primeira fase e o painel de avalição da mesma área e os resultados são estes:
1) todos os admitidos têm bolsa da FCT
2) todos os admitidos já estão integrados na univ a que se candidatam
3)todos os admitidos são de universidades onde, um ou mais avaliadores, fazem parte
4) todos os avaliadores são de universidades onde todos os admitidos também são

5) clarificando: imaginem 6 avaliadores: 3 da universidade A, 2 da Universidade B e 1 da Universidade C. agora os candidatos admitidos: 3 da universidade ç 2 da Universidade B e 2 da Universidade A. Alguns admitidos (apenas 2) são de outras universidades e os restantes são candidatos estrangeiros (de paises terceiros) onde, penso eu, a FCT tem uma espécie de quota de bolsas a atribuir...

Não sei se estou a ser paranóica ou não mas vejo aqui uma tendência.
E, continuando a ser paranóica, espero que a FCT não venha aqui ler estes foruns porque daqui nada sou acusada de perjúrio...

experimentem fazer uma pesquisa nos nomes dos avaliadores e das univs a que estão afectos e depois pesquisem as univ dos candidatos admitidos e tirem as vossas conclusões, talvez esteja errada, não sei... mas experimentem!

Aliás, quem me dera estar errada!
asaraiva
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: MPIKG

Post by asaraiva »

Olá Paula,
Todos estamos no mesmo barco, acredita. Eu sei que a avaliacao n e, muitas vezes, feita de forma justa, no nosso entender. Neste momento sou post doc na Alemanha (Max Planck) onde fiz a maior parte do trabalho do meu PhD (com bolsa da FCT). Concorri a BPD pois quero regressar a Portugal. Depois de muita pesquisa, desde q estou ha anos fora do sistema de Portugal, la encontrei um lab que faz o que estou interessada. Escrevi o projecto, que me parece bom (este processo todo demorou 3 meses). Mas fui logo alertada para o facto de muito provavelmente ir ser penalizada no merito do candidato pelo facto de trabalhar na area de biofisica/bioquimica e concorrer em ciencias da saude. portanto, ando numa pilha de nervos, obviamente que nem me deixam trabalhar direito! Tenho 5 artigos publicados (4 primeira autora, 1 segunda) e outros 2 submetidos (mas q nao conta p avaliacao), incluindo 2 covers. Varias participacoes em conferencias internacionais, etc... Marquei um voo so de ida p Portugal p o Natal, disse aqui no inst que me ia embora no final do ano. Nao concorri a mais nada, apesar de ter conhecimentos pela Europa e nao so, pois quero mesmo voltar, e em Portugal so mesmo FCT. Se nao conseguir, tentarei algo mais pertinho, pelo menos... Estou bloqueada, pois obviamente nao posso assumir compromissos relativamente a nada (casa, outras possibilidades, etc) Percebo o vosso stress, aqui todos me dizem claro que consegues, mas por incrivel q pareca e mais dificil ter uma BPD da FCT que arranjar uma posicao noutro Pais... E triste, mas e o Pais que temos! Valha o Sol! (que so quem vive no norte da valor :-) ).
Boa sorte a todos!!!
paulasbrito
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by paulasbrito »

Eu só estou a achar que há uma tendência entre as universidades afectas aos avaliadores e as universidades dos candidatos e sugiro que façam também uma pesquisa nos vossos casos. Porque a verificar-se de facto esta tendência é de uma injustiça gritante e devemos protestar legalmente etc...

boa sorte para ti asaraiva!! bem sei o que é saudades de Portugal e do sol e da comida etc... estive em inglaterra e o clima é horrendo!
asaraiva
recém-chegado
recém-chegado

Post by asaraiva »

Bem, qt a isso n sei se viste a classificacao dos laboratorios e centros (ha um link)

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ao2010.pdf

O que acho injusto pois quem esteja em inicio de carreira, ou num centro novo dificilmente arranja bolsas p alunos ou post docs... De certa forma parece-me natural essa relacao pois a FCT por certo chamara pessoas dos laboratorios bem avaliados (dentro dos seus criterios) para fazerem parte dos paineis de avaliacao...
Bem, continua o sofrimento... Ha que tentar ter calma e aguardar!
DianaFernandes
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: XXX

Post by DianaFernandes »

Boa tarde a todos,

Bem eu quanto mais coisas leio aqui pior fico :? COmo é possivel alguém com uma classificação de 4.76 não ter bolsa!!!!!!!!!!!!!!! É inacreditável!!!!
Cada vez tenho menos esperanças :cry:
Vi aí que falavam das comunicações orais em conferências...isso não conta para nada, ne os artigos submetidos. Segundo uma professora me disse nem sequer o factor de impacto das revistas. Por exemplo uma pessoa tem 4 artigos em revistas com FI 3.5 e outra tem 5 mas com FI 2.0, esta última tem melhor cotação. Conta o nº...enfim sem comentários!!!
Boa sorte a todos :wink: e espero que quem está fora consiga voltar
Ines_C
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UC/CNC

Post by Ines_C »

Isso depende da área em que te candidataste. Cada painel de avaliação tem as suas próprias regras. Alguns só olham para a quantidade de papers, mas outros olham para o factor de impacto (o que na minha opinião é muito mais correcto).

Infelizmente, comunicações orais não contam mesmo para nada :(
saragsilva
cientista sempre presente
University/ Institute: porto

Post by saragsilva »

Hello
Estive fora estes dois dias e já vi que o fórum andou ao rubro!!! Bem, eu até confesso que foi bom passar dois dias atarefada sem tempo para pensar na FCT e na porca miséria...mas agora que regressei, lá venho eu picar o ponto :-) e treinar o dedo para o refresh. Novidades não tenho nenhumas, a não ser que uma colega recebeu hj a notícia que um projecto dela tinha sido aceite. Quererá isso dizer que como os resultados dos projectos (ou de alguns, não se se foram todos) já sairam, os nossos se lhes vão seguir? Mas não deve ter nada a ver...seja como for aqui fica a minha contribuição para encher a página :-)
Boa sorte!!!
saragsilva

Post by saragsilva »

Damn, sorry gente percebi mal. O projecto que lhe aprovaram não tem nada a ver com a FCT.... my bad. Desculpem lá a síncope.
Rutegard
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

saragsilva wrote:Damn, sorry gente percebi mal. O projecto que lhe aprovaram não tem nada a ver com a FCT.... my bad. Desculpem lá a síncope.

mas sairam sairam!!
asaraiva
recém-chegado
recém-chegado

Post by asaraiva »

Sairam? Os resultados? Onde?!! Aiiii......
saragsilva

Post by saragsilva »

Não, não, foram só os projectos de investigação pelos vistos.
O que já é bom, menos uma coisa a atrapalhar lá a FCT...se é que tem ligação. Desculpa a confusão!!! Relax....nós temos de continuar à espera....
maluca
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: universidade do minho

Post by maluca »

oi,
eu ainda nao recebi nada .....
saragsilva

Post by saragsilva »

os projectos de investigaçao não são as nossas bolsas de dout e pos dout!! Não tem nada a ver. Calma pessoal!
maluca
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: universidade do minho

Post by maluca »

pois sim ....já percebi....

toca a esperar....
Locked