carla moreira wrote:Olá paulasbrito e todos os bolseiros/futuros bolseiros.
Eu entendo as tuas lamentações, mais ainda se, de facto, houve injustiça na tua avaliação. No entanto, não concordo com alguma coisas que dizes, nomeadamente, "dão bolsa aos da casa", pois eu nunca estive em Portugal e fui avaliada sem ninguém conhecer ninguém da minha universidade. Acabei o doutoramento e neste momento aguardo ansiosamente pelos resultados da 2ª fase para BPD. Fiquei na zona cinzenta com 4.76!!!!
Desejo a maior sorte a todos e mal saibam de algo comuniquem!!
fizeste o mesmo que eu, doutoramento no estrangeiro e tentaiva de BPD em portugal. Olha, eu não sei se estou a ser injusta mas o que sei é isto:
Estive a investigar os candidatos admitidos na minha área na primeira fase e o painel de avalição da mesma área e os resultados são estes:
1) todos os admitidos têm bolsa da FCT
2) todos os admitidos já estão integrados na univ a que se candidatam
3)todos os admitidos são de universidades onde, um ou mais avaliadores, fazem parte
4) todos os avaliadores são de universidades onde todos os admitidos também são
5) clarificando: imaginem 6 avaliadores: 3 da universidade A, 2 da Universidade B e 1 da Universidade C. agora os candidatos admitidos: 3 da universidade ç 2 da Universidade B e 2 da Universidade A. Alguns admitidos (apenas 2) são de outras universidades e os restantes são candidatos estrangeiros (de paises terceiros) onde, penso eu, a FCT tem uma espécie de quota de bolsas a atribuir...
Não sei se estou a ser paranóica ou não mas vejo aqui uma tendência.
E, continuando a ser paranóica, espero que a FCT não venha aqui ler estes foruns porque daqui nada sou acusada de perjúrio...
experimentem fazer uma pesquisa nos nomes dos avaliadores e das univs a que estão afectos e depois pesquisem as univ dos candidatos admitidos e tirem as vossas conclusões, talvez esteja errada, não sei... mas experimentem!
Aliás, quem me dera estar errada!