Dúvidas no preenchimento da candidatura

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
laucavalcante
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FCUP

Dúvidas no preenchimento da candidatura

Post by laucavalcante »

Bom dia,

Peço desculpa por estar a colocar estas questoes aqui, mas estar a trabalhar e a telefoner para a FCT ao mesmo tempo, tendo em vista que nao atendem, é quase impossível!

Assim, agradeço imenso se alguém souber responder a estas 4 questoes:

- Graus Académicos:
(1) neste ponto tinha um certificado para a conclusao do curso e outro com a discriminaçao de disciplinas e notas. Posso juntar tudo num único ficheiro .pdf e enviar?
(2) Pede para anexar o Suplemento ao Diploma e eu nao o tenho. Nao faz mal nao o anexar?

- Instituiçao de Acolhimento/Instituiçao que confere o grau:
(3) Pergunta o Departamento da Instituiçao e respectiva morada. Como fazer quando as Faculdades Responsaveis sao varias? Acham razoável colocar o Departamento no qual o Director do Programa Doutoral lecciona?

- Programa de Trabalhos:
(4) Estou a candidatar-me sem um Programa de Trabalhos definido visto que só vai ser definido posteriormente. Já anexei o Regulamento do Programa Doutoral no campo "Anexos". Neste caso, o que devo colocar ou escrever nos seguintes campos: Sumário, Estado da Arte, Objectivos, Descriçao Detalhada e Referencias Bibliográficas?

Muito obrigada!

Abraço,
Laura Cavalcante
PSilva
recém-chegado
recém-chegado

Re: Dúvidas no preenchimento da candidatura

Post by PSilva »

laucavalcante wrote: (2) Pede para anexar o Suplemento ao Diploma e eu nao o tenho. Nao faz mal nao o anexar?
Boa noite a todos,

Tenho o mesmo problema; de facto a FCUP ainda não passa o suplemento ao diploma.
Alguém sabe como contornar este problema ou se o suplemento não é estritamente necessário à candidatura, já que, no meu caso, se trata de uma licenciatura de uma instituição portuguesa?

Laura, poderias dizer-me como resolveste o teu caso pf?

Abraço,
Pedro
ritabone
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UMINHO

Post by ritabone »

Não te dão o suplemento ao diploma? Este é um elemento de homogeneização entre os vários cursos de licenciatura, dentro da mesma área e pode ser importante para o avaliador apreciar, nomeadamente, tem informação sobre a percentagem de alunos em cada nível de classificação, num mm ano, numa dada universidade.

quanto ao programa de trabalhos, tb tinha a mesma dúvida: tendo programa doutoral ele só seria definido posteriormente. consegui ligar para a FCT. de lá garantiram ser imperioso um programa de trabalhos, mesmo com programa doutoral!
se quiseres confirmar por telefone, a melhor hora é entre as 13.30 e as 14.30 (pelo menos a julgar pela minha experiencia). Como não parece existir informação escrita sobre essa questão, talvez te digam outra coisa... Mas pelo que percebo, os avaliadores dão particular atenção ao programa de trabalhos. Pelo que me disseram, aqueles 2,5 pt que aumentam em função do cv são influenciados pela qualidade do projecto.
Boa sorte
Rita
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

ritabone wrote:Mas pelo que percebo, os avaliadores dão particular atenção ao programa de trabalhos. Pelo que me disseram, aqueles 2,5 pt que aumentam em função do cv são influenciados pela qualidade do projecto.
Não sei qual a tua fonte, mas é contrária ao Guião 2009 (link). Estás a misturar dois elementos diferentes (mérito do candidato e plano de trabalhos) e ainda por cima a valorizar um CV com um plano de trabalhos provisório e futuro :roll:...

A posição oficial da FCT é, por omissão, que se não apresentares um plano de trabalhos na candidatura, levas 0 (i.e., podes alcançar um máximo de 35/50 = 3,5/5 pontos) . Neste fórum há posts sobre o assunto que apresentam interpretações diferentes, mas valem o que valem.
laucavalcante
recém-chegado
recém-chegado

Post by laucavalcante »

Olá Pedro,

Quanto ao problema do Suplemento ao Diploma, em sua vez eu anexei uma carta feita e assinada por mim onde explicava exactamente o que me disseram na secretaria da FCUP quando os questionei quanto a isso. Que apenas iriam começar a fazer no próximo ano lectivo e apenas para licenciaturas de Bolonha, sendo que para a minha nunca iriram fazer por ser pré-Bolonha.

Se tiveres mais algum problema quanto ao programa de trabalhos diz pois da maneira como preenchi foi-me concedida a bolsa. Na verdade, para um Programa Doutoral, o Plano de Trabalhos a apresentar é o Regulamento do Programa Doutoral que convém pedires ao Director do Programa e apresentares. Eu apresentei o Regulamento que foi aceite pelo Estado e a consequente Deliberação.

Laura
PSilva
recém-chegado
recém-chegado

Post by PSilva »

laucavalcante wrote:Olá Pedro,

Quanto ao problema do Suplemento ao Diploma, em sua vez eu anexei uma carta feita e assinada por mim onde explicava exactamente o que me disseram na secretaria da FCUP quando os questionei quanto a isso. Que apenas iriam começar a fazer no próximo ano lectivo e apenas para licenciaturas de Bolonha, sendo que para a minha nunca iriram fazer por ser pré-Bolonha.

Se tiveres mais algum problema quanto ao programa de trabalhos diz pois da maneira como preenchi foi-me concedida a bolsa. Na verdade, para um Programa Doutoral, o Plano de Trabalhos a apresentar é o Regulamento do Programa Doutoral que convém pedires ao Director do Programa e apresentares. Eu apresentei o Regulamento que foi aceite pelo Estado e a consequente Deliberação.

Laura
Olá,

Realmente essa solução de uma declaração assinada por mim a explicar o que se passa parece-me a melhor solução. Provavelmente é o que irei fazer.

Quanto ao resto, não me parece que vá ter problemas: tenho um plano de trabalhos e orientadores definidos, embora tenha na mesma que me inscrever em programa doutoral (por imposição da Universidade). Era mesmo o pormenor do suplemento ao diploma que me estava a incomodar... :wink:

Obrigado pela ajuda!
ritabone wrote: Mas pelo que percebo, os avaliadores dão particular atenção ao programa de trabalhos. Pelo que me disseram, aqueles 2,5 pt que aumentam em função do cv são influenciados pela qualidade do projecto.
Boa sorte
Rita
Estás de facto a confundir duas componentes diferentes: segundo o guião de avaliação, o mérito do candidato (isto é, o teu CV), do programa de trabalhos e das instituições de acolhimento são avaliados independentemente e contribuem para a tua avaliação final com peso de 5, 3 e 2, respectivamente. Como a classificação final é até 5 pontos, no máximo 2.5 pontos provêm do teu currículo e os restantes 2.5 do teu plano de trabalhos e instituições. Influenciar a classificação do CV com base na qualidade do projecto iria introduzir mais um factor de subjectividade, o que me parece que vai contra as intenções deles de tentar tornar a avaliação do mérito do candidato o mais objectiva e justa possível.

Pedro
crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FPCEUC

Re: Dúvidas no preenchimento da candidatura-suplemento diploma

Post by crmartins »

olá a todos!

surge-me agora igualmente a dúvida relativamete ao suplemento ao diploma.

Em termos de diplomas académicos tenho:
- diploma licenciatura geral (pré-bolonha)
- diploma licenciatura com detalhe de cadeiras e notas
- diploma estágio
- diploma mestrado (pré-bolonha) com detalhe de cadeiras e notas

nenhum destes constitui um suplemento.

Como sugerem q proceda ao anexo dos documentos? todos no mm campo? e qt ao campo do "suplemento"?

Obrigada!

catarina
Fernandex
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Porto

Post by Fernandex »

Olá Catarina,

Eu, quando me candidatei na 1.ª fase, coloquei o certificado com detalhe das cadeiras e notas para ambos os graus. Suplementos aos diplomas, não coloquei, porque não tenho.

Saudações coimbrãs,

F.
crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by crmartins »

Obrigada, C.

;)

(por acaso como não estou ainda a lacrar n sabia se a candidatura ia ser aceite com essa omissão... pensei até fazer a minha leitura de suplemento ;)

Obgd
crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by crmartins »

Acham pouco canónico se para ganhar caracteres no corpo do texto (ex. estado da arte) em vez das ref autores a seguir às citações, usar a estratégia usada nalgumas revistas de colocar o nº da referência a apresentar depois, em baixo? Não é q goste muito desta nomenclatura de organização... mas seria apenas um ganho prático... se isso n for "contra" as orientações da fct... (n encontro nada a este respeito)

Obgd

c
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

Catarina,

Essa *é* a maneira correcta de fazer citações em praticamente todas as publicações (na minha área, pelo menos) por isso não vais ter problemas. Foi assim que eu fiz na minha candidatura.
Mas se precisas de (muitos?) mais caracteres, procura rever o texto.

Boa sorte.
crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by crmartins »

Eu costuma usar a técnica do [1] em posters mas não em artigos...

Obrigada

Não preciso de muitos mas creio q o corte dos et al. no texto serão suficientes.

Obrigada!

(este cantinho tem sido um aconchego simpático e esclarecedor... uma grande ajuda)

c
crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by crmartins »

Não costuma ser a forma de apresentar as ref (na minha área)... apesar de prático para quem escreve, nestas situações, tem sempre o revés de apresentar os autores por ordem de aparecimento no texto e n por ordem alfabética o q pode dificultar a sua procura nas referência (em sit em q isso é importt...

pensava até q n seria mt aceitável (já fui aconselhada do contrário noutras situações) mas obrigada, claro

(o problema das 20-refs-apenas... vai se outro a contornar...)
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by nowikissyou »

crmartins wrote:Não costuma ser a forma de apresentar as ref (na minha área)... apesar de prático para quem escreve, nestas situações, tem sempre o revés de apresentar os autores por ordem de aparecimento no texto e n por ordem alfabética o q pode dificultar a sua procura nas referência (em sit em q isso é importt...

pensava até q n seria mt aceitável (já fui aconselhada do contrário noutras situações) mas obrigada, claro

(o problema das 20-refs-apenas... vai se outro a contornar...)
lol, nem quero acreditar que não utilizas software específico para elaborar artigos/teses/relatórios/etc.

As referências são sempre criadas automaticamente e ligadas a uma base de dados bibliográfica. E podes escolher o formato da chave, por exemplo, [Silva2008] em vez do simples formato numérico. A bibliografia final pode ser ordenada da forma que quiseres e contém exactamente os campos que escolheres.

Há muita variedade de software, grande parte gratuito, para simplificar e agilizar o desenvolvimento de textos científicos. O Lyx é relativamente fácil de usar, mesmo para principiantes.
Pessoalmente, prefiro o LaTeX puro e duro, mas mesmo o MS Word e o OpenOffice.Org Writer têm ferramentas incorporadas que incluem algumas das capacidades que referi e muitas outras igualmente úteis.

Quanto ao número de referências, é um fait-diver. Basta que cubra o essencial da tua futura pesquisa.
Célia Macedo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Oxford Brookes University

Post by Célia Macedo »

Olá a todos!

Tinha a mesma dúvida em relação ao Suplemento ao diploma e lá consegui que me atendessem da FCT hoje de manhã para a esclarecer(andava a tentar ligar há dias!!). Ora, segundo a senhora que me atendeu, este não é um documento obrigatório para quem não o tem (o meu caso). Aparentemente é um documento recente e nem todos o podem apresentar. Não vai prejudicar a candidatura, não se preocupem. Espero ter ajudado :)

Boa Sorte a todos;)

CMCM
Célia Macedo

Oxford
UK
Post Reply